Navegando por Autor "Assunção, Zoraia da Silva"
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TCC A Contribuição da Afetividade na Aprendizagem Escolar na Educação Infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-10) Rocha, Maria da Conceição; Queiroz Neto, Venâncio Freitas de; Queiroz Neto, Venâncio Freitas de; Queiroz, Rouseane da Silva Paula; Assunção, Zoraia da SilvaA escola é considerada como sendo a extensão do lar, pois, não oferece apenas conhecimentos conceituais, mas também desperta sentimentos e atitudes próprias, como é o caso da afetividade. A educação afetiva deveria ser a primeira preocupação dos educadores, porque é um elemento que condiciona o comportamento, o caráter e a atividade cognitiva da criança. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo investigar quais as contribuições da afetividade no processo escolar, na Educação Infantil. Os procedimentos metodológicos que nortearam a pesquisa consistiram na construção de dados qualitativos, através de pesquisas de análises bibliográficas em artigos, periódicos, cartilhas da educação infantil como Referencial Curricular para a Educação Infantil (RCNEI), entre outros. Como resultados, verificamos que a afetividade é vista como base para que a escola promova pessoas pensantes, melhorando o convívio em grupo no ambiente familiar e social. Entendemos que a afetividade é uma ferramenta eficaz no processo de ensino-aprendizagem, pois, contribui positivamente para que o aluno supere limitações pessoais e adquira saberes.TCC A Importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-10) Morais, Patrícia Helena Vieira de Sales; Queiroz Neto, Venâncio Freitas de; Queiroz Neto, Venâncio Freitas de; Queiroz, Rouseane da Silva Paula; Assunção, Zoraia da SilvaA ludicidade e o desenvolvimento cognitivo são tributos que devem ser desenvolvidos de forma articulada, pois, a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, deve ser instigada, de forma natural. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo investigar e compreender qual o papel do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, verificando quais os benefícios que esta ferramenta oferece aos educandos, no instante do seu desenvolvimento intelectual. Os procedimentos metodológicos que foram utilizados consistiram na análise e elaboração de dados qualitativos, através de pesquisas teóricas baseadas na leitura e reflexão de livros, artigos, revistas e documentos educacionais, como é o caso do Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI), onde estão inseridos conceitos, palavras-chave e orientações diversas que nos deram suporte para a construção do referencial teórico. Os resultados comprovam que a criança tem maiores possibilidades de aprender através dos brinquedos, jogos e brincadeiras, pois, desenvolve habilidades diversificadas, além de aprimorar aquelas que já possui. É necessário que o professor reflita sobre a proposta para se trabalhar com o lúdico e, assim, faça uso destes atributos de forma planejada e objetiva.TCC A inclusão social de crianças com necessidades educacionais especiais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-30) Costa, Maria da Saúde Gurgel; Queiroz Neto, Venâncio Freitas de; Queiroz Neto, Venâncio Freitas de; Queiroz, Rouseane da Silva Paula; Assunção, Zoraia da SilvaO presente trabalho tem como objetivo compreender quais são as práticas pedagógicas mais adequadas para o professor trabalhar a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais, definindo os aspectos legais da inclusão, identificando o comportamento adequado do professor na sala de aula com alunos que tenham NEE e apresentando meios, atitudes e desafios a serem vencidos na difícil tarefa de educar para a inclusão. Trata-se de um texto que foi possível por meio de pesquisa bibliográfica, na tentativa de reunir pressupostos que indiquem elementos importantes para o trabalho com a inclusão no contexto social atual. Os resultados apontam que as práticas de inclusão são possíveis a partir da formação do professor, das adequações curriculares, do caráter de diversidade e igualdade, democracia e respeito com que essas práticas são adotadas. Nisto estão inclusos como importantes elementos: a concepção de ensino e aprendizagem, a importância da reflexão, a avaliação, a elaboração do Projeto Político-Pedagógico. A escola tem que mudar seus paradigmas pedagógicos e investir numa prática de respeito às diferenças, sejam elas físicas, sociais ou culturais.Dissertação A Internet como tecnointeração da aprendizagem: valorização da cultura e identidade juvenil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-09-26) Assunção, Zoraia da Silva; Coelho, Maria das Graças Pinto; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704292T6; ; http://lattes.cnpq.br/7596032354619660; Moura, Dante Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/1720357515433453; Costa, Sebastião