Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Aragão, Laura Carolina Lemos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Análise de inteligência, leitura, escrita, funções executivas e condições socioeconômicas em alunos de escolas públicas em investigação de transtorno de desenvolvimento intelectual leve
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Silva, Larissa Roque e; Azoni, Cintia Alves Salgado; Gomes, Ediana Rosselly de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3846459015672255; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; http://lattes.cnpq.br/7430640427483480; Garcia, Danielle Ferreira; Aragão, Laura Carolina Lemos; Felinto, Priscila Magalhães Barros
    Esse estudo mapeou aspectos socioeconômicos e das habilidades de leitura, escrita e funções executivas em estudantes com deficiência intelectual leve matriculados no Ensino Fundamental I e II de escolas públicas de um município de Curimataú Paraibano. A amostra consistiu em 14 crianças e adolescentes. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e exploratória de caráter quali-quanti, com abordagem transversal, não paramétrica. Foram analisados os resultados obtidos do Questionário Socioeconômico e Cultural, da Entrevista Semiestruturada com os responsáveis e da avaliação cognitiva com os participantes, visando comparar os resultados das investigações realizadas. Os dados coletados foram analisados por meio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 30.0.0.0 (172).Os resultados revelaram variações de desempenho conforme dados pré-natais, condição socioeconômica, suporte domiciliar, ambiente escolar, processos cognitivos (inteligência, linguagem e funções executivas), idade e ano escolar. Observou-se que nenhum dos participantes havia recebido diagnóstico clínico, sugerindo uma invisibilidade nos casos de Transtorno de Desenvolvimento Intelectual (TDI) leve; há uma perceptível fragilidade econômica e vulnerabilidade social, com renda per capita R$ 350,00 mensais; no total, 64,3% dos estudantes investigados ainda não estavam alfabetizados; entre os índices dos WISC-IV a maior fragilidade cognitiva é no IMO; para as crianças com TDI leve, a realização da escrita sem erros ortográficos acaba se tornando um desafio maior, se comparado a leitura de palavras. Constatou-se que as crianças com TDI leve são capazes de aprender e se desenvolver, no entanto, isto vai depender do suporte e apoio apropriado recebido, tais resultados reforçam a importância de intervenções educacionais adaptadas e contextualizadas para esse público, com possibilidade de inserção de programas de estimulação da leitura, escrita e funções executivas que possam considerar as particularidades socioeconômicas e cognitivas de estudantes oriundos de origem carente.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Tese
    Classe hospitalar em oncologia pediátrica: articulação da neuropsicologia e educação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-24) Silva, Débora Sunaly Leite da; Pires, Izabel Augusta Hazin; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471; http://lattes.cnpq.br/9173227645916833; Azoni, Cintia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; Aragão, Laura Carolina Lemos; Felinto, Priscila Magalhães Barros; Oliveira, Roberta Ceres Antunes Medeiros de
    Conforme a legislação vigente a educação é um direito pétreo garantido pela Constituição Federal de 1988, sendo deveres do Estado a sua garantia sem qualquer distinção. No entanto, diversas circunstâncias podem interferir na frequência escolar de crianças/adolescentes, e dentre elas, destacam-se as situações em decorrência do adoecimento e internação. Porém, para essas crianças, o direito educacional permanece e passa a ser ofertado através das denominadas Classes Hospitalares (CH). No cenário do adoecimento na infância, o câncer desponta como uma das patologias que mais acometem a criança e tem prevalência e reflexos significativos, decorrentes principalmente do tratamento, em sua qualidade de vida, sendo a leucemia linfoide aguda (LLA) o tipo de câncer mais comum nessa população. Na última década, estudos apontam para a existência de déficits neuropsicológicos significativos em crianças sobreviventes da LLA. Nesse contexto de atenção às demandas educacionais referentes às condições de tratamento deste grupo clínico, a presente pesquisa teve como objetivo geral caracterizar os principais achados da neuropsicologia e articulá-los com a prática docente da classe hospitalar (CH) em oncologia pediátrica no estado do Rio Grande do Norte (RN), a partir da apresentação de quatro estudos interdependentes: (1) A política da classe hospitalar na oncologia pediátrica do estado do RN: trajetória e perfil; (2) Desafios e potencialidades da classe hospitalar do RN no contexto da oncologia pediátrica: representações e vivências dos professores; (3) Contribuições e concepções da neuropsicologia na prática da classe hospitalar oncológica pediátrica e; (4) Cadernos (vol. 1 e 2) de orientação à prática docente na classe hospitalar em oncologia pediátrica.A pesquisa de cunho qualitativo exploratório, foi realizada através da análise de documentos e entrevista semiestruturada individual com nove professores da classe hospitalar oncológica pediátrica do RN. Os resultados oriundos dos estudos ressaltam a importância das contribuições da neuropsicologia escolar para a prática da equipe educacional das CH em contexto de oncologia pediátrica, tendo em vista que o suporte educacional especializado para este grupo clínico, contribui também como forma interventiva para possíveis dificuldades educacionais que acometem essa população. Espera-se com tais resultados contribuir para a construção de novos sentidos para a prática docente nas CH, repercutindo em termos da qualidade da educação ofertada ao público clínico da oncologia pediátrica e, consequentemente, sobre a qualidade de vida de crianças e adolescentes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Diagnóstico e tratamento do TDA/H: investigação dos critérios utilizados por diferentes categorias profissionais da cidade de Natal-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-19) Aragão, Laura Carolina Lemos; Pires, Izabel Augusta Hazin; ; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471; ; http://lattes.cnpq.br/2483750227081155; Abreu, José Neander Silva; ; http://lattes.cnpq.br/1020328026365974; Barreto, Maria da Apresentação; ; http://lattes.cnpq.br/0256251497039883
    O TDA/H é um dos transtornos mentais mais comuns na infância e adolescência e contempla uma complexa combinação de déficits neurocognitivos, os quais culminam no desenvolvimento inapropriado de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. A indefinição etiológica, bem como a influência de fatores socioculturais sobre sua sintomatologia, refletem a complexidade subjacente a tal transtorno. Diante da variabilidade de ferramentas e etapas constituintes da avaliação diagnóstica, além das diversas proposições terapêuticas sugeridas pela literatura, buscou-se investigar como médicos, psicólogos e psicopedagogos da cidade de Natal-RN têm realizado ou contribuído para o diagnóstico e a intervenção junto a crianças e adolescentes com hipótese diagnóstica de TDA/H. Participaram desse estudo 34 profissionais, selecionados por conveniência, com os quais foi realizado procedimento de entrevista, orientado por roteiro semi-estruturado. Após a categorização das informações seguiu-se à análise descritiva multidimensional do tipo Clusters. Como resultados, evidenciou-se a partição do efetivo global em dois agrupamentos: Grupo 1, predominantemente composto por profissionais com formação médica e Grupo 2, constituídos por profissionais das áreas da psicologia e psicopedagogia. A variável “Número de sessões”, ou seja, tempo necessário para o diagnóstico, foi aquela de maior força estatística na segmentação entre os grupos, seguida das variáveis “Formação Profissional” e “Uso de instrumentos diagnósticos”. As variáveis “Comorbidade”, “Definição do TDA/H” e “Modalidades de Intervenção” demonstraram contribuição na partição dos clusters, apesar de refletirem menor força. A despeito da similaridade entre os grupos, constatou-se associações específicas entre a formação acadêmica do profissional e as modalidades diagnósticas/interventivas utilizadas junto ao TDA/H, o que sugere a presença de heterogeneidade na compreensão do transtorno em relação às diferentes categorias profissionais.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Educação em saúde para deficiência intelectual: produção científica, capacitação e proposta de intervenção
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-29) Coutinho, Ronildo Teixeira; Pires, Izabel Augusta Hazin; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471; http://lattes.cnpq.br/8435481323121579; Mello, Claudia Berlim de; Aragão, Laura Carolina Lemos; http://lattes.cnpq.br/2483750227081155
    Deficiência Intelectual (DI) é um Transtorno de Neurodesenvolvimento caracterizado por déficits funcionais no comportamento adaptativo e inteligência. A Educação em Saúde (ES) e Educação Permanente em Saúde (EPS) são paradigmas fundamentais para a compreensão de ações no campo das Políticas Públicas em Saúde no país. O objetivo da presente pesquisa é analisar a articulação entre saúde e educação no campo da DI. Os objetivos específicos são 1) analisar a produção científica sobre Educação em Saúde para pessoas com DI no cenário nacional, 2) analisar a inserção do eixo da DI nos Planos Estaduais de Educação Permanente em Saúde (PEEPS), 3) Mapear contribuições da Neuropsicologia, em termos de intervenção, com a descrição de um serviço direcionado a crianças e adolescentes com DI e 4) Elaborar proposta de intervenção para adolescentes com DI. Metodologia: A pesquisa subdivide-se em três estudos. O primeiro é revisão integrativa da