Navegando por Autor "Araújo, Liz"
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TCC Educação de jovens e adultos: reflexões e desafios na prática docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-28) Nascimento, Valdiane Lima do; Souza, Paulo Roberto Lima de; Dantas, Josivânia Marisa; Carvalho, Rozicleide Bezerra; Araújo, LizEste relato tem como objetivo enunciar uma narrativa crítico-reflexiva acerca de alguns desafios observados e enfrentados durante a prática educativa na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos - EJA, a qual foi vivenciada no decorrer do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no segundo semestre de 2019 orientada pela disciplina de Estágio Supervisionado de Formação de Professores II, que é voltada para a prática docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A experiência foi realizada na Escola Municipal Djalma Maranhão, localizada na zona oeste de Natal/RN, em uma turma do 5° ano. A prática foi realizada no período de quinze dias e enfatizou uma reflexão acerca da relação entre a teoria estudada durante o curso, evidenciando os processos de ensino-aprendizagem tão vistos no desenvolver da disciplina de estágio curricular. No executar das contribuições em sala de aula com a turma, percebeu-se o quão inúmeros eram os obstáculos a serem superados em uma turma da modalidade EJA. A metodologia empregada na escrita deste relato de experiência tem como base a narrativa em seu viés descritivo e reflexivo das experiências realizadas. Para fomentar algumas discussões, são apresentadas informações coletadas durante duas entrevistas semiestruturadas realizadas com a coordenadora pedagógica da EJA do turno noturno e diálogos consecutivos com a professora da sala em que ocorreu a experiência. Para a construção do embasamento teórico, destaca-se os trabalhos de autores como: Miguel Arroyo, Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro, Julieta Ida Dallepiane e Paulo Freire. Ao término da experiência, constatou-se inúmeras dificuldades de lecionar em uma turma de Educação de Jovens e Adultos, desafios esses que são percebidos tão intensamente apenas com a vivência em sala de aula, perpassando assim as teorias e pesquisas estudadas durante uma graduação e indo de encontro aos medos e receios da profissão docente, capaz de superar cotidianamente as adversidades que se apresentam na educação do nosso país. Como perspectivas, as ideias contidas neste relato podem contribuir para os profissionais que estão realizando ou irão realizar a prática curricular educativa obrigatória. Como aporte, este trabalho, além de enunciar os desafios observados e vivenciados, também propõe caminhos no que tange a estas adversidades.TCC Estágio supervisionado de formação de professores III: trabalhando a saúde mental na educação de jovens e adultos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-27) Costa, Maria Catiany Nicácio da; Souza, Paulo Roberto Lima De; Souza, Paulo Roberto Lima de; Araújo, Liz; Almeida, Felipe de LimaO presente trabalho é compreendido como um relato de experiência , o teve o objetivo de oportunizar aos discentes do curso de pedagogia, futuros professores, de vivenciar a prática docente em ambientes escolares e não escolares, e principalmente proporcionar uma observação crítica sobre a realidade escolar quanto aos estudos teóricos realizados em sala de aula. Em momento de estágio foi desenvolvida atividades que trabalharam a temática saúde mental junto aos alunos da Educação de jovens e adultos, essas tiveram foco na prevenção ao suicídio. Tendo como objetivo disponibilizar aos alunos informações sobre saúde mental, como eles podem ajudar, e também canais nos quais eles podem procurar ajuda especializada. Ao concluir o estágio supervisionado na Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima percebe-se que a prática docente é uma construção diária, que mesmo se planejando bastante de acordo com a turma e seus indivíduos, o professor deve ser flexível aos acontecimentos e inquietações diárias dos alunos.Dissertação Sertaniando a Educação Básica: um estudo das políticas de acesso a EJA, construídas ou executadas na SUEJA/RN(2018-02-23) Araújo, Liz; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; ; ; Azevedo, Alessandro Augusto de; ; Silva, Francisco Canindé da; ; Paiva, Jane; ; Queiroz, Maria Aparecida de;Discutimos neste trabalho o acesso à Educação Básica, modalidade EJA, circunscrita nas políticas de acesso à Educação de Jovens e Adultos (EJA), construídas ou executadas na Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (SUEJA), no período de 2000, quando instituída na Secretaria de Estado, Educação e Cultura (SEEC), a 2016, analisando suas pautas atuais de atendimento a esse público no Estado do Rio Grande do Norte. Objetivamos construir uma análise histórica e crítica das políticas articuladas na SUEJA, tendo como foco as políticas para o acesso à EJA no RN. Articulamos a pesquisa com os estudos realizados na Linha de Pesquisa Educação, Política e Práxis Educativa do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, e com o grupo de pesquisa Sertania, Educação e Práticas Culturais, cuja abordagem teórica converge para problemáticas que movem o nosso pensamento no âmbito da diversidade. Assumimos o Materialismo Histórico e Dialético como método e a pesquisa qualitativa como referência nos procedimentos de construção e análise dos dados. Os instrumentos metodológicos se interpenetram a entrevistas de caráter livre conversacional, ao estudo em documentos garimpados nos arquivos da SUEJA de particulares e no Sistema Integrado de Gestão da Educação (SigEduc). Ademais, trabalhamos com fontes bibliográficas relevantes a temática, entre as quais teses de doutorado; dissertações de mestrado e títulos autorais que são referenciais no estudo de EJA. Com os estudos da literatura e dos documentos, bem como os dados apresentados nas entrevistas, foi possível compreender que as políticas para o acesso a EJA, criadas ou executadas na SUEJA no período de 2000 a 2016 não respondem às especificidades de vida, trabalho e formação continuada da maioria dos jovens e adultos a quem elas se destinam. Isso se dá em razão de que são marcadas, essencialmente, por políticas escolarizadas descontínuas, em sua maioria atendidas por projetos e programas temporários. Os dados que se somam da pesquisa expressam resultados que representam fragilidades no acesso e na permanência dos educandos da EJA no processo escolar, distanciando cada vez mais a responsabilidade do Estado com a política de acesso, permanência e conclusão para EJA.TCC O uso de situações-problema como estratégia de ensino aprendizagem em uma turma da EJA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-06) Silva, Ana Katarina do Nascimento Soares da; Souza, Paulo Roberto Lima de; Souza, Paulo Roberto Lima de; Almeida, Felipe de Lima; Araújo, LizEste trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma experiência vivenciada em uma sala de aula de EJA em que se utilizou a situação-problema como meio para auxiliar o trabalho pedagógico. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, pois a partir do que foi verificado em uma turma da rede municipal de ensino de Natal-RN, busca fornecer uma sugestão metodológica a ser utilizada nessa modalidade. Entre os referenciais teóricos utilizados nesta pesquisa destacam-se Haddad & Di Pierro (2000), Gerhardt & Silveira (2009), Freire (2014). Foi possível verificar que a situação-problema é um meio metodológico que dá margem para diferentes aspectos relativos ao trabalho pedagógico com o aluno. Acredita-se que quanto mais trabalhos acadêmicos forem produzidos retratando ideias/formas de trabalho pedagógico comprovadas no dia-a-dia escolar à luz da teoria, mais contribuições estarão proporcionando.