Guilherme Albano da; ; http://lattes.cnpq.br/8529803599502506; Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798285U5O presente estudo investiga a Internet enquanto tecnointeração no ambiente escolar, como recurso do processo ensino-aprendizagem. Objetiva discutir os descompassos entre a proposta de acesso educacional para a utilização da Internet e a ritualidade de acesso e interação dos jovens. Remete-se a uma pesquisa de cunho qualitativo, descritivo-explicativa, realizada com adolescentes entre 11 e 17 anos de idade, numa escola confessionária da rede particular de ensino na cidade do Natal/RN. Emprega como opção metodológica o grupo focal, a observação participante, a análise do discurso e a etnografia, considerando os fatos e os dados da prática pedagógica relativa ao tema em foco, além da tentativa de conhecer o cotidiano dos jovens matriculados na escola, relacionando-o com as culturas juvenis. Reconhece a existência de dois momentos com o grupo focal: o primeiro relacionado ao uso da Internet como tecnointeração; o segundo vinculado à problematização do emprego da Internet como tecnointeração na aprendizagem em sala de aula. Discute no contato com os jovens os conceitos de Ambientes Midiáticos, Cultura e Identidade, Redes, Consumo e Cidadania. Reconhece a importância da escola considerar a Internet como ferramenta pedagógica, voltada não apenas para a pesquisa, mas principalmente como ambiente de aprendizagem e construção de conhecimento em regime colaborativo. Aponta a necessidade de aproximação entre escola e ambiente midiático, redimensionando a prática pedagógica e oferecendo uma nova proposta avaliativa (auto-avaliação). Sugere uma renovação na postura do professor em relação à sua prática educativa em sala de aula e na utilização da Internet, valorizando a junção entre tecnointeração e comunicação, como elementos motivadores da construção do conhecimento pelos alunos e de participação plena nas decisões cidadãs. Prioriza um trabalho educativo voltado para o estabelecimento de uma relação dialógica entre códigos, aprendizagens e conteúdos, propiciando o domínio de novas ferramentas no ambiente midiático, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências voltadas para o reconhecimento e consumo das informações a partir da leitura crítica da mídiaTCC Jogos e brincadeiras na escola da Educação Infantil: as visões de Piaget, Vygotsky e Wallon(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Morais, Patrícia de Amorim; Queiroz Neto, Venâncio Freitas de; Queiroz Neto, Venâncio Freitas de; Queiroz, Rouseane da Silva Paula; Assunção, Zoraia da SilvaEste trabalho tem como objetivo geral analisar a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil, destacando reflexões sobre os aspectos históricos dos jogos e brincadeiras como atividades lúdicas e instrumento de aprendizagem e discutindo sobre a importância destas na Educação Infantil, considerando as visões de Piaget, Vygostsky e Wallon. Para o alcance destes objetivos, realizou-se uma bibliográfica, de cunho qualitativo, a fim de organizar uma revisão de literatura. Os resultados apontam para a ideia de que os jogos e brincadeiras são utilizados pelos seres humanos como entretenimento desde a antiguidade. Mas, a sua importância para a educação se deu apenas após se fundamentar uma nova concepção sobre a criança, entendendo-se a infância como uma fase especial, voltada para a construção do desenvolvimento a partir de atividades que são naturais e próprias das crianças. O estudo permitiu conhecer as teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon, pensadores que estudaram o desenvolvimento do ser humano e destacaram a importância que tem o lúdico para a formação social e o desenvolvimento intelectual dos indivíduos na fase infantil. Desta forma, são atividades que não podem ser dispensadas pelo professor da educação infantil. Cada jogo, cada brincadeira, cada manifestação realizada de uma criança, representa uma ação prazerosa e significativa para o desenvolvimento do cognitivo da mesma.TCC Ludicidade na educação infantil: a importância na educação de crianças de 4 e 5 anos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-20) Silva, Anaceli Duarte da; Queiroz Neto, Venâncio Freitas de; Queiroz Neto, Venâncio Freitas de; Queiroz, Rouseane da Silva Paula; Assunção, Zoraia da SilvaPor muito tempo, perdurou um pensamento em relação à ludicidade, de que essa prática servia apenas de passa tempo, para brincadeiras e não como uma forma inovadora e positiva de aprendizagem. Por isso surgiu o objetivo desse estudo, de analisar o uso de práticas lúdicas no processo de ensino aprendizagem em uma sala de nível II da Educação Infantil com a faixa etária de 05 