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Navegando por Autor "Azevedo, André Ferreira de"

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    TCC
    Análise das manifestações patológica e condição do pavimento flexível de um trecho de 2,0 km entre Monte Alegre/RN e São José de Mipibu/RN, com aplicação do Índice de Gravidade Global – IGG.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Silva, Francisco Luanderson Fernandes Ferreira da; Santos Júnior, Olavo Francisco dos; Silva, Moacir Guilhermino da; Azevedo, André Ferreira de
    Garantir a qualidade das rodovias é essencial para um transporte eficiente e seguro, especialmente no Brasil, onde o modal rodoviário responde pela maior parte do transporte nacional. No entanto, muitas estradas enfrentam problemas estruturais que comprometem sua durabilidade e vida útil. A deterioração dos pavimentos, causada por falhas de projeto, uso de materiais inadequados e falta de manutenção, exige um entendimento dos processos de degradação para aplicar métodos eficazes de reparo. A manutenção contínua é fundamental para prolongar a vida útil dos pavimentos e reduzir custos. Este trabalho tem como objetivo avaliar as manifestações patológicas do pavimento asfáltico em um trecho de 2,0 km da rodovia RN 002, utilizando o Índice de Gravidade Global (IGG) para analisar sua condição. O trecho apresenta sérios problemas de trafegabilidade, afetando o acesso dos usuários às cidades de Monte Alegre/RN e São José de Mipibu/RN. Fatores como o tráfego intenso de veículos pesados e a falta de manutenção contribuem para a aceleração da degradação da via. A pesquisa destaca a importância de manutenção contínua e restauração regular para garantir a segurança das rodovias e sugere investigações sobre os impactos das patologias identificadas, com foco nas condições de tráfego e efeitos econômicos. A análise do pavimento, por meio do IGG, classificou a via como "péssima", devido à alta degradação, indicando elevados custos para a restauração. Caso manutenções periódicas tivessem sido realizadas, os custos de recuperação seriam consideravelmente menores. O estudo evidencia como a falta de manutenção contribuiu para o agravamento dos defeitos, aumentando a complexidade e os custos do processo de restauração. Assim, recomenda-se a implementação de técnicas de restauração adequadas para solucionar os problemas identificados e melhorar as condições de tráfego.
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    TCC
    Análise de estrutura de contenção multiancorada em areia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Azevedo, André Ferreira de; Santos Jr, Olavo Francisco
    O projeto de estruturas de contenções multiancoradas consiste na verificação de condições de segurança para as tipologias de ruptura existentes. O objetivo deste trabalho é analisar essas condições para um modelo de estrutura de contenção multiancorada em areia. Inicia-se o artigo com uma revisão teórica acerca de determinação de empuxo horizontal de terra através da teoria do empuxo de Rankine. Mais adiante, discutem-se as falhas de projeto que houveram em obras de metrô do século XIX as quais utilizavam escavações escoradas. Discute-se diagramações de empuxo para paredes de contenção com travamentos que foram propostas para evitar futuros problemas de mesma natureza. Os fatores de segurança serão calculados para os quatro diagramas propostos. Adicionalmente, utiliza-se o software Geo5 que, baseado no Método dos Elementos Finitos, fornece uma análise de deslocamentos da estrutura e verificação da estabilidade das ancoragens. Destaca-se, ao fim do artigo, uma comparação dos fatores de segurança calculados a partir das quatro diagramações propostas, os resultados de deslocamentos e verificação das ancoragens trazidos pelo software Geo5.
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