Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Azevedo, Felipe da Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Leitura interativa na educação infantil: reflexões no contexto do estágio supervisionado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-13) Azevedo, Felipe da Silva; Andrade, Maria da Conceição de Oliveira; Costa, Gilberto Ferreira; Andrade, Maria da Conceição de Oliveira; Costa, Gilberto Ferreira; Lima, Juliana de Melo
    O trabalho apresenta a experiência vivenciada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), localizado na Zona Norte de Natal-RN, no semestre 2019.2, numa turma de nível IV (pré-escola). Tem como objetivo analisar as contribuições das interações com a leitura na Educação Infantil. Para a realização do estudo fiz um recorte da experiência de estágio não supervisionado, que me despertou o interesse em ampliar conhecimentos sobre a leitura interativa. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e exploratória. Na construção dos dados recorri aos registros de observação descritos no relatório do estágio, de fotos/imagens, levantamento de leituras de referências da área da Educação Infantil. Para discutir a temática trago como referencial teórico alguns autores, entre eles Brasil (2009,2018), Corsário (2011), Soarez, (1998), Zilberman (2003); Amarilha (2002), Azevedo (2020). A análise dos dados, apontam que no contexto do CMEI, nas práticas com a linguagem oral, leitura literária e escrita, destaca-se a proposição de leitura colaborativa/participativa, a leitura coletiva, uso de objetos e exploração do ambiente. O que permite a interação entre as crianças, com livros/leitura, com as professoras e em tempos e espaços diversos. As crianças agregam objetos, criam cenários, desenvolvem a imaginação na proposição de leitura e contação de histórias. Desperta o prazer pela leitura, a participação ativa, sendo protagonistas na construção do conhecimento. Diante das condições de trabalho no CMEI, destaca-se o compromisso da professora em promover experiências literárias, uma vez que há pouco acervo de livros na instituição. Conhecendo as estratégias de interação na leitura, mostrando como pode ser a leitura interativa, lúdica, na educação infantil. As análises indicam diversas pesquisas voltadas para o letramento e poucos estudos com foco na compreensão da literacia, sendo necessário mais investimentos e pesquisa na formação do docente. A contribuição da formação inicial com o estágio permite compreender os desafios que o(a) professor(a) enfrenta em seu fazer, conhecer a organização do trabalho pedagógico com experiências prazerosas para as crianças, e a necessidade de investimentos para promover uma educação de qualidade. Na perspectiva de uma sociedade que possa ser crítica e emancipadora, mostrando que a leitura vai além do simples ato de ler.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM