Navegando por Autor "Araújo, Jonimar Pereira de"
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TCC Contribuições da robótica ao ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-23) Brito, Vitor Henrique Souza; Lopes, Maria Maroni; https://orcid.org/0000-0002-5487-7022; http://lattes.cnpq.br/2220543374873550; http://lattes.cnpq.br/4929364815354296; Medeiros, Letícia de Azevêdo; https://orcid.org/0009-0008-4228-0502; http://lattes.cnpq.br/3737232809268819; Araújo, Jonimar Pereira de; https://orcid.org/0009-0009-7240-5844; http://lattes.cnpq.br/1992666095689880; Silva, Désio Ramirez da Rocha; https://orcid.org/0000-0003-4971-0444; http://lattes.cnpq.br/2106670839284505A aplicação de robótica e da programação em bloco no ensino de matemática não apenas melhora o desempenho acadêmico dos alunos, mas também desenvolve habilidades cruciais para o século XXI, como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração. Pesquisas nacionais e internacionais indicam que estas práticas aumentam o engajamento e a motivação dos alunos, tornando o aprendizado mais dinâmico e relevante. Entretanto, a implementação dessas tecnologias requer capacitação adequada dos professores e acesso igualitário aos recursos tecnológicos para todos os alunos. Em suma, a robótica educacional e a programação representam uma evolução promissora no ensino de matemática, oferecendo novas possibilidades para tornar o aprendizado mais prático, envolvente e preparatório para os desafios futuros. Nessa direção, o presente estudo busca responder a seguinte pergunta norteadora de pesquisa: Quais as possíveis contribuições que as atividades envolvendo a robótica podem trazer ao processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos na educação básica? A metodologia teve a identificação e análise de práticas pedagógicas que utilizam a robótica no ensino da matemática, compreensão do impacto da robótica na aprendizagem de conceitos matemáticos, e proposição de atividades que integram a robótica ao ensino da matemática, visando aumentar o engajamento e a compreensão dos alunos. Este estudo conclui que, ao integrar Arduino, Scratch e outras ferramentas de robótica, os educadores podem transformar a experiência educacional, capacitando os alunos a compreenderem melhor os conceitos matemáticos e se prepararem para as demandas do futuro, promovendo uma educação mais eficaz e significativaTCC O ensino da educação financeira: uma compreensão sobre a implementação nas escolas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-19) Ramalho, Luan dos Santos; Lima Neto, José Melinho; http://lattes.cnpq.br/7631662302449838; http://lattes.cnpq.br/3203833149665801; Lopes, Maria Maroni; http://lattes.cnpq.br/2220543374873550; Araújo, Jonimar Pereira de; http://lattes.cnpq.br/1992666095689880O presente trabalho teve como objetivo principal apresentar a importância da implementação do ensino de Educação Financeira, em específico no âmbito dos espaços da criança, adolescente e docentes no ambiente escolar. Foi realizado a partir de pesquisas em artigos e dissertações o quão importante é ter conhecimento no assunto e começar a trabalhá-lo desde os anos iniciais do ciclo social do cidadão. Em síntese, as características gerais desse tema, promovem na vida de cada cidadão os benefícios de ter hábitos e consumos conscientes, como o tópico vem sendo apresentado em documentos oficiais como a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, faz-se reflexão sobre os problemas ocorridos desde a formação acadêmica até a sua atuação como profissional da educação em sala de aula. Para mais, realiza-se alternativas para contornar os desafios citados. E por fim, concluiu-se, portanto, que um programa efetivo de Educação Financeira deve ser inserido como componente Curricular do ensino fundamental e médio das escolas de forma obrigatória.TCC Um estudo sobre algumas das dificuldades dos alunos do ensino médio na aprendizagem de conteúdos matemáticos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-09) Medeiros, Letícia; Lopes, Maria Maroni; http://lattes.cnpq.br/2220543374873550; http://lattes.cnpq.br/3737232809268819; Bandeira, Francisco de Assis; http://lattes.cnpq.br/7600840360005863; Araújo, Jonimar Pereira de; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; http://lattes.cnpq.br/4363509444505545A matemática é muito utilizada no nosso cotidiano, e é de grande relevância no currículo escolar, porém, a maioria dos alunos da educação básica apresentam muitas dificuldades na disciplina, principalmente no ensino médio. Assim sendo, este trabalho objetiva analisar algumas das causas das dificuldades