Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Araújo, Maria José"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    postGraduateThesis.type.badge
    Religiões afro-brasileiras: em um debate a partir da Base Nacional Comum Curricular
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-07) Araújo, Maria José; Elíbio Júnior, Antônio Manoel; Freitas, Idalina Maria Almeida de; Santos, Rosenilson da Silva
    Nesse artigo, apresentaremos uma abordagem bibliográfica acerca das religiões afro-brasileiras, nas regiões do Brasil e de maneira especial nos estados brasileiros. A todo instante surgem expressões religiosas que tendem a influenciar as pessoas modificando, assim, sua maneira de pensar e agir no mundo. Dentro dessas variedades de religiões, vemos as afro-brasileiras, que num passado não tão distante sofreram perseguição em seus rituais como também a seus adeptos. Hoje parece que não mudou muito, pois apesar de suas celebrações não serem proibidas como antigamente, vemos certo preconceito e ocultação em nossas salas de aula, onde os alunos têm acesso às religiões cristãs, no entanto outras denominações religiosas e as de matrizes africanas pouco ou nada se falam, se restringindo apenas como assunto do dia 20 de novembro, onde é comemorado o dia da Consciência Negra; sem falar que os próprios livros didáticos quando apresentam à temática, se resume em uma página ou metade da mesma. No presente artigo apresentaremos uma abordagem acerca das religiões afro-brasileiras dentro da disciplina de Ensino Religioso que vem sendo abordada no documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação, e também esboçar uma reflexão acerca da Lei 10. 639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. Essa obrigatoriedade não se restringe somente à disciplina de história e sim, ao Ensino Religioso, como também tratar de todo o contexto e rituais religiosos existentes na cultura de matrizes africanas.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM