Navegando por Autor "Araújo, José Sávio Oliveira de"
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TCC A luz na escola: uma proposta de ensino de iluminação cênica na educação básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-07) Vitorino Ferreira, Lucifranklin; Oliveira de Araújo, José Sávio; Araújo, José Sávio Oliveira de; Barbosa, Makarios Maio; Silva, Ildisnei Medeiros daO presente trabalho problematiza uma proposta de Ensino de Iluminação Cênica nas aulas de Teatro, na Educação Básica, a partir da vivência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência subprojeto Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PIBID TEATRO / UFRN), sob orientação do Prof. Dr. Sávio Araújo e supervisão do Prof. Me. Leandro Augusto, em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo, localizada no Bairro Felipe Camarão, Natal – RN. Nesse sentido, reconhece a Iluminação Cênica enquanto linguagem e expressa a importância da inserção dos conteúdos referentes à cenografia e tecnologias da cena na escola, e da importância de problematizar a realidade através do ensino, tendo como base os trabalhos de, Araújo (2005), Costa (2010) e Freire (1996). E reflexões advindas do Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (CENOTEC-UFRN).TCC A maquiagem no processo de criação cênica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-03) Rodrigues, Maria Carolina da Costa; Araújo, José Sávio Oliveira de; Araújo, José Sávio Oliveira de; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; Silva, Ildisnei Medeiros daEste artigo aborda aspectos da maquiagem cênica no processo de criação em dança. Tal processo vai muito além dos estudos corporais envolvendo os movimentos de uma coreografia, a organicidade de uma cena depende também de estudos relacionados aos elementos cenográficos – cenário, iluminação, sonoplastia, figurino e maquiagem – para que estes façam sentindo tanto para o artista em cena quanto para o público fruidor. Faço, então, um breve levantamento sobre o percurso de cada elemento cenográfico na história da dança, para demonstrar e levantar discussões acerca da importância dos mesmos nesta arte. Aqui tem-se um estudo de caso para observarm melhor a relação da maquiagem com a dança. Com a contribuição do grupo Gaya Dança Contemporânea, da UFRN, analiso o uso da maquiagem cênica em seu espetáculo “Almar”, destacando os pontos mais relevantes desse processo e apontando as principais falhas de acordo com os conceitos de projeto de maquiagem tomados como referência. A falta de harmonização da dança com os elementos cenográficos, é comumente encontrada quando se tem um lapso no processo de ensino referente à cenografia na dança.TCC A teatralidade nos festejos juninos: um estudo de caso no Arraiá do Cabaço em 2015(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-03) Silva, Joseane Maria da; Araújo, José Sávio Oliveira de; Makários Maia Barbosa; Araújo, José Sávio Oliveira de; Barbosa, Makários Maia; Silva, Sebastião de SalesO presente trabalho de pesquisa tem como finalidade analisar que teatralidade há na quadrilha estilizada Arraiá do Cabaço no ano de 2015, a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Licenciatura em Teatro, refletindo sobre o processo de criação cênica. Tendo como ponto de partida os estudos sobre o conceito de teatralidade e sua aplicabilidade, procura-se observar a extrapolação da teatralidade para além do fazer teatral, observando as relações em nosso cotidiano que tenham caráter espetacular, trazendo a quadrilha como objeto de análise. A partir de uma coleta de informações, com entrevista aberta e semiestruturada, adentra o universo junino a fim de compreender a contextualização histórica das quadrilhas, e como essa teatralidade foi se firmando a cada ano nesse fenômeno cultural, introduzindo mais especificamente no grupo junino mais antigo de Natal, a partir de um exercício de investigação etnográfica com observação participante, a fim de compreender sua dinâmica interna. Com isso, a pesquisa busca sintetizar uma análise na temática da quadrilha estilizada Arraiá do Cabaço no ano de 2015, refletindo sobre seu processo de construção, as influências externas e internas, percebendo como os elementos teatrais adentram esse fazer artístico, e de que forma se estabelece a teatralidade no espetáculo junino.Dissertação Arquivos censurados de Nelson Rodrigues: uma leitura crítica nas redes da criação(2016-04-22) Lima, Erickaline Bezerra de; Ciotti, Naira Neide; ; ; Araújo, José Sávio Oliveira de; ; Guaraldo, Lais; ; Caramella, Elaine da Graça de Paula;Nelson Falcão Rodrigues (1912-1980) autor que introduziu a modernidade cênica no Brasil, também se tornou conhecido por retratar, em suas obras, um mundo obscuro tomado por personagens obsessivos e perturbados, tais características foram decisivas para que a censura do Rio de Janeiro e São Paulo o acompanhassem em toda sua trajetória artística. Nesta dissertação, trazemos à luz processos da censura paulistana, das décadas de 40 a 60, referente à três obras teatrais: Senhora dos Afogados, Perdoa-me por me traíres e Boca de Ouro; os quais foram disponibilizados pelo Arquivo Miroel Silveira - AMS da Escola de Comunicação e artes-ECA da Universidade de São Paulo- USP. Através da abordagem denominada Crítica de Processo (SALLES, 2008a), enquanto extensão da Crítica Genética, problematizamos alguns fatores que atravessaram o processo criativo das obras teatrais do dramaturgo. Para tal explanação, fomos guiados pelo conceito de Redes da Criação, do qual foi possível propor a construção de uma rede da criação rodriguiana, que em nossa leitura abarca: o termo filosófico deformação (DIDI-HUBERMAN, 2010); a autocrítica; e a Censura. Propomos uma leitura das 17 peças teatrais do dramaturgo e, em particular dos arquivos em censura, uma vez que indicam um momento específico da construção da obra por conterem originais que foram afastados do alcance do autor. No confronto Documentos de processo versus obra publicada foram mapeadas diversas modificações. Construímos, portanto, essa complexa rede, delimitada pela nossa leitura crítica, porém, capaz de nos aproximar ainda mais do dramaturgo que marcou uma época e continua na contemporaneidade a nos inquietar com seu Teatro desagradável.Dissertação O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola(2016-09-05) Damasceno, João Maria dos Santos; Tavares, Rogério Júnior Correia; ; ; Araújo, José Sávio Oliveira de; ; Andruchak, Marcos Alberto; ; Bezerra, Maura Costa;Esta investigação compreende a importância do espaço de atuação do professor para o processo de ensino e aprendizagem de arte na sala de aula. Traz depoimentos de professores e artistas que ressaltam o ateliê de arte como espaço imprescindível para a produção artística. Toma-se como eixos norteadores desta discussão exemplos de propostas pedagógicas como a Escola da Ponte, Pedagogia de Reggio Emília e as Técnicas Freinet, as quais fundamentam-se em ideias que, epistemologicamente, se contrapõem aos modelos tradicionais, tornando-se inovadoras e merecedoras de atenção para possíveis reflexões sobre a situação educacional brasileira atual, principalmente no tocante ao ensino de Arte em escolas públicas. O trabalho faz referência a alguns artistas atuantes no Rio Grande do Norte que enfatizam a importância do ateliê de arte como lugar de produção de conhecimento. Verifica-se também a opinião de alguns alunos do ensino médio sobre o que os mesmos pensam a respeito do espaço que utilizam na escola para a disciplina de Artes Visuais. Parte-se da hipótese de que o espaço de produção artística torna-se um importante articulador no processo de desenvolvimento para o trabalho de alunos numa escola. Sendo, portanto, um recurso significativo no amparo aos objetivos da disciplina. As discussões problematizadas refletiram sobre os parâmetros e critérios educacionais atuais, os quais indicam o quanto a influência da estrutura física e dos ambientes podem ser determinantes para o ensino-aprendizagem. Também colaboraram para uma proposta de ateliê de arte explicitada no último capítulo.TCC CENOTEC TV: uma proposta de mediatização de estudos sobre cenografia e tecnologias da cena(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-08) Medeiros, Ana Camila Oliveira de; Araújo, José Sávio Oliveira de; Araújo, José Sávio Oliveira de; Cárrico, André; Silva, Ildisnei Medeiros daEsse trabalho tem como objetivo a criação do canal do Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (CENOTEC) do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na plataforma YouTube. A ideia surgiu como forma de enaltecer e divulgar trabalhos feitos pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Teatro da UFRN, e alunos do Curso de Licenciatura em Teatro e Licenciatura em Dança, também da UFRN, nas disciplinas do CENOTEC, visando trazer estímulos para suas criações e valorizar suas pesquisas, além de partilhar a metodologia de ensino utilizada pelo CENOTEC, que repensa o currículo escolar de teatro, almejando inserir temas como tecnologia cênica, iluminação, figurino e maquiagem na educação básica. Portanto, o projeto pretende alcançar públicos formados por professores e alunos de artes, tanto de escolas quanto de graduações, assim como profissionais