Navegando por Autor "Assis, Thayanne Erica Torres de"
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TCC A estimulação essencial e o desenvolvimento de uma criança cega(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-12) Assis, Thayanne Erica Torres de; Silva, Luzia Guacira dos Santos; Oliveira, Jacyene Melo deA estimulação essencial em crianças de 0 a 5 anos com necessidades educacionais especiais é de suma importância, pois favorece o desenvolvimento cognitivo, afetivo, e psicossocial da criança. Por esse motivo, as atividades de estimulação essencial vêm ganhando cada vez mais foco, principalmente no tocante ao desenvolvimento da criança cega, porém ainda é notória certa escassez no tocante a socialização de estudos que discutam essa temática. Neste cenário, esse trabalha apresenta uma análise sobre a estimulação essencial desenvolvida com uma criança cega no Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos de Natal – IERC-RN, com ênfase nas atividades desenvolvidas e como elas auxiliam no seu processo de desenvolvimento. Dessa forma, o objetivo geral deste estudo foi analisar em que medida a estimulação essencial possibilita o desenvolvimento de uma criança cega, tendo como base as atividades, os recursos ambientais físicos, tecnológicos, materiais e humanos em seu entorno. Para tanto, a abordagem metodológica utilizada, de natureza qualitativa, foi o estudo de caso, a luz dos princípios de Yin (2005) e Gil (2007). Os sujeitos da pesquisa foram a pedagoga da instituição responsável pelas atividades de estimulação essencial e uma criança cega com 2 anos e 8 meses de idade. Os instrumentos e procedimentos de pesquisa foram a observação, a entrevista semiestruturada e o diário de bordo. O processo e os dados da pesquisa foram analisados sob a ótica de Bardin (2011) tendo como base os autores lidos durante esse estudo, dentre eles: Bruno (1993); Rodrigues (2002); Farias (2004). Através da análise de conteúdo desenvolvida, permite-se compreender que a estimulação essencial é um processo favorecedor no desenvolvimento de uma criança cega. A motivação, o apoio familiar, e as atividades desenvolvidas são estímulos que ajudam no desenvolvimento cognitivo, perceptivo e motor. Desse modo, quanto mais cedo à criança cega for diagnosticada e atendida, mais cedo tornará seu desenvolvimento acelerado aumentando as possibilidades de interagir com o meio no qual vive permitindo assim um melhor relacionamento com os demais