Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Araújo, Emília Neves Ortiz"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O ebook animado e interativo reconte - lendo contos, reescrevendo pontos: um produto educacional que utiliza as novas TICS para o desenvolvimento da leitura e produção textual
    (2019-06-19) Araújo, Emília Neves Ortiz; Oliveira, Andrey Pereira de; ; ; Santos, Derivaldo dos; ; Pereira, Ulisseia Avila;
    O presente trabalho é um relato de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), voltada para o ensino de Língua Portuguesa. Ela concilia criação, execução e análise de um produto educacional — um livro digital (ebook em formato EPUB) animado e interativo — ao estudo de contos e à produção textual. Além de indicar as leituras em meio digital, através de links, o ebook sugere o acesso a vídeos e sites relacionados. Em seguida, direciona para questionários interpretativos interativos e proposições de reescrita/produção textual, funcionando assim, como ferramenta motivacional para o desenvolvimento das práticas de leitura literária e produção textual escrita, aproximando a sala de aula do novo perfil de alunos, considerados como “nativos digitais”. O público que é a amostra desta pesquisa é composto por alunos do fundamental II de uma escola da rede pública municipal, situada no município de Parnamirim-RN. O projeto desta pesquisa surgiu a partir de questionamentos feitos pelos próprios alunos. Eles questionavam se podiam utilizar recursos tecnológicos em sala de aula e se podiam expressar suas próprias opiniões ou reescrever as histórias lidas. Espera-se com o ebook contribuir para superar a necessidade dos alunos de ler e escrever de forma mais autônoma e significativa, e ao mesmo tempo, tornar as aulas mais atuais e atrativas com a utilização das novas TICS. A metodologia é baseada na pesquisa-ação. A base teórica fundamentou-se em autores como Braga e Ricarte (2005), Candido (2017), Cosson (2009), Kenski (2012), Moisés (2012), Rojo (2012), Santaella (2017) entre outros.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM