Navegando por Autor "Assis, Márcia Maria Alves de"
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Dissertação Análise do livro "elementos de geometria" de Clairaut como um estudo dirigido(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-06) Melo, Ozael Teodosio de; Cury, Fernando Guedes; http://lattes.cnpq.br/6258771568808939; Anjos, Marta Figueredo dos; http://lattes.cnpq.br/1802642900191449; Assis, Márcia Maria Alves de; http://lattes.cnpq.br/7521341931915313Este trabalho analisou a obra Elementos de Geometria, de Alexis Claude Clairaut (1713-1765), sob a ótica da Hermenêutica de Profundidade (HP) sistematizada por Thompson (2011). Simultaneamente, foi elaborado e aplicado um estudo dirigido (nosso produto educacional) que coloca-se como atividades para um exercício de análise histórica daquela obra que foi aplicado numa turma da disciplina de História da Educação Matemática de um curso de formação inicial de professores. A partir do nosso estudo da obra observamos que a abordagem de Clairaut teve grande impacto para o ensino de matemática na época do lançamento da sua primeira edição: ela apresenta uma “ruptura” e uma inovação metodológica para o ensino de geometria. Desde a seleção dos conteúdos da obra, sua organização e, principalmente, sua concepção de geometria elementar, pautada em necessidades humanas de medição de terrenos, notamos que o autor apresenta uma proposta quase reacionária, a nosso ver, em relação ao modelo de ensino de matemática balisado pelos “Elementos”, de Euclides, algo que também foi experimentado por outros autores do século XIX. Essa mudança de direcionamento para o ensino foi percebida pelos estudantes que participaram da atividade que desenvolvemos e aplicamos, especialmente porque eles puderam comparar a obra a outros livros de geometria de diferentes períodos. Os participantes da aplicação de nossa proposta de produto educacional também consideraram ser possível implementar um ensino de geometria elementar com a valorização de atividades experimentais, naturais e problemáticas, como o proposto por Clairaut, dependendo do nível de ensino em que se aplique.Dissertação Atividades baseadas em história da educação matemática para a formação de professores(2019-01-30) Soares, Odaivo de Freitas; Cury, Fernando Guedes; Balvin, Fabian Arley Posada; Morey, Bernadete Barbosa; Assis, Márcia Maria Alves deEste trabalho pretende sistematizar e avaliar a aplicação de duas atividades pautadas na História da Educação Matemática e aplicadas em uma turma de formação de professores de matemática. Elas foram apoiadas no princípio de que o educador com senso histórico deve ver o passado do processo educativo refletido no presente na forma de pressupostos, práticas, preconceitos alterações e permanências, e que os professores devem compreender o passado do ensino de matemática para tornar o presente mais inteligível, questionar a consciência social coletiva e promover e/ou provocar questionamentos sobre ele. A primeira atividade destinava-se a uma análise comparativa de livros didáticos do passado e do presente e sob como eles tratavam um conteúdo específico (Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum) e a outra buscou revisitar os procedimentos envolvidos com a “prova dos nove” que já não faz mais parte do currículo escolar. A avaliação dessas atividades foi conduzida pela questão: como atividades didáticas pautadas na História da Educação Matemática podem contribuir para a formação inicial ou continuada de professores e na sua visão sobre o ensino de matemática? A pesquisa conduzida a partir daí foi de caráter qualitativo e exploratório, com a produção e aplicação de duas sequências didáticas contendo perguntas sobre os conteúdos focados e sobre opinião dos estudantes sobre suas alterações e permanências históricas observadas neles ao longo dos anos. Elas foram aplicadas em duas turmas da disciplina de História da Educação Matemática do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no ano de 2017. Para constituição dos dados foi realizada a gravação em áudio nos dois dias em que houve a aplicação, bem como o recolhimento do material. Os relatos dos alunos consideraram essencial que o futuro professor de matemática compreenda a forma como são instituídos os conteúdos em livros didáticos de matemática, em diferentes períodos. Como produto educacional, propomos um pequeno caderno com as atividades elaboradas, aplicadas e analisadas.Dissertação A educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-24) Oliveira, Francisco José Marinho de; Lopes, Jaques Silveira; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; http://lattes.cnpq.br/1605698945852448; http://lattes.cnpq.br/5575266297595467; Assis, Márcia Maria Alves de; Duarte, Ronaldo CésarDiante de tantos desafios enfrentados na sociedade contemporânea, temos a questão das finanças. Durante a Pandemia ocorreram varias transformações sociais e entre elas a perda de emprego, os auxílios governamentais, a ampliação de mercados financeiros digitais, empresas falindo e outras crescendo. Aqueles que estavam organizados financeiramente sofreram menos durante todo o período da Pandemia, porem, os demais sofreram muito e tinham até que esperar auxílio do governo. Pensando numa melhor organização financeira para os estudantes e suas famílias a partir da escola, a nossa pesquisa tem como foco realizar um estudo sobre a Educação Financeira e Matemática para desenvolver uma proposta de sugestão ao de uma disciplina eletiva em Educação Financeira na 1ª serie do Ensino Médio. Para atingir o nosso objetivo, utilizamos o documento da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com os Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio em nosso país, dentre outras pesquisas realizadas no âmbito da Educação Financeira. Trazemos problemas relacionados a vida financeira cotidiana, bem como ferramentas matemáticas para auxiliar nas resoluções, sempre fazendo a interligação entre Educação e Matemática Financeira.Tese Educar a mão e o olhar para o trabalho: a disciplina Desenho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte (1909 - 1937)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-26) Silva, Juan Carlo da Cruz; Medeiros Neta, Olivia Morais de; ; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; ; http://lattes.cnpq.br/6960508882445940; Brito, Arlete de Jesus; ; http://lattes.cnpq.br/9945721468897540; Mendes, Iran Abreu; ; http://lattes.cnpq.br/4490674057492872; Nascimento, José Mateus do; ; http://lattes.cnpq.br/9176401714554967; Gutierre, Liliane dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; http://lattes.cnpq.br/7289548301555477; Assis, Márcia Maria Alves de;A presente tese tem por objeto de estudo a disciplina escolar Desenho no âmbito da Educação Profissional. Nosso objetivo foi compreender o papel da disciplina Desenho na formação para o trabalho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte. O recorte temporal pesquisado tem início com a criação da instituição profissional no estado potiguar, no ano de 1909, pelo Decreto n° 7.566 do Governo Federal, e prolonga-se até a mudança de denominação desta instituição, em 1937, que passa a ser chamada de Liceu Industrial de Natal. O trabalho está inserido no campo da História da Educação, mais especificadamente na interface dos domínios da História das Disciplinas Escolares, da História da Educação Profissional e da História da Educação Matemática. A pesquisa tem como fundamento teórico a perspectiva historiográfica francesa, com as noções da Nova História Cultural segundo Roger Chartier, representações, práticas, circulação de ideias e apropriação, e com as concepções de História das Disciplinas segundo André Chervel. Com relação aos fundamentos metodológicos, abordamos o método histórico clássico segundo Jörn Rüsen. Nossas fontes são bibliográfica e documental, tendo as últimas compostas por conjuntos de ordem legal, administrativa, pedagógica e pública. Defendemos que a disciplina Desenho se constituiu, no âmbito da Educação Profissional, a partir de ideias em circulação no mundo e no Brasil, com a representação que a entendia como base da formação de mão-de-obra para o trabalho e, ao longo de sua história como disciplina escolar, passou por uma alteração desse status. Ao longo do texto chegamos à confirmação dessa tese, pois mediante a apropriação de diferentes ideias em circulação pelos atores da educação profissional brasileira que assumem protagonismo durante o recorte temporal a disciplina Desenho passa por um deslocamento de seu papel inicial de relevância. Assim, o Desenho vai sendo reconfigurado, iniciando sua trajetória enquanto aliado ao método intuitivo na busca pela educação dos sentidos, da mão e do olhar, difundindo o desenho ao natural e à mão livre, passando a ser intrinsecamente ligado à Geometria, tornando-se um Desenho Geométrico com intenção de representar o objeto com precisão e perfeição, e termina como um Desenho Técnico propriamente dito, enfatizando-se na aliança entre a teoria e a prática, desse modo tendo seu status no contexto da Educação Profissional deslocado para divisão do protagonismo com outra disciplina.Dissertação Ensino de análise combinatória e probabilidade usando jogos de azar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-27) Maia, Braulio Lins de Medeiros; Duarte, Ronaldo César; http://lattes.cnpq.br/0322664441555339; Ferreira, Débora Borges; https://orcid.org/0000-0002-7677-3136; http://lattes.cnpq.br/8894486682278789; Assis, Márcia Maria Alves deNeste trabalho, apresentamos um pouco sobre os jogos de azar e sua importância para o surgimento e desenvolvimento de conceitos importantes da matemática, como é o caso, dos problemas de contagem e probabilidade. Esses conceitos