da dança e do teatro.Dissertação O CENOTEC/UFRN: estudo sobre uma proposta de ensino de Cenografia na Licenciatura em Teatro(2017-01-30) Silva, Ana Luiza Palhano Campos; Araújo, José Sávio Oliveira de; ; http://lattes.cnpq.br/5026604704788382; ; http://lattes.cnpq.br/9927141056324335; Lopes, Melissa dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/9851844088693131; Lima, Fátima Costa de; ; http://lattes.cnpq.br/1024260240075344Esta dissertação possui como tema de estudo o papel do ensino de Cenografia na formação do professor de Teatro. Nesse sentido, buscou-se apresentar uma análise sobre a proposta de formação em Cenografia ofertada pelo Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena - CENOTEC aos alunos do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que, utilizando os métodos e as técnicas do estudo de caso, como observação participante, entrevistas, questionários e análise de documentos e registros (fotográficos e cinematográficos), visou refletir como esse laboratório contribui para a formação do professor de Teatro nesta universidade, quais ações pedagógicas desenvolve e quais os desafios enfrenta. Para a construção desta análise, a pesquisa dialoga com autores como Pâmela Howard (2009) e Mickinney e Butterworth (2009), na discussão sobre Cenografia e suas transformações nos séculos XX e XXI, além de Araújo (2005), Freire (2010), Leite (1996), Salles (2012) e Alves (2006), no debate sobre ensino de Cenografia e formação de professores. Portanto, por meio desta investigação, busca-se difundir e ampliar as discussões sobre os aspectos pedagógicos do ensino de Cenografia para além dos aspectos técnicos no campo da Pedagogia Teatral.TCC O Ciclo do Dionísio Logrado e as pelejas de Fafá: cordéis e intertextualidades no Curso de Licenciatura em Teatro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-30) Rocha, Maria de Fátima Régis; Carrico, André; Carrico, André; Figueiredo, Laura Maria de; Araújo, José Sávio Oliveira deEsta Monografia pretende narrar a experiência da escrita de cordéis, enquanto composições resultantes de intertextualidades e de processos investigativos, no Curso de Licenciatura em Teatro. Considerando a falta de vivência no universo das Artes Cênicas, poderia o cordel ser utilizado como ferramenta no processo de aprendizagem, assim como ocorreu no sertão nordestino, quando o cordel se revelou como ferramenta de letramento para o sertanejo? Nessa perspectiva, a narrativa dessa experiência, batizada de “O Ciclo do Dionísio Logrado e as Pelejas de Fafá: cordéis e intertextualidades no Curso de Licenciatura em Teatro”, que compreende os cordéis escritos para as disciplinas de Dramaturgia I, II e III; História do Teatro II e II; Figurino e Maquiagem; Cenografia I; Teatro de Rua; e Teatro e Cultura Brasileira, busca demonstrar que o cordel - o produto final -, sobretudo as investigações realizadas visando à sua produção, vieram a se constituir como elementos de aprendizagem. Assim, é no campo da arte, enquanto objeto de investigação, que este trabalho metodologicamente se ampara, por considerar que não é apenas o resultado final - o cordel - que importa, mas o caminho percorrido para produzi-lo. O aporte teórico desta narrativa ancora-se nos pensamentos de Paulo Freire, Bakhtin e Paul Valéry. Portanto, o cordel, enquanto resultante de uma composição polifônica, bem como os processos investigativos que o subsidiaram, revelaram-se, nessa experiência, como importante instrumento facilitador de aprendizagem no Curso de Licenciatura em Teatro.Dissertação Circuito regional de performance BodeArte: encontros, coletividade e porítica na performance do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-14) Bezerra, Andre Luiz Rodrigues; Ciotti, Naira Neide; ; http://lattes.cnpq.br/6380609562860913; ; http://lattes.cnpq.br/3988179829582209; Araújo, José Sávio Oliveira de; ; http://lattes.cnpq.br/5026604704788382Esta dissertação tem por objetivo voltar-se à estrutura do evento Circuito Regional de Performance BodeArte, para pensar, desde seu formato conceitual até seu acontecimento e limitações práticas, como ele em sua proposta aponta questões relevantes para a compreensão da performance brasileira na contemporaneidade. A partir desta proposição, a dissertação organiza-se em três capítulos pautados nos seguintes aspectos: a retomada dos acontecimentos e dados reunidos na ocorrência do Circuito BodeArte, a apresentação de suas escolhas conceituais, e as metáforas conduzidas pelo uso do termo performance e como elas podem nos conduzir a ideia de uma performance-como-BodeArte. As estruturas metodológicas para tanto são de