Navegando por Autor "Araújo, Maria de Fátima"
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Tese Contar no caminho: escritas de si, percursos de formação e inserção institucional de professores da infância(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-21) Araújo, Maria de Fátima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798436D6; ; http://lattes.cnpq.br/8483730716076321; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939Y5; Furlaneto, Ecleide Cunico; ; Souza, Elizeu Clementino de; ; http://lattes.cnpq.br/3968241717391173; Momo, Mariangela; ; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917; Silva, Rosália de Fátima e; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8A tese tem como objeto de estudo a percepção de professores da infância sobre seus percursos de formação e projetos de inserção institucional, e como objetivo analisar como os participantes da pesquisa articulam, narrativamente, seus percursos de formação e projetos de atuação profissional com vistas à inserção institucional em um Colégio de Aplicação. Adota princípios epistemológicos e métodos da pesquisa (auto)biográfica: Ferrarotti (2010); Delory-Momberger (2008, 2011, 2012); Josso (2010); Nóvoa (2007); Nóvoa e Finger (2010); Dosse (2009); Passeggi (2011, 2012, 2013); Souza (2004, 2010, 2013). O corpus está constituído por dez memoriais acadêmicos, dez projetos de atuação profissional; a transcrição de entrevistas realizadas em um grupo de discussão e o diário de campo da pesquisadora. As análises fundamentaram-se nas contribuições de Jovchelovitch e Bauer (2010), Schütze (2010) e Weller (2006). Os resultados da pesquisa permitiram depreender que o processo de biografização no memorial e no projeto de atuação profissional instaura uma dupla função: constituir-se como instrumento de avaliação e como dispositivo de formação, possibilitando aos professores a reflexão sobre particularidades do processo de biografização, no contexto de injunção institucional e a tomada de consciência de potencialidades de seus percursos de formação. Permitiram, ainda, a definição de três eixos organizadores de uma cartografia da formação, tomando o que Nóvoa (2007) sugere sobre os processos de Adesão, Ação e Autoconsciência na constituição da identidade docente. Ao narrar seus percursos de formação, os professores reconstituem adesões a princípios, valores e projetos em diferentes contextos de formação, revisitam ações desenvolvidas no exercício da profissão e elaboram reflexões que resultam na autoconsciência de potencialidades e limitações de suas ações na instituição. O trabalho contribui para pensar a produção de memoriais acadêmicos e projetos de atuação profissional como espaços fundantes de reflexão sobre a formação de professores da infânciaDissertação A Fogueira do conhecimento: religação de saberes e formação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-08-04) Araújo, Maria de Fátima; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; ; http://lattes.cnpq.br/8483730716076321; Souza, Elizeu Clementino de; ; http://lattes.cnpq.br/3968241717391173; Pereira, Wani Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/7582203887381400As narrativas sobre experiências de vida se constituem em aprendizagens significativas no processo de autoformação dos educadores. A formação é um fenômeno que extrapola o âmbito escolar, incluindo as experiências que servem de matriz para a construção de conhecimento ao longo da vida. Dessa perspectiva, o conhecimento de si , tal como proposto por SOUZA, NÓVOA e JOSSO, é a noção central em torno da qual de desenvolve esta dissertação. A pesquisa tem como foco principal transpor para a realidade dos professores o exercício reflexivo de sua docência, mediante a redescoberta de suas vivências através de histórias de si que, potencializadas, pode transformar suas práticas em sala de aula. Tomo como ponto de partida minhas próprias experiências como educadora, assumindo a convicção da indissociação entre sujeito e objeto do conhecimento, como propõe Edgar Morin para falar da ciência da complexidade. Lanço mão também das narrativas de formação de seis professores da rede pública de ensino, reveladoras da construção de conhecimento pautada na coerência do fazer pedagógico com seu modo de compreender e sentir o mundo. As obras Meus Demônios de Edgar Morin, O Tempo e EU de Luís da Câmara Cascudo e O Banquete dos Deuses de Daniel Munduruku, alargam o escopo das narrativas de experiências que se constituem em matrizes dos processos de formação. O trabalho com narrativas de formação demonstra que, a partir da reflexão do sujeito sobre sua própria experiência, é possível projetar novas configurações do conhecimento com base na religação entre vida, idéias e práticas pedagógicas. A partir da metáfora da fogueira é possível compreender a força da combustão das experiências de vida na formação docenteTCC Pedagogia tradicional: aspectos presentes na prática docente no contexto atual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-13) Araújo, Maria de Fátima; Cavalcante, Profª. Drª Christianne Medeiros; Melo, Profª. Drª. Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; Araújo, Profª. Espª. Joseane Batista deA prática docente está diretamente relacionada ao contexto histórico em que está inserida e às abordagens didático-pedagógicas que respaldam o fazer pedagógico em sala de aula ao longo da história. A presente pesquisa busca direcionar o olhar para os aspectos que qualificam uma prática pedagógica dentro dos parâmetros da inovação/ tradição educativa. Trata-se, então, de um estudo qualitativo que objetiva identificar aspectos da abordagem tradicional de ensino presentes na prática docente no contexto atual. De modo mais particular, na prática de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de quatro escolas públicas do município de Caicó, RN. Teoricamente, o trabalho se fundamenta em Libânio (1984) e Luckesi (1994), quando tratam das diferentes tendências pedagógicas que vem orientando a prática docente em sala de aula ao longo da história, como também, se respalda em Tardif (2002) ao tratar do trabalho docente e os reflexos da formação profissional na forma como os professores atuam em sala de aula. Como resultados, verifica-se que a prática pedagógica dos professores participantes da pesquisa é permeada por aspectos da pedagogia tradicional, que vão desde a forma de organização da sala até os métodos de ensino adotados e os recursos didáticos utilizados. No que se refere às concepções e percepções que os professores participantes da pesquisa têm das abordagens tradicional e inovadora e seus reflexos na prática docente em sala de aula no contexto atual, verificamos que, embora ao conceber a pedagogia tradicional eles tenham a remetido a algo antiquado, para eles as práticas pedagógicas tradicionais ainda permeiam o contexto escolar na atualidade e, ademais, isso não se mostra para eles com teor absolutamente negativo. Finalizamos este estudo reconhecendo e valorizando a importância do conhecimento acerca das diferentes abordagens pedagógicas, pois acreditamos que o primeiro passo para o saber-fazer é o saber, o qual se constitui tanto dos conhecimentos teórico-metodológicos apreendidos na formação profissional, como das experiências vivenciadas na prática cotidiana em sala de aula.