são de grande relevância em diversas áreas do conhecimento humano, servindo a estudos nos campos da computação, estatística, química, biologia, etc. Realizamos um estudo sobre o Jogo do Bicho, sua historia, funcionamento e aspectos jurídicos. Logo em seguida, realizamos um estudo bibliográfico sobre o uso dos jogos no ensino da matemática e suas potencialidades didáticas. Analisamos o Jogo do Bicho sob a ótica da matemática, da Análise Combinatória e probabilidade. Fazemos também um estudo sobre outro jogo de azar popular, a Mega-Sena. Visando o uso dos jogos de azar como ferramenta de ensino de matemática, propomos sequências didáticas para o ensino de conceitos de combinatória e probabilidade. Usamos entendimentos mais simples de contagem, como o princípio multiplicativo, e também, introduzimos estudos mais elaborados em exercícios que envolvam combinações com repetição e aplicações da esperança matemática.Dissertação Ensino de matemática pelo rádio (1950 1970): uma história falada e um documentário didático(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-10-05) Assis, Márcia Maria Alves de; Gutierre, Liliane dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; ; http://lattes.cnpq.br/7521341931915313; Garnica, Antônio Vicente Marafioti; ; http://lattes.cnpq.br/5089072868644414; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar aspectos do percurso histórico do ensino de Matemática pelas Experiências Radiofônicas no Estado do Rio Grande do Norte, entre as décadas de 1950 a 1970, com o intuito de organizar um documentário (CD-ROM) contendo informações sobre a Matemática estudada pelos que vivenciaram a experiência radiofônica. Neste, lançamos mão da pesquisa qualitativa. Buscamos respaldo em pressupostos teóricos da História Cultural e de estudiosos da memória como Certeau (1998), Chartier (1990), Le Goff (2008), Thompson (2002) e Peter Burke (2004). Recorremos também a elementos da História Oral. Focamos os ensinos da alfabetização e do primário das Escolas Radiofônicas de duas comunidades rurais - Logradouro e Catolé - que atualmente fazem parte do município de Lagoa Salgada (RN) e, no que se refere ao Ensino Ginasial, nos detivemos no Curso de Madureza, pelo Rádio. Utilizamos como fontes escritas, principalmente, os documentos encontrados no Arquivo Geral da Arquidiocese de Natal e os cedidos pelos participantes colaboradores da pesquisa. Nossas fontes orais advêm dos depoimentos de alunos e monitores da cidade de Lagoa Salgada, professores-locutores e técnicos do Serviço de Assistência Rural (SAR) de Natal (RN). Neste estudo, identificamos a Geometria da Cubação nas práticas sociais dos alunos de Lagoa Salgada. Identificamos também, no material pesquisado, o Método Global juntamente com a pedagogia de Paulo Freire, que norteava a produção das aulas nos cursos de alfabetização e primário. Nos conteúdos de Matemática, percebemos traços da tendência Empírico-ativista. Já no curso de Madureza, evidenciou-se a tendência Tecnicista Formalista Fiorentini (1995). Finalmente, como produto deste estudo, organizamos e apresentamos um documentário (CD-ROM), juntamente com a análise feita deste estudo, contendo a história do ensino da Matemática pelo Rádio, a partir do relato daqueles que vivenciaram a experiência radiofônica, enfatizando a metodologia de ensino desenvolvida nas aulas, para que sirva de material de consulta para alunos, professores e pesquisadores da área.Dissertação Explorando operações: o uso do Construct 3 para produção de jogos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-21) Souza, Adriano Marques de; Duarte, Ronaldo César; Borjas, Santos Demetrio Miranda; http://lattes.cnpq.br/0322664441555339; http://lattes.cnpq.br/8128192359735977; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; Assis, Márcia Maria Alves deEste trabalho propõe uma metodologia de ensino para a aprendizagem de matemática utilizando o jogo ”Explorando Operações”, que envolve o cálculo das quatro operações básicas. A proposta para aplicação do jogo é realizada de maneira gamificada, inserida em uma sequência didática estruturada. Esta proposta surge como resposta aos baixos índices de proficiência em matemática no ensino básico, enfatizando a validade das metodologias ativas como uma alternativa eficaz de ensino para os estudantes. O trabalho apresenta a engine1 Construct 3 como uma ferramenta para a produção de jogos educativos ou como uma proposta de atividade pratica com os alunos. Além disso, e relatada uma experiência bem-sucedida de utilização do Construct 3 em sala de aula, demonstrando os benefícios e a eficácia desta abordagem no processo de ensino-aprendizagem.Tese O Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1964-1974): origem, trajetória e bifurcações(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-18) Mello, Albimar Gonçalves de; Mendes, Iran Abreu; ; http://lattes.cnpq.br/4490674057492872; ; http://lattes.cnpq.br/6738479314503053; Silva, Carlos Aldemir Farias da; ; http://lattes.cnpq.br/7226908910873590; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Silva, Márcia Gorette Lima da; ; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; Assis, Márcia Maria Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7521341931915313Este trabalho é resultante de uma pesquisa que objetivou investigar o processo de fundação e institucionalização do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMUFRN), com ênfase na criação, desenvolvimento, expansão e consolidação do Curso de Matemática (Bacharelado e Licenciatura), entre 1964 e 1974. A pesquisa historiográfica foi fundamentada em pressupostos das pesquisas em história das instituições escolares e na exploração de fontes documentais escritas (atas, anuários, boletins informativos, convites de formaturas, decretos, portarias, resoluções, relatórios anuais e trimestrais), fontes iconográficas (fotos e imagens) e orais (testemunhos de agentes e sujeitos envolvidos no processo de criação e funcionamento do IMUFRN). A intenção foi compor uma narrativa que transversalizasse o movimento espiral que tomou a origem, trajetória e as bifurcações no processo formativo em Matemática na UFRN, no período investigado. Os resultados apontaram que essa história se assentou em dois cenários: o primeiro, relacionado à importância da Escola de Engenharia da UFRN como espaço das primeiras manifestações sobre a criação de uma instituição universitária voltada para o ensino de Matemática no Rio Grande do Norte (RN), protagonizada e idealizada por docentes engenheiros civis do Departamento de Matemática da EEUFRN; o segundo, marcado pela presença da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Natal (FFCL), instituição fundada pela Associação dos Professores do Rio Grande do Norte (APRN), em 1954, que exerceu um papel fundamental na formação de professores para os ensinos Superior, Secundário, Profissional e Normal, no Estado do Rio Grande do Norte. Ao final, indicamos as bifurcações dessa história nas constituições dos atuais departamentos de Matemática, de Matemática Aplicada e de Estatística do CCET da UFRN.Dissertação O jogo senha e o princípio fundamental da contagem: uma aplicação no ensino médio(2018-05-30) Silva, Eriky César Alves da; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; ; ; Lopes, Jaques Silveira; ; Assis, Márcia Maria Alves de;Esta dissertação apresenta uma abordagem do jogo Senha para uma turma de segunda série do Ensino Médio, no Laboratório de Matemática da Escola Estadual de Tempo Integral Winston Churchill, do ano de 2017. Para isso, apresentaremos o contexto do professor, da escola e dos alunos. Exporemos a fundamentação teórica, a história, as regras, as versões do jogo Senha e o conteúdo matemático utilizado nessa aplicação, o Princípio Fundamental da Contagem. Por fim, mostraremos como foram feitos o planejamento e a execução da atividade, finalizando com uma discussão sobre o questionário aplicado para os estudantes. Para a construção desse trabalho, foram feitas pesquisas bibliográfica, documental e experimental. Como sugestão, uma lista de exercícios é proposta aos professores, com questões que abordam o conteúdo do Princípio Fundamental da Contagem, extraídas, principalmente, do Exame Nacional do Ensino Médio, da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e do livro didático da segunda série do Ensino Médio, dos autores Gelson Iezzi et al., do ano de 2016, Matemática: ciência e aplicações. Verificou-se que trabalhar com jogo em sala de aula é importante e interessante, pois faz com que o estudante compreenda melhor o conceito abordado em sala, mesmo que o jogo ocorra antes ou depois da apresentação desse conceito, além de gerar outras habilidades nesse sujeito, e também possibilita ao professor uma aula diferente do tradicional quadro e giz, saindo da rotina diária que há muito tempo vem tomando conta das nossas salas de aula.Dissertação Matemática recreativa de Kaprekar na educação básica(2020-03-25) Silva, Arthur Henrique da; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; ; ; Pereira, Edgar Silva; ; Lopes, Jaques Silveira; ; Assis, Márcia Maria Alves de;O presente texto tem como tema central a Matemática Recreativa. Logo, procuramos expor o que alguns matemáticos falam sobre sua definição, destacar a sua importância para o âmbito escolar e como ela apareceu ao longo da história. Também abordaremos grandes nomes da Matemática Recreativa, como Martin Gardner, o principal nome da Matemática Recreativa no mundo. E aqui no Brasil, falaremos de Malba Tahan e sua contribuição para a Matemática Recreativa. Em uma das publicações feita por Martin Gadner, ele aponta um matemático indiano chamado Kaprekar. E justamente este matemático indiano que iremos destacar no nosso