caráter qualitativo, e tomam como base materiais impressos, textos, programas, blog, vídeos, fotografias, entrevistas, palestras e fóruns, além de nossa própria memória como produtor e performer do evento, procurando através destes estabelecer pontos de organização epistemológica da proposta do Circuito, ampliando-os e discutindo-os. Deste modo esta pesquisa desloca-se pelas proposições do evento em suas três edições, promovendo discussões que interpelam e dialogam com conceitos como a emergência de Steve Johnson (2004), as metáforas do pensamento de Christine Greiner, a ideia de performance hacker de Maria Beatriz de Medeiros (AQUINO, et al., 2012), assim como outras proposições lançadas por Jan Swidzinski (2005) e Eleonora Fabião (2012)Tese A Educação Sensível como lugar de descoberta da imaginação(2019-11-28) Santos, Maria Clara Pereira; Martins, André Ferrer Pinto; ; ; Nascimento, Hostina Maria Ferreira do; ; Biella, Jaime; ; Araújo, José Sávio Oliveira de; ; Coutinho, Karyne Dias; ; Nogueira, Maria Simone Marinho; ; Maciel, Mirtes Miriam Amorim;O propósito dessa tese é apresentar a imaginação em sua dimensão radical, expondo-a como um meio formativo emancipatório, dados os elementos que a caracterizam e que foram silenciados pelo processo de subalternização da mesma à razão instrumental. Esse objetivo geral desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: problematizar as instituições que formam a imaginação em sua dimensão subalternizada; localizar os deslocamentos de sentido pertinentes à imaginação em sua radicalidade no processo de marginalização da imaginação, fazendo uso da obra de Cornelius Castoriadis; mostrar a pluralidade dimensional da relação humano/mundo no seu fazer-ser, dando ênfase aos elementos libertadores da criatividade deslocadora; demonstrar a relação da imaginação com a educação que se propõe formar para a autonomia; apresentar o que seria uma educação sensível. A metodologia foi estruturada a partir de orientações teóricas filosóficas pertinentes às obras de Cornelius Castoriadis e de Theodor Adorno. Desse último, usamos mais especificamente a problematização sobre o que seria o não- conceito e a constelação de sentido como motores da deslocação de sentidos que viessem a facilitar a localização dos espaços de visibilidade da imaginação em suas fendas não subalternizantes. Já no caso de Castoriadis, foi usado todo o sentido orientador que visa indicar como proceder uma problematização expositora da tecedura institucional em sua face magmática. Tais orientações auxiliaram na montagem de um metaespaço problematizador historiográfico crítico-reflexivo que trouxe à tona a dimensão da imaginação em sua radicalidade formativa deliberativa reflexiva. Como aspectos conclusivos, ressaltamos a contribuição da pesquisa para a construção de uma educação voltada para a autonomia, ao deslocar o sentido formativo de tal modo que expõe um novo horizonte possível para o lugar da imaginação em uma educação sensível, tornando perceptível a urgência da liberação da criatividade coletiva como meio da promoção de uma realidade plural.Tese Educar e atuar: correlações para (re)pensar a formação docente em Física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-16) Lira, Natália Noelma Antunes de; Alves, Milton Thiago Schivani; https://orcid.org/0000-0003-2143-1750; http://lattes.cnpq.br/5496202392846305; https://orcid.org/0000-0002-4187-3727; http://lattes.cnpq.br/1381121332510087; Takimoto, Elika; Henrique, Alexandre Bagdonas; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; Araújo, José Sávio Oliveira deA docência constitui uma atividade complexa e multifacetada. Objeto de pesquisa em várias áreas do conhecimento, as investigações acerca da formação docente buscam, entre outras coisas, analisar os saberes essenciais à prática desse profissional, como o saber curricular, o pedagógico e o experiencial. Todavia, no contexto da formação de docentes em Física, objeto de estudo desta tese, aspectos como a comunicação (verbal e não verbal) e a socioafetividade entre os sujeitos participantes da prática educacional raramente ganham papel de destaque, em geral, surgem como figurinos ou cenários que podem passar despercebidos pelos licenciandos e pelos próprios docentes formadores. Nesse sentido, tecemos algumas reflexões acerca do educar e do atuar, (re)aproximando a Física das Humanidades e buscando (re)pensar a formação de docentes em Física. Assim, esta tese defende que professores e atores possuem pilares profissionais comuns e que o reconhecimento dessa aproximação pode fomentar a formação de docentes em Física sob uma perspectiva mais