e 06 anos na Escola e Creche Municipal Governador Aluízio Alves. Iniciou-se com observação em sala de aula; posteriormente realizou-se um questionário com os professores da sala de aula em questão. Buscou-se também, compreender o que postulam alguns autores sobre a prática lúdica como: Vygotsky, Kishimoto e Antunes, dentre outros que tratam dessa temática por considerarmos de fundamental importância para o andamento deste trabalho. Por fim com as análises dos dados obtidos, podemos perceber que a ludicidade trás bons resultados para o processo ensino aprendizagem.TCC Ludicidade uma fonte de aprendizagem na Educação Infantil e no Ensino Fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Oliveira, Mirian Fernandes de; Queiroz Neto, Venâncio Freitas de; Queiroz Neto, Venâncio Freitas de; Queiroz, Rouseane da Silva Paula; Assunção, Zoraia da SilvaO trabalho desenvolvido através da ludicidade, principalmente nos primeiros anos escolares deixa o ambiente escolar mais atrativo e prazeroso, apto para receber as crianças que iniciam seu aprendizado neste contexto, visto que brincar é parte fundamental na vida desses pequeninos. O ato de brincar é a mais pura forma da criança se expressar, pois é brincando que ela expressa seus sentimentos interiorizando o mundo ao seu redor. No ambiente, que contem muitos alunos, nas salas de multisseriado em específico, considera-se o jogo muito importante, além de constituir-se como veículo de expressão e socialização das práticas culturais da humanidade, é também uma atividade lúdica em que crianças e/ou adultos se engajam num mundo imaginário regido por regras. No que se refere à matemática, esta, tem sido apontada ao longo do tempo como a principal responsável pelo fracasso escolar, e o uso do jogo trás uma metodologia de ensino com uma proposta mais interessante e prazerosa que desperta o interesse e o raciocínio dos alunos nas aulas dessa e das demais disciplinas. Este trabalho teve como objetivo apresentar situações de desenvolvimento de tarefas com o lúdico na Educação Infantil e Fundamental anos iniciais; mostrar os tipos de brincadeiras e jogos que são trabalhados em sala de aula, abordar a questão das salas multisseriadas e do uso de jogos nas mesmas, bem como ressaltar a importância desta ferramenta nas aulas de matemática. Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica, na qual buscamos teóricos e autores que já trabalharam com esse tema, como Alves (1994), Negrine (1994), Santos (1998) dentre outros. Esperamos com este estudo venha contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de crianças da Educação Infantil bem como nos primeiros anos do Ensino Fundamental.Tese Metrópole digital: o jovem aprendiz na educação tecnológica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-26) Assunção, Zoraia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/8288579916239009; ; http://lattes.cnpq.br/7596032354619660; Freitas, Alessandra Cardozo de; ; http://lattes.cnpq.br/4424220937257634; Andrade, Erika dos Reis Gusmao; ; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; Coutinho, Karyne Dias; ; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Costa, Maria Antonia Teixeira da; ; http://lattes.cnpq.br/9358515107715162; Cysneiros, Paulo Gileno; ; http://lattes.cnpq.br/5486517825557523Elaborada no cenário do Instituto Metrópole Digital (IMD) – unidade suplementar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que atua na formação de pessoal com cursos de nível técnico e superior, sendo a formação de nível técnico, associada a um processo de inclusão digital, com o propósito de atrair jovens para a área de TI, com ênfases em Desenvolvimento de Software e Hardware –, esta Tese objetiva Investigar a mudança cognitiva de jovem aprendiz da Educação Tecnológica e seu ingresso no mercado de trabalho, a partir da formação e da inclusão social proposta pelo Instituto Metrópole Digital, compreender a produção de subjetividade juvenil a partir da Educação Tecnológica do Instituto Metrópole Digital para a atuação no mercado de trabalho; conhecer políticas públicas brasileiras de qualificação profissional para a juventude e identificar o papel da Tutoria no processo de aprendizagem no curso de formação do jovem aprendiz da Educação Tecnológica proposta pelo Instituto Metrópole Digital. O recorte do objeto de investigação foi o processo de mudança cognitiva e constituição da subjetividade do jovem aprendiz em Tecnologia da Informação (TI) no IMD. Busca suporte na teoria freireana como proposta que problematiza as políticas e o processo de formação e qualificação profissional, na perspectiva de uma consciência cidadã e libertadora. De cunho qualitativo e etnográfico, descritivo-explicativo, conta com a participação de jovens, alunos do ensino médio oriundos de escolas públicas e privadas, com