Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Araújo, Wellington Alysson de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Produto Educacional
    As abelhas e os céus
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-31) Araújo, Wellington Alysson de; Germano, Auta Stella de Medeiros
    Este vídeo é um produto educacional desenvolvido por Wellington Alysson de Araújo sob a orientação da Professora Dra. Auta Stella de Medeiros Germano no âmbito do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM) do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O desenvolvimento do presente vídeo foi fundamentado a partir de estudos presentes em nossa dissertação (Título: UMA SESSÃO VIRTUAL PARA PÚBLICO GERAL COM O TEMA “AS ABELHAS E OS CÉUS”) que está disponível no site do PPGECNM e no Repositório Institucional da UFRN.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Uma sessão virtual de planetário para público geral com o tema "As Abelhas e os Céus"
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-31) Araújo, Wellington Alysson de; Germano, Auta Stella de Medeiros; https://orcid.org/0000-0001-9092-2997; http://lattes.cnpq.br/9487308554724839; http://lattes.cnpq.br/5851650678308024; Silva, José Ronaldo Pereira da; Hrncir, Michael
    Esta dissertação apresenta os fundamentos utilizados na elaboração e na avaliação de uma sessão para planetário em formato de vídeo para tela plana sobre o tema “As abelhas e os Céus”, dirigida para o público geral, bem como o roteiro da sessão, a avaliação desta pelo público que participou de sua primeira apresentação e o link para o vídeo. O tema da sessão visa uma articulação entre Educação em Astronomia e Educação Ambiental considerando a necessidade de sensibilização ambiental mais ampla da população e apoiando-se nas reflexões de Sauvé (1997, 2005, 2008) sobre formas de vermos o ambiente ao trabalharmos a Educação Ambiental. Para a elaboração da sessão utilizamos as etapas propostas por Freitas e colaboradoras (2013, 2015). Na delimitação do conteúdo e do tema da sessão, foi feito um estudo, com 81 pessoas, de concepções sobre as abelhas e as habilidades destas para navegar pelo céu, junto a estudantes e pessoas em geral, no RN. Desse processo, resultou uma sessão com mensagem geral: “As abelhas são essenciais para a vida na Terra e sua percepção do céu é fundamental para a sobrevivência delas”. Os núcleos de informação contemplaram conteúdos como: o desaparecimento das abelhas; sua importância na polinização; o uso que fazem do Sol para navegação pelo céu e em comunicação sobre fontes de alimento; sua percepção diferenciada da luz polarizada do céu; representações culturais de abelhas nos céus; e as abelhas no RN. Para avaliar o produto foi realizada uma apresentação interativa para o público geral, da qual participaram 14 pessoas, via Google Meet. A exibição do vídeo (31min) somada às interações durou, no todo, 1h30min. Além de dados obtidos em notas pessoais e no chat, sobre as interações, utilizamos, como principais instrumentos avaliativos, um formulário eletrônico e, de modo complementar, duas entrevistas on-line com Mapa de Significado Pessoal (FALK; MOUSSOURI; COULSON, 1998). Os dados dos formulários foram organizados em categorias (BARDIN, 2006), destacando-se, entre outros aspectos, os principais aprendizados indicados pelo público que a avaliou, os quais abrangeram os seguintes temas: a sensibilidade das abelhas Apis mellifera à luz polarizada espalhada no céu; como esta é usada por esses animais para acompanharem o Sol ao longo do dia e se comunicarem sobre fontes de alimento; e as representações das abelhas no céu pelos Tupiguarani. Em linhas gerais, a maioria dos avaliadores apontaram ter gostado da sessão e indicaram que a recomendariam fortemente para outras pessoas. Identificamos também algumas melhorias a serem feitas, tais como a qualidade do áudio do vídeo e reforços, nas interações, em torno de assuntos como a polarização do céu e o movimento diário do Sol e das demais estrelas na abóbada celeste. Durante a sessão foi ressaltado por professores da Educação Básica o potencial do vídeo para trabalho interdisciplinar nas escolas, em especial em disciplinas eletivas. A nossa expectativa é a de que a divulgação do link do vídeo da sessão alcance mais pessoas e possa contribuir, assim, nos mais diversos contextos de educação, incluindo planetários e escolas, para uma educação voltada para a sensibilização ao ambiente.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM