Navegando por Autor "Araújo, Rejanieley Paula da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Projetos literários pedagógicos: influência da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento nos primeiros anos do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Araújo, Rejanieley Paula da Silva; Paiva, Amon Evangelista dos Anjos; Freitas, Rita Diana de; Ribeiro, Wagner LeiteA literatura infantil é bastante utilizada nas salas de aulas, trazendo momentos de diversão e ludicidade, porém, ela também pode ser trabalhada de maneira que envolva o entretenimento e aprendizagem, e, nos primeiros anos do ensino fundamental, ela é essencial no processo de alfabetização e letramento. Assim sendo, a maneira como ela é trabalhada é determinante para o bom desenvolvimento desse processo. Dessa forma, a seguinte pesquisa tem o objetivo de identificar a influência de projetos literários pedagógicos no processo de alfabetização e letramento, através de aplicação de questionário com professores do primeiro ano do ensino fundamental e pesquisa bibliográfica. Onde resultados obtidos revelam que os projetos literários contribuem para que a literatura infantil seja desenvolvida de maneira lúdica, através de metodologias que despertam a curiosidade, interesse, participação das crianças, propiciando aprendizagem ao mesmo tempo também que encantamento e diversão, além de auxiliar na construção de valores éticos e morais, letrando as crianças e auxiliando na alfabetização.