Navegando por Autor "Azevedo, Gerlúzia de Oliveira"
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Tese Antonin artaud: a crueldade pelos desenhos e autorretratos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-05-30) Azevedo, Gerlúzia de Oliveira; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703941Y0; ; http://lattes.cnpq.br/3068326337029169; Lima, Hermano Machado Ferreira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779318A3; Dantas, Maria Isabel; ; http://lattes.cnpq.br/0522040144523741; Lopes Júnior, Orivaldo Pimentel; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767289H0; Alves, Késia Cristina França;Antonin Artaud, nome que nos remete a áreas que vão do teatro à poesia, da linguística à psicanálise, é um nome polivalente que transita nas atividades de poeta, pintor, escritor, ator, roteirista, dramaturgo e diretor teatral. A trajetória de Artaud é matéria-prima para pesquisadores dos mais variados matizes, interessados numa vida e numa obra que possibilitam garimpar em várias áreas do conhecimento. Ele coloca a questão da linguagem e da manipulação de signos em termos de forças mágicas e da relação mantida, através deles, com o cosmos e com o divino. Artaud busca uma linguagem através dos signos, de gestos e objetos que se expressam pelas formas objetivas e pelo uso das palavras como objetos sólidos. Para ele, a linguagem das palavras deve dar lugar à linguagem por signos, cujo aspecto objetivo é o que mais nos atinge de imediato. Nosso trabalho aponta a possibilidade da percepção e do reconhecimento da estética da crueldade nos desenhos escritos presentes na obra artaudiana, percebendo, assim, que a Arte como registro da cultura portanto, como duplo da vida , nos possibilita um olhar para a sociedade mais critico e transformador, pensando a estética da crueldade como Artaud propõe e pensa a crueldade: como apetite de vida. Nosso diálogo mantido durante a construção dessa caminhada tem a companhia, além de Antonin Artaud, de autores como Jacques Derrida, Gilles Deleuze e Félix Guatarri, dentre outros que, no decorrer da caminhada e construção desse percurso nos ajudam a pensar a estética da crueldade numa perspectiva artaudianapostGraduateThesis.type.badge As Antigas e Novas Relações de Trabalho:(Eixo Temático Trabalho e Sociedade-1° Ano do Ensino Médio)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Oliveira, Carlos Alberto Garcia de; Lopes, José Cleyton Neves; Hilario, Luana Sobral; Azevedo, Gerlúzia de OliveiraEste trabalho é um plano de ensino direcionado ao 1º ano do ensino médio da disciplina de sociologia, enfocando o eixo temático trabalho e sociedade, com o título ''As antigas e novas relações de trabalho'', o referido plano de ensino está dividido em quatro bimestres, com a seguinte divisão de conteúdos, no 1º bimestre: A produção nas sociedades tribais,O modo de produção escravista na Grécia e na Roma antiga, O trabalho na Europa medieval,As bases do trabalho na sociedade moderna;2º bimestre:Karl Marx e a divisão social do trabalho, Émile Dukheim: A divisão do trabalho e a solidariedade,Fordismo- Taylorismo:Uma nova forma de organização do trabalho,As transformações recentes no mundo do trabalho; 3º bimestre:O trabalho escravo no Brasil, Do trabalho escravo ao assalariado, A situação dos trabalhadores no Brasil nos últimos 70 anos,As relações de trabalho no Brasil atualmente;4º bimestre:Terceirização da mão de obra no sistema capitalismo,O processo de terceirização da indústria têxtil na região do seridó potiguar,Flexibilização da mão de obra no sistema capitalista, Precarização da mão de obra no sistema capitalista.postGraduateThesis.type.badge Plano de Ensino Anual: Eixo Temático Politica e Sociedade – 3º. Ano do Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Figueirêdo, Cassiano Quinino de Medeiros; Lopes, José Cleyton Neves; Hilario, Luana Sobral; Azevedo, Gerlúzia de OliveiraO plano anual de ensino com predominância do eixo temático política e sociedade estrutura-se conforme egue: o primeiro bimestre ficaram programados os assuntos: socialização, agentes de socialização, papéis sociais, as relações existentes entre indivíduos e sociedade sob as perspectivas dos teóricos clássicos Marx, Weber e Durkheim, as instituições sociais com ênfase nas instituições políticas, a política, o poder e por fim o poder político. Para o segundo bimestre ficaram resguardados os assuntos: o Estado moderno, as teorias sociológicas clássicas sobre o Estado, o Estado contemporâneo, formas de governo, da monarquia ao retorno à democracia, a Constituição Federal de 1988, os direitos e garantias fundamentais: direitos individuais e coletivos, os direitos sociais, a democracia no Brasil e os direitos sociais. Já para o terceiro bimestre foram selecionados: direito e cidadania, o que é cidadania e o Estado, cidadania para Marshal, a trajetória dos movimentos sociais no Brasil, os vários movimentos sociais no Brasil, globalização, novas tecnologia e os movimentos sociais. Aprender e exercer a cidadania e a democracia. Para o último bimestre ficaram resguardos a temática sobre Habermas e a participação social, participação social, formas legítimas de participação popular, conhecendo a lei orgânica do município de Ipueira – RN, investigando problemas, trabalho de pesquisa: desenvolvendo enquete, aplicação de pesquisa de campo, analisando pesquisa de campo, coleta de assinaturas dos eleitores para entrega de proposta do projeto de lei desenvolvido, protocolando projeto de lei de iniciativa popular junto ao legislativo municipal.