Navegando por Autor "Araújo, Isaías de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A educação especial no Projeto Político Pedagógico : desafios e possibilidades para uma escola inclusiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Araújo, Isaías de Oliveira; Fonseca, Géssica Fabiely; http://lattes.cnpq.br/2836927327702138; https://lattes.cnpq.br/7459416886944931; Cunha, Aysllane Junie Pessoa da; http://lattes.cnpq.br/3941628541999035; Silva, Carlos Antônio Freitas da; http://lattes.cnpq.br/0879089505251263O presente artigo, elaborado como Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Pedagogia, aborda a importância do Projeto Político-Pedagógico (PPP) como instrumento norteador da inclusão escolar e da construção de uma educação equitativa. Fundamentado em legislações como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), o estudo destaca o PPP como um documento que reflete o compromisso institucional com a diversidade e a acessibilidade, orientando a prática pedagógica inclusiva. Além disso, evidencia-se o papel transformador da escola como espaço de acolhimento e equidade, capaz de responder às demandas das diferenças individuais e sociais. A pesquisa também explora a necessidade de formação contínua de professores e gestores, bem como o envolvimento da comunidade escolar no processo inclusivo. Por meio de uma abordagem teórico-reflexiva, o trabalho reforça a relevância do PPP em garantir que o direito à educação seja efetivamente acessível a todos, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva.