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Navegando por Autor "Azevedo, Josilete Alves Moreira de"

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    Dissertação
    Uma abordagem lúdica para o ensino de gramática da Língua Portuguesa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-30) Marques, Renato; Medeiros, Mario Lourenço de; http://lattes.cnpq.br/5849717780585240; Assunção, Fábio Nunes; http://lattes.cnpq.br/9814884371091984; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641
    Tornar os alunos interessados e ativamente envolvidos nas aulas de língua portuguesa, como forma de melhorar a aprendizagem, tem sido um desafio para a docência. Os inúmeros questionamentos e os textos que recebemos de nossos alunos revelam, por parte destes, uma carência quanto às suas habilidades na citada disciplina, notadamente no que concerne às regras de acentuação gráfica. Tal realidade, em nosso entendimento, pode estar relacionada à forma como esse conteúdo vem sendo abordado nas aulas de língua portuguesa. Não é raro ouvir dos alunos expressões como: “português é complicado”; “gramática é difícil demais”. O presente trabalho tem como objetivo geral contribuir para minimizar as dificuldades encontradas no ensino de acentuação gráfica. Optamos, metodologicamente, por uma intervenção didática, respaldada em uma abordagem lúdica do conteúdo. Para tanto, valemo-nos de um jogo que criamos, e que o apresentamos como material didático, no qual são exploradas as regras de acentuação gráfica da língua portuguesa. Por meio desse mecanismo objetivamos, de modo específico, despertar o interesse dos alunos no tocante ao tópico de acentuação gráfica, tornando as aulas de língua portuguesa menos enfadonhas e mais atrativas. Objetivamos ainda transformar os alunos em participantes ativamente envolvidos nessas aulas e, desse modo, contribuir para a melhora do aprendizado e dos usos da acentuação gráfica. Sem desconhecer e, menos ainda, desconsiderar que o ensino de gramática da língua portuguesa deve se dar de forma significativa e contextualizada, conforme Faraco (2008), Antunes (2014), Franchi (2006), Neves (2003), dentre outros, entendemos que a abordagem das regras de acentuação gráfica, dada a sua natureza técnica e árida, poderá se servir do lúdico, conforme Kishimoto (2011) e Friedmann (1996) como forma de tornar mais atrativas as aulas e desencadear uma aprendizagem exitosa. A utilização do jogo em nossa intervenção didática se mostrou eficaz tendo propiciado aos nossos alunos, além de uma maior participação nas aulas, uma considerável evolução quanto ao domínio dos usos da acentuação gráfica, o que nos permite concluir que a utilização de estratégias lúdicas pode também ter êxito na abordagem de outros tópicos gramaticais no ensino de língua portuguesa.
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    Tese
    Argumentação e aspectos retóricos de representações discursivas na denúncia contra Renan Calheiros, Aníbal Gomes e Paulo Twiaschor: o caso Serveng
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-15) Fonseca, Francisco Geonilson Cunha; Silva Neto, João Gomes da; ; ; Silva, Ananias Agostinho da; ; Medeiros, Celia Maria de; ; Silva, Celia Maria Medeiros Barbosa da; ; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; Passeggi, Luís Álvaro Sgadari; ; Queiroz, Maria Eliete de;
    Investigamos nesta tese de doutoramento a composição e os efeitos de sentido dos recursos argumentativos e retóricos observáveis em representações discursivas da denúncia contra Renan Calheiros, Aníbal Gomes e Paulo Twiaschor – denominada de caso SERVENG. Para nortear a investigação, buscamos responder como as representações discursivas – imagens do enunciador, do coenunciador e dos temas tratados – contribuem para a eficácia persuasiva da argumentação, de que forma as provas pelo logos, pelo éthos e pelo páthos são construídas a favor de uma argumentação eficaz e como as escolhas linguísticas e discursivas são usadas pelo enunciador para a construção de representações discursivas e de provas lógicas, éticas e patéticas. Nossa filiação teórica segue os constructos da Análise Textual dos Discursos – ATD -, de Adam (2011), com contribuições de Rodrigues, Silva Neto e Passeggi (2010). No que tange ao estudo da argumentação, apoiamo-nos em Aristóteles (1969 [384–322 a.C.]), Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996), Plantin (2008), Koch (2009, 2011), Pinto (2010) e Fiorin (2014, 