trabalho. Contaremos um pouco sobre sua história, passando pela infância, adolescência, até a sua fase adulta. Destacaremos o contexto histórico e geográfico em que ele vivia na época e abordaremos suas duas pesquisas mais conhecidas: A Constante de Kaprekar e os Números de Kaprekar. O nosso principal enfoque matemático será os Números de Kaprekar, adotamos a forma como o Iannucci (2000) demonstra a dinâmica do número em seu artigo. Mas para poder fazer toda a abordagem matemática contida nos Números de Kaprekar, juntamente com o artigo do Iannucci (2000), dedicaremos um espaço da dissertação para poder explanar a matemática contida no trabalho, que brasicamente é Aritmética. Na nossa pesquisa ultilizaremos as ideias de Chaquiam e Mendes (2016) para explorar a História de Kaprekar e como resultado propomos um produto educacional que aborda a Matemática Recreativa associada a História da Matemática. Esse produto educacional é um livreto de atividades para ser ultilizado em sala de aula por professores do Ensino Fundamental II.Tese Matemáticas a ensinar e para ensinar em dissertações e teses sobre história da matemática para o ensino(2020-01-31) Silva, Rômulo Alexandre; Mendes, Iran Abreu; ; ; Morey, Bernadete Barbosa; ; Gonzalez, Fredy Enrique; ; Paiva, Marlucia Menezes de; ; Chaquiam, Miguel; ; Assis, Márcia Maria Alves de; ; Barros, Rafael José Alves do Rego;O presente texto doutoral é resultante de uma pesquisa cujo objeto é a produção acadêmica brasileira presente nas dissertações e teses defendidas entre 2010 e 2017, que teve como foco de investigação a História da Matemática para o Ensino de Matemática. O objetivo principal do estudo foi analisar de que modo as matemáticas a ensinar e para ensinar foram exploradas ou não nas dissertações e teses cujos objetos voltaram-se para os usos da História da Matemática para o Ensino de Matemática. O ponto de partida do estudo foi o projeto de pesquisa Cartografias da produção em História da Matemática no Brasil: um estudo centrado nas dissertações e teses defendidas entre 1990 e 2010 (MENDES, 2011; 2014), que tomamos como base para consulta e avanço na pesquisa. Para a identificação e análise das dissertações e teses consultamos o banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e as bibliotecas digitais dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Educação Matemática, Ensino de Ciências e Matemática e áreas afins. Neste sentido, realizamos um mapeamento dos trabalhos, com base em descritores estabelecidos previamente, a fim de identificar as instituições de origem, os objetivos estabelecidos, a abordagem metodológica estabelecida bem como outras informações que se mostraram relevantes para a área, dentro do período estabelecido. Identificamos, nesse movimento de ampliação no volume de trabalhos apresentados, do número de pesquisadores e consequentemente no volume de pesquisas relacionadas à História da Matemática, História para o Ensino da Matemática e História da Educação Matemática, contribuindo, assim, para a compreensão do que foi produzido nessas pesquisas e como poderão implicar para que futuros pesquisadores em formação possam estabelecer questões de investigação que ainda não foram exploradas no programa de pesquisa coordenado por Mendes (2017; 2018). Durante o estudo identificamos trabalhos que se propõem ao uso da História da Matemática para o Ensino, mas que em muitos casos com abordagem superficial, revelando a dificuldade de entendimento do tema.Tese Matemáticas elementares na Escola Normal de Natal legislação, programas de ensino, material didático (1908-1970)(2016-07-29) Assis, Márcia Maria Alves de; ; ; Morey, Bernadete Barbosa; ; Silva, Carlos Aldemir Farias da; ; Santos, Ivanete Batista dos; ; Quaresma, João Claudio Brandemberg; ; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; Paiva, Marlucia Menezes de;A pesquisa analisa a história do ensino de Matemática na Escola Normal de Natal, Rio Grande do Norte, entre 908 e 1970. Teve como objetivo constituir um percurso histórico acerca do ensino de Matemática na Escola Normal de Natal, de modo que pudesse revelar alguns aspectos da trajetória da Aritmética, da Geometria e do Desenho no currículo da formação de professores primários na Escola Normal de Natal nesse período. Respalda-se nos conceitos utilizados pela História Cultural, em Burke (2004) e Thompson (2004), Chartier (1990). Fundamenta-se nos pressupostos da Cultura Escolar, em Julia (2001) e outros, e na história das disciplinas escolares, em Chervel (1990). Utilizamos como principais fontes de pesquisa fotografias e outros documentos que fazem parte de um repertório próprio da Cultura Escolar. Essas fontes documentais foram encontradas principalmente nos arquivos do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, no Arquivo Público do Estado do RN, no Instituto Histórico e Geográfico do RN, e na Casa de Câmara Cascudo. O estudo evidenciou que um dos primeiros livros textos de matemática, elaborado para a prática do ensino primário no estado do RN foi “Exercícios de Numeração”, pautado no método intuitivo de autoria de Francisco Pinto de Abreu, professor e diretor da Escola Normal de Natal, no início do século XX. E que os programas de ensino e o material didático utilizado na Escola Normal de Natal tinham como parâmetro os de outros estados brasileiros, principalmente os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, pois alguns documentos revelam que o diretor Nestor Lima esteve em missão de estudo para conhecer e trazer estes parâmetros para a constituição dos programas do RN. Constatamos ainda que, os programas de ensino da Escola Normal de Natal no período estudado se constituíram em três fases, o de 1916, o de 1938 e o de 1969. E que os principais livros didáticos de matemática utilizados na primeira metade do século XX foram Aritmética Elementar de Antônio Bandeira Trajano, Álgebra do Ensino Médio da FTD, Lições de Matemática de Algacir Maeder, Álgebra Elementar de Antônio Bandeira Trajano. E na segunda metade do século XX foram utilizados livros didáticos e manuais pedagógicos que tinham pressupostos pedagógicos pautados na pedagogia Escolanovista e indícios do Movimento da Matemática Moderna. Evidenciamos no estudo que a prática de ensino dos professorandos da Escola Normal ocorria na Escola Modelo desde a sua criação em 1908 até o início da década de 1970, em três fases que perdurava de abril a novembro no último ano do curso, e que na prática da Aritmética era onde os professorandos obtinham menores resultados. Constatamos que no ano de 1958 o Curso do Professor Malba Tahan na Escola Normal teve boa repercussão e foi considerado como um avanço no ensino de matemática da época. E ainda que as revistas pedagógicas que circulavam no RN e principalmente a Revista Pedagogium editada pela Associação dos Professores do RN davam suporte à formação continuada dos professores a partir de 1921 e nestas revistas algumas matérias de matemática foram bastante significativas para o ensino da época.Dissertação O PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UFRN/Natal(2017-07-25) Cruz, Klêffiton Soares da; Cury, Fernando Guedes; Balvin, Fabian Arley Posada; http://lattes.cnpq.br/5612306074421036; http://lattes.cnpq.br/6258771568808939; http://lattes.cnpq.br/9775299147746333; Gutierre, Liliane dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; Assis, Márcia Maria Alves de; http://lattes.cnpq.br/7521341931915313Este texto apresenta uma pesquisa sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e suas contribuições para a formação inicial e continuada de professores de Matemática. O PIBID é um programa centrado no Ministério de Educação (MEC), gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e posto em prática por instituições de ensino superior cuja principal intenção é contribuir com a capacitação docente a partir da aproximação entre a escola básica pública e a universidade. Buscamos responder à questão norteadora “Como o PIBID da UFRN-Natal contribuiu para a formação inicial e continuada de professores de Matemática a partir das ações ali desenvolvidas?” e para respondê-lo, estudamos documentos disponibilizados pelos órgãos responsáveis do PIBID, ações desenvolvidas pelo subprojeto de Matemática da UFRN em Natal e narrativas – constituídas a partir de técnicas comuns a estudos em História Oral – de envolvidos com o Programa, coordenadores, supervisores e licenciandos. Para a nossa análise nos reportamos a Nóvoa (1992, 1999, e 2009), Shulman (1986, 1987) e Schön (1992 e 2000) que discutem a formação docente acontecendo dentro da própria profissão com articulações não dicotômicas entre teoria e prática. Além disso, como produto educacional, organizamos um caderno de atividades matemáticas diversas voltadas para a educação básica que foram aplicadas pelos participantes do Programa que estudamos.Tese Revista Pedagogium: a associação de professores em ação pelo projeto educativo da Escola Nova no RN (1920-1932)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-17) Ribeiro, Marlene Fernandes; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; ; Soares Júnior, Azemar dos Santos; ; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; ; Aquino, Luciene Chaves de; ; Paiva, Marlucia Menezes de; ; Assis, Márcia Maria Alves de; ; Medeiros Neta, Olivia Morais de;A presente pesquisa se insere na preocupação de contribuir para o fortalecimento da história da educação norte rio-grandense e analisa as ideias pedagógicas propagadas via Revista Pedagogium, entre os anos de 1920-1932, ideias essas, advindas do movimento da Escola Nova e suas relações na construção das ações da Associação de Professores do Rio Grande do Norte – APRN. O estudo destaca ainda, o caráter modelador da imprensa pedagógica