Navegando por Autor "Araújo, Sergio Ricardo Fernandes de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo Produção de vídeo educacional: modelo interativo usando o PBL(Universidade Federal do Ceará (UFC), 2017-08-29) Araújo, Sergio Ricardo Fernandes de; Rocha, Lara Valeska de Medeiros; Veleda, André Matheus de Souza; Maciel, Michelline do Vale; Rodrigues Neto, João FirminoIntrodução: Atualmente, com as constantes mudanças macroeconômicas e tecnológicas, a educação está passando por alterações para além da sala de aula. Neste cenário, pesquisas mostram que a ferramenta de vídeo melhora a qualidade e a experiência de aprendizagem do usuário. Objetivo: Desenvolver videoaulas na área da infectologia, usando como base um problema e usufruindo do método PBL para apresentar os temas aos alunos de forma integrada e prática. Métodos: Foi construído um caso clínico sobre endocardite infecciosaque possuísse elementos para a discussão da microbiologia do agente infeccioso, imunologia e tratamento farmacológico. Um roteiro foi produzido e nele constava o diálogo dos alunos e o que seria exibido. Os esquemas, foram todos elaborados pelos estudantes, com base em seus estudos individuais. Resultados: Para construir o caso clínico e o roteiro, foi necessária uma extensa busca bibliográfica por meio de livros e tratados que dessem informações com alta credibilidade sobre o assunto, as informações tiveram de ser colocadas em uma ordem lógica semelhante à vista em livros de medicina interna para que fosse obtido um maior nível de compreensão por parte do espectador. Conclusões: A produção devídeos com fins educativos propicia a conversão do conteúdo estático dos livros em dinâmicos, pode ter uma abrangência muito grande, produz de certa forma um legado, deixando um conteúdo dialogado registrado para ser exibido quando e onde quiser, além de ser um material de baixo custo que gera uma produtividade cognitiva comparado a poucos materiais didáticos