2015). Especificamente nos estudos sobre logos, éthos e páthos, apoiamo-nos nos trabalhos de Maingueneau (2008, 2014), Amossy (2014, 2018) e Adam (2014). De modo metodológico, adotamos os métodos dedutivo e indutivo, pois, partimos de conhecimentos gerais (teorias e categorias teóricas) para casos particulares e, a partir da análise, por indução, elencamos conhecimentos particulares com possibilidades de se chegar a certas generalizações. Quanto à natureza das fontes utilizadas, classificamos a pesquisa como do tipo bibliográfica e documental, tendo, segundo seus objetivos, a denominação de uma investigação de caráter descritivo e explicativo, com modo qualitativo de abordagem do material estudado. O corpus da pesquisa é a denúncia do caso SERVENG, que denuncia a prática de crime contra a Administração Pública e foi apresentada em 2016 ao Ministro Teori Zavascki. Os resultados revelaram que o plano de texto adotado exerceu papel fundamental para o propósito argumentativopersuasivo do enunciador, tanto na organização quanto na apresentação dos argumentos, funcionando como uma espécie de memória de massa, de agente que irradiou e recebeu informações que ajudaram na constituição de representações discursivas, na projeção de imagens e na elaboração de provas lógicas, éticas e patéticas. Foi possível também esclarecer, pelos resultados, que os polos do logos, do éthos e do páthos são mais complementares do que concorrentes e que, nos diversos movimentos argumentativos, esses polos cruzaram-se na construção e na manutenção de certos esquemas argumentativos e interpretativos, com a criação de campos semânticos negativos referindo-se às ações e às representações discursivas dos três denunciados.
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    Dissertação
    Argumentação e ensino de escrita no ensino fundamental: uma proposta de intervenção
    (2016-12-16) Oliveira, Juciana Soares de; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; ; http://lattes.cnpq.br/2045734241632771; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641; Bessa, José Cezinaldo Rocha; ; http://lattes.cnpq.br/4441063127606204
    O objetivo desta pesquisa é investigar a competência argumentativa de alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Fortaleza/ Ceará, a partir da produção escrita de artigos de opinião. Quanto aos objetivos específicos, este trabalho propõe-se a realizar uma análise comparativa de duas versões de dez artigos de opinião produzidos por esses alunos, identificar dificuldades relacionadas à ausência de uma ou mais fases da sequência argumentativa prototípica proposta por Adam (2011) e aplicar uma intervenção pedagógica com a finalidade de que essa sequência prototípica se efetive nos textos dos alunos, contribuindo, assim, para a melhoria da escrita argumentativa. Teoricamente, o trabalho fundamenta-se em uma abordagem sociodiscursiva, os gêneros do discurso são compreendidos na perspectiva dialógica da linguagem de Bakhtin (1992) e na execução da proposta teórico-metodológica de sequência didática proposta por Dolz e Schneuwly (2004). Além disso, recorremos à noção de Retórica, desde a antiguidade clássica até o surgimento da Nova Retórica presentificada nos estudos de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996), que, na atualidade, foi assimilada pelos estudos da Pragmática e conectada às teses centrais do pensamento de Ducrot (1977, 1980, 1987). Também ancoramo-nos no conceito de sequências textuais proposto por Adam (2011), assim como nos pressupostos que concebem a produção escrita como prática processual, conforme Flower e Hayes (1980), Serafini (2004) e Passarelli (2001). Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação segundo Thiollent (1996), com abordagem de dados de natureza qualitativa, conforme estabelecem Bodgan e Biklen (1996). A aplicação da sequência didática possibilitou-nos observar que os alunos passaram a escrever artigos de opinião mais elaborados, com níveis de argumentação mais significativos, conseguindo, inclusive, posicionarem-se de forma mais reflexiva e crítica diante de questões sociais discutíveis. Além disso, ao defendermos o argumentar como ação linguística de maior importância, acreditamos que, por meio da intervenção proposta, conseguimos contribuir para que os alunos envolvidos tivessem a oportunidade de exercer os papéis sociais do argumentar e contra-argumentar por meio da adoção de uma postura pró-ativa e ética em seus textos.
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    Dissertação
    A canção na aula de língua portuguesa: uma proposta de ensino para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-27) Silva, Vera Lúcia Nascimento da; Silva Neto, João Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/6754214478770594; ; http://lattes.cnpq.br/4742516840115592; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1239053356970371; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641; Silva, Ananias Agostinho da; ; http://lattes.cnpq.br/6624168203166513; Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/7241411335114630
    Este trabalho de intervenção surgiu da necessidade de se buscar alternativas metodológicas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no sentido de viabilizar uma aprendizagem mais adequada aos alunos dessa modalidade de educação. Para isso, partimos das seguintes questões de pesquisa: 1) Como ensinar Língua Portuguesa de forma significativa para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos utilizando canções, proporcionando-lhes novas aprendizagens que ultrapassem as questões cognitivas e respeitem os seus conhecimentos? 2) De que modo o gênero canção pode ser inserido em um projeto de intervenção que possa contribuir para a ampliação das aprendizagens dos alunos da Educação de Jovens e Adultos? No sentido de responder a essas questões, partimos do gênero canção para a construção de aprendizagens para além do domínio técnico da leitura e da escrita, desafiando os sujeitos a uma compreensão crítica da realidade com vistas à transformação social. Para isso, o objetivo geral do nosso trabalho consiste em produzir uma proposta de ensino de Língua Portuguesa para a Educação de Jovens e Adultos utilizando o gênero canção de modo a proporcionar novas aprendizagens aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos que ultrapassem as questões cognitivas e respeitem os seus conhecimentos. Nesse sentido, os objetivos específicos da pesquisa são: i) elaborar um projeto de intervenção para a Educação de Jovens e Adultos a partir de canções; elaborar sequências didáticas voltadas para o trabalho com a leitura, a escrita e o estudo sobre a língua utilizando canções crítico-reflexivas. Tomamos como aporte teórico: os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), Geraldi (2015) e Santos (2012) sobre o ensino de Língua Portuguesa na EJA, pela necessidade de compreendermos o contexto no qual estão inseridos os sujeitos da pesquisa com base na formação histórica em torno do ensino de língua materna; adotamos a abordagem de Zabala (1998) sobre as sequências didáticas como nossa escolha metodológica; e Costa (2002) quanto à relevância do texto literário sob a forma do gênero canção no ensino de Língua Portuguesa; e, sobretudo, adotamos as contribuições de Freire (1978; 1979; 1991; 2018) quanto ao trabalho voltado para alunos jovens e adultos fundamentado na busca por uma sociedade mais justa, democrática e solidária. A metodologia é de natureza interventiva e interpretativista com pressupostos gerais da pesquisa participante. A intervenção se deu em uma turma de quarto nível da EJA na Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima, situada na Zona Norte da cidade de Natal/RN. Como resultados, destacamos a ampliação da proficiência de leitura e escrita de forma significativa dos alunos participantes por meio do processo colaborativo de aprendizagens construídas a partir da aplicação das sequências didáticas.