em questão, cujos conteúdos, em formato de conferências, debates, discursos, lições e excertos de outras publicações, de modo a instrumentalizar o professorado potiguar, na nova forma de ensinar para a vida. Registrase uma aproximação, articulada e intencional, entre os dirigentes da Associação com o poder público. Nesse sentido, os encaminhamentos pedagógicos e conceituais estiveram, pelo menos no intervalo temporal da pesquisa, alinhados com o pensamento dos políticos que exerciam cargos governamentais nesse período. Os principais interlocutores e mediadores das ações da entidade e o Poder Público foram os professores Nestor dos Santos Lima, Amphilóquio Câmara e José Augusto Bezerra de Medeiros, referências intelectuais, políticas e educacionais, em nível local, regional e nacional. Para tanto, utilizamos a Revista Pedagogium como fonte e objeto da pesquisa, além de outros impressos, como o Jornal A República, artigos e livros que tratam da temática. Para a análise, recorremos aos conceitos de representação e práticas, de Chartier (1990); configurações, de Elias (2001) e estratégia e escritura, de Certeau (1994). Toda a movimentação empreendida teve como referencial os elementos da Escola Nova, já amplamente praticada no Estado de São Paulo, considerado o líder em matéria de avanços educacionais. observa-se também que as discussões em congressos, conferências nacionais, semanas pedagógicas, criação de associações se constituíram em espaços para fomentar as ideias da educação moderna e renovadora, de modo a suscitar o interesse dos professores, para pôr em prática esse novo modelo de educação. Nesse sentido, nossa pesquisa verifica as interlocuções entre os estudos, congressos, palestras, diálogos e questões organizadas nos eixos de São Paulo e outros estados com a organização norte rio-grandense. Nesse seguimento, o Rio Grande do Norte, desde a criação da APRN, em 1920, procurou enviar representação para os eventos educacionais, em sendo assim, quando se instalou a primeira conferência Nacional de Educação em 1927, organizada pela Associação Brasileira de Educação – ABE, que contou com a participação do professor Nestor dos Santos Lima e José Augusto Bezerra de Medeiros. À vista disso, nosso estudo recupera a história e participação desses potiguares, atores que se destacaram e buscaram a inovação no sistema educacional e nas organizações como um todo. Os pontos aqui elencados e o conhecimento de trabalhos analisados poderão suscitar outras pesquisas, objetivando conhecer os que fizeram os educadores e escolas de ontem para compreender os sujeitos da educação de hoje tanto no aspecto individual quanto na coletividade.Dissertação Uma sequência didática de estatística e educação ambiental para professores de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-30) Almeida, Michelson Borges de; Gutierre, Liliane dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-6124-7769; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; http://lattes.cnpq.br/1707246102727510; Cury, Fernando Guedes; https://orcid.org/0000-0002-2941-4456; http://lattes.cnpq.br/6258771568808939; Assis, Márcia Maria Alves deO presente trabalho é o resultado de uma pesquisa que se restringe ao ensino de matemática relacionado ao conteúdo do 6º ano do Ensino Fundamental que envolve estatística e as formas que tais conteúdos são abordados por seus professores aos alunos desse nível de ensino. Delimitou-se o objeto de estudo como sendo a construção dos conhecimentos e habilidades sobre conceitos estatísticos na disciplina de matemática para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. Tal delimitação foi posta para viabilizar a pesquisa dentro de tempo hábil que compreenndeu o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Nossa questão foco foi: Como construir uma Sequência Didática (SD) que auxilie o professor de matemática no ensino de conceitos estatísticos e, ao mesmo tempo, aborde noções de sustentabilidade ecológica junto aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental? Para respondê-la, estabeleceu-se como objetivo geral analisar como a Sequência Didática construída pode contribuir no ensino de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, foram determinados os seguintes: (1) disponibilizar aos professores de matemática uma Sequência Didática que aborde os conteúdos de estatística, pertinentes aos conhecimentos e habilidades previstos para o 6º ano do Ensino Fundamental, contextualizados com os conhecimentos inerentes à educação e conscientização ambiental; (2) divulgar a Sequência Didática, o Produto Educacional decorrente desse trabalho final de mestrado profissional, para uso no ensino de matemática. Como metodologia, a pesquisa foi desenvolvida com uma abordagem qualitativa e foi dividida em duas etapas: (1) pesquisa bibliográfica sobre a abordagem do conteúdo de estatística na disciplina de matemática, bem como sobre a Educação Ambiental a fim de levantar o referencial teórico que viabilizou a utilização de noções de meio ambiente e sustentabilidade como contexto no desenvolvimento de um Produto Educacional (PE) (exigência a ser cumprida por quem faz um mestrado profissional); (2) construção, aplicação e avaliação de um PE que compreende uma Sequência Didática que contextualiza o ensino dos conteúdos de estatística para o 6º ano do Ensino Fundamental com conhecimentos referentes ao meio ambiente. Na aplicação do PE, fizemos uso da técnica da observação participante e, para avaliação, utilizamos um questionário fechado que foi respondido pelos participantes da pesquisa (professores em formação inicial e continuada). Em conclusão, verificou-se que o ensino dos conteúdos de estatística costuma ser reproduzido de forma mecânica e sem considerar a construção de um pensamento crítico no ato de leitura e interpretação dos dados, fatos que descumprem o referencial didático estabelecido pelas normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o desenvolvimento dos estudos escolares acerca da estatística na área da matemática. Além disso, averiguou-se que a Constituição Federal e a Lei nº 9.795/1999, ao disporem sobre a Educação Ambiental, tratam-na como obrigatória na escolha e manejo das estratégias pedagógicas de todas as disciplinas, incluindo-se, portanto, a matemática. Tais constatações demonstram a necessidade do desenvolvimento de materiais que cumpram o determinado e reforçam a relevância da construção e divulgação ampla do Produto Educacional proposto nesse estudo.Dissertação Sistema de numeração decimal e operações fundamentais: do rigor matemático a uma abordagem para professores polivalentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-20) Araújo, José Acácio de; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; ; http://lattes.cnpq.br/3391171844689093; Assis, Márcia Maria Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7521341931915313; Campos, Viviane Simioli Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/5096180173266440O presente trabalho tem como objetivo principal elaborar um material didático abordando os significados conceituais das operações fundamentais com os números naturais, direcionado aos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Estes professores, em sua grande maioria, licenciados em Pedagogia, não recebem uma formação suficiente em Matemática, visto que, em geral, os cursos de Pedagogia dão prioridades às questões metodológicas, em detrimento dos conteúdos específicos das disciplinas. Nossa pesquisa se fundamentou, principalmente, nos estudos realizados por Curi (2004) e em uma pesquisa recente que fizemos nas grades curriculares de cursos de Pedagogia em algumas universidades públicas de vários estados brasileiros, a fim de detectar as disciplinas destinadas ao estudo da Matemática. Abordaremos o conteúdo de Números do ponto de vista do rigor matemático e também por meio de uma linguagem mais acessível para não matemáticos. Por fim, como Produto Educacional, resultante das nossas pesquisas e reflexões, elaboramos um livreto para ser utilizado em um minicurso de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, explorando o sistema de numeração decimal e as operações fundamentais com os números naturais. Para isso, utilizamos as Unidades Básicas Problematizadoras (UBPs), atividade proposta por Miguel e Mendes (2010), que resgata práticas histórico-sociais, e a partir delas são elaborados questionamentos de cunho investigativo e reflexivo.Dissertação O uso da calculadora gráfica GeoGebra no smartphone como ferramenta para o ensino das funções exponencial e logarítmica(2018-04-27) Nogueira, Eduardo Leandro Peres; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; ; ; Ferreira, Debora Borges; ; Assis, Márcia Maria Alves de;Este trabalho tem como objetivo analisar o uso da Calculadora Gráfica GeoGebra no Smartphone para o ensino das Funções Exponencial e Logarítmica, verificando a capacidade do aplicativo em conduzir o aluno às definições e algumas propriedades dessas funções e a reflexão, translação vertical e função inversa através da visualização do comportamento dos seus gráficos. Para analisar o aplicativo, foram elaboradas duas atividades com questões discursivas que verificavam a influência de cada parâmetro nos gráficos das funções Exponencial e Logarítmica e foram aplicadas à cinco turmas de 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Prof. Anísio Teixeira. As respostas obtidas nas atividades e as opiniões dos alunos nos levaram a verificar que a Calculadora Gráfica GeoGebra realmente foi capaz de facilitar a compreensão do conteúdo trabalhado, além de aumentar o interesse dos alunos, sendo uma ferramenta de grande potencial que serve de benefício para o trabalho do docente e para o aprendizado do aluno.