Navegando por Autor "Araújo, Kely Juliana Ferreira de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A formação docente em Teatro: Uma experiência atravessada pela acessibilidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-08) Araújo, Kely Juliana Ferreira de; Alves, Jefferson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; https://lattes.cnpq.br/5898476205983202; Silva, Katyuscia Maria da; http://lattes.cnpq.br/7931942858835666; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Cerejeira, Thiago de Lima Torreão; http://lattes.cnpq.br/7522422944147959Neste trabalho apresento um percurso de formação docente em Teatro a partir de uma experiência atravessada pelo viés da acessibilidade comunicacional e cultural. Com isso, busco refletir sobre minhas vivências artísticas e docentes e reunir elementos a fim de contribuir com a formação docente em Teatro nos dias de hoje, considerando a importância da acessibilidade. O relato de caso aborda meu itinerário formativo nos projetos de extensão “Audiodescrição ao vivo: a acessibilidade de eventos acadêmicos no contexto da UFRN” e “O que Os Olhos Não Veem - A Cena Pelo Avesso e Pelo Verso”, englobando, também, a construção da audiodescrição do espetáculo teatral “Três Encontros com a Alegria” e a experiência no Estágio Supervisionado de Formação de Professores. De tal modo, percebo a potencialidade do ensino de Teatro, que considera e oportuniza os alunos com deficiência visual, evidenciando a necessidade de pensar a acessibilidade comunicacional e cultural no contexto de formação docente da UFRN. Assinalo, por fim, a importância e a necessidade da presença curricular da acessibilidade no Curso de Licenciatura em Teatro, considerando a presença das crianças e jovens com deficiência nos contextos escolares.