socioafetiva, dialógica e humanística. Para isso, foi desenvolvido um construto teórico com base na noção freiriana de educação dialógica, considerando aspectos da atividade docente relacionados às formas de interação social, aos agentes envolvidos, aos materiais que orientam a atividade e aos espaços de atuação. Além disso, os Jogos Teatrais idealizados por Viola Spolin foram discutidos como uma potencial metodologia teatral para o desenvolvimento desses elementos no contexto da prática docente. Com o intuito de embasar discussões atuais sobre a formação docente em Física, no contexto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), também foi desenvolvida uma investigação acerca das Representações Sociais (RS) e das concepções de professores universitários de Física e de Teatro sobre saberes docentes e possíveis relações com aspectos socioafetivos e comunicativos. Em linhas gerais, nota-se que os licenciandos entrevistados apresentam RS aparentemente contraditórias quanto às suas necessidades formativas e ao que consideram boas práticas docentes, revelando, entre outros pontos, necessidades de revisão do currículo em prol do desenvolvimento de uma formação docente (e discente) mais humanística, que valorize a comunicação, socioafetividade e o diálogo. Além disso, foi possível estabelecer relações entre as noções de atuar e educar, analisando a formação docente em direção a uma prática educativo-crítica. Essa reflexão considerou aspectos como as interações sociais, os agentes envolvidos, os materiais que orientam a atividade e os espaços de atuação. Espera-se, portanto, somar esforços para contribuir com reflexões sobre a Formação Docente em Física em direção a uma perspectiva mais humanística, que considere aspectos comunicativos e socioafetivos.Tese Encen...ação!? Reescrevendo o roteiro: por um ensino de teatro que (de)codifica e intervém na(s) cena(s) cotidiana(s)(2018-08-20) Silva, Ildisnei Medeiros da; Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida; Alves, Jefferson Fernandes; ; ; ; Nascimento, Hostina Maria Ferreira do; ; Araújo, José Sávio Oliveira de; ; Porpino, Karenine de Oliveira; ; Porto, Rita de Cássia Cavalcanti; ; Rocha, Rosane Muniz; ; Ribeiro, Vandiner;O presente trabalho tem como objetivo problematizar a cena como possibilidade de leitura do mundo, a partir do distanciamento e estranhamento da(s) realidade(s), entendendo-a como “ficção reveladora” e espaço de construção de possibilidades de intervenção na realidade. Estabelecemos nesta escrita uma relação entre o pensamento freireano de uma educação para emancipação e a arte, e em defesa do que denominamos um Ensino Dialógico de Teatro, a partir dos referenciais teórico-metodológicos trabalhados no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Educativas em Movimento (GEPEM/UFRN) e no Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (CENOTEC/DEART/UFRN). Para isso, desenvolvemos, na realização desta pesquisa, um desenho investigativo pautado na ideia de ação-reflexão-ação, retomando as vivências como bolsista e pesquisador no âmbito do PIBID-Teatro/UFRN, através da descrição e análise do processo de organização pedagógica para o Ensino de Teatro da Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro e sua implementação, para posterior realização de questionamentos advindos da experiência, e o lançamento de uma proposta de trabalho para a educação básica no que diz respeito ao ensino de Teatro.Dissertação Ensino de teatro e diálogo freireano: uma experiência junto ao PIBID-Teatro/UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-21) Silva, Ildisnei Medeiros da; Araújo, José Sávio Oliveira de; ; http://lattes.cnpq.br/5026604704788382; ; http://lattes.cnpq.br/2592386398280348; Silva, Carolina Vieira; ; http://lattes.cnpq.br/3194365326893224; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396O presente trabalho possui como objetivo, a partir da troca e do diálogo com os agentes envolvidos nesse processo de pesquisa participante, problematizar o planejamento pedagógico dialógico do Ensino de Teatro desenvolvido sob a ótica do Diálogo em Paulo Freire, a fim de perceber como esse conceito é compreendido, e como isso influencia e reverbera na estruturação desse planejamento pedagógico e sua execução em salas de aula do Ensino Fundamental I, onde os integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência subprojeto Teatro da UFRN (PIBID-Teatro/UFRN) atuam. Por meio da observação participante é que se tem trilhado e construído o caminho dessa pesquisa, vivenciando e questionando essa experiência inspirada na proposta pedagógica freireana. A investigação