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Navegando por Autor "Araujo, Regina Ferreira de"

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    TCC
    Análise da matriz SWOT em agência de viagens: um estudo de caso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-06) Santos, Maria Luiza de Oliveira Guedes dos; Bridi, Guilherme; http://lattes.cnpq.br/1626859396401842; Araujo, Regina Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/6130957993197755; Silva, Jéssyca Rodrigues Henrique da; http://lattes.cnpq.br/0830454940231346
    Este projeto tem o intuito aplicar a matriz SWOT em uma agência e turismo, visando identificar os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças inerentes à organização. Como objetivos específicos, busca-se: a) Mapear a visão geral dos colaboradores da empresa sobre o negócio; b) Propor estratégias de aprimoramento do cenário identificado. O método de pesquisa aplicado foi estudo de caso exploratório. Foi utilizada também a observação participante. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com amostra de colaboradores da empresa. Como resultados da aplicação da matriz SWOT, foram identificadas as principais fortalezas (clientela fidelizada, empresa bem estruturada, marketing ativo, possuir fornecedores diretos) fragilidades (demora no retorno aos clientes, ausência de RH, melhoria na gestão de tempo e na oferta de treinamentos) oportunidades (investir em tecnologia para ecommerce, aumento da busca por viagens pós pandemia) e ameaças (concorrência, internet, preços elevados). Para cada um destes pontos, foram elaboradas estratégias de ação visando maximizar tudo aquilo que já é positivo, bem como mitigar os efeitos dos pontos negativos identificados.
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    TCC
    O famtour como estratégia de marketing nas agências de viagens e turismo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Santos, Thaila Maria dos; Brito, Jessica Vivianne da Cunha Silva de; Lima, Catiane Lopes de; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; Araujo, Regina Ferreira de
    O famtour também conhecido como famtrip são viagens de familiarização onde os agentes de viagens têm a oportunidade de adquirir conhecimento sobre os produtos e serviços de empreendimentos e destinos, permitindo que o profissional consiga oferecer aos seus clientes opções com mais propriedade e segurança. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é compreender como a participação do agente de viagens em um famtour contribui com a promoção dos produtos e serviços turísticos das agências de viagens. O presente estudo é uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, a coleta de dados se deu por meio de entrevistas qualitativas semiestruturadas com agentes de viagens que participaram de famtours e a análise foi realizada por meio de análise de conteúdo. O estudo permitiu observar a importância do famtour para o mercado das agências de viagens e para o turismo como um todo, proporcionando aos profissionais a oportunidade de promover e divulgar de forma eficiente os produtos que comercializam nas agências de viagens. Além disso, também se identificou que os famtours permitem aos profissionais atender aos desejos de seus clientes de forma eficaz, evidenciando a relevância das agências no mercado e as diferenciando das Online Travel Agencies (OTAs) agências de viagens online.
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    Livro
    Inventário da oferta turística da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão
    (2025-08-10) Araujo, Regina Ferreira de; Coutinho, Lívia Maria Silva; Medeiros, Hélcio Pacheco; Gois, Socorro do Vale Bezerra de; Silva, Caroline Tertulino da; Martins Neto, João Batista de Lima; Souza, Júlia Mariane Januário de; Silva, Irruá Kevem Nascimento da; https://orcid.org/0000-0002-4728-8094; https://orcid.org/0000-0002-0136-6974; https://orcid.org/0000-0002-1908-7535; https://orcid.org/0000-0003-1248-0868; author
    Trata-se do inventário da oferta turística da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão. O inventário é dividido em cinco categorias: infraestrutura de apoio ao turismo; serviços e equipamentos turísticos; atrativos turísticos; comércio turístico; e atividades comerciais de apoio ao turismo.
