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Navegando por Autor "Araújo, Iury Gabriel Amorim de"

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    TCC
    Educação em Ceará-Mirim: uma trajetória histórica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08-21) Araújo, Iury Gabriel Amorim de; Stamatto, Maria Inês Sucupira; Stamatto, Maria Inês Sucupira; Medeiros Neta, Olívia Morais de.; Cruz, Paula Lorena Cavalcante Albano da
    O presente artigo tem como objetivo apresentar o processo de organização da educação pública na região do município de Ceará-Mirim, estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica de obras dos seguintes autores: Alves (2008), Cascudo (1984), Senna (1974) e Moreira (1997). Considerou-se a Lei Orgânica do Ensino Primário de 1956. E realizou-se também estudo iconográfico, conforme as orientações de Stamatto (2009). Assim, o trabalho apresenta a trajetória local de iniciativas e instalação de instituições escolares no período entre a Colônia ao início da Primeira República.
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    Dissertação
    As festividades do Grupo Escolar Felippe Camarão (1912-1939)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-26) Araújo, Iury Gabriel Amorim de; Soares Júnior, Azemar dos Santos; ; ; http://lattes.cnpq.br/0053584887744766; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; ; Pinheiro, Antônio Carlos Ferreira; ; Azevedo, Crislane Barbosa de; ; Batista, Ricardo dos Santos;
    Esta dissertação de mestrado tem por objetivo analisar as festas escolares desenvolvidas pelo Grupo Escolar Felippe Camarão no município de Cerara-Mirim - RN, no recorte temporal que vai de 1912, ano da fundação do estabelecimento de ensino ao ano de 1939, data em que a escola recebeu outro nome. Nesse período, o município e a educação estadual se encontrava em um processo de modernização, tendo o Grupo Escolar como uma instituição de destaque. A hipótese apresentada é a de que as festividades escolares se configuraram enquanto estratégias desenvolvidas pela instituição em cena para incutir na sociedade uma cultura cívica, enquanto parte da sua cultura escolar. Essa ação era parte da estratégia do Estado, que normatizava as festas a serem realizadas embebendo-as do caráter cívico e patriótico. Para a confecção desse texto, foram problematizadas a Legislação Escolar, as Mensagens de Presidentes de Estado, fotografias, os Livros de Entrada e Saída de Papéis e os Livros de Termos de Visita e Exame e os Programas de Festas do referido Grupo Escolar. São documentos que contribuíram para experimentar o “sabor do arquivo festivo” com base na compreensão tecida por Arlette Farge (2017) e compreender as intenções das festividades escolares. Metodologicamente, realizo a análise das fontes através do pressuposto de documento proposto por Jacques Le Goff (1990) que consiste em perceber nos documentos suas intencionalidades. Nesse ínterim, me aproprio dos conceitos de tática e estratégia preconizados por Michel de Certeau (2008), de cultura escolar delineada por Viñao Frago (1995), de disciplina conforme os escritos de Michel Foucault (2014) e de legislação escolar a partir de Luciano Faria Filho (1998). Por fim, ao adentrar nos domínios de Clio, pelas trilhas da História Cultural, foi possível problematizar os desfiles e cerimônias das Festas da Natureza, 7 de Setembro, Festa da Bandeira e de Encerramento, além de festas esporádicas como os diferentes centenários realizados. Conclui-se que as festas foram estratégias utilizadas para a consolidação de uma cultura escolar cívica.
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    TCC
    Formação docente: um caminho para ampliar o conhecimento da sociedade sobre a relação humano animal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-08) Medeiros, Viviane da Silva; Cordeiro, Anna Gabriella Souza; 0000-0002-6760-9668; http://lattes.cnpq.br/8100219119745060; 0000-0002-8299-9529; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4262461Y4; Azevedo, Ivanilka Lima de; http://lattes.cnpq.br/2402959596826267; Araújo, Iury Gabriel Amorim de; http://lattes.cnpq.br/0053584887744766
    A extensão acadêmica é responsável por entrar em contato com o público externo à universidade, levando informações, discussões e reflexões sobre temas que estão sendo ampliados através das pesquisas e estudos sistematizados nas atividades de ensino. Atravessar os muros da universidade e chegar à sociedade é atividade de comunicação e extensão. O projeto de extensão Bem estar animal e controle de zoonoses: Capacitação para profissionais da educação, vem mostrar que informações que os trabalhadores e trabalhadoras tem interesse em novas informações e que podem possibilitar uma nova sociedade. A partir da experiência com o Projeto de extensão Xerimbabo chegou-se a conclusão que além de atender crianças seria importante e talvez mais abrangente atender a profissionais da educação, assim foi proposta uma nova atividade de extensão: O projeto de extensão Bem estar animal e controle de zoonoses: Capacitação para profissionais da educação, realizado remotamente durante os meses de agosto a dezembro de 2020. O projeto recebeu inscrição de 44 trabalhadores da educação e 15 concluíram a atividade. Conclui-se que os profissionais da educação básica têm interesse por capacitações sobre temas diversos nas capacitações pedagógicas. Os concluintes avaliaram que participar desta atividade auxiliou-os positivamente à sua formação docente e a duração dos vídeos postados foi excelente para capacitá-los. Sugere-se que esta é uma boa possibilidade de formação, sobretudo para os profissionais que vivem em cidades de interior e que seu deslocamento para atividades presenciais pode ser muito custoso tanto financeiramente, quanto por tempo de deslocamento. As capacitações para profissionais de educação tendem a influenciar na atividade profissional, visto que os professores concluintes relataram que usarão o conteúdo aprendido para melhorar a vida na sociedade. Desta forma, o projeto, em sua primeira edição, conseguiu alcançar seu objetivo.
