Navegando por Autor "Azevedo, Ana Karina Silva"
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Dissertação Além do arco-íris: tentativa de suicídio entre a população LGBTI+, uma compreensão fenomenológico-hermenêutica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-22) Silva, Maria Vanessa Morais da; Azevedo, Ana Karina Silva; http://lattes.cnpq.br/4953170483515023; https://orcid.org/0000-0002-2580-4254; http://lattes.cnpq.br/8421664292813677; Dutra, Elza Maria do Socorro; http://lattes.cnpq.br/8735914852611176; Freitas, Joanneliese de LucasAs taxas de suicídio ao redor do mundo se diferenciam a partir de aspectos culturais, regionais e sociodemográficos, bem como a forma que estas mortes são registradas e a extrema subnotificação. Apesar de seus altos índices, o suicídio ainda é visto como tabu, e que para alguns grupos ele é um fenômeno também invisibilizado. A Organização Mundial da Saúde identifica alguns grupos em situação de maior vulnerabilidade para o risco de suicídio. A população LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Intersexo) tem sido apontada com maior propensão a ideações e tentativas de suicídio do que seus pares heterossexuais. Esse fato é associado a diferentes fatores como o preconceito, discriminação, violência e estigma social. Esta pesquisa tem como objetivo refletir e compreender a experiência de pessoas LGBTI+ que tentaram suicídio, a partir da perspectiva fenomenológicohermenêutica norteada pela ontologia heideggeriana. Foram entrevistadas duas pessoas que tentaram suicídio, uma mulher lésbica e um homem gay. A análise das entrevistas narrativas se deu pela compreensão e interpretação das experiências dos participantes e as afetações da pesquisadora, tendo como inspiração o círculo hermenêutico heideggeriano. Os resultados deste estudo evidenciam os sentidos de querer morrer para pessoas LGBTI+. Nessa direção, as interpretações das narrativas demonstram vivências de sofrimento, medo, incompreensão, violência, fuga de si mesmo, opressão, uma vida sem lugar, uma existência sem pertencimento e o matar-se como possibilidade de não mais viver neste mundo. Refletimos sobre o nosso horizonte histórico e como é o habitar para essa população, bem como a resistência diária para permanecer existindo. Espera-se que os resultados da pesquisa possam contribuir para ampliar a discussão sobre a saúde mental e suicídio da população LGBTI+ e lançar luz sobre as problemáticas vivenciadas por essa população na sociedade brasileira, colaborando também para pensar, tensionar e construir políticas públicas afirmativas.Dissertação Análise de um serviço-escola de psicologia de uma instituição federal de ensino superior(2017-12-15) Leal, Lieti Coelho; Rego, Denise Pereira do; Abreu, Cynara Carvalho de; https://orcid.org/0000-0001-9903-6481; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; http://lattes.cnpq.br/9844373394796279; http://lattes.cnpq.br/7514822266742763; Azevedo, Ana Karina Silva; http://lattes.cnpq.br/4953170483515023; Gomes, Maria Aparecida de França; http://lattes.cnpq.br/7970650675313579Os Serviços-Escola de Psicologia estão vinculados à criação e regulamentação do curso de Psicologia e têm sido, ao longo dos anos, o principal espaço de práticas no processo de formação do psicólogo, visando cumprir, desde o seu nascimento, um duplo objetivo: subsidiar os alunos e atender a comunidade. A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, os Serviços-Escola são chamados a ampliar sua ação, de modo a atender a uma demanda que cresce continuamente e a se adequar às mudanças na formação. A presente investigação teve como objetivo efetuar uma análise do Serviço de Psicologia Aplicada – SEPA da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a partir de um estudo descritivo, transversal e comparativo que buscou relacionar dados sobre o funcionamento de Serviços Escola das varias regiões do pais, de modo a identificar lacunas e fundamentar uma discussão quanto à necessidade e possibilidade de mudanças propiciadoras de melhorias. Para a produção de informações, optou-se por uma abordagem mista simultânea ou multimetodos, que utilizou a observação sistemática, a análise documental, a consulta a banco de dados e entrevistas enquanto recursos de investigação. Quanto aos resultados, observa-se que a elevada demanda revelou-se uma dificuldade generalizada em todos os serviços estudados, refletindo um aumento no numero de pessoas buscando atenção psicologia e poucos psicólogos no serviço público que atendam tal demanda. Entretanto, em relação à estrutura física, observa-se uma semelhança de condições, ou seja, um satisfatório atendimento às necessidades. A prevalência de uma forte hegemonia da psicoterapia individual sinaliza que a oferta de serviços não contempla a diversidade de possibilidades do campo psi. Por outro lado, a procura por essa modalidade de atendimento se destaca, o que se deve, em parte, ao imaginário ainda prevalente em relação às atividades do psicólogo, mesmo que inúmeras mudanças tenham exigido uma redefinição das habilidades e competências desenvolvidas ao longo da formação profissional. Pode-se concluir que, de modo geral, há um apego a modelos teóricos cristalizados, não estando clara a abrangência do termo “Serviço de Psicologia”, bem como, certo desconhecimento e/ ou afastamento em relação às diretrizes curriculares do curso de psicologia. Partindo dessas lacunas, percebeu-se uma fragilidade no Serviço Escola, mesmo considerando a sua importância para a formação do futuro psicólogo. Sugere-se, assim, a proposição de espaços de discussão que, sistematicamente, informem e aproximem os que integram os Serviços Escola e, potencialmente, possam subsidiar a ampliação da quantidade e qualidade da oferta de cuidados.TCC Aspectos Psicológicos de Cuidadores de Pacientes Crônicos Fora de Possibilidade Terapêutica, no Município de Currais Novos/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-23) Gonzaga, Jessica Maria Fontes; Azevedo, Ana Karina Silva; Azevedo, Ana Karina Silva; Fernandes, Andressa Mônica Gomes; Souza, Ramon José AyresEste estudo objetiva compreender os aspectos psicológicos de cuidadores de portadores de doenças crônicas, sem possibilidades terapêuticas, no municipio de Currais Novos/ RN. Consiste numa pesquisa qualitativa de caráter fenomenológico. O instrumento utilizado foi uma entrevista semi estruturada com 5 participantes, onde foram destacados cinco núcleos: 1) O cuidador e seus aspectos emocionais; 2) o cuidador e a sensação de perda precoce de seu ente;3) o apoio familiar e de amigos; 4) papel da fé e religiosidade para um cuidador de um paciente crônico e, por fim, 5) a experiência de ser cuidador e seu impacto emocional. Logo após realizar as entrevistas foi realizada a transcrição dos depoimentos e, em seguida, a leitura para que se tivesse uma maior familiaridade com o texto, logo mais realizado o destacamento dos significados das falas do narrador, sendo estes destacados como núcleos e por fim feita a intepretação dos dados, para que se fizesse possível trazer maiores vivência e propriedade ao referido tema, foram usados trechos das entrevistas para dar suporte à narração. Deste modo, se constatou que os cuidadores carecem de auxílio conjunto em suas atividades, em todos os depoimentos os sentimentos de tristeza e sofrimento ficaram evidentes, assim como as dificuldades financeiras. Concorda-se que, a assistência de uma equipe, com psicólogos e demais profissionais da área, requer planejamento eficiente e que, uma vez implantado, irá diminuir o impacto das doenças crônicas nos cuidadores, com zelosas ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida destes.Dissertação Bem-estar no trabalho: diagnóstico entre docentes da educação técnica profissional em saúde da UFRN(2017-02-24) Souza, Maristela Lima Borges de; Abreu, Cynara Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; ; http://lattes.cnpq.br/1643589076223736; Maux, Ana Andrea Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/1396156130526048; Azevedo, Ana Karina Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4953170483515023; Torres, Tatiana de Lucena; ; http://lattes.cnpq.br/2310895002206004Considerando o bem-estar no trabalho um conceito amplo e multifacetado que diz de um estado mental positivo do trabalhador oriundo da concatenação de vínculos que ele estabelece com a organização e com o trabalho realizado, trata-se de uma pesquisa de campo, exploratório-descritiva, de caráter transversal e natureza quantitativa. O estudo realizou um diagnóstico para avaliar o bem-estar no trabalho entre docentes Enfermeiros da Educação Técnica Profissional em Saúde da UFRN. O instrumento utilizado foi o IBET-13 (Inventário de Bem-estar no Trabalho), constituído por três escalas; variáveis de satisfação no trabalho (ST), envolvimento com o trabalho (ET) e de comprometimento organizacional afetivo (COA). Quanto ao tratamento dos dados, empreendeu-se uma análise descritiva comparativa das variáveis. Para medir a correlação, entre as variáveis numéricas, foi utilizada a Correlação de Pearson (r), enquanto o teste U de Mann-Whitney foi utilizado para comparar as amostras independentes. Os resultados por dimensões demonstraram um nível de percepção de compromisso e satisfação no trabalho dos docentes de 84,21 % e apenas de 5,26 % quanto ao nível de envolvimento no trabalho. O comprometimento dos docentes da ESUFRN perfaz uma relação ativa com a organização onde o próprio colaborador deseja contribuir para sua satisfação no ambiente de trabalho. Está presente a identificação dos docentes com a organização referência para o comprometimento organizacional afetivo. Na percepção dos docentes há uma forte ligação afetiva que se traduz em sentimentos positivos como entusiasmo, orgulho, contentamento, confiança, apego e dedicação ao trabalho e à instituição. Numa síntese, os docentes estão comprometidos afetivamente com a organização, desejam nela permanecer como membro. Acreditam e comungam das mesmas metas da ESUFRN, intencionam em se esforçar pela organização, estão implicados com o cargo e demonstram lealdade. Conclui-se que apesar da presença significativa de sentimentos positivos no ambiente de trabalho dos docentes (compromisso e satisfação), uma grande maioria dos docentes não está envolvida com o trabalho. É preciso compreender as possíveis causas e o que pode ser feito pela organização para a obtenção de um ambiente de trabalho que possibilite o bem-estar para o sujeito que trabalha. Desta forma, intervenções precisam ser planejadas e implantadas. Os investigadores sugerem novas pesquisas em busca de subsídios para potencializar, cada vez mais, os vínculos positivos em relação ao trabalho.Dissertação Compreensão fenomenológico-existencial da experiência dos jogadores de role playing games (RPG): desvelando sentidos(2017-02-21) Barbosa, Zara Cristina de Andrade; Dutra, Elza Maria do Socorro; ; ; Azevedo, Ana Karina Silva; ; Frota, Ana Maria Monte Coelho;Este trabalho é uma pesquisa fenomenológico-hermenêutica de inspiração Heideggeriana, realizada com jogadores de Role Playing Game (RPG). A revisão de literatura mostrou que a produção acadêmica na área da Psicologia a respeito do RPG no Brasil é escassa, porém na Educação os estudos estão crescendo e abordam, em sua maioria, a utilização do jogo em salas de aulas como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. Alguns estudos apontam para a eficácia do jogo no ensino de disciplinas escolares. Outros, focam nos benefícios para o desenvolvimento e estimulação da memória e da atenção, além de um melhor desempenho na leitura e escrita. No exterior existe um fluxo bem maior de estudos em Psicologia, abordando os benefícios na melhoria do desempenho cognitivo, desenvolvimento de habilidades sociais, formação de grupos de suporte, bem como ajuda na resolução de conflitos. Assim, estes estudos dão suporte para pensar e discutir o jogo por um caminho que vai além do pedagógico, preocupando-se em olhar para o jogador de RPG enquanto ser-no-mundo que, ao habitar sua existência, pensa e atribui sentidos às suas experiências. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo compreender, à luz da hermenêutica heideggeriana, a experiência de ser um jogador de RPG. Para isto, foram realizadas entrevistas narrativas com três jogadores de RPG que demonstraram interesse em participar do estudo. A entrevista partiu de uma pergunta desencadeadora sobre como é para eles ser um jogador de RPG. Após as entrevistas, foram realizadas a leitura e análise das narrativas que tiveram como base o método fenomenológico hermenêutico, por entendermos que este método possibilita um olhar compreensivo do fenômeno, neste caso, a experiência dos jogadores. A partir dessas narrativas, foi possível perceber que o jogo possibilita um espaço no qual esses jogadores sentem-se livres para serem eles mesmos, ocupando um lugar de grande importância em suas vidas.Dissertação Compreensões fenomenológico-existenciais acerca da experiência suicídio na infância: "E existe?"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-19) Melo, Manuella Bila de; Azevedo, Ana Karina Silva; http://lattes.cnpq.br/4953170483515023; http://lattes.cnpq.br/3310089102023099; Melo, Symone Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/8263777288489263; Kovács, Maria JúliaO suicídio na infância é um fenômeno invisibilizado e atravessado por diversos tabus, dentre eles o mito da infância feliz, que vê essa fase da vida como marcada apenas por alegria, sonhos, leveza, e isenta de dores e sofrimentos. Na contramão desse entendimento, a presente dissertação de mestrado tem como objetivo compreender a experiência do suicídio infantil, a partir das narrativas de crianças que expressaram ideação ou tentaram suicídio. Metodologicamente, esta pesquisa se ancora na fenomenologia hermenêutica heideggeriana, utilizando como possibilidade interpretativa o Círculo Hermenêutico heideggeriano. Partindo disso, os momentos interpretativos dos encontros com as crianças aconteceram por meio da escrita narrativa do encontro com a criança e do diário de afetação produzido pela pesquisadora a respeito das suas compreensões sobre os encontros. O diário marca o caminho que é o próprio método e é a ele que a pesquisadora retorna para ter como apoio na escrita dos textos analíticos. Assim, no momento posterior aos encontros, iniciou-se a análise do material registrado, que envolveu as anotações da pesquisadora e as produções realizadas pela criança. Diante disso, foi adotado um modo fenomenológico-hermenêutico de fazer pesquisa. Os resultados apresentam trechos dos quatro encontros ocorridos com duas crianças participantes, de 10 e 11 anos, aqui chamadas de Hermione e Wendy. Em seus discursos, as meninas desvelaram histórias que traziam a solidão como marca de um tempo e narrativas atravessadas por violências e conflitos. Frente à inospitalidade de um mundo com muitas convocações em torno dos modos de ser esperados e a dificuldade em encontrar familiaridade e pertencimento, a existência tornava-se fardo e a morte apresentava-se na trama de significados como um caminho na lida com o sofrimento.Tese Concepção de ser humano subjacente à discussão sobre saúde na psicologia: uma proposta de orientação heideggeriana(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-05) Roehe, Marcelo Vial; Dutra, Elza Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/8735914852611176; ; http://lattes.cnpq.br/7353924875155819; Gemino, Alessandro de Magalhães; ; http://lattes.cnpq.br/0057092090758556; Azevedo, Ana Karina Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4953170483515023; Dantas, Jurema Barros; ; http://lattes.cnpq.br/3363815650863281; Melo, Symone Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/8263777288489263A crítica ao modelo biomédico é um tema recorrente em publicações de psicologia sobre saúde. O modelo é rejeitado devido à sua ênfase (1) na doença (2) como disfunção corporal. A posição presente nos trabalhos de psicologia que tratam do assunto é de que o modelo é reducionista, limitando a saúde a ser ausência de doença. As implicações da abordagem biomédica para o pensamento em saúde são o materialismo (corpóreo) de viés biológico e o mecanicismo fisiológico. Como contraponto à biomedicina e com o objetivo de apresentar uma visão ampliada do fenômeno, os trabalhos de psicologia revisados, conforme um método de leitura, destacam os aspectos contextuais e o papel do comportamento e do estilo de vida no processo saúde-doença. Nesta discussão, é possível vislumbrar a presença de uma concepção subjacente de homem, reforçada com a referência, em alguns trabalhos, ao pensamento de Descartes como sendo a origem das ideias inspiradoras do modelo biomédico. A argumentação das publicações de psicologia a respeito de saúde destaca características do fenômeno que implicam um modo de conceber o ser humano, a quem a saúde diz respeito. Esta tese desenvolve o entendimento de que a concepção de ser humano elaborada pelo filósofo alemão Martin Heidegger em sua Analítica do Dasein é compatível com as propostas dos trabalhos de psicologia acerca da saúde. Ou seja, o que as publicações de psicologia discutem a respeito da compreensão da saúde é relativo, de modo subjacente, a uma concepção de homem que possibilita o (novo) olhar sobre o fenômeno. O Dasein heideggeriano é uma visão de ser humano que se coaduna com a posição sobre saúde presente nos trabalhos de psicologia que estabelecem uma discussão a respeito do fenômeno, entendendo-se que a maneira como se concebe um fenômeno humano é coerente, ainda que de modo implícito, com um modo de compreender o homem. A consideração dos aspectos contextuais - como sociedade, ambiente e cultura - na abordagem da saúde remete à questão da relação entre homem e mundo, para a qual Heidegger desenvolveu a noção de ser-no-mundo. A atenção ao papel do comportamento na saúde aponta para a participação da própria pessoa em sua saúde, permitindo que se estabeleça um paralelo com o pensamento heideggeriano sobre a relação que o ser humano tem com seu próprio ser.Dissertação Enlutados da pandemia: os testemunhos daqueles que perderam entes queridos sob o viés fenomenológico heideggeriano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-05-30) Pimentel, Iuri Araújo; Azevedo, Ana Karina Silva; http://lattes.cnpq.br/4953170483515023; http://lattes.cnpq.br/4401830958670429; Freitas, Joanneliese de Lucas; Rebouças, Melina Séfora Souza; http://lattes.cnpq.br/4063229908259946Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou estarmos diante da primeira pandemia do século XXI. Diante da ameaça imposta pelo vírus à sobrevivência humana, medidas sanitárias foram adotadas em escala mundial a fim de desacelerar sua profusão e, assim, preservar o maior número de vidas possíveis. No Brasil, entretanto, o resultado foi trágico. Pouco mais de três anos após o início da pandemia, mais de 700 mil pessoas morreram em nosso país. Tão expressivo quanto o número de mortos, é o contingente de pessoas enlutadas pela morte de seus entes queridos. Aos sobreviventes, foram vedadas ou extremamente impactadas as elaborações dos ritos fúnebres, devido às altas taxas de contágio nos períodos mais agudos da pandemia. O objetivo do presente estudo é compreender a experiência de luto vivida por aqueles que perderam entes queridos em decorrência da Covid-19. Esta pesquisa é um estudo fenomenológico-hermenêutico, inspirado na possibilidade interpretativa do Círculo Hermenêutico pensado por Heidegger, como já proposto por Azevedo e Dutra (2013). Foram entrevistadas três pessoas, sendo duas mulheres e um homem. A análise das entrevistas narrativas se deu pela compreensão e interpretação das experiências compartilhadas por nossos participantes. Os resultados desta pesquisa revelaram os sentidos atribuídos pelos participantes à experiência como enlutados. Nesta direção, as interpretações das narrativas apontam para vivências afinadas ao mundo pelas disposições fundamentais do temor e angústia, despertadas pela ameaça as suas existências e de parentes em virtude da pandemia. As narrativas acerca de suas experiências de enlutamento na pandemia desvelaram também vivências de incredulidade quanto a concretização da morte de seus familiares; oscilação entre os estados de aflição e esperança quanto à recuperação do parente durante a internação; impotência e desamparo ante a impossibilidade de estar ao lado do ente querido durante a internação, restando apenas o lugar de espera quanto aos boletins diários fornecidos pelos hospitais. Refletimos sobre o modo de ser-com aquele que morreu durante o velório, tendo em vista a presença dos protocolos sanitários durante todo evento. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam para visibilidade de milhões de brasileiros cujo sofrimento existencial parece ser negligenciado, uma vez que, até o momento, não foram pensadas políticas propositivas voltadas aos cuidados a saúde mental daqueles que são, sem dúvidas, os enlutados da pandemia.Dissertação A experiência de decisão de juízes federais: para além dos autos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-11) Meira, Maísa de Oliveira; Azevedo, Ana Karina Silva; Maux, Ana Andrea Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/1396156130526048; ; http://lattes.cnpq.br/4953170483515023; ; http://lattes.cnpq.br/9301024552485602; Melo, Symone Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/8263777288489263A presente pesquisa objetivou compreender a experiência da decisão do juiz federal de primeira instância a partir da narrativa de quem exerce a magistratura. A proposição de escuta dos juízes apresentou-se como outra possibilidade de aproximação entre a Psicologia, o Direito e o Judiciário, diferentemente da tradicional relação baseada em pareceres periciais que se estabeleceu entre esses campos do conhecimento. Os três colaboradores, dois juízes e uma juíza, foram selecionados dentre os magistrados da Seção Judiciária da Justiça Federal no Rio Grande do Norte e que exerciam a judicatura na Cidade do Natal. Este estudo configurou-se como uma pesquisa qualitativa de inspiração fenomenológica hermenêutica, com base na ontologia do filósofo Martin Heidegger. O intrumento de acesso ao vivido pelo colaborador da pesquisa, foi a entrevista narrativa. A compreensão e interpretação do fenômeno pesquisado deu-se a partir do círculo compreensivo de Heidegger. Os momentos da compreensão das narrativas foram: afetação pelo depoimento ouvido; transcrição do depoimento ouvido; identificação dos temas; diálogo entre as reflexões feitas a partir das etapas anteriores e a literatura. Ao perguntar aos juízes federais: “Como é para você o processso de decisão na sua atividade de trabalho?”. Suscitou respostas em virtude da condição humana do existir, anunciaram como cada juiz se sentia em jogo enquanto um existente no exercício da magistratura. E que em uma sentença também está em jogo angústia, vulnerabilidade existencial, vida e morte, o olhar dos pares, além da repercussão social de suas sentenças. As falas foram relacionadas aos sentidos enraizados no mundo, falavam do horizonte de pertencimento dos juízes, referiram os modos de relações e de articulação do juiz com o que lhe chegava no mundo. No encontro com o outro, o juiz se encontrava com o drama que também lhe pertencia, que é ser a sua própria questão.Dissertação Experiência de ser-criança com TDAH: compreensão hermenêutico heideggeriana(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-26) Vale, Débora Cristina Guerra de Araújo; Azevedo, Ana Karina Silva; http://lattes.cnpq.br/4953170483515023; http://lattes.cnpq.br/9643807786515146; Melo, Symone Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/8263777288489263; Frota, Ana Maria Monte CoelhoA temática da criança desatenta surgiu desde o Século XX, e, embora não se tenha descoberto uma causa biológica, elas ainda são diagnosticadas como um déficit por não corresponderem a determinado modelo de desempenho escolar, e os cuidados dispensados objetivam curar ou melhorar o TDAH. Entretanto, confortando tal entendimento, a Fenomenologia desponta como outra possibilidade de compreender o que seria atenção. Este conceito seria, na ótica heideggeriana, um modo do Dasein de estar na verdade, uma temporalidade existencial do ser-aí, enquanto possibilidades de habitar seu horizonte histórico. Assim, demorar-se-ia de maneira própria ou imprópria, atento ou disperso de si mesmo. Como é a experiência de viver como criança a partir de um lugar que fora determinado pelo diagnóstico? Se a atenção é um aspecto global do TDAH, como elas se percebem enquanto cobradas por algo que as “falta”? Para aproximarmo-nos a experiência do vivido, estruturamos nossa pesquisa em quatro encontros: dois encontros com os participantes