Navegando por Autor "Ataliba, Jéssyca Fabíola Ribeiro"
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Dissertação Benchlearning em campanhas públicas de comunicação: benefícios obtidos no projeto "Sífilis Não"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-31) Ataliba, Jéssyca Fabíola Ribeiro; Gonzalez, Mario Orestes Aguirre; http://lattes.cnpq.br/5936291138113637; http://lattes.cnpq.br/6654368631710420; Hekis, Helio Roberto; https://orcid.org/0000-0002-7601-8931; http://lattes.cnpq.br/9599726799047515; Lacerda, Juciano de Sousa; https://orcid.org/0000-0002-0876-377X; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; Rocha, Miriam Karla; https://orcid.org/0000-0003-4948-4782; http://lattes.cnpq.br/1389310423761626Em uma sociedade cada vez mais mutável, no qual o desenvolvimento tecnológico e social assumem um ritmo frenético, o conhecimento e a informaçãotornam- se insumos de grande valia. Para organizações serem eficientes em ambientes com essas características, elas precisam buscar meios que sistematizam o conhecimento, a informação para que seja consolidado e se torne um insumo utilizável em seusprocessos. É neste cenário que surge a ferramenta Benchlearning, a qual objetiva nortear organizações e pessoas a focar na aprendizagem organizacional e melhoria contínua a partir do conhecimento adquirido pela observação de outras organizações considerando suas próprias características e limitações. Na administração pública não é diferente, tendo emvista a obrigação prevista em lei de ser eficiente, órgãos e atores que trabalham nesse setor necessitam ter a melhoria do desempenho como meta essencial, motivando constantemente seus atos. No campo da saúde, essa preocupação assume um nível de responsabilidade bem maior, haja vista a necessidade vital para a população de se desenvolver ações de promoção à saúde e prevenção e combate a epidemias, como éo caso da epidemia de Sífilis em nosso país. Sobre a epidemia de Sífilis, órgão de controle como o TCU, em seu acórdão 2019/2017, recomenda ao Ministério da Saúde que seja investigado os motivos que prejudicam as campanhas públicas de saúde no combate à Sífilis e que se desenvolvam novas e diversificadas estratégias de prevenção. Isto posto, este estudo tem como objetivo Identificar os benefícios da aplicação de princípios do Benchlearning numa visão intraorganizacional em projetos de campanhas de comunicação em saúde com o intuito de promover maior eficiência na realização das campanhas públicas de combate à sífilis. A presente pesquisa foi estruturada em quatro etapas: 1) Estado da arte do tema benchlearning 2) Análise documental de pesquisas sobre o processo de comunicação em projetos de saúde; 3) Pesquisa de campo (Estudo de caso direcionado às 3 primeiras campanhas realizadas pelo projeto de Resposta Rápida à Sífilis); e 4) Identificação dos benefícios da ferramenta Benchlearning em comunicação em saúde numa visão intraorganizacional. Os resultados demonstraramque o uso da ferramenta pode potencializar o conhecimento e a expertise desenvolvida durante a execução das ações das campanhas, fornecendo um conteúdo robusto e sólido,permitindo o planejamento de ações com grande poder de impacto social, sendo replicado para próximas campanhas. Nesse sentido, os benefícios que foram identificados com o uso da ferramenta dizem respeito a: Identificação das reais necessidades das populaçõeschave é fundamental para a concepção de estratégias eficazes; Engajamento de todos os envolvidos nas campanhas; Aprendizado combase sólida, campanhas commaior alcance social; Conhecimento excepcional produzido e difundido direcionado às campanhas públicas; Desenvolvimento de soluções personalizadas considerando a diversidade e regionalismo; Consolidação e disseminação de conceitos e diversificados formatos para realização das campanhas; Intercâmbio de conhecimento para produção de conteúdo de qualidade; e Avaliação de impacto, direcionador de caminhos para o alcance de demandas sociais.