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Navegando por Autor "Arrais, Nivia Maria Rodrigues"

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    Dissertação
    Educação médica na escola: experiência de estudantes de Medicina em novo cenário de prática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-25) Beaugrand, Annick; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; http://lattes.cnpq.br/3642294168997314; http://lattes.cnpq.br/0152941774844174; Arrais, Nivia Maria Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/6662490613737602; Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa de
    No processo de ensino e aprendizagem, as atividades práticas dentro da estrutura curricular permitem, ao estudante, um melhor entendimento sobre as reais necessidades em saúde da população e uma integração ensino-serviço-comunidade. Esse trabalho se propõe a contribuir para a formação integral dos estudantes de medicina por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde em um novo cenário de prática no contexto da pediatria. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, que possibilitou aos estudantes de medicina da UFRN identificarem as necessidades de saúde de crianças e adolescentes no contexto escolar, planejando uma intervenção a partir dessa demanda e avaliando sua prática. Este trabalho compreendeu as seguintes fases: identificação do problema; recrutamento dos participantes, oficina de preparação para o campo; intervenção; e avaliação dessa intervenção. A coleta de dados se deu por entrevistas semiestruturadas e os dados foram analisados pelos métodos de análise de conteúdo temática categorial de Bardin. Entre os relatos das entrevistas com os estudantes de medicina, emergem 5 categorias: necessidades de saúde, escola como espaço de atividade prática, sentimentos do estudante diante do novo cenário de prática, dificuldades perante o atendimento pediátrico e impacto da experiência na formação do estudante de medicina. Pode-se perceber a importância do cenário de prática, inserido e integrado no cotidiano e na cultura escolar, no currículo da graduação da área de saúde, como forma de ampliar as experiências. Os estudantes de medicina aprendem sobre atenção primária a saúde, compreendendo semiologia, puericultura e pediatria e comunicação com o paciente criança ou adolescente. A escola oferece a possibilidade de educar e aprender por meio da construção de conhecimentos, resultantes de diferentes saberes, dos conhecimentos científicos e da experiência pessoal e profissional, podendo contribuir para uma formação mais condizente com as reais necessidades de crianças e adolescentes.
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    TCC
    Habilidades auditivas e achados de neuroimagem na Síndrome congênita do vírus Zika: relatos de casos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-09) Souza, Clara Myrlla Alves; Araújo, Fabiana Cristina Mendonça de; Arrais, Nivia Maria Rodrigues; Balen, Sheila Andreoli
    As recomendações de 2019 do Joint Committee on Infant Hearing publicou que o vírus Zika é um dos principais indicadores de risco para a deficiência auditiva. O vírus tem a capacidade de causar danos na estrutura sensorial e neural das vias auditivas. Em decorrência da infecção pelo Zika, foram identificados quadros neurológicos de desenvolvimento cortical alterado, calcificações corticais e subcorticais, atrofia e ventriculomegalia. No entanto, há a necessidade de descrever os achados quanto ao comportamento auditivo, avaliando o desenvolvimento das habilidades auditivas e consequentemente a maturação do sistema nervoso auditivo central. O presente estudo teve como objetivo relacionar os achados de neuroimagem com o desenvolvimento das habilidades auditivas de crianças expostas ao Zika vírus. Trata-se de dois relatos de casos clínicos e foram apresentados dados da história clínica e da avaliação comportamental, caracterizando em: normal, atraso do desenvolvimento ou distúrbio do desenvolvimento. Conclui-se que há alterações do desenvolvimento das habilidades auditivas em crianças expostas ao Zika vírus, não sendo observados avanços significativos com o desenvolvimento das crianças. Sugere-se ainda que tais alterações podem estar relacionadas ao padrão de lisencefalia detectada nos exames de imagem, uma vez que o distúrbio do desenvolvimento ocorreu em quadros clínicos audiológicos distintos.