e dois com seus pais. Utilizamos o método fenomenológico, inspirado na hermenêutica heideggeriana, e abordamos os participantes através da hora do jogo lúdica com o recurso expressivo da caixa de areia. O brincar é prerrogativa do Dasein enquanto criança, e como convite da hora do jogo, utilizamos a caixa de areia a partir de uma leitura fenomenológica. Este caminho fomentou os diálogos acerca de seu diagnóstico, com criação de cenários e expressão de seu ser criança com TDAH. Quanto à interpretação, ela foi feita pelo transcrito no diário de afetações, e para interpretá-lo nos inspiramos no círculo heideggeriano, o qual desvela o modo como somos compreensão, e que, para a pesquisa foi adaptado por Azevedo (2013) e Maux (2014). Assim, participaram deste estudo, duas crianças de 7 e 9 anos diagnosticadas e em tratamento para o TDAH, cujos mundos aparecem por via da interdição e brincadeiras com regras excessivas por parte de seus cuidadores. Os seus projetos de vida atravessam-se pelo entendimento de seus cuidadores de forma substitutiva e impessoal. Compreendeu-se que suas existências se desvelaram a partir de um ser-criança-com-TDAHem-tratamento. Pensamos que, enquanto o sentido de ser for meramente dado, o desatino dos sofrimentos psíquicos nessas crianças serão representações biologizantes, esquecendo-se do fenômeno originário do sentido do ser-aí do Dasein nestas crianças.Tese A experiência de sofrimento em estudantes de Ciências e Tecnologia da UFRN sob o enfoque fenomenológico-existencial(2016-04-08) Bezerra, Cintia Guedes; Dutra, Elza Maria do Socorro; ; ; Amorim, Ana Karenina de Melo Arraes; ; Azevedo, Ana Karina Silva; ; Frota, Ana Maria Monte Coelho; ; Costa, Ileno Izídio da;As universidades tem apresentado aumento na incidência de estudantes vivenciando experiências de sofrimento e intensificação na procura por atendimento psicológico, merecendo atenção o complexo contexto que atravessa o universitário. Parte-se da concepção de que o ser humano é um Dasein, um ser-aí que não se encerra como interioridade psíquica, mas é expressão particular e reflexo do seu copertencimento ao mundo, sendo o sofrimento considerado intrínseco à existência e correspondente às solicitações mundanas. A pesquisa objetivou problematizar o sofrimento, buscando compreender, interpretar e explicitar os sentidos presentes na vivência de sofrimento de estudantes de Ciências e Tecnologia (C&T) da UFRN e discutir sobre a atenção dispensada ao estudante universitário. Foi feito levantamento bibliográfico sobre o sofrimento em universitários, discriminou-se o curso, bem como foi dada ênfase à conjunção de aspectos pertinentes à contemporaneidade. Procedeu-se com a realização de entrevistas semiabertas com quatro estudantes, as quais foram interpretadas de acordo com a perspectiva fenomenológico-existencial, com base na analítica da existência heideggeriana. Revelou-se que a lógica da ideologia contemporânea perpassa a experiência de sofrimento dos estudantes e que o curso de C&T tem particularidades que podem acirrar o mal-estar tão comum na atualidade; ao mesmo tempo, verificou-se o quanto a experiência de sofrimento é singular e depende dos sentidos que cada um atribui à sua vivência. Mostrou-se decisivo implicar a própria universidade para que seja possível promover ações e ofertar medidas pedagógicas que tributem para o êxito no nível superior e, sobretudo, provocar o questionamento do estudante acerca do seu modo de existir no mundo contemporâneo, convocando-o para o caminho de uma construção pensante. Destaca-se, portanto, a importância da criação de espaços que possibilitem e estimulem o pensar, rompendo com o círculo vicioso do ritmo acelerado em que se vive e de ocupações desviantes, como estratégias para uma melhor atenção ao estudante universitário.Tese A experiência dos profissionais de saúde da UTI neonatal à luz da fenomenologia hermenêutica Heideggeriana(2018-06-08) Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Dutra, Elza Maria do Socorro; ; ; Maux, Ana Andrea Barbosa; ; Azevedo, Ana Karina Silva; ; Silva, Sandra Souza da; ; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz;Desde a transferência dos doentes para os hospitais, foi delegado aos profissionais de saúde o papel de promover o cuidado aos pacientes. Nestes locais, a morte é evitada, podendo ser justificada pela ocorrência de falhas e erros. E, em Instituições de saúde específicas, as maternidades, menos se fala na possibilidade da morte, apesar da sua presença em meio à vida. Com a evolução da medicina, e a consequente ampliação das técnicas e tipos de equipamentos a serem utilizados, as maternidades tornaram-se locais munidos de um aparato tecnológico considerado necessário à manutenção da vida, concentrados em uma unidade de terapia intensiva neonatal. Em meio a este contexto, os profissionais de saúde, além de precisarem do conhecimento técnico e do entendimento e cumprimento dos protocolos de segurança, ainda lidam com a angústia e o abalo emocional, ao vivenciarem situações de morte e perdas no cotidiano de trabalho. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo compreender a experiência de profissionais que atuam em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. A Maternidade Escola Januário Cicco, referência no estado do Rio Grande do Norte para a gestação de alto risco, foi escolhida como campo de estudo. Como orientação metodológica foi utilizada a fenomenologia hermenêutica heideggeriana e, como possibilidade de escuta, a entrevista narrativa. Foram realizadas 9 entrevistas com profissionais de saúde de diversas formações (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas, assistente social). A análise das narrativas foi feita tendo como inspiração o círculo hermenêutico, proposta por Martin Heidegger na Analítica da Existência. As interpretações mostraram os profissionais relatando sentimentos de frustração, impotência, culpa e tristeza diante da morte de recém-nascidos. Também apontam as dificuldades existentes no cotidiano de trabalho. Verificou-se a necessidade de ampliar os projetos, ainda incipientes, de atenção aos profissionais de saúde, com a estruturação de espaços de plantão psicológico e realização de