Navegando por Autor "Araújo, Marília Souto de"
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TCC Administração de medicamentos em lactentes: percepção de estudantes acerca do uso de um simulador de baixo custo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-13) Espínola, Maria Ruth Cândido; Medeiros, Soraya Maria de; https://orcid.org/0000-0003-2833-9762; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; https://orcid.org/0000-0002-6393-6223; http://lattes.cnpq.br/1948074116351156; Silva, Fillipi André dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-0935-5014; http://lattes.cnpq.br/7986188553475510; Araújo, Marília Souto de; https://orcid.org/0000-0002-6975-8683; http://lattes.cnpq.br/9165569425489092A simulação é uma ferramenta de ensino-aprendizagem utilizada na área da saúde, tendo como finalidade a aplicação de um cenário fictício que aproxime o estudante da realidade para a melhora de habilidades e raciocínio clínico, para tal fim, é utilizado como instrumento o simulador. A utilização do simulador traz diversas vantagens para o ensino, principalmente para o treinamento da técnica de administração de medicamentos. Dessa forma, objetivou-se descrever as percepções dos estudantes de graduação em enfermagem acerca da utilização de um simulador de baixo custo para a administração de medicamentos em lactentes. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizado o método de estudo qualitativo descritivo, sendo realizadas entrevistas com 18 estudantes de enfermagem, no qual foram transcritas e posteriormente submetidas ao software IRaMuTeQ para análise. O resultado das entrevistas foi a evidência de quatro eixos temáticos: potencialidades do uso do simulador de baixo custo nas vias de administração subcutânea, endovenosa e intramuscular; a experiência realística do uso do simulador de baixo custo; aplicação prática do conhecimento teórico apreendido e as lacunas práticas e as repercussões na segurança da administração de medicamentos. Diante do exposto ao longo da pesquisa, conclui-se que a utilização do simulador de baixo custo é um método imprescindível para o ensino-aprendizagem, por contribuir efetivamente para o desenvolvimento de competências e habilidades a serem adquiridas pelo discente durante a graduação em enfermagemArtigo Análise das normativas orientadoras da prática do técnico de enfermagem no Brasil(Revista Brasileira de Enfermagem, 2020) Araújo, Marília Souto de; Medeiros, Soraya Maria de; Costa, Edilma de Oliveira; Oliveira, Jonas Sâmi Albuquerque de; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Sousa, Yanna Gomes deObjetivos: analisar os fundamentos normativos que orientam a prática do profissional técnico de enfermagem, esclarecendo como se dá a atuação dessa categoria. Métodos: trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de natureza exploratório-descritiva, do tipo documental, realizado com base nas resoluções do Conselho Federal de Enfermagem. De um total de 364 resoluções publicadas no período de 1975 a 2018, foram selecionadas 15 que atenderam ao objetivo do estudo. Resultados: foram sistematizadas duas categorias analíticas: âmbitos de atuação do técnico de enfermagem, segundo as resoluções do Conselho Federal de Enfermagem, e descrição das atividades do profissional com base nas resoluções. Considerações Finais: a análise dos fundamentos normativos que orientam a prática do técnico de enfermagem guia para a conclusão de possível fragilidade de conteúdo teórico e normativo para fundamentar a prática desses profissionais.TCC Caracterização sociodemográfica e clínica de cuidadores de crianças e adolescentes em quimioterapia: estudo transversal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-22) Cardoso, Vivianne Macedo Pinto; Dantas, Daniele Vieira; https://orcid.org/0000-0003-0307-2424; http://lattes.cnpq.br/0404704679319143; https://orcid.org/0000-0001-5299-4025; http://lattes.cnpq.br/9523498815498409; Deniz, Kessya Dantas; https://orcid.org/0000-0001-6784-3166; http://lattes.cnpq.br/6905727224383587; Silva, Silmara de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-2554-5045; http://lattes.cnpq.br/2356247488696794; Araújo, Marília Souto de; https://orcid.org/0000-0002-6975-8683; http://lattes.cnpq.br/9165569425489092Introdução: O câncer é uma das principais causas de mortalidade no mundo. Todos os anos, cerca de 225.000 crianças são diagnosticadas em todo o mundo. Nesse sentido, as famílias que descobrem o câncer infantojuvenil enfrentam uma nova realidade, com fatores de estresse, ansiedade e incertezas, tendo por consequência a necessidade de enfrentamento de um conjunto de desafios e desgastes psicológicos no qual resultam em impactos