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    Dissertação
    Impacto das síndromes hipertensivas gestacionais nos desfechos nutricionais e clínicos em recém-nascidos pré-termo: uma coorte prospectiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-27) Mendes, Thayanne Gurgel de Medeiros; Lopes, Márcia Marilia Gomes Dantas; Dametto, Juliana Fernandes dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-0011-576X; http://lattes.cnpq.br/0512077912732473; http://lattes.cnpq.br/0075923536894629; Saunders, Cláudia; Arrais, Nivia Maria Rodrigues
    As síndromes hipertensivas na gestação (SHG) são caracterizadas por alterações no nível pressórico durante o período gestacional. Para os filhos de mulheres com SHG, o nascimento prematuro é umas das principais consequências, podendo impactar nos desfechos neonatais. O objetivo desta pesquisa foi comparar os desfechos nutricionais de recém-nascidos pré-termo (RNPT) filhos de mulheres com SHG a filhos de mulheres normotensas. O estudo foi do tipo coorte prospectiva com abordagem quantitativa. Os participantes do estudo foram RNPT nascidos na Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal-RN, no período de outubro de 2021 a novembro de 2023 que estiveram internados na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN). Foram incluídos RNPT com idade gestacional entre ≥23 e <37 semanas e peso inferior a 2500g, e excluídos os neonatos com diagnóstico de malformação congênita grave, erros inatos do metabolismo e restrição hídrica. Os RNPT foram divididos em 2 grupos, conforme exposição às SHG. A coleta de dados foi realizada por prontuários eletrônicos considerando variáveis antropométricas e dietéticas para o neonato e comorbidades maternas. Foram aceitos resultados significantes aqueles com p < 0,05. Das 220 gestantes acompanhadas, metade apresentou SHG. Houve associação estatística significativa entre SHG e idade materna >35 anos (p=0,013) e parto via cesariana (p<0,01). RNPT filhos de mulheres com SHG apresentaram maior necessidade de utilizar nutrição parenteral (p=0,017) e apresentaram maior risco de não adequação da nutrição enteral plena (p=0,020), tiveram maior prevalência de classificação como pequenos para idade gestacional ao nascer (p<0,001) e, na alta da UTIN, com restrição de crescimento extrauterino (p=0,018), quando comparado a filhos de mulheres normotensas. Os resultados confirmam que as SHG estão associadas a desfechos nutricionais desfavoráveis em RNPT. Os filhos de mulheres com SHG apresentaram dificuldade em manter o estado nutricional adequado, tendo escore-Z mais baixos ao nascer e na alta da UTIN. Considerando isso, estes RNPT necessitam de um cuidado diferenciado, priorizando intervenções nutricionais precoces e individualizadas com intuito de melhorar seu estado nutricional durante a internação na UTIN.
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    Artigo
    Zika virus infection histories in brain development
    (The Company of Biologists, 2023-07) Marcelino, Bruna Lorena de Melo; Santos, Brendha Leandro dos; Doerl, Jhulimar Guilherme; Cavalcante, Samantha de Freitas; Maia, Sara do Nascimento; Arrais, Nivia Maria Rodrigues; Zin, Andrea Araujo; Jeronimo, Selma Maria Bezerra; Queiroz, Claudio Marcos Teixeira de; Pereira, Cecilia Hedin; Sequerra, Eduardo Bouth
    An outbreak of births of microcephalic patients in Brazil motivated multiple studies on this incident. The data left no doubt that infection by Zika virus (ZIKV) was the cause, and that this virus promotes reduction in neuron numbers and neuronal death. Analysis of patients' characteristics revealed additional aspects of the pathology alongside the decrease in neuronal number. Here, we review the data from human, molecular, cell and animal model studies attempting to build the natural history of ZIKV in the embryonic central nervous system (CNS). We discuss how identifying the timing of infection and the pathways through which ZIKV may infect and spread through the CNS can help explain the diversity of phenotypes found in congenital ZIKV syndrome (CZVS). We suggest that intraneuronal viral transport is the primary mechanism of ZIKV spread in the embryonic brain and is responsible for most cases of CZVS. According to this hypothesis, the viral transport through the blood-brain barrier and cerebrospinal fluid is responsible for more severe pathologies in which ZIKV-induced malformations occur along the entire anteroposterior CNS axis
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