reuniões multidisciplinares de forma a promover uma maior integração entre os diversos profissionais. O estudo também traz reflexões para as instituições formadoras no sentido de instituírem ou ampliarem o espaço na academia para abordar a temática da morte de pacientes. A importância deste estudo está justamente na compreensão da experiência dos profissionais de saúde, com o intuito de gerar contribuições para a comunidade acadêmica, a instituição hospitalar e, consequentemente, para a assistência dos pacientes e de seus familiares.Dissertação Experiências de estudantes cotistas no curso de medicina da UFRN: uma compreensão fenomenológica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-27) Medeiros, Natália Nogueira de; Azevedo, Ana Karina Silva; http://lattes.cnpq.br/4953170483515023; https://orcid.org/0000-0002-3827-8257; http://lattes.cnpq.br/2228963127505569; Maux, Ana Andrea Barbosa; Morais, Silvia Raquel Santos deAté a promulgação da Lei de cotas de 2012, os cursos de medicina do país foram habitados, quase em sua totalidade, por indivíduos socialmente mais abastados e, desde então, esse corpo discente começou a mudar. A partir de 2012, inaugurou-se um novo momento na universidade e na medicina brasileiras, que passaram a ser ocupadas por outros corpos, histórias e modos de existir. A heterogeneização do perfil universitário demanda um olhar mais atento e cuidadoso aos novos modos de ocupar a universidade e o ensino médico. A fim de nos aproximarmos dessa realidade, partimos da seguinte questão de pesquisa neste trabalho: quais os sentidos de ser um estudante cotista no curso de medicina da UFRN? Objetivamos compreender experiências de ser-cotista no curso de medicina da UFRN à luz da hermenêutica heideggeriana. Esta é uma pesquisa fenomenológico-hermenêutica e utilizou a entrevista narrativa como instrumento. Foram entrevistados três estudantes do curso de medicina do câmpus Natal, que ingressaram por meio de vagas de ações afirmativas. O caminho utilizado na interpretação das narrativas funda-se no círculo hermenêutico e diz de uma aproximação do nosso modo compreensivo de existir como uma possibilidade para o fazer pesquisa em psicologia. As narrativas produzidas neste estudo evidenciam os desafios enfrentados por estudantes cotistas para permanecer no curso e sentirem-se pertencentes. Condições estruturais da organização do curso, como as distâncias entre campos de prática, a elevada carga horária do curso, os altos custos envolvidos na permanência universitária e a fragilidade das políticas de assistência estudantil foram apontados como aspectos que contribuem para o desenraizamento dos estudantes no curso. Observa-se ainda que o pertencimento nesse curso é atravessado pelos sentidos sedimentados do ser-médico como um indivíduo branco, de classe média/alta, oriundo do ensino privado. Cotistas negros, de baixa renda e pessoas com deficiência relatam sentir que o curso não foi pensado para existências como as suas. Os resultados sugerem que ainda é necessária a realização de mais estudos compreensivos que investiguem as experiências de estudantes cotistas em universidades públicas e as condições de permanência oferecidas a esses estudantes.Dissertação A formação do psicólogo clínico fenomenológico-existencial: o cultivo de um modo de ser-no-mundo?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-28) Guimarães, Firmiana Correia Lima; Dutra, Elza Maria do Socorro; Azevedo, Ana Karina Silva; 87805715491; http://lattes.cnpq.br/4953170483515023; http://lattes.cnpq.br/8735914852611176; http://lattes.cnpq.br/3002349112837722; Melo, Symone Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/8263777288489263; Frota, Ana Maria Monte Coelho; http://lattes.cnpq.br/5274212431995000O processo de formação de psicólogos clínicos fenomenológico-existenciais é atravessado por desafios devido ao seu caráter artesanal e seu lugar dentro da Psicologia, enquanto uma clínica que não se propõe a ajustar o indivíduo a um mundo dado, mas possibilitar um retorno ao poderser. O trabalho teve o objetivo de compreender a experiência da formação dos psicólogos clínicos fenomenológico-existenciais e o que acontece, para além da teoria, nesse processo, que consideramos como o cultivo de um modo de ser, visto que aprender a agir fenomenologicamente é algo que só se dá na vivência e que a ação clínica requer um pensamento meditante e um modo de habitar sereno frente às requisições da Era da técnica. Participaram da pesquisa quatro psicólogas com formação na área. A aproximação de suas experiências se deu pela narrativa, observando-se o seu caráter artesanal e dialógico. A compreensão se deu com base na ontologia heideggeriana e na proposição do círculo hermenêutico como inspiração para análise das narrativas, enfatizando o aspecto circular e não definitivo da compreensão. As narrativas revelaram que a afinação com a perspectiva filosófica e o desenvolvimento de um modo de ser fenomenológico passam pelas existências singulares de cada psicólogo, elas são impressas na escolha pelo caminho e no modo como se relacionam com ele. O modo de ser cultivado na formação ultrapassa o papel do profissional e toma toda a existência, sendo esse modo de presença próximo do artesão, do poeta e do filósofo que, nas concepções heideggerianas, aponta para esses ofícios como aqueles que desvelam, na linguagem poética, o aceno do ser.Tese Não há você sem mim: histórias de mulheres sobreviventes de uma tentativa de homicídio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-22) Azevedo, Ana Karina Silva; Dutra, Elza Maria do Socorro; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767284P4&dataRevisao=null; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702627Y3; Holanda, Adriano Furtado de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727320U8&dataRevisao=null; Damasio, Anne Christine; ; http://lattes.cnpq.br/7593999311239343; Werlang, Blanca Susana Guevara; ; http://lattes.cnpq.br/4359314519551153; Silva, Geórgia Sibele Nogueira da; ; http://lattes.cnpq.br/1062059652170019O homicídio seguido de suicídio (H/S) tem sido definido como um impactante crime em que uma pessoa tira a vida de outra e depois se mata em até 24 horas. Configura-se