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    Tese
    “Só nos servem, em verdade, cidadãos úteis": modelação de corpos e mentes de crianças e jovens potiguares através dos núcleos de escoteiros do Rio Grande do Norte (1917-1923)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Araújo, Iury Gabriel Amorim de; Soares Júnior, Azemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; https://orcid.org/0000-0001-9644-1246; http://lattes.cnpq.br/0053584887744766; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; https://orcid.org/0000-0001-8998-2343; http://lattes.cnpq.br/2481333551162411; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; Barreto, Raylane Andreza Dias Navarro; Silva, Vânia Cristina da
    Esta tese de doutorado tem por objetivo analisar os discursos escoteiros para o desenvolvimento físico, do caráter e da chamada elevação do intelecto de crianças e jovens potiguares promovidos pelos núcleos de escoteiros da capital do Estado do Rio Grande do Norte e sua expansão para cidades interioranas, considerando as rupturas e continuidades dessas instituições no período que vai de 1917, ano da instalação da Associação Brasileira de Escoteiros do Rio Grande do Norte, ao ano 1923, quando foram oficializados seis grupos de escoteiros interioranos e da Associação de Escoteiros Andantes de Natal. Nesse período, o movimento escoteiro encontrava-se em processo de expansão internacional e nacional, reverberando-se então no cenário potiguar, inicialmente pelo processo de instalação de instituições como a ABERGN seguida da Associação de Escoteiros do Alecrim, no ano de 1919 e da Associação de Escoteiros Andantes, no ano de 1923. Os seus fundadores utilizaram-se da imprensa local e dos próprios corpos dos escoteiros em desfile para realizar uma propaganda do movimento com vistas a fortalecer a imagem dessas instituições. Construíram e divulgaram como processo instaurador uma legislação que se projetava com vistas a regular os corpos dos associados impondo normas de seleção, vigilância e punição. Como também estabeleciam ligação de seus discursos com a proposta do movimento tecido a partir do ano de 1908 pelo seu fundador o general inglês aposentado Robert Baden-Powell (1859-1941). Defendo o argumento de tese de que os Núcleos de Escoteiros instalados ao longo da geografia norte-rio-grandense durante o período em destaque constituíram uma rede híbrida de instituições disciplinares, composta por associações voluntárias, tais como ABERGN, AEA e Escoteiros Andantes, e por agrupamentos anexados em instituições educativas pré-existentes. Isso ocorreu principalmente devido as aproximações dos discursos de modelação de corpos considerados hígidos e sadios entre o escotismo e as instituições civis desportivas da época e visto a relação discursiva estabelecida pelo foco em comum acerca da disciplinarização dos corpos e mentes entre o escotismo e o Estado. Tal rede se consolidou como um projeto estratégico civil e de Estado que visava propor a realização de discursos escoteiros manifestados em normativos e práticas educativas como desfiles cívicos, missas, conquistas de insígnias e jornadas ao ar livre para aprendizagem de técnicas de acampamento. Um discurso complementar à educação escolar e que tinha como objetivo disciplinar os corpos e mentes para que se tornassem úteis ao serviço da Pátria. Para a confecção desse texto, problematizei fontes como a legislação escoteira, o jornal A República, a Revista de Ensino, fotografias dos escoteiros e a literatura produzida por Baden-Powell. São documentos que contribuíram para compreensão da construção dos enunciados escoteiros e suas leis discursivas. Metodologicamente, me pautei na análise do discurso com base nas orientações de Michel Foucault (2020). Nesse ínterim, me apropriei dos conceitos de discurso, enunciado e disciplina preconizados por Michel Foucault (2020; 2014a), de cultura escoteira a partir das compreensões de Jorge Nascimento (2008), de legislação escolar a partir de Luciano Faria Filho (1998). Por fim, orientado pelas vias da História Cultural, foi possível compreender a construção de discursos construtores de culturas escoteiras da época e seus efeitos de raridade e repetibilidade. Conclui-se este discurso buscava modelar as crianças e jovens nos aspectos físicos, do caráter e da elevação do intelecto.
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