também para a criança e/ou adolescente com câncer. Objetivo: descrever as características sociodemográficas e clínicas de cuidadores de crianças e adolescentes em quimioterapia. Método: estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa, desenvolvido a partir de um ensaio clínico randomizado, no qual foi realizada entre março e dezembro de 2022, em um hospital filantrópico de referência no tratamento do câncer infantojuvenil no estado do Rio Grande do Norte, no município de Natal. O número amostral foi de 26 participantes. Para caracterização dos cuidadores foi utilizado um formulário adaptado composto por variáveis sociodemográficas e clínicas, sendo elas relacionadas ao sexo, idade, escolaridade, formação na área da saúde, estado civil, renda, local de residência, número de filhos, comorbidade e uso de medicamentos. Nas variáveis qualitativas, realizou-se análise descritiva por meio de distribuições de frequências absolutas e relativas. Resultados: predomina-se o sexo feminino, média de idade de 33 anos, a maioria possui ensino médio completo. Metade dos participantes são casados, com até dois filhos, recebendo até um salário-mínimo e a maior parte reside no interior do estado. Além disso, apenas duas participantes afirmaram possuir formação na área da saúde. Quanto às morbidades, sete relataram possuir alguma condição com uso de medicamentos. Conclusão: a caracterização dos cuidadores de crianças e adolescentes com câncer traz visibilidade a esse público podendo, por tanto, subsidiar o desenvolvimento de ações, de profissionais da enfermagem, que possam atender esse grupo. Para isto, é necessário revisitar conceitos, repensar ações e intervir de forma a contribuir para o alívio do sofrimento.Dissertação Conhecimento, satisfação e autoconfiança de estudantes técnicos de enfermagem a partir do uso da simulação clínica: estudo quase-experimental(2019-12-06) Araújo, Marília Souto de; Medeiros, Soraya Maria de; ; ; Costa, Edilma de Oliveira; ; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; ; Coutinho, Verônica Rita Dias;Objetivou-se comparar o conhecimento, a satisfação e a autoconfiança de estudantes do curso técnico em enfermagem a partir do uso da simulação no ensino de suporte básico de vida no contexto da Atenção Primária à Saúde. Tratase de um estudo de intervenção, longitudinal e de abordagem quantitativa. Utilizouse o delineamento quase-experimental de grupo-controle não-equivalente do tipo pré-teste e pós-teste, através de uma amostragem não-probabilística por conveniência. Utilizou-se o referencial teórico da aprendizagem experiencial proposto por David Kolb. O estudo foi realizado na Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com 46 estudantes do curso técnico em enfermagem da referida instituição. A avaliação de conhecimento, de satisfação e de autoconfiança na aprendizagem e autoconfiança para atuar em situações de emergência, validados, foram aplicados em três momentos: pré-teste, pós-teste imediato e pós-teste tardio (após 30 dias). O grupo controle participou do curso teórico-prático de Suporte Básico de Vida com ênfase na Atenção Primária à Saúde com as seguintes estratégias metodológicas: aula expositiva com demonstração de habilidades. Já o grupo experimental participou do mesmo curso, porém, com as seguintes estratégias: aula expositiva com demonstração de habilidades acrescida de simulação clínica. Para a realização da simulação, foi seguido o modelo conceitual de Simulação NLN/Jeffries para o ensino de enfermagem. Participaram do presente estudo 46 estudantes, predominantemente do sexo feminino (69,6%), na faixa etária compreendida entre 16 a 25 anos (63%), que nunca haviam estudado suporte básico de vida no curso técnico (76,9%) e sem experiência profissional na área da saúde (100%). Quanto a comparação do nível de conhecimento, tem-se que, ao nível de significância 5%, houve diferença estatística entre as medianas do grupo controle e experimental no pós-teste tardio, dessa forma, os estudantes do grupo experimental retiveram mais conhecimento que os do grupo controle. Além disso, os estudantes do grupo experimental mantiveram maiores níveis de autoconfiança para atuação em emergência, observando-se diferença nos pós-testes imediato e tardio. Nesse aspecto, estudantes do sexo feminino apresentaram maiores níveis de autoconfiança para atuação em emergência quando comparados aos do sexo masculino. Quanto a satisfação e autoconfiança na aprendizagem aplicada para os estudantes do grupo experimental após a utilização da simulação, tem-se uma predominância de estudantes fortemente satisfeitos e autoconfiantes com a aprendizagem após a participação na simulação clínica. Com