como uma violência de gênero, pois os homens são, em maioria, os assassinos e as mulheres, vítimas. Este trabalho tem como objetivo compreender os sentidos da experiência de um H/S, a partir de mulheres que sobreviveram a este ato. Tal estudo configura-se como uma pesquisa fenomenológica-hermenêutica, baseada na ontologia heideggeriana. Foram entrevistadas três sobreviventes de H/S, cujas narrativas permitiram nos aproximarmos dos sentidos presentes nas suas existências. Os depoimentos foram transcritos e interpretados de acordo com o círculo hermenêutico, tal como proposto por Martin Heidegger. A partir das entrevistas das participantes da pesquisa percebemos que tais mulheres construíram sentidos em suas existências, representados no alicerce familiar e pela presença de um marido e de filhos. Projeto este que movia as suas vidas em direção à construção de modos-de-ser. Percebemos a presença da historicidade construindo sentidos para a existência dessas mulheres. Constatamos relatos de uma vivência de relações amorosas caracterizadas por forte ciúme, com a presença de fantasias de traição, e marcadas por um cuidado na relação afetiva que as colocava na posição de objeto de posse dos seus companheiros. Refletimos que tal modo de cuidar restringia a sua existência a ser-para-o-marido. Assim, os sentidos que moviam as suas existências, os quais destinavam os seus caminhos existenciais, era a constituição de uma família, de uma referência para suas vidas, de viverem um amor, e de cuidarem de seus filhos. Portanto, muito além dos aspectos já conhecidos em estudos sobre a violência contra a mulher, o que fazia essas mulheres continuarem a escolher essa relação era o sentido que elas tinham para a sua existência. Espera-se que este estudo contribua para a construção de um novo olhar acerca da violência contra mulher, tendo como fundamento a fenomenologia hermenêutica heideggerianaTese Narrativas de sofrimento devido ao uso do smartphone: aprisionamento do ser-aí à técnica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-10) Tokuo, Bianca Galván; Dutra, Elza Maria do Socorro; http://lattes.cnpq.br/8735914852611176; http://lattes.cnpq.br/2855483750417995; Azevedo, Ana Karina Silva; Abreu, Cynara Carvalho de; https://orcid.org/0000-0001-9903-6481; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; Maux, Ana Andrea Barbosa; Frota, Ana Maria Monte CoelhoEstaria o uso do smartphone aprisionando o homem a modos de ser impessoais? Partindo desta questão, iniciamos este estudo, de inspiração na fenomenologia hermenêutica, cujo objetivo foi compreender os sentidos da experiência de sofrimento de jovens e adultos devido ao uso do seu smartphone. Para tanto, contamos com a participação de duas colaboradoras, as quais foram convidadas a narrar suas experiências em entrevistas narrativas que, devido à pandemia da Covid-19, foram realizadas de forma remota. Considerando que para Martin Heidegger compreender é sempre interpretar e que a compreensão é abertura de sentidos originária que constitui o homem como ser-no-mundo, as narrativas foram interpretadas a partir da circularidade hermenêutica, contando com a afetação da pesquisadora em todo o percurso da pesquisa. Como resultados, observamos que o modo de uso do smartphone desvela o modo de ser do próprio ser-aí. Nossas colaboradoras revelaram o quanto a relação com seus smartphones vem trazendo prejuízos em suas existências, sentindo-se aprisionadas, vivenciando dilemas existenciais para os quais sentem dificuldade em encontrar saída, por se verem regidas pela impessoalidade. Ademais, demonstraram modos de correspondência às solicitações do mundo que caracterizam, em algumas circunstâncias, um abandono de si mesmas e dificuldade em lidar com o débito de sua inexorável liberdade. O uso excessivo dos smartphones se mostra como um risco ao Dasein de perder-se, permanecendo no pensamento que calcula, e pode desvelar a sensação de aprisionamento. A realização desta pesquisa promoveu reflexões profundas a respeito dos modos como estamos utilizando os dispositivos móveis de comunicação e dos impactos destes em nossos modos de nos relacionarmos no mundo. Esperamos que os achados desta pesquisa ampliem a compreensão sobre o sofrimento devido ao uso do smartphone e estimulem a realização de novos estudos neste campo do saber.TCC O cuidado da enfermagem e o luto das mulheres em situação de aborto espontâneo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-08) Lucena, Maria Jéssica; Azevedo, Ana Karina Silva; Azevedo, Ana Karina Silva; Martins, Quenia Camille Soares; Silva, Maria Leonor Paiva daProcurou-se compreender a representação que o luto materno tem na prática dos enfermeiros do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) do município de Santa Cruz/RN frente aos casos de aborto espontâneo encontrados durante as hospitalizações. Mediante análise de uma entrevista semiestruturada com 5 enfermeiros, resultou na discussão de núcleos de sentido: Enfermagem obstétrica - identificação e adaptação profissional; empatia e respeito à cliente; percepção e conhecimento sobre o luto; desvalorização da vinculação precoce; sentimentos vividos na prestação de cuidados. Assim, destacou-se a construção da afeição do enfermeiro com a área de obstetrícia, os sentimentos e uma visão empática no cuidado, bem como a necessidade de maior suporte sobre o conhecimento do luto.TCC O cuidado do enfermeiro do setor de urgência e emergência ao paciente que tentou suicídio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-10-26) Santos, Emelynne Gabrielly de Oliveira; Azevedo, Ana Karina Silva; Azevedo, Ana Karina Silva; Damásio, Anne Christine; Bay Júnior, Osvaldo de GóesObjetivo: Analisar o olhar do enfermeiro do setor de urgência e emergência no que diz respeito ao cuidado ao paciente que tentou suicídio. Método: Estudo exploratório-descritivo, qualitativo, realizado por meio de uma entrevista semiestruturada com 13 enfermeiros de um pronto-socorro público do Estado do Rio Grande do Norte. Os dados foram sistematizados em núcleos de significação. Resultados: O cuidado do enfermeiro ao paciente que tenta suicídio configura-se sob uma perspectiva tecnicista, com ênfase em uma