na aprendizagem matemática que alunos do ensino médio apresentam. Para tanto, temos, entre outros questionamentos, a seguinte pergunta de pesquisa: quais as possíveis causas das dificuldades dos alunos do ensino médio na disciplina de matemática, e, que contribuições as práticas desenvolvidas em projetos de ensino podem trazer para auxiliar os alunos com estas dificuldades? Os objetivos específicos que nortearam a realização de nosso estudo tratam de compreender sob o ponto de vista do aluno como este interpreta as dificuldades em matemática, e propõe uma intervenção prática utilizando recursos que possam auxiliar na aprendizagem matemática dos alunos em sala de aula. Na construção dos dados foi elaborado um questionário aplicado com 50 alunos do ensino médio da Escola Estadual em Tempo Integral José Augusto (EETIJA) na cidade de Caicó – RN. Nas nossas conclusões compreendemos, considerando todo o processo da pesquisa, que é preciso haver um diálogo maior entre o professor e o aluno, uma reflexão por parte dos docentes sobre os métodos de ensino utilizados, e, uma busca constante no sentido de melhorar o ensino da matemática e analisar o déficit em assuntos do ensino fundamental.TCC Interdisciplinaridade nas aulas de matemática da educação básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-27) Santiago, Ialessy Kewen Saraiva; Lopes, Maria Maroni; Lima Neto, José Melinho de; Araújo, Jonimar Pereira deA interdisciplinaridade é um conceito que busca a intersecção de conteúdos de duas ou mais disciplinas. Este trabalho busca analisar se a interdisciplinaridade está chegando as salas de aulas de matemática das escolas públicas e como os professores e futuros professores de matemática enxergam essa temática. Portanto, temos o seguinte questionamento como pergunta de pesquisa: como docentes e futuros docentes de matemática compreendem a interdisciplinaridade, e quais possíveis limitações e possibilidades de seu uso em sala de aula da educação básica? Entre os objetivos específicos desse estudo temos a aplicação de dois questionários, um com os professores de matemática que lecionam em escolas públicas de algumas cidades dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. E um segundo questionário com os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Caicó. Para o embasamento teórico foi feita uma revisão de literatura onde destacamos os seguintes autores: Hilton Japiassu (1976), Ivani Fazenda (1979), (1994), (1998); Juares Thiesen (2008), Fabrício Pantano, Letícia Rinque e Douglas do Nascimento (2017), Maria da Silva e Iolanda de Santana (2020). Através das respostas dos docentes e dos alunos do curso de matemática do CERES, podemos concluir que a interdisciplinaridade pode ser um meio importante de atrair alunos que geralmente são desinteressados pela disciplina de matemática, sendo um tema em alta entre os docentes e futuros docentes mas que os mesmos sentem dificuldade em propor esse tipo de aula por alguns motivos, entre eles a aceitação dos outros profissionais para o trabalho em conjunto e a dificuldade de planejar aulas nesse formato.Produto Educacional Laboratório Virtual de Matemática (LAVIMAT)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-30) Araújo, Jonimar Pereira de; Balvin, Fabian Arley PosadaO Laboratório Virtual de Matemática (LAVIMAT) foi criado com o objetivo de oferecer um ambiente virtual interativo e dinâmico para apoiar o ensino-aprendizagem da matemática. Hospedado no Google Sites e acessível via web pelo endereço eletrônico https://www.lavimat.com, este laboratório virtual disponibiliza diversos recursos digitais e materiais didáticos. Na página inicial, temos imagens (ícones) que representam e direcionam para às seguintes páginas: Materiais Didáticos, Atividades Interativas, Banco de Questões, Jogos Educativos, Softwares, Provas do ENEM, TDICs, Planificações de Figuras Geométricas, Construções Geométricas, Aulas em PowerPoint, E-books, Curiosidades Matemáticas, Inteligência Artificial (IA) e Cursos Online (MOOC)Dissertação Laboratório virtual de matemática: possibilidades para uma prática docente mediada por recursos digitais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-30) Araújo, Jonimar Pereira de; Balvin, Fabian Arley Posada; https://orcid.org/0000-0003-4413-7298; http://lattes.cnpq.br/5612306074421036; https://orcid.org/0009-0009-7240-5844; http://lattes.cnpq.br/1992666095689880; Sousa, Giselle Costa de; https://orcid.org/0000-0003-0213-4179; http://lattes.cnpq.br/1300121866958282; Lopes, Maria Maroni; Gomes, Severino CarlosEsta pesquisa buscou investigar a seguinte questão norteadora: quais as