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    Dissertação
    A coesão sequencial em textos do gênero carta aberta: proposta de intervenção para o ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-29) Costa, Jediael Ferreira da; Galvão, Marise Adriana Mamede; ; ; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; Silva, Ananias Agostinho da;
    Este trabalho está relacionado à nossa inquietação como docente de Língua Portuguesa, especificamente com a questão de como tornar o ensino prazeroso e significativo para o aluno, de maneira que o seu propósito na escola transcenda a mera aprovação escolar. Em nossa prática em sala de aula, notamos, com regularidade, que os alunos apresentavam algumas dificuldades em reconhecer a organização composicional dos gêneros textuais, assim como de estabelecer a coesão sequencial, inviabilizando, em algumas situações, a continuidade de sentido do texto. Diante disso, esta pesquisa definiu como objetivo geral investigar os recursos de coesão sequencial na construção e sequenciação do texto, no que concerne à produção do gênero Carta aberta, considerando o nível de adequação sinalizado pelo aluno em relação à organização do texto. Para tanto, selecionamos como objetivos específicos: descrever a estrutura composicional dos textos escritos pelos alunos do 9º ano do ensino fundamental no gênero Carta Aberta; caracterizar a estrutura composicional do gênero; identificar os elementos de coesão sequencial nos textos produzidos; caracterizar os elementos de coesão sequencial no gênero Carta Aberta; analisar a função dos elementos coesivos na construção dos sentidos do texto. As bases teóricas que fundamentam essa pesquisa se pautam nos estudos textuais-interativos desenvolvidos por Koch e Elias (2006; 2010), Koch (2002; 2011; 2013), Marcuschi (2005; 2008), Antunes (2005; 2009; 2010), Geraldi (2011), entre outros. Quanto aos aspectos metodológicos, recorremos à abordagem qualitativa e interpretativa, com base nos estudos de Flick (2009), Fonseca (2002), Marconi e Lakatos (2011), além de outros. Esta investigação, do ponto de vista da tipologia de pesquisa, atende aos princípios da pesquisa-ação, em conformidade com os estudos de Thiollent (2011), caracterizada pela intervenção do professor regente na sala de aula sob sua responsabilidade. Os dados da pesquisa foram gerados a partir da aplicação de uma sequência de atividades desenvolvidas com base nas orientações modulares de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), através das quais os alunos produziram uma versão inicial e uma versão final da Carta Aberta. Na versão inicial, os alunos se apropriaram de alguns conectores com o objetivo de estabelecer as relações semânticas pertinentes; no que concerne à produção final, foram constatados novos conectores, proporcionando a expansão do uso dos elos de ligação, como também a implementação de novas relações semânticas, contribuindo para o estabelecimento da coesão textual. Com relação ao gênero textual, constatamos que, em geral, os alunos produziram textos adequados às especificações da Carta Aberta. Por conseguinte, os resultados alcançados convergem para a consecução dos objetivos pretendidos, já que os alunos produziram textos significativos por meio dos quais puderam contribuir para a resolução de problemas situados, interagindo socialmente por meio do texto escrito.
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    Dissertação
    A competência leitora a partir do gênero textual charge: uma proposta de intervenção no ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-22) Dantas, Marcos Antônio de Farias; ; http://lattes.cnpq.br/9585462037655988; ; http://lattes.cnpq.br/0252445395091249; Aquino, Jaciara Limeira de; ; http://lattes.cnpq.br/2979594244880443; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641
    A leitura é uma prática social indispensável para a formação de cidadãos críticos e participantes da transformação de uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse sentido, socialmente nos defrontamos com diversos textos constituídos de múltiplas linguagens, as quais demandam de seus leitores uma competência leitora multimodal para dar conta dos sentidos manifestados. Assim sendo, a charge apresenta-se como um dos textos multimodais capazes de contribuir para a formação de um leitor crítico e atuante. Em razão disso, a presente pesquisa tem como objetivo geral desenvolver uma intervenção pedagógica com a aplicação de uma sequência didática para aprimorar a competência leitora de textos multimodais de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, a partir do gênero textual charge. E como objetivos específicos: identificar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do gênero charge; caracterizar as dificuldades referentes à compreensão leitora dos alunos em relação ao gênero charge; reconhecer a compreensão leitora dos alunos referente à leitura do texto multimodal charge, com destaque para a intertextualidade, a