isso, a aprendizagem a partir da metodologia de simulação clínica conferiu scores maiores de conhecimento, de satisfação e de autoconfiança, comparados àqueles adquiridos através de aula expositiva com demonstração de habilidades.Artigo Eficácia da simulação no ensino de imunização em enfermagem: ensaio clínico randomizado(Revista Latino-Americana de Enfermagem, 2020-03) Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; Martins, José Carlos Amado; Coutinho, Verónica Rita Dias; Araújo, Marília Souto deObjetivo: avaliar a eficácia da simulação clínica no desempenho cognitivo de estudantes de enfermagem em cenários de imunização de adultos no contexto da Atenção Primária à Saúde. Método: ensaio clínico controlado e randomizado do tipo pré-teste e pós-teste aplicado a grupo intervenção e grupo controle aleatórios. Foram selecionados 34 estudantes de graduação em enfermagem, divididos em dois grupos: exposição dialogada e treino de habilidades (controle) e exposição dialogada, treino de habilidades e simulação clínica (intervenção). Resultados: os estudantes do grupo intervenção apresentaram melhores desempenhos, em relação ao grupo controle, nas quatro avaliações de desempenho cognitivo, com significância estatística nas avaliações de conhecimento imediato (p = 0,031) e tardio 1 – 20 dias (p = 0,031). Conclusão: a partir da simulação, os estudantes aprendem mais em curto e médio prazo. As informações aprendidas ficam retidas por mais tempo e os estudantes são mais bem preparados para a atuação profissional.Artigo Estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas no ensino de tópicos de atenção primária à saúde na graduação em enfermagem: uma revisão integrativa de literatura(Revista Enfermagem Atual In Derme, 2017) Medeiros, Madja Samina Nascimento de; Medeiros, Soraya Maria de; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Araújo, Marília Souto de; Medeiros, Kennya Cristina Mendes Cocentino deObjetiva-se identificar, na literatura, as principais estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas no ensino de tópicos de Atenção Primária à Saúde na graduação em enfermagem. Procedeu-se metodologicamente a uma revisão integrativa, nas bases de dados: Education Resources Information Center (ERIC), Literatura Latinoamericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e SCOPUS, e nas bibliotecas: Scientific Electronic Library Online (SciELO) e PubMed, no período de 2010-2014, selecionando 08 artigos mediante os critérios de inclusão. A partir da análise, emergiram quatro estratégias de ensino e aprendizagem: oficinas, ensino por projetos, oportunidades extracurriculares e estágio, sendo esta última a que obteve a maior expressividade. Espera-se que esta pesquisa contribua para uma reflexão acerca das estratégias de ensino e aprendizagem que estão sendo utilizadas no ensino de tópicos de atenção primária na graduação em enfermagem, fornecendo assim aos educandos, uma melhor estrutura para que esse nível de atenção possa ser melhor trabalhada dentro e fora de sala de aula.postGraduateThesis.type.badge Estratégias utilizadas pela equipe de saúde bucal para a prevenção da cárie dentária em crianças escolares de 02 a 12 anos: revisão integrativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-05) Silva, Camila Fontes; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Lucena, Eudes Euler de Souza; Araújo, Marília Souto deA cárie dentária é considerada a doença oral mais comum e prevalente na infância, consistindo em um grande problema para a saúde pública. O objetivo deste artigo é identificar e descrever as estratégias utilizadas pela equipe de Saúde Bucal para a prevenção da cárie dentária em escolares de 02 a 12 anos. Realizou-se Revisão Integrativa da literatura, utilizando-se para busca as bases de dados: Lilacs, Scielo, BBO e Periódicos Capes, através dos descritores: Odontologia, cárie dentária; saúde bucal; pré-escolares; escolares; educação em saúde, nos idiomas inglês, espanhol e português publicado no período de 2014 a 2021. Identificou-se 30 estudos e após a aplicabilidade dos critérios de inclusão, selecionou-se 15 artigos. A maioria dos manuscritos foram publicados nos anos de 2015 e 2018, 09 enquadraram-se como projetos de Intervenções, 02 relatos de experiência, 01 quantitativo transversal analítico; 01 descritivo; 01 qualitativo descritivo e 01 descritivo exploratório de abordagem qualitativa. Como principais estratégias, destacaram-se as palestras/oficinas educativas, atividades lúdicas, escovação supervisionada, orientação de higiene bucal e aplicação tópica de flúor. Conclui-se que a execução de programas e estratégias educativas para a prevenção da cárie dentária é de