características de um laboratório virtual de matemática que possam contribuir com uma reorganização da prática docente dos professores de matemática do município de Caicó/RN, mediadas por tecnologias digitais? Para responder a esse e outros questionamentos, nosso objetivo foi construir e avaliar um laboratório virtual de matemática, com o intuito de auxiliar os professores de matemática do município de Caicó/RN a reorganizarem suas práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais, de acordo com as demandas e possibilidades da educação contemporânea. O procedimento metodológico adotado foi a Pesquisa Baseada em Design (PBD), cuja natureza cíclica permitiu uma evolução constante do produto, garantindo que cada etapa contribuísse com novos insights que aprimoraram tanto o processo quanto o produto final. Nesse sentido, o primeiro design do Laboratório Virtual de Matemática (LAVIMAT), que constitui o Produto Educacional (PE) desta pesquisa, integrou aspectos teóricos e metodológicos de laboratórios de educação matemática físicos e virtuais encontrados na internet, em que buscamos criar uma interface intuitiva orientada a estimular o interesse e a participação ativa de professores e estudantes em atividades de ensino-aprendizagem compreensiva de conceitos matemáticos, a promover o desenvolvimento do raciocínio lógico, auxiliar a produção de conhecimento matemático em contextos escolares e gerar processo de argumentação. Os recursos do LAVIMAT foram classificados e disponibilizados na página inicial, representados por ícones como Materiais Didáticos, Atividades Interativas, Banco de Questões, Jogos Educativos, Softwares, Provas do ENEM, Construções Geométricas, entre outras, procurando construir um alinhamento com os princípios e às práticas específicas da abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Após algumas avaliações por parte de um grupo de professores das escolas da 10ª Diretoria Regional de Educação e Cultura – Caicó/RN (10ª DIREC), concluímos que, embora os professores tenham visto no LAVIMAT um ambiente propício com potencial para auxiliar processos de ressignificação das próprias práticas de sala de aula auxiliadas por recursos digitais, é prematuro afirmar que tal processo de ressignificação aconteça. Para isso, é preciso realizar novos estudos que sistematizem transformações das práticas pedagógicas dos professores mediadas pelos recursos oferecidos pelo LAVIMAT. Contudo, propostas de inclusão de ambientes virtuais imersivos, recursos para estudantes com necessidades educacionais especiais, entre outros, emergiram como mudanças pertinentes que devem ser levados em consideração para um re-design do LAVIMAT.TCC Resolução de problemas como recurso didático no ensino e na aprendizagem da álgebra(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-08) Alves, Damião de Oliveira; Lopes, Maria Maroni; Lopes, Maria Maroni; Bandeira, Francisco de Assis; Araújo, Jonimar Pereira deConstantemente resolvemos problemas matemáticos no decorrer do nosso dia-a-dia e com mais frequência em sala de aula, sendo esse um método relevante no desenvolvimento da aprendizagem do aluno, o qual possibilita os mesmos a conjecturarem que só os algoritmos matemáticos não são suficientes na resolução de um problema. Faz – se necessário adotar determinadas estratégias, ou seja, requer um plano de ação para se chegar à solução. Assim, essa pesquisa objetiva analisar o desenvolvimento de uma turma de 8° ano do ensino fundamental da rede pública estadual no interior do estado do Rio Grande do Norte, no ensino e na aprendizagem da álgebra, por meio da resolução de problemas. Para a realização desse trabalho foi usada uma pesquisa qualitativa no qual foi aplicada uma atividade com o propósito de analisar algumas das dificuldades dos alunos no que se refere ao pensamento algébrico, bem como o interesse da turma em resolver problemas algébricos. Em seguida foi aplicado um questionário com o intuito de saber sobre o conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo, e também seu interesse pelo ensino da matemática. O resultado da turma foi bastante positivo, indicando que a resolução de situações problemas é um método que pode facilitar na aprendizagem de conteúdos matemáticos.TCC Teorema de Pitágoras: uma proposta de ensino para a educação básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-08) Santos, Jonas Juscelino Medeiros dos; Lopes, Maria Maroni; Bandeira, Francisco de Assis; Araújo, Jonimar Pereira deCada vez mais se faz necessário que o professor aproprie-se de diferentes metodologias de ensino que possibilite ao aluno um maior interesse