intencionalidade e o humor; além de identificar os resultados alcançados pelos alunos através da aplicação da sequência didática com o gênero multimodal charge. Tomamos como referenciais desta pesquisa Marcuschi (2005, 2008), Geraldi (2012), Kleiman (1995, 2013), Koch (1997), Koch e Elias (2010), Antunes (2009, 2010, 2017), Bazerman (2006), Rojo (2002, 2004, 2015), Kress e Van Leeuwen (1996), Dionísio (2005, 2007, 2013), Vieira (2007), Teixeira (2005), Romualdo (2004), Possenti (1998), Thiollent (2011), Bortoni-Ricardo (2013), Dolz; Noverraz; Schneuwly (2010), Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e na Base Nacional Comum Curricular (2018). A metodologia utilizada constituiu-se de uma pesquisa-ação, pois utilizamos como laboratório a nossa sala de aula, na qual professor/pesquisador e alunos são os participantes do processo de investigação científica. A pesquisa se desenvolveu através de uma intervenção pedagógica desenvolvida a partir da aplicação de uma Sequência Didática. O estudo está situado no âmbito da Linguística Aplicada, e caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de natureza interpretativista. Em relação aos resultados, podemos afirmar que os objetivos da pesquisa foram alcançados de forma satisfatória, tendo em vista que a maioria dos alunos identificam as características da charge; reconhecem os elementos de textualidade, a saber: intertextualidade, intencionalidade e situacionalidade; identificam os contextos sociais de produção do gênero e reconhecem a importância do humor e da ironia para a construção do riso e da crítica. Assim, concluímos que, este trabalho contribuiu significativamente para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos, a partir do gênero multimodal charge.
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    Dissertação
    A competência leitora de alunos do ensino fundamental: uma proposta de intervenção
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-13) Araújo, Maria José Fernandes da Silva; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641; ; http://lattes.cnpq.br/6905504227139621; Reinaldo, Maria Augusta Gonçalves de Macedo; ; http://lattes.cnpq.br/0323008945925363; Medeiros, Mario Lourenço de; ; http://lattes.cnpq.br/5849717780585240
    A leitura constitui uma atividade de suma importância na vida de todo ser humano, uma vez que esta prática é condição primordial para o desenvolvimento pleno da pessoa; uma atividade cujo domínio é essencial ao exercício da cidadania, pois é o meio através do qual o estudante tem acesso aos saberes que fazem parte do mundo a sua volta. No entanto, dada a complexidade que envolve o processo de aprendizagem da leitura, ensinar os alunos a ler não constitui tarefa fácil e, muitas vezes, os discentes não adquirem a competência necessária à compreensão dos textos, o que dificulta todo o desenvolvimento destes, haja vista que não há leitura, se não houver compreensão. De acordo com essa visão, o presente estudo tem como foco uma intervenção pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos do 6º ano “U” da Escola Estadual Senador José Bernardo, na cidade de São João do Sabugi - RN. As atividades que constituíram o processo da referida intervenção foram realizadas em sala de aula de Língua Portuguesa e desenvolvidas por meio de sequências didáticas elaboradas a partir de estratégias de leitura, tendo como base os gêneros textuais conto e notícia, uma vez que os alunos, sujeitos desta investigação, apresentavam sérios problemas no tocante à compreensão leitora. Tendo em vista a importância do problema em questão, este trabalho justifica-se pela relevância de atender à dificuldade mencionada, haja vista que o mesmo busca o desempenho em leitura através dos gêneros enquanto práticas sociais de linguagem, por meio de atividades interativas que visam ao ler para compreender, para construir o sentido dos textos e ampliar o interesse pela leitura. Esta proposta de intervenção insere-se no âmbito da Linguística Aplicada e para realizá-la, foram tomadas como fundamentos algumas teorias voltadas para a noção de língua enquanto prática sociointerativa, tais como os estudos de Bakhtin (2006, 2011), Bronckart (2012) e aportes direcionados ao ensino da atividade leitora, dentre eles: Solé (1998), Oliveira (2010), Leffa (1996, 1999), Silveira (2005) e outros. As discussões acerca de gêneros seguiram os estudos de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), além de outros teóricos; as sequências didáticas foram construídas a partir de Bronckart (2012), Dolz; Noverraz; Schneuwly (2013) e, no que se refere ao ensino de Língua Portuguesa, foram adotadas as orientações contidas nos PCN/LP (1998), como também em Antunes (2003, 2009) e outros autores. Os resultados mostram que os alunos do 6º ano ampliaram sua capacidade de compreensão dos textos lidos, através da implementação das ações didático-pedagógicas, adquirindo, assim, a competência leitora de que necessitavam para continuar aprendendo.
