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Navegando por Autor "Araújo, Melissa de Oliveira"

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    TCC
    O estágio sob fogo cruzado: contribuições ao debate do "estágio híbrido" em Serviço Social no cenário da pandemia de COVID-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-07) Oliveira, Alice Santos de; Silva, Eliana Andrade da; http://lattes.cnpq.br/2216989230807890; http://lattes.cnpq.br/5616034836065674; Hoffmann, Edla; http://lattes.cnpq.br/8231237630604757; Araújo, Melissa de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2510085542388539
    O presente estudo versa sobre o Estágio Supervisionado em Serviço Social, no contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE) e de pandemia de COVID-19, tendo como objetivo analisar as condições de realização do Estágio Supervisionado Obrigatório do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no formato híbrido, no cenário da pandemia de COVID-19 em 2021. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quanti-qualitativa, tendo como método o materialismo histórico-dialético, a partir de uma leitura crítica do real, na compreensão das determinações sócio-históricas da realidade para além da sua aparência imediata. Tem como foco a realização de estudos bibliográficos que dão sustentação teórica a problemática e análise documental em fontes secundárias. A partir das reflexões tecidas, compreendemos as tendências da formação e os desafios contemporâneos inerentes ao Estágio Supervisionado, sobretudo, na concretização das Diretrizes Curriculares de Curso e da Política Nacional de Estágio, diante do contexto de desmonte da educação superior pública sob o avanço do capital nas políticas educacionais, a partir da privatização do ensino superior e o aceleramento da formação com a instituição dos modelos de Educação à Distância (EaD), associado às lacunas no processo de ensino-aprendizagem, na apreensão da relação teoria/prática e as lacunas na realização da supervisão direta. No “novo normal”, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) tomaram lugar em todas as dimensões da vida social, substituindo a realidade presencial pela virtual, especialmente, na educação com o advento do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Assim, o Estágio Supervisionado Obrigatório sofreu um processo de precarização intensificado, rebaixando-o ao nível da lógica do ensino a distância, conforme a sua realização em consonância com os princípios e diretrizes defendidos pelo projeto ético-político do Serviço Social, diante o cenário da pandemia de COVID-19.
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    Dissertação
    Mulheres vítimas de violência sexual: perfil e percepções sobre o cuidado ofertado em uma maternidade-escola pública
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-11) Araújo, Melissa de Oliveira; Amorim, Karla Patricia Cardoso; http://lattes.cnpq.br/6339836465951509; http://lattes.cnpq.br/2510085542388539; Freitas, Cláudia Helena Soares de Morais; Faustino, Waglânia de Mendonça
    A violência contra a mulher é produto de uma construção histórica que reforça ao longo dos anos a figura da mulher como um objeto submisso, que a fragiliza e a expõe à ocorrência de inúmeras agressões em todos os âmbitos da vida social. Tornou-se um grave problema de saúde pública, além de crime de violação dos direitos humanos, já que está associada a riscos de agravos da saúde física e mental, assim como à maior frequência de utilização dos serviços de saúde. Este estudo objetivou investigar o perfil das mulheres vítimas de violência sexual atendidas em uma Maternidade Escola-Pública e o cuidado no pós-violência ofertado por essa instituição, destacando os aspectos que conformam o contexto da violência sexual. A pesquisa foi orientada pela abordagem qualitativa, utilizando pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. A parte documental teve como base os prontuários das mulheres violentadas sexualmente que receberam atendimento na instituição pesquisada no período de 2015 a 2020. E as entrevistas, proporcionaram a escuta das mulheres violentadas sexualmente que receberam atendimento no serviço no ano de 2021, buscando compreender o cuidado ofertado na perspectiva desse grupo. O processamento dos dados coletados foi feito a partir da análise do real, de forma crítica, através de estatística descritiva e análise de conteúdo. Foi possível verificar que o perfil das mulheres atendidas é de jovens, negras, de baixa escolaridade e que, por vezes, já foram violentadas em outros momentos. Destaca-se como percepções positivas sobre a instituição pesquisada o fato de ser referência no estado do Rio Grande do Norte; a motivação das mulheres pela procura da assistência à saúde; o apoio, proteção e orientação; a compreensão e viabilização dos direitos; a rapidez e agilidade no atendimento; e a realização do aborto legal no próprio serviço. Com relação aos desafios, evidencia-se a necessidade de preparação da equipe assistencial; um espaço com condições adequadas para atendimento humanizado e multiprofissional; o receio por parte das mulheres em sofrer violência institucional; e a baixa adesão à profilaxia e contracepção de emergência. Os resultados encontrados demonstram a relevância do debate sobre a temática de assistência integral à saúde da mulher vítima de violência sexual, assim como a necessidade de ampliar o fomento às políticas públicas destinadas a esse segmento populacional.
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