Navegando por Autor "Araújo, Leandro Rafael Jales de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A influência do Endomarketing dentro do clima organizacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-14) Araújo, Leandro Rafael Jales de; Medeiros, Ricardo; https://orcid.org/ 0000-0002-8298-5039; http://lattes.cnpq.br/6959468309728824; Silva, Brena Carolina de Oliveira; Pereira , Marcelo Henrique Neves; http://lattes.cnpq.br/4463051942271396Este artigo analisa qual a influência que a aplicação de um plano de endomarketing tem dentro do clima organizacional. E para encontrar as informações foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, buscando em obras de diversos autores que discorrem sobre o tema. Na busca dos objetivos do artigo, o trabalho aborda as técnicas que devem ser utilizadas para a aplicação de um plano de Endomarketing que seja efetivo, como uma visão analítica que deve se ter para saber em qual grupo ou indivíduo seria mais eficaz a utilização da ferramenta, ou seja, saber determinar o foco para assim trazer resultados positivos para a empresa. Na busca dos resultados, também foi levado em consideração para a elaboração do artigo o reflexo deste plano de marketing interno dentro do ambiente organizacional, reflexo esse que se deu na motivação e satisfação dos seus colaboradores, sentimentos de bem estar que fazem com que os funcionários executem de maneira eficiente tanto suas funções dentro do processo de produção quanto o atendimento ao cliente, assim fazendo com a organização tenha uma imagem positiva interna e externamente, além de gerar uma maior receita de lucros em decorrência disso. A ferramenta se bem utilizada por parte do líder, com o apoio do setor de marketing e recursos humanos da empresa, também tem considerável importância no que se refere a criar uma boa comunicação interna, auxiliando para que os clientes internos se sintam peças importantes e fundamentais dentro de todo o processo de produção e vendas da empresa.