idades entre 15 e 18 anos. Constata aspectos fortes: que houve mudança cognitiva do jovem aprendiz da Educação Tecnológica na ultrapassagem do ensino médio para o estudante do Instituto Metrópole Digital; que acontece a inserção social para àqueles que permanecem no curso, tanto no bairro onde reside quanto na escola onde cursou o ensino médio, o jovem é reconhecido e torna-se referência para outros jovens, favorecendo-o uma projeção de vida; que, quando a atuação da Tutoria é motivadora para a aprendizagem, exerce uma influência positiva para o jovem na continuidade dos estudos, possibilita afiliação institucional e intelectual e a continuidade nos investimentos para a vida acadêmica visando uma melhor inserção no mercado de trabalho, o que remete à modificação do projeto de vida – investir numa formação acadêmica, em troca de um emprego técnico no mercado de trabalho. Aponta aspectos fracos: ausência do professor no Curso, em seu papel mais importante, que envolve consciência da sua condição em ação, na posição explícita que o exercício profissional constitui na medida em que essa constituição requer reciprocidade de seus alunos e do contexto em que atua; uma frágil formação da Tutoria, ausência de diálogos em sala de aula que favoreça a formação sujeito da aprendizagem, principalmente na ação orientadora, mediadora do jovem; verifica-se a ausência de proposta metodológica visando o desenvolvimento de Projetos reais do mercado de trabalho com resolução de problemas e aprendizagem colaborativa. Considera que sem converter informação em conhecimento não é possível discernir com suficiente clareza que não há relação causal direta entre Educação Profissional e Tecnológica e o nível de empregabilidade do jovem trabalhador certificado. Sugere para a evasão: um maior conhecimento da realidade do aluno do Instituto Metrópole Digital; melhor conhecimento sobre juventude e as expectativas de projeto de vida; que a Tutoria passe a ser Professor-tutor; investir nas condições de empregabilidade efetiva do jovem no mercado de trabalho.TCC O brincar no espaço sala de aula na Educação Infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Oliveira, Cátia Regina De Lima; Queiroz Neto, Venâncio Freitas de; Queiroz Neto, Venâncio Freitas de; Queiroz, Rouseane da Silva Paula; Assunção, Zoraia da SilvaO presente artigo aborda a temática do trabalho com o lúdico em sala de aula na educação infantil e justifica-se na busca pela discussão da importância de se trabalhar com essa metodologia em sala de aula. Partindo do princípio que o brincar é uma pratica livre por este motivo encanta o mundo das crianças, pois brincar é ação prazerosa assim é direcionada pela e para a criança. A brincadeira é inerente a criança neste sentido necessita de um conhecimento para aprender, deste modo é de suma importância o planejamento para que venha favorecer um brincar significativo. O brincar é uma função importantíssima no desenvolvimento da criança sendo considerada uma forma significante no ato de lecionar, pois proporciona relações entre os objetos culturais e a natureza. Ao se falar em criança e em suas vontades destacamos o seu imenso desejo em brincar sendo este ato natural em todos os períodos. O principal objetivo da educação infantil é elaborar um trabalho eficaz que possa desencadear a formação da criança para conviver em uma sociedade democrática e diversificada. No processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil necessita diariamente da contribuição de todos que formam a instituição professores e equipe pedagógica visando à necessidade das crianças e assim elaborar práticas significativas para esse processo. O educador deve considerar em seus planejamentos que a criança é um ser construtor de seu próprio conhecimento ela contribui para a construção da sociedade sendo assim ator social e participativo. É importante que o profissional da educação tenha uma atitude crítica perante os alunos compreendendo seus limites e possibilidades. O brincar é primordial para a criança, portanto, é necessário que toda equipe pedagógica juntamente com a família trabalhe essa função como ferramenta de aprendizagem. Tivemos como principal objetivo o desenvolvimento de um trabalho significativo, visando o lúdico como ferramenta principal, e ainda compreender a capacidade de interação da criança e sua capacidade motora, efetiva e cognitiva, bem como a ampliação do processo de aprendizagem de forma dinâmica. Para construção de um trabalho de qualidade é importante a pesquisa ao longo da sua construção, sendo assim buscamos desenvolver uma investigação teórica, pautada na pesquisa bibliográfica, embasada em autores como Almeida (1994), Batista (2012), Santos (2004), dentre outros de igual importância, com fins de melhorar o processo de aprendizagem das crianças através da ludicidadeTCC O lúdico como ferramenta de ensino e aprendizagem no fazer docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Rodrigues, Claudiane Antunes; Queiroz Neto, Venâncio Freitas de; Queiroz Neto, Venâncio Freitas de; Queiroz, Rouseane da Silva Paula; Assunção, Zoraia da SilvaA educação é o principal meio pelo qual qualquer indivíduo adquire conhecimentos específicos referentes a cada nível de aprendizagem, o primeiro contato do ser, no caso da criança com o ambiente escolar esta cada vez, mais precoce. A educação infantil desperta muitos e diferentes olhares, sempre foi objeto de pesquisa de muitos estudiosos. Quando lançamos esse olhar pedagógico para a educação infantil as estratégias e os procedimentos devem ser ainda mais atraentes, dinâmicos e envolventes; assim, todo graduando de pedagogia vislumbra o lúdico como fonte de ensino aprendizagem no fazer docente, contribuindo didaticamente para as partes envolvidas – professor (a) e aluno (a). A autora Dias (2013), afirma que entre as muitas formas de educar e transformar, uma muito importante é a educação lúdica. O presente trabalho tem como o objetivo apresentar o lúdico como ferramenta de ensino e aprendizagem no fazer docente. Será uma pesquisa totalmente documental, ou seja, bibliográfica. A ludicidade sinala como uma ferramenta importante na assimilação de conhecimentos, levando em consideração o momento histórico, social, político e cultural do meio em que vivemos. Sabemos que a ludicidade sempre existiu entre as civilizações, com particularidades e representações referentes à suas épocas, muitas das atividades que hoje descrevemos como sendo lúdicas recebiam outras definições tanto de nomenclatura quanto de significados. Segundo Vygotsky (1998), para entendermos o desenvolvimento da criança, é necessário levar em conta as necessidades dela e os incentivos que são eficazes para colocá-las em ação. Brincar é uma importante forma de comunicação e socialização, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano e sua maneira de pensar, pois é através do “faz de conta” que ela repassa o seu pensar, sua maneira de ver o mundo. O profissional precisa despertar na criança a criatividade, o entusiasmo, a alegria e observa-las no decorrer do brincar. É necessário que o docente entenda o brincar o jogar da criança, a fim de examinar o universo infantil, para isso é preciso ter um conhecimento teórico e prático, com capacidade de observação e interesse. O professor é uma peça fundamental na educação, no entanto, mesmo que ele seja motivado e criativo, não será suficiente para uma educação de qualidade, é preciso compreender que o professor não é um “super herói”, mas um profissional capacitado academicamente para exercer determinada função”. Após debatermos, descrevermos e refletirmos podemos apontar o lúdico como uma “metodologia” necessária e preciosa no processo de ensino e aprendizagem, ampliando as possibilidades de desenvolvimento intelectual, motor e cognitivo da criança no fazer docente, servindo como instrumento de trabalho e desenvolvimento para o mesmo. O lúdico é uma engrenagem propulsora para uma educação de qualidade que tem a possibilidade de colocar em funcionamento habilidades inata, e desenvolver as habilidades nata de um indivíduo, e nesse processo o docente deve desempenhar o papel de facilitador, mediador, descobrir/aprender que o lúdico nos possibilita. No mais, é preciso entendermos que o lúdico não deve se sobrepor aos conteúdos, ao ensinar do docente nem tão pouco a aprendizagem das crianças (alunos).TCC Relato reflexivo da prática docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Baracho, Maria Deusa da Silva; Neto, Venâncio Freitas de Queiroz; Queiroz Neto, Venâncio Freitas de; Queiroz, Rouseane da Silva Paula; Assunção, Zoraia da SilvaO devido trabalho foi realizado com o intuito de suscitar um relato/ analise reflexiva sobre as praticas docentes efetivadas durante o componente curricular Estágio Supervisionado I e II do curso de Pedagogia à distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no município de Macau/RN, ocorrentes no período semestral de 2016.1 e 2016.2 respectivamente no Complexo Educacional de Ensino Infantil Prof.ª Joana Sampaio Marinho. As vivencias relatadas neste trabalho tem como objetivo central a reflexão, descrição e análise sobre a execução dos estágios supervisionados, levantando observações a respeito do Projeto Político Pedagógico (PPP), que se refere ao estágio I e sobre o ensino na pré-escola referente ao estágio II. Para melhor compreensão este relato está dividido em duas partes, sendo que a primeira parte corresponde ao estágio supervisionado I, e o segundo seguimento deste trabalho refere-se às praticas docente do estágio supervisionado II, fazendo ponderações sobre as situações vivenciadas.