desenvolve um trabalho conjunto com os envolvidos contando com a “dialogicidade” e a “abordagem problematizadora” como fundamentos metodológicos mobilizadores para a construção de conhecimentos, tanto no grupo do PIBID-Teatro/UFRN, quanto no grupo atendido pelos bolsistas desse programa. Desse modo, os referenciais teóricos desta dissertação situam-se nos trabalhos de Paulo Freire no que se refere principalmente ao diálogo, nas sistematizações pedagógicas do Grupo de Estudos e Práticas Educativas em Movimento (GEPEM/UFRN), e nas produções do Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (CENOTEC/UFRN), no que diz respeito à construção de um processo educativo dialógico que considera as realidades dos sujeitos, estabelecendo relações entre essas realidades e os conhecimentos específicos da área ensinada, relações entre a área específica e outras áreas do conhecimento, e reconhecendo a escola como espaço de diálogo.TCC Ensino de teatro e educação dialógica: uma experiência de organização pedagógica no PIBID-teatro/UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-11) Silva, Ildisnei Medeiros da; Araújo, José Sávio Oliveira de; Araújo, José Sávio Oliveira de; Bezerra, André Luiz Rodrigues; Figueiredo, Laura Maria deA presente pesquisa teve como objetivo problematizar o planejamento pedagógico do Ensino de Teatro baseado na perspectiva da Educação Dialógica, que consiste na compreensão do diálogo freireano na educação, a partir da experiência vivenciada no âmbito do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A construção do trabalho apresenta considerações acerca do caminho trilhado pelo autor como bolsista do projeto e repensa uma proposta pedagógica de Teatro na escola, de acordo com a experiência vivenciada junto ao corpo de partícipes inseridos no processo de organização curricular. Esta organização, baseada nos conceitos que constituem a proposta do Grupo de Estudos e Práticas Educativas em Movimento (GEPEM) da UFRN a partir de três momentos pedagógicos: Estudo da Realidade, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento, traz à tona a relação entre o conceito de Diálogo em Paulo Freire e a ampliação dos conteúdos e práticas pedagógicas teatrais em sala de aula no Ensino Fundamental I.Dissertação Entre ecos e narcisos: estudo de caso sobre a prática teatral com adolescentes como atividade extracurricular numa escola de nível médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-06-20) Oliveira, Monique Dias de; Araújo, José Sávio Oliveira de; ; http://lattes.cnpq.br/5026604704788382; ; Handerchpek, Robson Carlos; ; Leite, Vilma Campos dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/1413593325398183Esta dissertação tem como tema de estudo, o ensino de teatro e suas implicações na vida dos adolescentes no mundo contemporâneo. Analisa um projeto extracurricular intitulado A arte dramática na construção da cidadania , que foi desenvolvido na Escola Estadual Berilo Wanderley, Natal/RN, entre os anos de 1999 e 2005, com estudantes adolescentes do Ensino Médio. Trata-se de um Estudo de Caso cujo objetivo é compreender como e por que , eles/elas optaram pelo fazer teatral desvinculado da grade curricular e ao concluírem o ensino básico, alguns deles/delas continuaram desenvolvendo a prática artística naquela escola e passaram a participar ativamente do contexto cultural da cidade de Natal, tanto no aspecto da fruição como na atuação artística, política, social e pedagógica. O projeto em estudo foi significativo para os seus participantes, para a escola e para a comunidade, gerando um reconhecimento da relevância da produção artístico-pedagógica na escola pública, por potencializar saberes para conhecer, fazer, ser e conviver, mas principalmente por desencadear ações de protagonismo pelos adolescentes em seus espaços de convivência. O processo empírico desenvolvido se insere num contexto histórico contemporâneo onde se operaram mudanças de paradigmas educacionais, onde as categorias empoderamento e protagonismo juvenil se tornaram chaves para a educação do século XXI. O objetivo deste estudo é refletir sobre as relações entre a dimensão pedagógica da prática teatral com adolescentes, visando aprofundar a discussão sobre o papel do teatro na formação do sujeito na perspectiva de contribuir com outras práticas de ensino de teatro e de educação em geralDissertação Uma experiência em ensino de teatro com uma turma de correção de fluxo numa escola pública da cidade do Natal-RN(2016-07-27) Costa, Larisse Kaline Pereira da; Vieira, Marcilio de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; ; http://lattes.cnpq.br/1398328090557761; Araújo, José