abordagem clínica. Ademais, percebeu-se que os profissionais sentem-se despreparados para lidar com a temática abordada. Conclusão: É imprescindível repensar a formação profissional do enfermeiro para lidar com o suicídio, sendo fundamental a notificação das ocorrências dos casos, nos serviços de saúde, e a criação de políticas públicas voltadas para prevenção deste fenômeno.Dissertação Pós-abrigamento de mulheres em situação de violência: uma compreensão fenomenológica(2018-08-10) Santos, Kadidja Suelen de Lucena; Dutra, Elza Maria do Socorro; Azevedo, Ana Karina Silva; ; ; ; Frota, Ana Maria Monte Coelho; ; Pereira, Maria Teresa Lisboa Nobre;O momento de pós-abrigamento, na cidade de Natal, se inicia quando as mulheres saem da Casa-Abrigo Clara Camarão. Este local é responsável por acolher, por tempo limitado, e de maneira sigilosa, mulheres em situação de violência e com risco iminente de morte. Atualmente, a maior parte dos agressores são pessoas próximas a elas e que praticam a violência dentro das suas próprias casas. O pós-abrigamente se refere ao retorno das mulheres aos seus contextos de origem. Partindo deste recorte, este trabalho buscou compreender, a partir da fenomenologia-existencial heiddegeriana, a experiência de mulheres que sofreram violência doméstica e estão em situação de pós-abrigamento na cidade de Natal-RN. Foram realizadas duas entrevistas-narrativas com mulheres no período de pós-abrigamento, as quais foram transcritas e interpretadas a partir da fenomenologia heideggeriana. Heidegger entende homem e mundo como cooriginários, para ele estamos sempre em relação com os outros, pois somos ontologicamente ser-com, portanto ao olharmos para a construção do ideal de mulher das participantes desta pesquisa nos aproximamos de um contexto que exige dela uma adequação a um modelo idealizado de comportamento de esposa e mãe sempre submissa, inclusive em uma relação violenta. Esse controle do outro sob a vida das mulheres aparece dentro dos relacionamentos abusivos, mas também, dentro da assistência recebida pela mulher no período de abrigamento e continua no pós-abrigamento. A assistência recebida por essas mulheres está em consonância com o que Heidegger chama de Era da Técnica, na qual o homem se relaciona com o seu meio e os outros como reserva de recursos a ser explorado. Ao se depararem com uma assistência que ainda apresenta falhas ao tentar lhes garantir segurança e com a pressão do seu meio para que correspondam ao ideal de mulher, as participantes desta pesquisa relataram continuar se sentindo desalojados no período de pós-abrigamento.Dissertação Relação amorosa e tentativa de suicídio na adolescência : uma questão de (des)amor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-11-10) Azevedo, Ana Karina Silva; Dutra, Elza Maria do Socorro; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767284P4&dataRevisao=null; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702627Y3; Boris, Georges Daniel Janja Bloc; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792707D4; Melo, Symone Fernandes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775191U0Os índices de suicídio têm crescido em todo o mundo. No Rio Grande do Norte, Dutra (1999), em estudo que verificava o índice de tentativa de suicídio entre jovens, constatou que somente no ano de 1997 houve 244 casos de tentativa de suicídio. Tais dados, associados à leitura de artigos e de estudiosos do suicídio nos chamaram a atenção para o estudo de tal fenômeno na adolescência. Além deste, um outro ponto passou a provocar questionamentos: a tentativa de suicídio relacionada à motivos amorosos o fim de um relacionamento amoroso ou a fantasia de abandono do parceiro , nos fez pensar acerca da forma como o amor se expressa entre os adolescentes, podendo tornar-se um motivo ou razão para que se desista de viver. Com base nesses dados e questionamentos, o nosso objetivo nesta pesquisa consistiu em compreender como adolescentes que tentaram suicídio por questões amorosas vivenciaram essa experiência. Para tanto, adotamos como referencial teórico a Abordagem Centrada na Pessoa e, mais especificamente, o construto self, segundo o pensamento de Carl Rogers. A estratégia metodológica utilizada teve inspiração fenomenológico-existencial, utilizando-se como instrumento de pesquisa a narrativa, inspirada em Walter Benjamim (1994) e desenvolvida como estratégia de pesquisa por Schmidt (1990). Participaram do presente estudo quatro jovens (três do sexo feminino e um do sexo masculino), que tentaram suicídio devido a questões amorosas, durante a adolescência, quando tinham entre 12 e 18 anos. As entrevistas foram gravadas em fitas cassete, transcritas e, posteriormente, literalizadas em forma de narrativas. A compreensão das narrativas teve como base os sentidos que emergiram da fala dos jovens, bem como os momentos que nos afetaram, indicando o sentido da experiência da desistência de viver, e a experiência da relação amorosa tal como vivenciada por eles. O estudo evidenciou, dentre muitos aspectos, entre os adolescentes estudados, a presença de impulsividade com relação ao ato suicida; o fato de que estes jovens eram provenientes de famílias com perdas parentais ou separação dos pais. A tentativa de suicídio foi cometida pelos jovens através da ingestão de medicamentos; observamos também a expressão de culpa ou arrependimento após a tentativa de auto-extermínio. Em relação ao autoconceito desses jovens, observamos a presença de baixa auto-estima, atribuições negativas sobre si mesmos, visões distorcidas de si, o que nos permitiu refletir sobre a estreita relação entre o construto self e a tentativa de suicídio. Percebemos que fatores como o contexto familiar, a educação, os valores cultivados socialmente e os aspectos culturais de nossa sociedade influenciaram a maneira como os adolescentes de nossa pesquisa se percebiam. Os resultados confirmam a idéia de que devemos perceber a tentativa de suicídio como um fenômeno multideterminado. O estudo realizado favoreceu a reflexão acerca dos resultados, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de ações preventivas, podendo se constituir em subsídios para programas e políticas de saúde pública