Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Araújo, Mayanne Fabíola Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Inovação e destruição criativa no segmento de agências e operadoras de viagens: cenário, estratégias e desafios
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-31) Araújo, Mayanne Fabíola Silva; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359; http://lattes.cnpq.br/6529528007337056; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; Batista, Saulo Gomes
    As discussões acerca da inovação e destruição criativa no segmento das agências e operadoras de viagens são primordiais para entender o cenário, estratégias e desafios. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é descrever como se caracterizam o cenário, estratégias e desafios gerenciais de inovação e destruição criativa no segmento das agências e operadoras de viagens da cidade do Natal/RN. E como objetivos específicos tem-se: Apresentar o setor de agências e operações de viagem, sua organização, estrutura e funcionamento no mercado local; discorrer sobre as ações e inovações de gestão no cenário de crises pelas agências e operadoras de viagens nos últimos cinco anos (2019 a 2023); identificar as mudanças, rupturas e transformações internas e externas (destruição criativa) necessárias e planejadas pelas agências e operadoras de viagem. O estudo é exploratório, com método de análise qualitativo e quantitativo feito através de questionários semiestruturais, como técnica de análise de dados foi feita análise de conteúdo de Bardin (2009). O universo da pesquisa abordado são empresas de Rio Grande do Norte credencias na AMBAV E CADASTUR. Desta forma, chegou-se a 450 agências. Como não foi possível pesquisar todos os elementos, pelo fato do tempo hábil, estabeleceu-se dentro da população estudada uma amostra não probabilística por conveniência, que abrangera 8agenciase 2 operadoras, que se dispuseram a colaborar com a pesquisa. Quanto aos resultados obtidos, identificou-se que as agências de viagens enfrentaram um momento de incertezas e inúmeras dificuldades, em razão da crise econômica resultante da pandemia, além de outras crises que já enfrentaram durante o tempo de existência. Notou-se que as agências e os gestores de grande parte da amostra realizaram diversas ações isoladas, voltadas para a crise enfrentada apenas para sobrevivência da crise momentânea e que a inovação é a grande aliada dessas empresas para sobrevivência diante dos cenários de dificuldades.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM