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Navegando por Autor "Azevedo, Anna Irenne de Lima"

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    TCC
    Análise bibliométrica da produção científica sobre queixas de zumbido em escolares
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-02) Azevedo, Anna Irenne de Lima; Speri, Maria Raquel Basilio; Cíntia Alves Salgado Azoni
    INTRODUÇÃO: O zumbido é um sintoma comum e pode ser definido como a presença de um ou mais sons nos ouvidos ou na cabeça, sem que exista um correspondente externo que possa estar provocando esse estímulo acústico. Em crianças, esse sintoma pode causar sérios danos, como prejuízos emocionais, sociais e de aprendizagem. OBJETIVO: Analisar o perfil da produção científica sobre queixas de zumbido em crianças nos periódicos nacionais e internacionais. MÉTODO: Trata-se de uma revisão bibliométrica sobre a prevalência das queixas de zumbido em crianças. Foi realizada uma busca de artigos publicados entre 2011 e junho de 2020, nas bases de dados nacionais e internacionais: Pubmed, Lilacs, Medline, IBECS, ERIC e Scielo. Os critérios de elegibilidade para inclusão dos estudos foram: a) estudos publicados em periódicos nacionais e internacionais com texto completo e gratuito; b) em inglês e português; c) que abordassem o tema nos últimos 10 anos. RESULTADOS: Foram encontrados 37.906 estudos, sendo excluídos 37.891 por não cumprirem os critérios de inclusão, sendo selecionados 15 estudos para leitura final do texto completo e análise bibliométrica. O país com maior número de publicações foi o Brasil, a abordagem dos estudos predominantemente quantitativa, o tipo de estudo mais encontrado foi o transversal e de corte prospectivo, com amostras acima de 50 participantes. CONCLUSÃO: Diante do exposto, foi possível observar que as publicações acerca deste tema ainda são escassas, bem como há necessidade de mais estudos que investiguem as questões do zumbido em crianças.
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    Artigo
    Bibliometric analysis of the literature on phonological awareness in bilingual children
    (Revista Cefac, 2022) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Messias, Bárbara Louise Costa; Medeiros, Ana Carolina Dantas de; Cunha, Élison Rixadson Araújo; Azevedo, Anna Irenne de Lima; Rocha, Thayane Amanda de Lima; Alcântara, Hellen França; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    Purpose: to characterize the profile of scientific production in the international literature on phonological awareness in bilingual children between 2011 and 2020. Methods: a bibliometric analysis was made with the search for articles in ERIC, LILACS, MEDLINE, and SciELO databases, using descriptors in English. The articles were selected based on the eligibility criteria, by reading the titles, then reading the abstracts, and lastly, reading the full-text articles. Results: a total of 1,167 articles were analyzed, 1,152 of which were excluded for not meeting the inclusion criteria. Hence, 15 articles were selected for full-text reading and bibliometric analysis. The United States was the country with most publications, followed by Brazil, Singapore, and China. The approach of the studies was predominantly quantitative, followed by qualitative; the most common type of study was crosssectional, with samples of more than 100 participants. Conclusion: there was a greater number of publications in the last 3 years, most of them cross-sectional ones, presenting better phonological awareness performance among bilinguals, with positive results in reading
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    Artigo
    Desempenho em vocabulário receptivo e variáveis sociodemográficas em escolares com queixa de dificuldades de aprendizagem
    (Audiology Communication Research, 2021) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Alcantara, Hellen França; Azevedo, Anna Irenne de Lima; Messias, Bárbara Louise Costa; Medeiros, Ana Carolina Dantas de; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    Objetivo: Descrever e relacionar o desempenho do vocabulário receptivo em escolares com dificuldades de aprendizagem de diferentes gêneros, escolaridades e níveis socioeconômicos. Métodos: Estudo documental, entre 2017 e 2019, considerando os dados demográficos gênero, escolaridade e nível socioeconômico da família. Os prontuários incluídos foram aqueles com avaliação fonoaudiológica completa. Para verificar o nível socioeconômico da família, foi utilizado o questionário da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa - ABEP e, para a habilidade do vocabulário receptivo, o