Navegando por Autor "Araújo, Maria José Fernandes da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação A competência leitora de alunos do ensino fundamental: uma proposta de intervenção(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-13) Araújo, Maria José Fernandes da Silva; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641; ; http://lattes.cnpq.br/6905504227139621; Reinaldo, Maria Augusta Gonçalves de Macedo; ; http://lattes.cnpq.br/0323008945925363; Medeiros, Mario Lourenço de; ; http://lattes.cnpq.br/5849717780585240A leitura constitui uma atividade de suma importância na vida de todo ser humano, uma vez que esta prática é condição primordial para o desenvolvimento pleno da pessoa; uma atividade cujo domínio é essencial ao exercício da cidadania, pois é o meio através do qual o estudante tem acesso aos saberes que fazem parte do mundo a sua volta. No entanto, dada a complexidade que envolve o processo de aprendizagem da leitura, ensinar os alunos a ler não constitui tarefa fácil e, muitas vezes, os discentes não adquirem a competência necessária à compreensão dos textos, o que dificulta todo o desenvolvimento destes, haja vista que não há leitura, se não houver compreensão. De acordo com essa visão, o presente estudo tem como foco uma intervenção pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos do 6º ano “U” da Escola Estadual Senador José Bernardo, na cidade de São João do Sabugi - RN. As atividades que constituíram o processo da referida intervenção foram realizadas em sala de aula de Língua Portuguesa e desenvolvidas por meio de sequências didáticas elaboradas a partir de estratégias de leitura, tendo como base os gêneros textuais conto e notícia, uma vez que os alunos, sujeitos desta investigação, apresentavam sérios problemas no tocante à compreensão leitora. Tendo em vista a importância do problema em questão, este trabalho justifica-se pela relevância de atender à dificuldade mencionada, haja vista que o mesmo busca o desempenho em leitura através dos gêneros enquanto práticas sociais de linguagem, por meio de atividades interativas que visam ao ler para compreender, para construir o sentido dos textos e ampliar o interesse pela leitura. Esta proposta de intervenção insere-se no âmbito da Linguística Aplicada e para realizá-la, foram tomadas como fundamentos algumas teorias voltadas para a noção de língua enquanto prática sociointerativa, tais como os estudos de Bakhtin (2006, 2011), Bronckart (2012) e aportes direcionados ao ensino da atividade leitora, dentre eles: Solé (1998), Oliveira (2010), Leffa (1996, 1999), Silveira (2005) e outros. As discussões acerca de gêneros seguiram os estudos de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), além de outros teóricos; as sequências didáticas foram construídas a partir de Bronckart (2012), Dolz; Noverraz; Schneuwly (2013) e, no que se refere ao ensino de Língua Portuguesa, foram adotadas as orientações contidas nos PCN/LP (1998), como também em Antunes (2003, 2009) e outros autores. Os resultados mostram que os alunos do 6º ano ampliaram sua capacidade de compreensão dos textos lidos, através da implementação das ações didático-pedagógicas, adquirindo, assim, a competência leitora de que necessitavam para continuar aprendendo.