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    TCC
    Mobilidade urbana, qualidade de vida e lazer: “bikes na town” como meio de transporte alternativo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-06) Varela, Jardel Henzio Figueiredo Santos; Araujo, Regina Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/6130957993197755; Lima, Catiane Lopes de; http://lattes.cnpq.br/9804120087119769; Bringel, Renata Xabregas Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0567472995111724
    A mobilidade urbana é um aspecto significativo na qualidade de vida das pessoas e em suas oportunidades de lazer. Este artigo explora o uso de bicicletas como alternativa de transporte no corredor turístico de Natal, Brasil. O estudo enfatiza os impactos negativos dos modelos de mobilidade de baixa qualidade e alto custo na vida das pessoas e na sustentabilidade ambiental. A pesquisa examina a relação entre renda e escolhas de transporte, destacando a limitada acessibilidade ao transporte público para indivíduos de baixa renda, ressaltando a importância de promover alternativas sustentáveis de transporte, com baixo custo, fácil manutenção, alta mobilidade e benefícios para a saúde. O artigo discute o conceito de qualidade de vida e como a atividade física contribui para ela, argumentando que as bicicletas não apenas fornecem transporte sustentável, mas também contribuem para o bem-estar físico e mental. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, documental e de campo, tendo sido aplicado um formulário Google a 104 pessoas, decorrendo em uma análise quantitativa, que culminou na confirmação do referencial teórico de que a cidade precisa de mais segurança e infraestrutura adequada para o ciclista. Portanto, para explorar plenamente o potencial da bicicleta como meio de transporte alternativo no corredor turístico de Natal-RN, são necessárias medidas e investimentos adequados. É fundamental desenvolver infraestrutura cicloviária adequada, com a construção de ciclovias e ciclofaixas seguras e bem sinalizadas. Também é importante promover campanhas de conscientização sobre os benefícios da bicicleta e educar os ciclistas e motoristas sobre o compartilhamento seguro das vias.
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    TCC
    Protocolos de atendimento e segurança ao público infanto-juvenil nos meios de hospedagem de Natal - Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Pereira, Bianca Emily Medeiros; Cavalcante, Erica Dayane Chaves; http://lattes.cnpq.br/2902600033356292; Lima, Catiane Lopes de; http://lattes.cnpq.br/9804120087119769; Araujo, Regina Ferreira de
    Ao longo dos anos, observa-se mudanças significativas nos meios de hospedagem, onde antes a atenção estava voltada para o ambiente físico disponível, hoje a preocupação se direciona para a capacitação dos colaboradores, visando um atendimento de excelência para o público. Entretanto, muitas vezes há pouco treinamento específico para a hospedagem de determinados grupos, como crianças e adolescentes, que constituem um público vulnerável. A mídia tem coberto casos de abusos, sequestros e alienação de crianças e adolescentes, como exemplos. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa é analisar os protocolos de atendimento e segurança voltados ao público infanto-juvenil que são adotados nos meios de hospedagem de Natal/RN. Buscou-se ainda identificar a existência desses protocolos de atendimento e segurança nos meios de hospedagem e relacionar a suas tipologias identificadas. Esta pesquisa foi realizada em três fases: a primeira consistiu em uma pesquisa e levantamento bibliográfico sobre o tema; a segunda envolveu a coleta de dados por meio de questionários aplicados aos recepcionistas dos meios de hospedagem e, na terceira fase, realizou-se o cruzamento dos dados para obtenção dos resultados. Com base nos elementos analisados, observou-se preocupações importantes para garantir que esse público vulnerável não seja negligenciado e que esteja se hospedando devidamente acompanhado por pais ou responsáveis, visando prevenir a ocorrência de crimes hediondos.
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    TCC
    Turismo de base comunitária (TBC) em localidades indígenas: aos olhos de pesquisadores e consultores
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Machado, Davi Pereira de Castro; Araujo, Regina Ferreira de; Silva, Michel Jairo Vieira da; Oliveira, Almir Felix Batista de
    O turismo de base comunitária (TBC) tem se destacado como uma abordagem que promove a preservação ambiental, cultural e econômica, especialmente em comunidades segregadas, como as indígenas. Este trabalho objetiva analisar práticas e estratégias que contribuam para o empreendedorismo turístico nessas comunidades, respeitando suas especificidades locais e culturais. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa, com coleta de dados realizada por meio de entrevistas com consultores, empreendedores e pesquisadores da área. Os resultados apontam barreiras como infraestrutura precária, acesso limitado ao mercado e metodologias genéricas, mas também destacam soluções, como capacitação, divulgação digital e roteiros culturais baseados em narrativas locais. Conclui-se que o TBC pode ser uma ferramenta poderosa para fortalecer a identidade cultural e impulsionar o desenvolvimento territorial sustentável, desde que respeite as particularidades de cada comunidade e valorize seus saberes tradicionais.
