Navegando por Autor "Araújo, Luzia Pessoa de"
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Dissertação Stop-motion: um modo de ler o gênero conto nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-16) Araújo, Luzia Pessoa de; Dias, Valdenides Cabral de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9467435917159475; http://lattes.cnpq.br/3480550900928629; Paz, Ana Maria de Oliveira; Silva, Marcelo Medeiros daEsta pesquisa teve como foco de estudo a produção do stop-motion, a partir do gênero literário conto nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, tendo como objetivo principal, analisar como o conto, colabora com a formação de leitores independentes, proficientes, que podem utilizar a literatura em seu contexto social, manejando elementos tecnológicos e instrumentos culturais para construir com eles um sentido para si e para o mundo em que vivem e, ao mesmo tempo, serem motivados pela leitura. Teoricamente, a investigação proposta fundamentou-se nos pressupostos dos multiletramentos de Rojo (2012); nas possibilidades de entender a literatura por Candido (2011), Machado; Pageaux (1988), Holanda (2019) e Lajolo (2018). Sobre linguagem e tecnologias, dialogamos com Ribeiro (2021). Sobre o universo virtual, apoiamo-nos em Lévy (1996), nas suas reflexões sobre o campo virtual, onde o real emerge, como um espaço de criação e inovação; também as tipologias e concepções de leitura de Jouve (2002), além dos estudos sobre letramento literário, de Cosson (2017). Do ponto de vista metodológico, optamos pela pesquisa-ação com René Barbier (2007) e Michel Thiollent (2011) e a abordagem qualitativa existencialista através de Bortoni-Ricardo (2008), por entendermos que contemplam um olhar de cunho existencial, uma das vertentes do gênero literário, e também um olhar social, além de defenderem o uso da pesquisa como uma ação que permite estudos que busquem mitigar problemas envolvendo lugares de interlocução, como a escola. O corpus de análise é constituído de material gerado no transcorrer da sequência proposta, mais especificamente na aplicação de técnicas como: leituras, rodas de conversa, maquetes, imagens e vídeos. Acreditamos que os resultados obtidos responderam a nossa questão de pesquisa sobre ser possível alunos produzirem stop-motion a partir de seus próprios contos. Desse modo, consideramos que a literatura conduz ao domínio da palavra a partir dela mesma e que é possível dar tratamento diferenciado às práticas de leitura e a compreensão de texto nas aulas de língua portuguesa e possivelmente comprovar interesses significativos dos estudantes, quando se enfatizam as experiências com a colaboração da literatura.