Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Araujo, Heloísa Luanna Ferreira de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A aprendizagem na educação infantil: Um olhar construtivista a partir da perspectiva Piagetiana
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-22) Araujo, Heloísa Luanna Ferreira de; Silva, Diêgo de Lima Santos; Vieira, Francileide Batista de Almeida; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz
    O presente trabalho monográfico, objetiva discorrer sobre as proposituras piagetianas no que tange ao percurso de aprendizagem infantil, será abordado como o construtivismo favorece esse processo e como o professor é indispensável na mediação de saberes. O trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica, acerca do processo da aprendizagem infantil pautando-se em uma visão construtivista, baseando-se na questão: Como acontece o processo de aprendizagem nas crianças, quais práticas podem ser facilitadoras da aprendizagem em sala de aula? Assim, tem por objetivos específicos: compreender o processo de aprendizagem, analisar a relevância do papel do professor como mediador dos saberes, tendo como foco a teoria construtivista como contribuinte dessas etapas. De modo a identificar como a criança aprende, desenvolve-se e assimila o conhecimento, e assim inferir sobre aspectos cientificamente comprovados para proporcionar uma aprendizagem significativa. Para sustentar a discussão teórica, buscou-se uma revisão de literatura, sendo fundamentada principalmente em Piaget (1926; 1959; 1971), Munari (2010), Minicucci (1997), Freire (1996), Gadotti (2003), Carretero (1997), Becker (2010), dentre outros. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, realizada com base em uma pesquisa aprofundada no trato deste assunto. A finalização do trabalho, nos proporcionou compreender o processo de aprendizagem da criança na perspectiva construtivista, apontou métodos de ensino, e os benefícios do construtivismo no ambiente escolar. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível afirmar que a teoria construtivista é válida, sendo fundamental para a compreensão do desenvolvimento e da aprendizagem.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM