Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Araújo, José Acácio de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Sistema de numeração decimal e operações fundamentais: do rigor matemático a uma abordagem para professores polivalentes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-20) Araújo, José Acácio de; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; ; http://lattes.cnpq.br/3391171844689093; Assis, Márcia Maria Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7521341931915313; Campos, Viviane Simioli Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/5096180173266440
    O presente trabalho tem como objetivo principal elaborar um material didático abordando os significados conceituais das operações fundamentais com os números naturais, direcionado aos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Estes professores, em sua grande maioria, licenciados em Pedagogia, não recebem uma formação suficiente em Matemática, visto que, em geral, os cursos de Pedagogia dão prioridades às questões metodológicas, em detrimento dos conteúdos específicos das disciplinas. Nossa pesquisa se fundamentou, principalmente, nos estudos realizados por Curi (2004) e em uma pesquisa recente que fizemos nas grades curriculares de cursos de Pedagogia em algumas universidades públicas de vários estados brasileiros, a fim de detectar as disciplinas destinadas ao estudo da Matemática. Abordaremos o conteúdo de Números do ponto de vista do rigor matemático e também por meio de uma linguagem mais acessível para não matemáticos. Por fim, como Produto Educacional, resultante das nossas pesquisas e reflexões, elaboramos um livreto para ser utilizado em um minicurso de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, explorando o sistema de numeração decimal e as operações fundamentais com os números naturais. Para isso, utilizamos as Unidades Básicas Problematizadoras (UBPs), atividade proposta por Miguel e Mendes (2010), que resgata práticas histórico-sociais, e a partir delas são elaborados questionamentos de cunho investigativo e reflexivo.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM