Navegando por Autor "Araújo, Nathalie Rose Ramos da Fonseca"
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Dissertação "Oratia": uma metodologia para desenvolver e avaliar a habilidade oral na aprendizagem de língua assistida por dispositivos móveis(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-16) Araújo, Nathalie Rose Ramos da Fonseca; Nunes, Isabel Dillmann; Aquino, Lucélio Dantas de; ; http://lattes.cnpq.br/9585462037655988; ; http://lattes.cnpq.br/2087785677186785; ; http://lattes.cnpq.br/8854854048289151; Paiva, Maria Cristina Leandro de; ; http://lattes.cnpq.br/5008583007971704; Falcão, Carla Aguiar; ; http://lattes.cnpq.br/7568583885893731; Araújo, Júlio César Rosa de;Diante de uma realidade educacional que tende a dar considerável enfoque às habilidades leitora e escrita, pondo em segundo plano uma das habilidades mais úteis, a oral, o presente trabalho tem como proposta central o desenvolvimento de uma metodologia, com foco na aprendizagem de língua assistida por dispositivos móveis que desenvolva e avalie a habilidade oral nas aulas de língua estrangeira. Como percurso dessa pesquisa, foi desenvolvida, aplicada e validada esta nova perspectiva metodológica, a Oratia. Ela é pautada no reconhecimento do cotidiano dos alunos para criação de uma proposta didática significativa que estimule a criação constante de minivídeos - mídia que possibilita reconhecer aspectos relevantes da oralidade a serem avaliados, como a movimentação do aparelho fonador, a fluência, a expressão e a pronúncia. Para tanto, foram utilizadas as ferramentas digitais pedagógicas disponíveis, incorporadas aos planos de aula que trouxeram como suporte avaliativo o uso de minivídeos. Para fins de aplicação e validação da metodologia Oratia em diferentes contextos educacionais, realizou-se uma testagem piloto em um instituto de línguas e uma intervenção final em uma escola estadual em tempo integral, gerando proximidade e possibilidade para o contexto da Educação Básica brasileira, regida pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) que aponta o desenvolvimento da habilidade oral dentro da escola. Ao final da pesquisa, a partir dos dois contextos de aplicação, analisando os dados, como entrevistas semiestruturadas, questionário e os materiais oriundos das práticas, constatou-se que a metodologia Oratia é uma estratégia possível, adaptável e eficaz ao que se propõe, independente do cenário educacional em que está inserida. Além disso, esta pesquisa traz como contribuição a produção do conhecimento quanto ao uso de dispositivos móveis no desenvolvimento da habilidade oral em língua estrangeira, gerando, como produto, a metodologia Oratia, incluída no repertório metodológico de ensino-aprendizagem de línguas já existente para desenvolvimento e avaliação fluidos e significativos da oralidade.