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Navegando por Autor "Arruda, Andrea Caroline Costa de"

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    Tese
    ZENK regula o aprendizado do canto do Mandarim-Diamante (Taenopygia gutatta)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-10) Arruda, Andrea Caroline Costa de; Velho, Tarciso André Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8194534389725093; http://lattes.cnpq.br/2930523989643205; Ramos, Patricia Locosque; Sequerra, Eduardo Bouth; Leão, Emelie Katarina Svahn; Figuerola, Wilfredo Blanco
    A expressão gênica dependente de atividade representa o elo entre a atividade neuronal e a formação da memória. Entre esses genes, egr1 (também conhecido como zenk) foi um dos primeiros exemplos de um gene ligado ao comportamento e tem sido associado à formação de memória em roedores. No entanto, o papel do zenk no aprendizado vocal permanece desconhecido. Para investigar a contribuição precisa deste gene para o desenvolvimento de memórias de canto em Mandarim-Diamante (Taeniopigygia guttata), produzimos ferramentas virais codificando uma proteína dominante negativa ZENK para manipular a atividade transcricional da proteína endógena. Usando esta ferramenta, descobrimos que a atividade normal do ZENK é necessária para o desenvolvimento normal do canto. A regulação negativa da atividade transcricional de ZENK usando um inibidor alternativo, NAB1, confirma nossos resultados e fornece suporte para a especificidade de nossa manipulação. Além disso, nossos resultados mostram que o bloqueio de ZENK consistentemente não leva à alteração de componentes inatos do canto, sugerindo que esse gene dependente de atividade altera apenas comportamentos aprendidos. Nossas descobertas fornecem pela primeira vez uma ligação causal clara entre ZENK e o aprendizado vocal. Mais importante, eles representam um dos primeiros passos para a compreensão dos processos moleculares envolvidos na aquisição dos sinais vocais, processo que também é necessário para a fala humana.
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