literatura com pesquisa documental, em que foram identificados estudos descritivos, antigos, com baixa operacionalização conceitual e poucas propostas de intervenção no eixo da ES e baixa frequência de diretrizes específicas para DI com pouca previsão orçamentária no eixo da EPS. O segundo é um estudo teóricodescritivo em identificou como principais alvos terapêuticos no Funcionamento Sensóriomotor, Linguagem, Atenção, Funções Executivas e Funcionamento Socioemocional com ênfase em atividades concretas e mediadas por Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e como principais ações de intervenção a psicoeducação e intervenções no auxílio dos Planos de Ensino Individualizado e nos Projetos Terapêuticos Singulares. O terceiro é uma proposta de intervenção, desenvolvida a partir do modelo da multidimensional, biopsicossocial e hierárquico da CIF construída a parte de protocolos de intervenção e materiais técnicos sobre a DI e que foi pensado para contemplar como alvo terapêutico os três eixos do Comportamento Adaptativo, habilidades sociais, conceituais e práticas, bem como os subcomponentes de Atividade/Participação da CIF.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Tese
    A influência de fatores socioculturais e clínicos sobre o perfil cognitivo de crianças e adolescentes sobreviventes de tumores de fossa posterior
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-06) Aragão, Laura Carolina Lemos; Pires, Izabel Augusta Hazin; Garcia, Danielle Ferreira; 06160531425; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471; http://lattes.cnpq.br/2483750227081155; Seabra, Alessandra Gotuzo; http://lattes.cnpq.br/7828325860191703; Gomes, Ediana Rosselly de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3846459015672255; Lopes, Fivia de Araújo; http://lattes.cnpq.br/2583445528542625; Maia, Rodrigo da Silva; http://lattes.cnpq.br/1734687878822841
    Os tumores de Sistema Nervoso Central são as neoplasias sólidas pediátricas mais comuns. A fossa posterior, notadamente o cerebelo, constitui a região de maior incidência, onde são mais frequentes os meduloblastomas e os astrocitomas pilocíticos. Meduloblastomas são tratados com neurocirurgia (NC), quimioterapia sistêmica (QT) e radioterapia crânio-espinal (RTX), enquanto os astrocitomas, em sua maioria, exigem exclusivamente NC. O alcance da sobrevida é obtido mediante sequelas sobre o desenvolvimento dos sobreviventes, associadas especialmente à neurotoxicidade do tratamento antineoplásico, ao qual são atribuídos danos à integridade da substância branca (SB). Distintos fatores se somam a este complexo mosaico, com destaque para os aspectos socioculturais, que de forma independente ou sobreposta, estruturam dialeticamente os processos de desenvolvimento. O presente trabalho teve como objetivo investigar a influência de aspectos socioculturais e clínicos sobre o perfil cognitivo de crianças e adolescentes sobreviventes de Tumores de Fossa Posterior (TFP). A pesquisa foi subdividida em três estudos: 1) Influência da escolaridade materna sobre a capacidade intelectual em pacientes pediátricos sobreviventes de TFP; 2) Investigação da memória em pacientes pediátricos sobreviventes de TFP; 3) Lesões encefálicas na infância: Estudo de caso de tumor maligno na fossa posterior. Trinta e sete sujeitos entre seis e 16 anos compuseram o grupo clínico e 25 sujeitos, o grupo controle - participante apenas do estudo 2 -, pareados 1:1 segundo sexo, idade, tipo de escola e nível socioeconômico dos participantes do estudo 2. Foi realizada avaliação neuropsicológica com os participantes e os dados foram analisados através de ferramentas estatísticas descritivas e inferenciais. No estudo 1, verificou-se que o tipo de tratamento apresentou-se significativamente associado a funções cognitivas não verbais da capacidade intelectual, ao passo que a variável escolaridade materna associou-se a impactos em dimensões verbais. No estudo 2, verificou-se que o grupo clínico submetido apenas à NC apresentou prejuízos especialmente na memória operacional verbal, enquanto os impactos mnêmicos mais amplos estiveram relacionados ao grupo submetido às terapias antineoplásicas. Menores desempenhos na memória operacional foram identificados em crianças cujas mães apresentaram menor grau de escolaridade. No estudo 3, o perfil neuropsicológico da criança sobrevivente de meduloblastoma revelou prejuízos relativamente leves em se considerando os déficits cognitivos esperados para sujeitos tratados pelas terapias antineoplásicas. Os achados sugerem que as condições socioculturais que perpassaram o desenvolvimento da criança atuaram como fatores protetivos quanto à emergência de sequelas cognitivas mais graves. Assim, destaca-se a expressiva complexidade subjacente à manifestação dos perfis cognitivos apresentados por essa população e revela-se o papel central da variável escolaridade materna.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM