Navegando por Autor "Azevedo, Felipe da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Leitura interativa na educação infantil: reflexões no contexto do estágio supervisionado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-13) Azevedo, Felipe da Silva; Andrade, Maria da Conceição de Oliveira; Costa, Gilberto Ferreira; Andrade, Maria da Conceição de Oliveira; Costa, Gilberto Ferreira; Lima, Juliana de MeloO trabalho apresenta a experiência vivenciada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), localizado na Zona Norte de Natal-RN, no semestre 2019.2, numa turma de nível IV (pré-escola). Tem como objetivo analisar as contribuições das interações com a leitura na Educação Infantil. Para a realização do estudo fiz um recorte da experiência de estágio não supervisionado, que me despertou o interesse em ampliar conhecimentos sobre a leitura interativa. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e exploratória. Na construção dos dados recorri aos registros de observação descritos no relatório do estágio, de fotos/imagens, levantamento de leituras de referências da área da Educação Infantil. Para discutir a temática trago como referencial teórico alguns autores, entre eles Brasil (2009,2018), Corsário (2011), Soarez, (1998), Zilberman (2003); Amarilha (2002), Azevedo (2020). A análise dos dados, apontam que no contexto do CMEI, nas práticas com a linguagem oral, leitura literária e escrita, destaca-se a proposição de leitura colaborativa/participativa, a leitura coletiva, uso de objetos e exploração do ambiente. O que permite a interação entre as crianças, com livros/leitura, com as professoras e em tempos e espaços diversos. As crianças agregam objetos, criam cenários, desenvolvem a imaginação na proposição de leitura e contação de histórias. Desperta o prazer pela leitura, a participação ativa, sendo protagonistas na construção do conhecimento. Diante das condições de trabalho no CMEI, destaca-se o compromisso da professora em promover experiências literárias, uma vez que há pouco acervo de livros na instituição. Conhecendo as estratégias de interação na leitura, mostrando como pode ser a leitura interativa, lúdica, na educação infantil. As análises indicam diversas pesquisas voltadas para o letramento e poucos estudos com foco na compreensão da literacia, sendo necessário mais investimentos e pesquisa na formação do docente. A contribuição da formação inicial com o estágio permite compreender os desafios que o(a) professor(a) enfrenta em seu fazer, conhecer a organização do trabalho pedagógico com experiências prazerosas para as crianças, e a necessidade de investimentos para promover uma educação de qualidade. Na perspectiva de uma sociedade que possa ser crítica e emancipadora, mostrando que a leitura vai além do simples ato de ler.