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Navegando por Autor "Araújo, Lucicleide Maria de"

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    TCC
    Avaliação de aprendizagem no programa mais educação: focalizando as oficinas de orientação de estudos e leituras
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-16) Araújo, Lucicleide Maria de; Brito, Nazineide; Brito, Nazineide; Soares, Suenyra Nóbrega; Sousa, Gisonaldo Arcanjo de
    A avaliação da aprendizagem deve ser vista como um processo contínuo e integrante do processo de ensino-aprendizagem, pois a mesma direciona o trabalho pedagógico do professor levando-o a refletir diariamente, contribuindo para o acompanhamento da evolução da aprendizagem de seus educandos. Sendo assim, a temática deste trabalho surgiu em torno de algumas inquietações que foram surgindo com relação às práticas avaliativas utilizadas nas atividades do PME, mais especificamente nas Oficinas de Orientação de Estudos e Leituras. Nossas indagações surgiram durante o desenvolvimento do projeto Linguagem, Ensino e o PME: espaço e formação dos leitores, onde realizamos uma investigação em torno da dinâmica de atividades desenvolvidas pelos monitores, com relação ao planejamento, execução, acompanhamento e avaliação. Assim, o presente estudo apresenta como objetivo principal: compreender as práticas avaliativas desenvolvidas no Programa Mais Educação, buscando identificar os instrumentos de avaliação utilizados nas práticas pedagógicas nas oficinas de OEL, visando saber se a avaliação está cumprindo sua função formativa. Assim, o estudo se deu por meio da pesquisa qualitativa de cunho exploratória, mediante a análise da questão presente em questionários aplicados junto aos coordenadores e monitores do programa nas escolas públicas de ensino fundamental, da cidade de Caicó-RN e que tratava da prática de avaliação de aprendizagem dos alunos que frequentavam as oficinas de OEL. Para embasamento teórico do estudo, tomamos por base os escritos de: Teixeira (1961); Darcy (2009); Titton, Xavier e Pacheco (2009); Cavaliere (2010); Moll (2012); Libâneo (1990); Zabala (1998); Perrenoud (1999); Hoffmann (2009); Luckesi (2011), além de documentos e publicações oficiais do Ministério da Educação. Após a análise dos dados, consideramos que as práticas avaliativas desenvolvidas no PME, mais especificamente na oficina de OEL, carecem de uma melhor sistematização a fim de que possam subsidiar o trabalho dos monitores para a qualificação do processo de ensino e aprendizagem na perspectiva da educação integral. Percebe-se que os atores envolvidos, não estão conseguindo contemplar efetivamente as condições para uma avaliação formativa tendo em vista que essa é a concepção de avaliação adotada pelo referido programa.
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