Navegando por Autor "Araújo, Francisco Magno Silva de"
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Dissertação O Ateneu e a nostalgia na forma(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-05-25) Araújo, Francisco Magno Silva de; Silva, Francisco Ivan da; ; http://lattes.cnpq.br/9835038564106860; ; http://lattes.cnpq.br/1528511723532757; Medeiros Júnior, Antônio Fernandes de; ; Junqueira, Maria Aparecida; ; http://lattes.cnpq.br/2011734818180394O presente estudo propõe O Ateneu (1888) de Raul d‟Ávila Pompéia dentre as obras mais significativas no panorama da Literatura Brasileira, segundo a perspectiva de materialidade verbal do gênero romanesco sob o signo de uma nostalgia da forma que, por sua vez, remonta à poesia da origem arcaica da fábula. A par de ampla releitura da bibliografia pertinente, envereda-se aqui pela crônica de saudades do narrador Sérgio em busca de mostrá-la, primeiro, como alegoria da linguagem poética atualizada na técnica do romance; segundo, como metalinguagem radical que ainda problematiza vários aspectos da moderna prosa de ficçãoTese A nostalgia da forma poética do romance: alegorização barroca e tradição retórica n'O Ateneu de Raul Pompéia(2017-02-20) Araújo, Francisco Magno Silva de; Silva, Francisco Ivan da; ; ; Medeiros Júnior, Antonio Fernandes de; ; Ferro, Manuel Simplício Geraldo; ; Oliveira, Maria Rosa Duarte de; ; Lima, Samuel Anderson de Oliveira;O presente estudo propõe analisar a primazia estilística d’O Ateneu (1888) de Raul Pompéia, buscando mostrá-lo como romance que elege a poesia como matéria de criação, motivo pelo qual se revela uma das obras mais modernas da Literatura Brasileira. A par de ampla releitura da bibliografia pertinente, que parte da revisão da fortuna crítica do livro em correspondência com a teoria da recepção, busca-se mostrar a mecânica da “crônica de saudades” de Sérgio por meio de três procedimentos: primeiro, como transposição alegórica da realidade para a fábula; segundo, como metalinguagem poética atualizada na forma do romance; e, por fim, como reciclagem barroca de antigos códigos retóricos na moderna prosa de ficção.