pelo conhecimento matemático. O presente estudo objetiva analisar a relevância de diferentes metodologias de ensino e ferramentas pedagógicas que poderão auxiliar o professor em sala de aula tendo como perspectiva, promover uma aprendizagem significativa para o aluno. Assim, no presente estudo trata-se em específico da História da Matemática, dos jogos educativos, do material concreto e das Tecnologias de Informação e Comunicação – por meio de alguns dos recursos do software GeoGebra – no ensino e na aprendizagem do Teorema de Pitágoras. Investigou-se a história da Escola Pitagórica, onde se mesclava matemática e religiosidade, e algumas das demonstrações do Teorema de Pitágoras. Verificou-se por meio de estudos que a História da Matemática revela-se como uma importante ferramenta de auxílio ao professor em suas aulas, que por meio do jogo, o aluno passa a usar a matemática de maneira natural e lúdica permitindo-o encará-la como algo que está presente em seu cotidiano, não só na escola, mas em diversas situações do seu dia a dia e que o uso do GeoGebra pode facilitar o processo e visualização das demonstrações.TCC Uso de diferentes abordagens metodológicas na sala de aula de matemática: um exemplo com equação do segundo grau(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-08) Gomes, Kaliane da Silva; Lopes, Maria Maroni; Lopes, Maria Maroni; Bandeira, Francisco de Assis; Araújo, Jonimar Pereira deEste trabalho tem como proposta de estudo compreender algumas das dificuldades apresentadas, por alunos do 9º ano do ensino fundamental, no ensino e na aprendizagem de Equações do Segundo Grau, e propor uma alternativa de ensino com diferentes abordagens metodológicas, que objetiva contribuir para amenizar estas dificuldades. A experiência ocorreu em uma escola da rede pública no município de São Bento - PB. Observou-se que as principais dificuldades existentes na compreensão de Equações do Segundo Grau estão relacionadas às regras e abstrações inseridas nesse conteúdo, além da falta de ligação presente entre esse assunto em sala de aula e o seu uso fora dela. Também foi observado que grande parte das dificuldades da aprendizagem está vinculada à metodologia exposta pelo professor. Para atingir os objetivos de estudo, elaborou-se um bloco de atividades com metodologias diversificadas, que foi desenvolvida com uma turma de 9º ano da referida escola. A coleta de dados se deu por meio da análise das atividades, e de um questionário realizado com 26 alunos. Com esta experimentação, foi possível constatar as vantagens da utilização de várias abordagens metodológicas no ensino e na aprendizagem de Equações do Segundo Grau, como o acréscimo de informações importantes sobre o conteúdo, o que despertou o interesse, a participação e a motivação dos alunos para questionamentos.TCC Uso do material concreto nas aulas de geometria espacial na 3ª série do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-25) Queiroz, Thommysom Farias de; Neto, José Melinho de Lima; Lopes, Maria Maroni; Araújo, Jonimar Pereira de; Bernardino, Adriano Thiago LopesNeste trabalho apresentamos uma proposta de planejamento para aulas de geometria espacial para as turmas de 3º série do ensino médio. O planejamento foi baseado numa pesquisa bibliográfica sobre a relevância da utilização do material concreto nas aulas de geometria espacial, a fim de subsidiar professores que tenham interesse em apresentar aulas que possam ser mais atraentes para os alunos. Esse planejamento consiste em sugestões de modelos de atividades que poderão ser desenvolvidas nas aulas, detalhamos cada uma das atividades a serem desenvolvidas, expondo passo a passo cada uma delas especificando, os resultados que almeja ser alcançado com base nos pensamentos e estudos de filósofos de pesquisadores da Educação Matemática. Estudos desenvolvidos sobre esse tema mostram que a utilização do material concreto tem sido um importante recurso para o bom desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, por possibilitar uma intervenção nos conteúdos da geometria espacial por meio de objetos usados pelos alunos em seu dia-dia. Em nossa proposta tentamos evidenciar que a utilização do material concreto pelos discentes tem como objetivo dar autonomia a eles para que consiga desenvolver novas formas de entendimento do conteúdo, o professor então fica como intermediador funcionando como um elo que liga o conteúdo abstrato ao objeto que o discente está manipulando. Buscamos com isso construir uma aprendizagem menos mecânica fugindo da aplicação e decoreba de fórmulas e dando significado ao conteúdo no cotidiano de cada um deles.