Teste de Vocabulário por Figuras USP - TVfusp 139o. Nesse teste, o desempenho em vocabulário é classificado como “muito rebaixado”, “rebaixado”, “médio”, “elevado” e “muito elevado”. Para o critério de classificação apresentar-se na média, o escore de acertos por escolaridade é de 105,8 para o 2º ano, 112,8 para o 3º ano e 117,4 para o 4º ano. Resultados: Dos 46 participantes da amostra, 31 (67,4%) eram do gênero masculino e 15 (32,6%) do feminino, com predomínio de estudantes no 4º ano (34,80%) e classe socioeconômica entre os níveis B2 e D-E. Na avaliação do vocabulário, 28 (60%) participantes obtiveram classificação média. Houve correlação entre a escolaridade e o desempenho em vocabulário receptivo (p=0,008) e entre a idade e o desempenho em vocabulário receptivo (p=0,007). Conclusão: O desempenho em vocabulário receptivo avançou com a idade e a escolaridade, porém, não houve influência do nível socioeconômico.
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    TCC
    Discurso narrativo oral e escrito de crianças e adolescentes com diferentes transtornos do neurodesenvolvimento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Cruz, Ingrid Karoline Vitorino da; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Azevedo, Anna Irenne de Lima; https://orcid.org/0000-0003-0805-2799; http://lattes.cnpq.br/8650558570204410; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; http://lattes.cnpq.br/0949360723820072; Azoni, Cíntia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; Lima, Ivonaldo Leidson Barbosa; https://orcid.org/0000-0003-1716-1575; http://lattes.cnpq.br/0498921258146252; Souza, Flávia Renata Silva; https://orcid.org/0000-0003-2870-0327; http://lattes.cnpq.br/3180964499706323
    INTRODUÇÃO: O discurso narrativo, seja ele oral ou escrito, é uma habilidade linguística caracterizada pela organização coerente de um conjunto de frases que descrevem uma sequência de acontecimentos. A partir disso, caracterizar o desempenho de indivíduos com transtornos do neurodesenvolvimento na habilidade de discurso narrativo pode fornecer informações importantes para o diagnóstico diferencial entre esses quadros, uma vez que as características se mostram semelhantes. O objetivo deste estudo é investigar as características do discurso narrativo oral e escrito em diferentes grupos de escolares, crianças e adolescentes, com transtornos do neurodesenvolvimento e analisar possíveis diferenças entre eles. MÉTODOS: Estudo transversal quantitativo e qualitativo, no qual participaram 44 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade, divididos pelos diagnósticos de Dislexia, Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, Transtorno do Espectro Autista e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, nas tarefas de discurso narrativo oral e escrito. RESULTADOS: Os 4 grupos de escolares com transtornos do desenvolvimento apresentaram desempenho aquém do esperado para os dados normativos do teste e sem diferenças significativas entre os grupos. CONCLUSÃO: Os escolares com transtornos do neurodesenvolvimento apresentam prejuízos no discurso narrativo oral e escrito quando comparados ao desenvolvimento típico e apresentam semelhanças no desempenho dessas habilidades, o que pode confundir diagnósticos considerando somente estas habilidades
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    Artigo
    Dislexia e transtorno do desenvolvimento da linguagem são quadros isolados ou comórbidos? Uma revisão integrativa
    (Revista Cefac, 2022) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Macedo, Larissa Mariane M Andrade; Azevedo, Anna Irenne de Lima; Messias, Bárbara Louise Costa; Vasconcelos, Maria Elizabeth Job de; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    Objetivo: integrar evidências científicas sobre o perfil de habilidades linguísticas na dislexia do desenvolvimento e no transtorno do desenvolvimento da linguagem, para melhor compreensão de possíveis condições comórbidas ou quadros isolados. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A busca ocorreu nas bases de dados: Scielo, Eric e LILACS, bem como no buscador PubMed. Os critérios de inclusão foram: 1) estudos publicados nos periódicos nacionais e internacionais, gratuitos, com texto completo e disponível; 2) que abordem a temática nos últimos 10 anos; 3) em inglês e/ou português. Revisão da Literatura: a busca contou com 654 artigos. A amostra final foi composta por dez artigos, nos quais cinco estudos são concordantes quanto à hipótese de que dislexia e transtorno do desenvolvimento da linguagem, podem ser transtornos comórbidos, com prejuízos na leitura, na escrita e na consciência fonológica; os demais estudos descrevem déficits mais amplos de linguagem nas crianças somente com transtorno do desenvolvimento da linguagem, implicados na decodificação e compreensão da linguagem, enquanto na dislexia os déficits estão associados ao processamento fonológico. Conclusão: não há consenso se a dislexia e o transtorno do desenvolvimento da linguagem ocorrem simultaneamente em crianças. No entanto, ambos conferem riscos à compreensão leitora e ao desempenho escolar.
