Navegando por Autor "Avelino, Luana Paula Barbosa"
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TCC Análise do Programa de Gestão Documental do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-18) Avelino, Luana Paula Barbosa; Campos, Arthur Ferreira; Campos, Arthur Ferreira; Davi, Maria da Conceição; Silva, Jefferson Higino daO presente trabalho tem como tema “Análise do Programa de Gestão Documental do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte''. Objetiva analisar, sob embasamento legal, o Programa de Gestão Documental para o Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte. Baseia-se no método de abordagem indutivo, possibilitando estudar apenas um caso, podendo chegar-se a uma conclusão geral mediante seus semelhantes. Aborda sobre a Gestão Documental, apresentando seus fundamentos legais. Constata sobre a importância dessa gestão para o Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, levando em consideração a grande massa documental produzida e acumulada durante os anos. Analisa o Programa de Gestão Documental instituído pela Resolução nº 20-TJ, de 17 de julho de 2018, apresentando, também, as legislações pertinentes e pontuando, brevemente, as suas etapas. Demonstra a situação dos arquivos de algumas comarcas do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, os acondicionamentos e a conservação dos documentos, apresenta os instrumentos auxiliares, como por exemplo a Tabela de Temporalidade. Os instrumentos tiveram como base as normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e de outros tribunais, sendo eles elaborados em parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica (SGE). Destaca as ações realizadas pelo Programa de Gestão Documental durante o ano da sua implantação, como o Treinamento Especializado oferecido às comarcas. Como considerações finais, aponta sugestões para tornar mais eficiente a recuperação das informações documentais jurídicas, mediante a Gestão Documental.Artigo Educação continuada dos bibliotecários da UFRN: caracterização da formação na pós-graduação(Interface, 2016-12-07) Cunha, Jacqueline de Araújo; Gomes, Vagner Ivan de Alencar; Pimenta, Diego de Farias; Villarejo, Gabriela Ethel Boccardi; Avelino, Luana Paula Barbosa; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260Aborda a educação continuada na formação do Bibliotecário. Objetiva, de modo geral, caracterizar a formação dos bibliotecários na pós-graduação no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, e como específicos: Conhecer o nível de formação dos bibliotecários na pós – graduação; Verificar as áreas da pós-graduação nas quais os bibliotecários são formados; Apresentar de acordo com esses profissionais, a contribuição da pós-graduação para sua atuação profissional. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa, para alcançar a proposta do estudo, foram os seguintes, ela tem caráter exploratório e descritivo, como também quantitativa. Para coleta de dados utilizou-se de um instrumento de pesquisa, um questionário contendo 14 questões, dessas: oito objetivas e seis discursivas, elaborado pela ferramenta Google Docs. Como resultado notou-se que a maior parte dos bibliotecários possui algum tipo de pós-graduação, seja especialização, mestrado acadêmico e profissional, e que elas estão relacionadas de alguma forma com o trabalho e consequentemente tendo contribuições no ambiente de organizacional.Palavras-chave: Educação Continuada. Bibliotecário. Pós-graduaçãoArtigo Legibilidade informacional: análise da clareza na apresentação das informações em receituários médicos(Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, 2017-12) Barbosa Neto, Pedro Alves; Silva, Laryssa Marques; Cruz, Jackson Matheus de Lima; Torres, Luciana Alves; Avelino, Luana Paula Barbosa; Silva, Dariênio Xavier daO estudo em tela analisa o nível de satisfação dos cidadãos da cidade de Natal-RN, em relação às prescrições médicas adquiridas. Tendo como ênfase a legibilidade dos receituários médicos, tanto por parte do paciente quanto dos farmacêuticos. A partir disso, a pesquisa toma como base a Lei Federal nº. 5.991/75 que assegura o direito dos cidadãos de receberem um receituário legível e o Artigo 15 do Decreto Federal nº. 20.931, uma vez que esse revela que as informações abreviadas em receituários médicos são proibidas. Assim, o desconhecimento por parte da população, usuária deste serviço, a respeito da legislação vigente, a qual assegura aos usuários de receitas os seus direitos, se mostra insuficiente. A partir destes dados, pretende conscientizar as bibliotecas, os hospitais, os postos de saúde, as farmácias, a população e os próprios médicos da importância da clareza das informações contidas em receituários. Torna visível a importância de uma informação legível, em todos os suportes informacionais, como também a influência desta legibilidade na vida do usuário