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    Dissertação
    O mundo dos homens e o segundo sexo: do essencialismo de gênero à transcendência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-14) Araújo, Lucas Freitas de; Nahra, Cinara Maria Leite; http://lattes.cnpq.br/3185309694904313; http://lattes.cnpq.br/2598842678528653; Biella, Jaime; http://lattes.cnpq.br/7877908085538124; Borges, Maria de Lourdes Alves
    Nossa dissertação tem como objetivo mostrar a evolução do conceito de gênero dentro da Filosofia sob a perspectiva feminista abordando as primeiras construções do conceito dentro do contexto histórico da primeira e da segunda ondas feministas como estratégia contra o discurso opressor e a condição de inferioridade da mulher observados nas vidas e teorias das filósofas inglesa Mary Wollstonecraft (1759-1797) e da brasileira Nísia Floresta (1810-1885) numa ótica da filosofia existencialista da filósofa francesa Simone de Beauvoir (1908-1986) na obra O segundo sexo (1949), que marca as discussões da segunda onda feminista desconstruindo todo essencialismo nos papéis de gênero para a livre transcendência do sujeito criador do próprio projeto como marca da liberdade compreendendo este movimento próprio do existente, tema discutido na obra Por uma moral da ambiguidade (1947). Este caminho foi seguido por estas mulheres dissidentes em suas respectivas épocas quando elas decidiram escrever, elas precisavam se justificar pelo simples ato de escrever, foram taxadas como estranhas, intrusas, exóticas e anormais no mundo dos homens, mesmo assim, elas marcaram a precariedade da consciência filosófica da tradição, denunciando o machismo da época. Portanto, pretende-se demonstrar e refletir as contribuições para uma nova forma de pensar e transgredir - transcender - que vem se desenvolvendo por longos séculos para quebrar paradigmas e o cânone sexista da história do pensamento, assim como a realização dessas reivindicações dentro do campo político. A realização do projeto de transcendência deve garantir a emancipação das mulheres contemporâneas, aqui, especificamente pensado pela influência das obras beauvoirianas sobre a importância dos estudos do significante “mulher” na Filosofia.
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