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    TCC
    Impactos da epilepsia e suas comorbidades nas alterações de linguagem em escolares: estudos de casos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Silva, Tayeni Ellen Matias da; Azoni, Cintia Alves Salgado; Azevedo, Anna Irenne de Lima; 0000-0003-0805-2799; http://lattes.cnpq.br/8650558570204410; 0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; 0009-0008-2020-1607; https://lattes.cnpq.br/1815308277617046; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; 0000-0003-1493-3429; http://lattes.cnpq.br/1211558003207410; Giacchini, Vanessa; 0000-0002-0322-6641; http://lattes.cnpq.br/6048293980778096
    Os efeitos da epilepsia podem acarretar comprometimento no desenvolvimento linguístico de crianças e adolescentes que impactam na aprendizagem e desempenho acadêmico. O estudo explora as dificuldades enfrentadas por estudantes com epilepsia, associada a comorbidades como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, analisa casos clínicos detalhadamente quanto a competências e habilidades como vocabulário, consciência fonológica, memória de trabalho fonológica, leitura, escrita, discurso narrativo oral e escrito. Os resultados evidenciam que crises epilépticas frequentes e mal controladas prejudicam significativamente o desempenho acadêmico e social, afetando memória, organização discursiva e processamento linguístico. Ademais, o impacto da epilepsia varia conforme o tipo de crise e a presença de comorbidades. Casos com controle adequado das crises e ausência de comorbidades graves apresentaram desempenhos mais próximos ao esperado. O estudo conclui que há déficits em linguagem nos aspectos de vocabulário, processamento fonológico, consciência sintática, leitura, escrita e discurso, encontrados nos pacientes com comorbidades. Além disso, ressalta a importância do diagnóstico precoce, associado a intervenções terapêuticas personalizadas e estratégias educacionais adaptadas, essencial para reduzir os prejuízos causados pela epilepsia. Por fim, destaca-se a necessidade de ampliar as investigações sobre a relação entre epilepsia e desenvolvimento linguístico, visando avanços no tratamento e na qualidade de vida dos indivíduos afetados
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    Artigo
    Processamento fonológico e leitura em crianças com dificuldade de aprendizagem em escolas bilíngues português-inglês: relatos de casos
    (Distúrbios da Comunicação, 2022) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Rocha, Thayane Amanda de Lima; Medeiros, Ana Carolina Dantas de; Messias, Bárbara Louise Costa; Azevedo, Anna Irenne de Lima; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    Introdução: Há influência positiva no desenvolvimento da linguagem, quando ocorre a exposição a um novo idioma. No entanto, quando se considera esse contexto em crianças com dificuldade de aprendizagem, o deficit apresentado na primeira língua pode ser transferido para o aprendizado da segunda. Objetivo: O objetivo do presente estudo é caracterizar o desempenho em processamento fonológico e leitura em três crianças com dificuldade de aprendizagem em escolas bilíngues português-inglês. Método: Os dados gerais sobre o desenvolvimento e desempenho nas habilidades de consciência fonológica, memória de trabalho fonológica, acesso ao léxico mental e leitura em três crianças de 8 a 9 anos de idade, cursando 2º e 3º ano do ensino fundamental foram descritos; todos com, ao menos, dois anos de exposição à escola bilíngue, especialmente na alfabetização. Na avaliação, foram aplicados os protocolos CONFIAS, Memória de Trabalho Fonológica, TENA, RAN e Protocolo de Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos. Resultado: as crianças apresentaram desempenho aquém do esperado nas habilidades do processamento fonológico, na fluência da leitura oral, bem como na compreensão leitora. Conclusão: esses resultados podem contribuir tanto para a compreensão de aspectos da linguagem escrita na atuação do fonoaudiólogo com crianças bilíngues, quanto para as implicações clínicas e educacionais, haja vista a escassez de estudos nessa área, no Brasil.
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    Dissertação
    Uso da eletroencefalografia para apoio diagnóstico e terapêutico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em escolares
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-30) Azevedo, Anna Irenne de Lima; Azoni, Cintia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://orcid.org/0000-0003-0805-2799; http://lattes.cnpq.br/8650558570204410; Avila, Clara Regina Brandão de; Mattar, Taís de Lima Ferreira
    Introdução: Com o avanço da tecnologia, o interesse por abordagens não farmacológicas para tratamento de diversos transtornos, como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), tem crescido. Estudos sugerem que técnicas como o Eletroencefalograma (EEG) e o Neurofeedback (NFB) podem auxiliar no diagnóstico e intervenção, respectivamente, com melhora em habilidades cognitivo linguísticas e no desempenho acadêmico. Esta dissertação foi dividida em dois estudos com os seguintes objetivos: Estudo 1. Analisar as características do processamento fonológico de escolares com TDAH e verificar se estas habilidades mostram relações com o funcionamento cerebral de medidas eletrofisiológicas; Estudo 2. Verificar o impacto do treinamento do NFB no desenvolvimento de habilidades cognitivas-linguísticas em crianças com diagnóstico de TDAH. Método: Estudo 1: pesquisa de campo qualitativa, aprovada pelo comitê de ética em pesquisa número 6.483.440. Participaram 10 escolares com diagnóstico prévio de TDAH com idades entre 7 e 14 anos que realizaram avaliação fonoaudiológica do processamento fonológico- consciência fonológica, memória de trabalho fonológica e acesso fonológico ao léxico mental- e de medidas eletrofisiológicas cerebrais (relação teta/beta e pico de alfa); Estudo 2: revisão integrativa da literatura nas bases de dados Medline, Lilacs, Scielo e ERIC; e literatura cinzenta, construída a partir da pergunta de pesquisa “Quais os efeitos do NFB nas habilidades cognitivo-linguísticas de crianças com TDAH?” . Resultados: Estudo 1. os escolares apresentaram desempenho abaixo do esperado nos subtestes de processamento fonológico e medidas eletrofisiológicas, sendo observada relação qualitativa entre o desempenho nas habilidades de processamento fonológico e eletrofisiológico. Estudo 2. seguindo os critérios de elegibilidade, a revisão foi composta por 18 artigos de periódicos internacionais, nos quais observou-se que ainda que haja discussões acerca do uso do NFB como abordagem terapêutica, é visível que este pode contribuir para melhorias em habilidades cognitivo-linguísticas em indivíduos com TDAH. Conclusão: O uso de tecnologias pode ser apresentado como um auxílio no diagnóstico e intervenção do TDAH, porém os estudos precisam avançar quanto à implementação na prática clínica, visto ainda não ser um consenso no meio científico.
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