Sávio Oliveira de; ; Assunção, Luiz Carvalho de; ; Borralho, Tácito Freire;Esta pesquisa apresenta a relação entre jogos teatrais e o teatro de bonecos presente em uma prática pedagógica realizada, no ano de 2013, com uma turma de correção de fluxo escolar nas aulas do componente curricular Arte – Ensino de Teatro. Como inspiração para a execução deste projeto, foi fundamental o estudo da vida e obra do Mestre Chico Daniel e o seu Teatro João Redondo. Este trabalho pretende descrever e analisar um processo de ensino e aprendizagem por meio do Teatro, tendo como campo de pesquisa a Escola Municipal Djalma Maranhão. A Pesquisa-Ação foi a linha de pesquisa social escolhida para guiar esta análise, pois tem como foco a resolução de problemas. A proposta em análise possibilitou que a maioria dos alunos da turma do 4º ano “H” da EMDM pudesse se voltar para uma prática teatral pautada no sistema de jogos e no teatro de bonecos, como também na construção de conhecimentos acerca do teatro em geral e no teatro de títeres. Essa experiência se tornou exitosa, pois mostrou que pode, através do trabalho desenvolvido com esses educandos, colaborar com as evoluções em seus processos de ensino e aprendizagem, uma vez que se encontravam comprometidos por meio de diferentes obstáculos que assolavam essa turma.Dissertação A experiência no Tai Chi: possibilidades para pensar o corpo sem órgãos e a preparação do ator(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-04-26) Vianna, Ana Carolina Strapação Guedes; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; ; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; ; http://lattes.cnpq.br/0762907511078470; Schulze, Guilherme Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/2239717664426193; Araújo, José Sávio Oliveira de; ; http://lattes.cnpq.br/5026604704788382Embora a pesquisa no âmbito das artes cênicas tenha se desenvolvido substancialmente no último século, o ator, de modo geral, ainda hoje, carece de um repertório de referenciais específicos para apoiar ou orientar sua prática. Mas como o ator deve trabalhar a base material de sua arte, ou seja, seu próprio corpo? Partindo da prerrogativa de uma idiossincrasia presente no fazer teatral, este estudo pretende, a partir da descrição e reflexão acerca de uma vivência corporal com o Tai Chi, tecer relações entre essa experiência e os possíveis desdobramentos com relação à preparação do ator. A pesquisa tem por intuito também destacar os elementos de aproximação entre os princípios que regem a prática do Tai Chi e o corpo sem órgãos, idealizado por Artaud, na perspectiva de apontar possíveis contribuições no que diz respeito ao trabalho do ator. O trabalho aqui apresentado refere-se a um estudo de natureza qualitativa que considera a experiência do corpo na prática do Tai Chi como uma referência para dialogar e refletir acerca da preparação do ator. No teatro, o processo de preparação do ator pressupõe um constante refazimento do corpo através de determinadas práticas. A minha experiência no Tai Chi no âmbito dessa pesquisa me permitiu verificar que o trabalho a partir de técnicas corporais pré-estabelecidas pode ser uma forma de preparo técnico para o ator. À medida que amplia a consciência corporal, o Tai Chi promove uma maior liberdade de criação e expressão e proporciona ao ator a possibilidade de experienciar o corpo sem órgãos, o equivalente artístico do corpo cotidiano, a experiência do corpo presente, consciente, a base orgânica das emoções, através do qual é possível a materialidade das ideiasDissertação FENDA - Zonas de negociação temporárias: as fricções entre inscrição e não - inscrição que caracterizam um sujeito português no Teatro de Metamorfoses Imperial(2016-02-16) Salvador, André Manuel de Oliveira; Ciotti, Naira Neide; ; ; Araújo, José Sávio Oliveira de; ; Oliveira Júnior, Antonio Wellington de;O objetivo desta dissertação foi estabelecer um diálogo entre arte e política, a partir dos estudos da performance (COHEN, 1989), (FÉRAL, 2014), (SCHECHNER, 2007), (ZUMTHOR, 2007), (PHELAN, 1992). Tomando como hipótese que as fricções entre inscrição (GIL, 2004, 2009, 2014) e não-inscrição que caracterizam o sujeito português construíram o meu percurso artístico no teatro de metamorfoses imperiais (SLOTERDIJK, 2002). Ou seja, onde o meu corpo surge como espaço de inscrição construiu-se um jogo para uma performance de metamorfoses. Para tal, desenvolvi textos autobiográficos que traduzem as metamorfoses vividas tanto em Portugal como Brasil. Incidindo sobretudo no período em que Portugal aderiu à Zona Euro e às manifestações ocorridas