Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Araújo, João Maria Dias e Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    O Voleibol nas aulas de Educação Física no Ensino Médio Integrado: uma possibilidade pedagógica a partir da abordagem crítico-emancipatória
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-23) Araújo, João Maria Dias e Silva; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/7009995632636621; http://lattes.cnpq.br/4826136648336329; Surdi, Aguinaldo César; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Batista, Alison Pereira; Ghiggi, Micheli Vergínia
    Dentre a diversidade de manifestações culturais que podem ser tematizadas, o esporte continua com grande destaque, sendo um conteúdo que possibilita uma gama de movimentos a serem explorados e vivenciados nas aulas de Educação Física do Ensino Médio. Neste cenário, o voleibol é uma modalidade esportiva tradicional e popular entre os jovens que pode ser tematizado de outras formas, utilizando outros cenários e contextos, trazendo novas possibilidades de aprendizagem, principalmente quando trabalhado numa abordagem crítica da Educação Física, como a crítico-emancipatória, que busca colocar os alunos no centro do processo de ensino-aprendizagem e estimulá-los no desenvolvimento de autonomia, protagonismo, criatividade e criticidade. Diante do exposto, a presente pesquisa possui como objetivo geral analisar uma intervenção pedagógica materializada nas aulas de Educação Física do Ensino Médio Integrado com o conteúdo voleibol a partir da abordagem crítico-emancipatória e tem como objetivos específicos desenvolver uma unidade didática sobre o voleibol por meio da abordagem crítico-emancipatória; avaliar o processo de ensino-aprendizagem da proposta aplicada; e elaborar um caderno pedagógico com o conteúdo voleibol, através da abordagem crítico-emancipatória, como recurso educacional. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa e do tipo intervenção, tendo como público-alvo 26 estudantes do 2º ano do Ensino Médio Técnico Integrado (EMI) do Curso de Controle Ambiental Matutino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Natal Central, na cidade de Natal/RN. Sua aplicação foi realizada por meio de unidade didática composta por dez encontros. Para o levantamento de dados foram utilizados como instrumentos o diário de campo do pesquisador, a observação participante e o portfólio. A análise dos dados foi dividida em três tópicos principais: (1) Voleibol Conhecido: destinou-se a descrever o primeiro encontro da unidade didática e a identificar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o voleibol; (2) Voleibol Experimentado: destinou-se a descrever os outros nove encontros; e (3) Voleibol Percebido: relacionado à avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Como resultados, no que tange ao voleibol conhecido pelos estudantes, identificou-se que os principais aspectos relacionados à modalidade foram sobre regras, fundamentos, situações de jogo e curiosidades. Em relação ao voleibol experimentado pelos estudantes, percebe-se que as vivências geraram oportunidades de experimentar, aprender e criar/inventar diversas possibilidades acerca do voleibol. Já no voleibol percebido, os estudantes apontaram que a tematização do voleibol foi diversa, nova, positiva e inclusiva; que a participação dos estudantes ao longo dos encontros foi considerada muito expressiva; e que a intervenção pedagógica foi importante para sua formação integral através de reflexão, satisfação e crescimento. Considera-se, assim, que a proposta da intervenção pedagógica foi bastante exitosa e a abordagem crítico-emancipatória mostra-se como uma possibilidade potente e frutífera para desenvolver qualquer conteúdo da Educação Física no EMI. Portanto, acredita-se que os resultados apresentados nesta dissertação e o produto gerado possam ser refletidos, replicados e reconstruídos por outros pesquisadores em novos contextos e com outros públicos.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM