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Navegando por Autor "Azevêdo, Camilla de Medeiros Dantas"

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    Tese
    Estudo da resistência residual de compósitos poliméricos de fibra de vidro-e e kevlar 49 após sofrerem impacto de baixa velocidade
    (2017-10-10) Azevêdo, Camilla de Medeiros Dantas; Freire Júnior, Raimundo Carlos Silvério; ; ; Dias, Avelino Manuel da Silva; ; Ford, Elmo Thiago Lins Couras; ; Felipe, Renata Carla Tavares Santos; ; Amorim Júnior, Wanderley Ferreira de;
    As propriedades mecânicas dos materiais compósitos, das mais diversas aplicações industriais, podem ser reduzidas significativamente pela ocorrência de impactos de baixas velocidades. Esses impactos podem provocar danos internos no material comprometendo sua integridade. Assim, o presente estudo tem como objetivo fazer uma análise experimental da resistência residual à flexão em três pontos e compressão após o impacto (CAI), de dois tipos de laminados compósitos de matriz polimérica ortoftálica, sendo um deles reforçado a com 7 camadas de tecido bidirecional de Vidro E (CV) e o outro reforçado com 7 camadas de tecido bidirecional de Kevlar 49 (CK), sujeitos a impactos de baixa velocidade. Esse estudo é de grande importância pelo fato de tentar conduzir ao aparecimento prematuro de instabilidade estrutural e a consequente restrição do seu uso. A energia utilizada nesse trabalho para os dois tipos de laminados foi de aproximadamente 96J. Além disso, para o material compósito reforçado com fibra de kevlar, foram feitos sucessivos impactos com a mesma energia verificando sua influência nas propriedades do laminado. Sendo aplicadas 5 vezes, e 10 vezes a energia máxima de 96J. Como resultado verificou-se que no laminado CV, tanto as propriedades de compressão como de flexão em três pontos, a resistência se manteve praticamente inalterada enquanto que o módulo teve uma diminuição depois do impacto. Já no laminado CK houve um decréscimo tanto nas propriedades de compressão como flexão em três pontos após o impacto. Essa perda da integridade desses materiais pode ser justificada pela ocorrência de delaminação nas interfaces dos compósitos.
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    Dissertação
    Estudo do gradiente de resistência em compósito de mecha híbrida vidro/Kevlar após impacto de baixa velocidade
    (2018-07-27) Cunha, Rayane Dantas da; Freire Júnior, Raimundo Carlos Silvério; ; ; Azevêdo, Camilla de Medeiros Dantas; ; Ferreira, Evans Paiva da Costa; ; Amorim Júnior, Wanderley Ferreira de;
    Os materiais compósitos possuem uma alta eficiência estrutural, mas que é comprometida quando submetida a cargas de impacto. Dentre os tipos de impactos, o de baixa velocidade é considerado uma solicitação perigosa, por que são impactos mais comum de ocorrer e que provocam danos que nem sempre são visíveis à olho nu, ou que podem ser encobertos por acabamentos superficiais. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo fazer uma análise da resistência residual à flexão em três pontos, bem como avaliar a presença do tipo de tecido de mecha híbrida de um laminado compósito de matriz polimérica estér vinílica, sujeito a impactos de baixa velocidade (Drop Test). Os testes de impacto foram realizados utilizando duas energias (61 J e 76 J) até a perfuração dos corpos de prova. Como resultado verificou-se que o laminado apresentou boa resistência ao impacto e as propriedades de flexão em três pontos, resistência e rigidez, foram pouco alteradas depois do impacto. Com o objetivo de se entender melhor tais comportamentos, estudos comparativos se fazem necessários. Para tanto, utilizou-se nessa análise um outro laminado compósito semelhante e existente na literatura. Ao término dos estudos, foi observado que a utilização do tecido de mecha hibrida, influenciou diretamente nos resultados, com ganho na resistência ao impacto e redução da área de dano.
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