no Brasil desde a minha chegada. A partir da literatura consultada este contexto de crise foi nomeado como teatro da metamorfoses imperais criando o con(texto) para a performance FENDA - Zonas de Negociação Temporárias (2016), que se traduz em dois processos de criação que desenvolvi ao longo da pesquisa e nas experiências artísticas, culturais e sociais que vivi em solo brasileiro. O professor Bhabha, entre outros, ajudou-me, antropologicamente, a pensar em modos de organização do espaço nos países colonizados e nos países colonizadores. No jogo que criei na performance, busquei, então, mecanismos para a negociar a diferença (BHABHA, 2000), e criar as relações de alteridade e o saber que pretendo politizar.Dissertação Formação do sujeito espectador: uma experiência com o Projeto Encontro com o Artista/IFRN - Campus Macau(2017-08-31) Frazão, Abraão Lincoln Rosendo; Araújo, José Sávio Oliveira de; Vieira, Marcilio de Souza; http://lattes.cnpq.br/5026604704788382; http://lattes.cnpq.br/9421766326120762; Araújo, Rummenigge Medeiros de; https://orcid.org/0000-0002-2034-0796; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; http://lattes.cnpq.br/7945050864628295A pesquisa considerou o espaço escolar como mundo vivido dos fazeres artísticos relacionados à arte do teatro a partir da apreciação artística do Projeto “Encontro com o Artista”, em especial no IFRN Campus Macau. O objetivo dessa pesquisa dissertativa foi compreender e refletir sobre o processo de ensino de teatro, a partir da apreciação de espetáculos teatrais, por meio do Programa “Encontro com o Artista”, realizado no Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus Macau, entre os anos 2015 e 2016, para as turmas da 2º ano do Ensino Médio que frequentam o componente curricular Arte/teatro. A partir do objetivo proposto questionou-se: Como os alunos do Ensino Médio podem aprender sobre teatro por meio da apreciação de espetáculos teatrais? Como esses discentes podem compreender a linguagem teatral por meio de debates e processos de mediação? Como ampliar o acesso à arte do teatro dentro da escola e a reflexão crítica para a construção de um sujeito espectador? O aporte metodológico baseou-se na pesquisa Qualitativa tendo como abordagem a Ação-Participante. Ao adotar tal abordagem metodológica considerou-se a inserção do pesquisador no meio pesquisado, a participação efetiva da população pesquisada na pesquisa, a transformação da realidade. A pesquisa apoiou-se ainda nos estudos e reflexões de Barbosa (1991) em especial na sua Abordagem Triangular, de Desgranges (2010) quando discute a Pedagogia do Espectador, de Pavis (2003) ao analisar o espetáculo, de Freire (1996) quando considera a educação como autonomia e de Araújo (2012) e suas inter-relações entre tecnologia, espectador e cena. Considerou-se que essa experiência artístico-pedagógica denominada Encontro com artista, apresentou um caráter de extrema importância no que diz respeito ao campo do ensino da arte desenvolvido no Instituto Federal Campus Macau.Dissertação Garatujas animalescas: processos criativos entre a linguagem do figurino e a estética do grotesco(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-20) Falcão, Guilherme Peres; Araújo, José Sávio Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/5026604704788382; http://lattes.cnpq.br/5970313347470029; Lopes, Melissa dos Santos; Coelho, Paula Alves BarbosaA partir de animais considerados asquerosos ou repulsivos, busquei investigar as possibilidades de criação de figurinos que se relacionem com a estética do grotesco. Para tal, desenvolvi o projeto “Garatujas Animalescas”: uma série de experimentações no campo do figurino, na qual a cada semana realizei uma caracterização inspirada em um animal asqueroso. Ao longo da criação de cada obra, registrei meu processo em um diário de pesquisa, no qual acompanhei o trabalho realizado e anotei reflexões sobre meu fazer artístico. A partir das experiências registradas, busquei entender as possibilidades de criação no campo do figurino teatral em relação à estética do grotesco. Elaboro, nesta dissertação, uma reflexão sobre o grotesco enquanto categoria estética, suas origens e sua relação com temáticas pertinentes à arte teatral. Compreendo que nem tudo o que surge no ateliê é perfeitamente explicado pelas ideias dos teóricos; sendo assim, busquei fazer um movimento para compreender quando as ideias dos autores me influenciaram e me orientaram e quando me desviei para uma concepção particular da estética grotesca, sem pretensão de firmar essa categoria de forma definitiva.
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