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    TCC
    Turismo inclusivo: acessibilidade e sua importância para o turismo em Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Souza, Natalie Lima Ferreira de; Araujo, Regina Ferreira de; Dantas, Andrea virginia sousa; Martins, Leylane Meneses
    Este trabalho objetiva analisar de que forma é definida a acessibilidade turística na cidade de Natal/RN, com foco na inclusão de pessoas com deficiência (PcD). A pesquisa parte do princípio de que a acessibilidade é um direito garantido através de leis nacionais, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), de extrema importância para democratizar o turismo. A metodologia do trabalho utiliza uma análise bibliográfica sobre acessibilidade e inclusão na zona turística, com a aplicação de um questionário online, através do google forms, dirigido a pessoas com deficiência ou até mesmo aos que convivem diretamente com elas, família ou amigos. Foram coletadas 11 respostas durante o período que o questionário ficou disponível. Os dados obtidos neste artigo mostram que, apesar da cidade apresentar iniciativas isoladas em alguns meios de hospedagem, como reformas estruturais direcionadas, atualmente ainda é possível identificar uma série de desafios presentes no desenvolvimento do comércio turístico da cidade de Natal/RN. Já nos problemas apontados pelos usuários, segundo a pesquisa realizada, estão a ausência de rampas de acesso, elevadores adaptados e outros itens que acabam se tornando essenciais a estadia, somado ao descaso com o preparo e a capacitação dos profissionais que atuam no segmento turístico. O feedback obtido através do questionário online, apresentou decepção com a falta de suporte para que haja um planejamento para a viagem e durante a estadia, além da insuficiência de transportes acessíveis e barreiras na comunicação e no atendimento. Apesar de ser um destino turístico muito conhecido, diante dos resultados obtidos, os entrevistados, apontam que a cidade necessita de uma evolução e melhorias significativas em relação à acessibilidade, tanto no setor público quanto no privado. Portanto, o turismo inclusivo é mais do que uma obrigação legal e ética, trata-se igualmente de um potencial econômico e social que se apresenta como resposta rápida às necessidades das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, adotando práticas positivas relacionadas a um turismo inclusivo, como a criação de roteiros acessíveis, capacitação profissional para colaboradores, melhorias na infraestrutura e acessos. Ações como essas, possibilitam um turismo democrático e inclusivo, causando uma maior promoção turística para a cidade e assim gerando mais emprego e renda.
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    TCC
    Uso do Sistema RD Station CRM como estratégia de marketing digital e vendas na modalidade de franquias: o caso da foco turismo e receptivo (Natal/RN)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-06) Silva, Odeiza Marthinara Bezerril da; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; Araujo, Regina Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/6130957993197755; Mafra, Kennedy Kaufummam Costa; http://lattes.cnpq.br/1690961627313321
    Com o avanço da tecnologia no setor do turismo advindo, principalmente, pela pandemia da COVID-19, as Agências Virtuais (OTAs - Online Travel Agencies) ganharam destaque, pois tornaram-se uma escolha recorrente para os turistas na compra de produtos e serviços turísticos. Isso intensifica a concorrência, especialmente online. Dito isso, a pesquisa tem como objetivo analisar de que forma o uso do sistema RD Station CRM atrela-se às estratégias de marketing digital e vendas na modalidade de franquias da agência Foco Turismo e Receptivo. A metodologia adotada é de caráter exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa, cujo universo é limitado a 8 (oito) participantes que residem em diferentes localidades do Brasil e atuam como consultoras franqueadas da Foco Turismo, utilizando o RD Station CRM rotineiramente em suas tarefas como agentes de viagens e atendimento ao cliente final. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de questionário, com uma entrevista semiestruturada que inclui 1 (uma) pergunta sobre o perfil da entrevistada e 9 (nove) perguntas específicas relacionadas aos temas da pesquisa. O RD Station CRM desempenha um papel crucial nas estratégias da Foco Turismo, alinhando-se às expectativas dos clientes e atuando como guia para campanhas de marketing. Essa abordagem inovadora otimizou os processos na empresa e resultou no sucesso das franquias. O estudo destaca a versatilidade do CRM em diversos setores, especialmente em franquias de agência de viagens, melhorando a experiência do cliente e as vendas. Em termos práticos, o estudo de caso apresenta o CRM como uma ferramenta essencial para agências de viagens, proporcionando organização nos processos, evitando perda de clientes, fortalecendo o vínculo e promovendo a fidelização do cliente.
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