suma importância para a promoção à saúde dos escolares, devendo, portanto, ser incentivadas e adotadas rotineiramente pelas equipes de Saúde Bucal, no intuito, de minimizar as complicações que ela acarreta, melhorando assim, a saúde bucal das crianças.Artigo Percepção de estudantes da graduação em enfermagem sobre a simulação realística(Revista Cuidarte, 2017-08) Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; Martins, José Carlos Amado; Cossi, Marcelly Santos; Araújo, Marília Souto deIntrodução: A simulação realística vem sendo utilizada nos contextos formativos em saúde e enfermagem. Nessa perspectiva, o estudo tem por objetivo identificar a percepção de estudantes da graduação em Enfermagem sobre a simulação realística enquanto estratégia de ensino e aprendizagem. Materiais e Métodos: Trata-se de estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa, do tipo pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada com 37 estudantes da graduação em Enfermagem de uma universidade pública brasileira, no período de fevereiro a maio de 2014. Resultados: No cenário estudado, a simulação é percebida como uma técnica que permite uma vivência prévia da prática, permitindo aos estudantes refletir sobre os seus futuros contextos de trabalho. Além disso, permite relacionar a teoria e a prática, ajudando na aprendizagem dos conteúdos. Por ser uma estratégia dinâmica e ativa, a simulação promove integração e o desejo de expansão e outras vivências a partir de cenários simulados em outras disciplinas da graduação em Enfermagem. Discussão: Este estudo possibilitou, ao final, uma reflexão sobre a prática formativa em saúde a partir de uma perspectiva autônoma, considerando esta necessidade no contexto de ensino contemporâneo enquanto necessidade real, reafirmada pela multiplicidade e complexidade dos fenômenos emergentes desta época. Conclusões: A simulação apresenta-se como uma possibilidade viável e potencialmente significativa no contexto do ensino de graduação em Enfermagem.Artigo Percepções de estudantes de enfermagem sobre práticas educativas em imunização de adultos com o uso de Simulação Clínica(Scientia Medica, 2019-10-16) Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; Coutinho, Verónica Rita Dias; Almeida, Rodrigo Guimarães dos Santos; Araújo, Marília Souto deOBJETIVO: Identificar e comparar as percepções de estudantes sobre práticas educativas no ensino de imunização de adultos. MÉTODO: Estudo observacional, descritivo, comparativo, realizado com estudantes de enfermagem. Estes foram alocados em um grupo de estratégias tradicionais (exposição dialogada e simulação clínica para treino de habilidades) e grupo que se associava a simulação clínica de alta-fidelidade. Após receberem as intervenções, foi aplicada a versão portuguesa do Educational Practices Questionnaire. RESULTADOS: O estudo foi realizado com 34 estudantes de enfermagem. O grupo em que foi associada a simulação clínica de alta-fidelidade apresentou médias superiores em sete dos oito domínios das subescalas de concordância e importância, com significância estatística na subescala de importância, no domínio “maneiras diferentes de aprendizagem” (p=0,018). CONCLUSÃO: A estratégia da simulação clínica de alta-fidelidade pontua os requisitos de uma boa prática educacional na medida em que proporciona uma aprendizagem ativa, colaborativa, diferente das estratégias tradicionais e por proporcionar expectativas positivas aos estudantes.Artigo Positivismo e complexidade: interfaces e influências no contexto do ensino na graduação em enfermagem(Revista Baiana de Enfermagem, 2017-03) Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; Santos, Viviane Euzébia Pereira; Feijão, Alexsandra Rodrigues; Bosco Filho, João; Araújo, Marília Souto deObjetivo: identificar a relação entre as propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem no tocante às competências e habilidades requeridas para a formação do enfermeiro, e as teorias da complexidade e do positivismo. Método: estudo teórico-reflexivo. Resultados: no contexto do ensino e da formação do enfermeiro, a lógica complexa insere-se em razão da necessidade de diálogo entre os diversos saberes. Assim, o positivismo e a teoria da complexidade são visualizados como ideias balizadoras da formação, o que demonstra o fato de que as teorias não se eliminam, mas acabam convivendo e orientando os processos de formação em saúde. Conclusão: a matriz positivista e as características de uma lógica próxima da teoria da complexidade podem ser identificadas nas diversas interfaces do processo formativo do profissional enfermeiro. Por isso, cabe às instituições formadoras, aos docentes e discentes refletir sobre as contribuições de cada corrente.Artigo Satisfação e autoconfiança na aprendizagem de estudantes de enfermagem: ensaio clínico randomizado(Escola Anna Nery, 2019-09) Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; Coutinho, Verónica Rita Dias; Mazzo, Alessandra; Araújo, Marília Souto deObjetivo: Identificar e comparar a satisfação e autoconfiança na aprendizagem de estudantes de enfermagem a partir do uso da simulação e do ensino tradicional, em cenários de imunização de adultos, no contexto da Atenção Primária à Saúde. Método: Ensaio clínico controlado e randomizado. Participaram do estudo 34 estudantes da graduação em enfermagem de uma universidade pública federal brasileira. Os estudantes foram alocados em dois grupos: exposição dialogada e treino de habilidades (controle), e exposição dialogada, treino de habilidades e simulação (experimental). Após receberem as intervenções, aplicou-se a escala Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning. Na análise da satisfação e autoconfiança na aprendizagem, utilizou-se o teste de Mann - Whitney, considerando-se o nível de significância de 5%. Resultados: As estratégias tradicionais de ensino e a simulação promovem a satisfação e autoconfiança na aprendizagem dos estudantes. O grupo experimental apresentou médias superiores, na maioria das variáveis, de ambas as subescalas. Porém, não houve significância estatística na subescala de satisfação na aprendizagem (p valor ≥ 0,05) e a autoconfiança na aprendizagem (p valor ≥ 0,05) entre os grupos experimental e controle. Conclusão e implicações para a prática: Por serem geradoras de satisfação e autoconfiança, a simulação e as estratégias tradicionais podem ser utilizadas mutuamente na formação em enfermagem.Artigo Simulação na formação em saúde: um enfoque em geriatria(Revista de enfermagem UFPE on line, 2018-08) Silva, Fillipi André dos Santos; Medeiros, Soraya Maria de; Costa, Verônica Rodrigues Fonseca; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Araújo, Marília Souto de; Sousa, Yanna Gomes deObjetivo: identificar os tipos de simulação e as competências e habilidades utilizadas de forma a contemplar a atuação do profissional e a formação em saúde em geriatria. Método: revisão integrativa com busca de estudos nas bases de dados SCOPUS, CINAHL e MEDLINE/PUBMED. Resultados: os tipos simulação mais utilizados em geriatria foram de baixa fidelidade, alta fidelidade com uso de paciente padrão, manequins computadorizados e role-play. As habilidades e competências objetivadas pela simulação foram de cunho técnico, não técnico e comportamental, como empatia e avaliação do estado de saúde e fragilidades socioeconômicas e afetivas. Conclusão: no processo de envelhecimento ocorrem alterações fisiológicas somadas às multimorbidades que causam limitações na vida do indivíduo idoso. Com isso, a simulação proporcionou um melhor entendimento sobre o processo de envelhecimento, melhorando de forma significativa o conhecimento e o comportamento dos discentes de vários cursos de graduação em saúde.Artigo A simulação no ensino de enfermagem: uma análise conceitual(Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, 2018) Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; Martins, José Carlos Amado; Enders, Bertha Cruz; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; Araújo, Marília Souto deObjetivo: analisar o conceito simulação no ensino de enfermagem. Método: trata-se de uma análise de conceito, seguindo o método de Walker e Avant, na qual foi realizada uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Scientific Electronic Library Online, Base de Dados de Enfermagem e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Amostra final foi de 17 estudos. Resultados: O conceito elaborado para simulação no ensino de enfermagem foi: uma estratégia de ensino que utiliza-se de tecnologias, replicando cenários simulando a prática, em ambiente controlado e realista, onde o estudante participa ativamente do processo de ensino e aprendizagem, almejando praticar exaustivamente, aprender, refletir e avaliar produtos e processos. Conclusão: os achados auxiliam na construção de instrumentos de pesquisas e a compreensão na área de investigação do fenômeno estudado.Artigo O sofrimento psíquico e a saúde do trabalhador bancário(Revista Enfermagem Atual In Derme, 2017) Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; Santanna, Julia Gomes Fernandes Costa de; Araújo, Marília Souto de; Menezes, Rejane Maria Paiva deTrata-se de um ensaio teórico reflexivo que objetivou analisar o contexto do sofrimento psíquico em trabalhadores bancários em suas dimensões: imediata, específica, geral e metacontextual. Seguindo a perspectiva contextual proposta pelo referencial teórico de Hinds, Chaves e Cypress, (1992), os resultados foram estruturados em quatro categorias: o sofrimento psíquico; as mudanças estruturais no setor bancário; as políticas de vigilância à saúde do trabalhador; o capitalismo contemporâneo e a psicomanipulação do indivíduo. O sofrimento psíquico nos trabalhadores bancários, em associação ao contexto laboral, configura-se como um problema crescente e preocupante no que tange atenção à saúde do trabalhador. No âmbito da atividade bancária, com isso, faz-se necessário analisar e compreender o fenômeno de tal sofrimento em profundidade e os contextos nos quais se inserem. Torna-se de suma importância para a efetivação de avanços no modelo de Vigilância em Saúde do Trabalhador e no Sistema Único de Saúde.Artigo Tipos e finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura(Revista Baiana de Enfermagem, 2016-07) Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; Martins, José Carlos Amado; Araújo, Marília Souto de; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; Vitor, Allyne FortesObjetivo: identificar os tipos e as finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem. Método: revisão integrativa da literatura de publicações no período 2010-2015. Dos 2.095 estudos encontrados, 9 foram selecionados para análise mediante os critérios de inclusão. Resultados: os estudos encontram-se distribuídos em 8 periódicos; o ano de 2014 apresentou o maior número de publicações (33,3%). Da análise qualitativa emergiram duas categorias: tipos de simulação usadas no ensino de graduação em enfermagem; a simulação e a aquisição de competências e habilidades. Quanto aos tipos de simulação, as baseadas em computador são mais frequentemente utilizadas. As finalidades são diversas e perpassam o desenvolvimento de competências clínicas, cuidados materno, neonatal e infantil, registro, diagnósticos e intervenções de enfermagem, pensamento crítico, comunicação e trabalho em equipe. Conclusão: os tipos e as finalidades da simulação em enfermagem identificados sinalizam a diversidade e abrangência da simulação enquanto estratégia de ensino e aprendizagem na formação de enfermeiros.Artigo Types, purposes and simulation of contributions in vocational training in health: narrative review(International Archives of Medicine, 2017) Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; Araújo, Marília Souto de; Santos, Marcella Alessandra Gabriel dos; Medeiros, Kennya Cristina Mendes Cocentino de; Silva, Fillipi André dos Santos; Costa, Veronica Rodrigues Fonsêca; Martino, Milva Maria Figueiredo de; Araújo, Rosângela Symara Lima; Silva Junior, Francisco Lopes daObjective: To identify the types, purposes and the contributions of simulation in training in health. Method: This is a narrative review of the literature in its construction were used studies surveyed in databases Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS) and Scopus, and other data sources. Results: The types of simulations and simulators are characterized by the degree of organization of landscape and simulator technology: low, medium and high fidelity. These degrees of fidelity enable the development of skills and abilities in students in the context of health education. Conclusion: Considering the scope and possibilities of its use, the simulation can be a positive tool in health education process.Artigo O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica(Revista Espaço para a Saúde, 2015-01) Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; Martins, José Carlos Amado; Menezes, Rejane Maria Paiva de; Araújo, Marília Souto deO processo de formação em saúde tem passado por diversas mudanças no contexto contemporâneo, tornando-se relevante averiguar as modalidades metodológicas e conhecer os impactos atribuídos a estas transformações. Neste sentido, o estudo tem por objetivo refletir sobre as perspectivas atuais de ensino e aprendizagem no contexto da formação em saúde e enfermagem a partir do uso da simulação enquanto metodologia ativa. Trata-se de um estudo teórico reflexivo. Para a análise dos resultados, utilizou-se a Análise de Contexto (AC). Foram utilizadas as seguintes camadas interativas: a simulação como contexto imediato, as metodologias ativas como contexto específico, educação e formação em saúde como contexto geral e a formação em saúde como metacontexto. Reflete-se sobre a simulação enquanto método dinâmico e instrumento auxiliar de ensino-aprendizagem em saúde e enfermagem. Espera-se que as reflexões tecidas permitam a construção de conceitos que circundem a complexidade da formação em saúde e, em especial, a formação em enfermagem.