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    Dissertação
    Conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opinião
    (2016-11-30) Figuerêdo, Márcia Fernanda Silva; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1239053356970371; ; http://lattes.cnpq.br/6255935403413693; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641; Bezerra, Lidiane de Morais Diógenes; ; http://lattes.cnpq.br/4674844318235214; Bernardino, Rosangela Alves dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/1876582685706375
    Esta pesquisa tem como tema Conectores argumentativos utilizados pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental no gênero artigo de opinião, e como objetivos investigar, identificar, analisar e interpretar os conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual no município de Esperantinópolis, Maranhão. Para realização deste trabalho elaboramos e aplicamos uma sequência didática que priorizou o gênero textual artigo de opinião, para que os alunos se apropriassem e escrevessem textos argumentativos, os quais compõem o corpus da pesquisa. O aporte teórico de nosso trabalho está baseado, principalmente, em Beaugrande e Dressler (1981), Fávero e Koch (1994), Marcuschi (2008; 2010; 2012), Rodrigues (2007), Adam (2011) e Koch (1998; 2005; 2010; 2014). Em primeira análise, constatamos que os alunos apresentaram dificuldades em utilizar os conectores argumentativos, em especial os adversativos, que são a base dessa análise, e apresentaram um repertório de conectores bastante limitado. Ao longo da pesquisa, notamos que houve um pequeno avanço, principalmente em relação ao sentido adequado dos conectores utilizados.
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    Cordel: artefato de encantamento literário em sala de aula
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-03) Lopes, Débora Raquiel da Silva; Dias, Valdenides Cabral de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/9467435917159475; ; http://lattes.cnpq.br/0782338396239092; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641; Costa, Maria Suely da; ; http://lattes.cnpq.br/1891779191833711
    Esta pesquisa, de caráter interventivo, foi realizada com alunos do 7º ano, do ensino fundamental, de uma escola pública estadual do município de Santa Cruz/RN. Primeiramente, trata da leitura a partir da perspectiva da proposta educacional vigente (Base Nacional Comum Curricular – BNCC, 2018), pontuando sobre a necessidade de um trabalho contínuo que possibilite aos adolescentes o contato com a arte literária e ofereça as condições para que eles possam compreendê-la e frui-la de maneira significativa e, gradativamente, crítica, ampliando e diversificando as práticas relativas à leitura. Existem diversos caminhos para o incentivo à leitura em sala de aula, assim, optei pela leitura de uma coletânea de textos poéticos, com ênfase no cordel, como possibilidade de encantamento, considerando sua importância enquanto artefato artístico e cultural, como manifestação tipicamente nordestina, por acreditá-lo capaz da “catarse literária” que o gozo de sua leitura pode provocar, assim como pelas múltiplas possibilidades conhecidas que lhe são inerentes. Apresento textos do cânone literário popular, bem como oportunizo o contato com vários textos de cordelistas locais e regionais, a fim de valorizar as produções literárias e culturais potiguares, e, principalmente através do cordel, desenvolver no aluno a competência leitora. Nesta pesquisa de base interventiva, o objetivo geral foi instrumentalizar os estudantes ao gosto de ler, à proficiência leitora – ao prazer estético, através da leitura de poemas e variados textos de linguagem poética. Como objetivos específicos, procuro verificar os entraves por que passa a formação do leitor em sala de aula, em especial no que se refere ao letramento poético, busco promover o contato do aluno com a leitura literária através da aplicação da sequência básica, e também refletir sobre o desenvolvimento do letramento poético em sala de aula. No que se refere a aspectos metodológicos, este trabalho consiste em uma pesquisa-ação guiada pelos pressupostos de Thiollent (2011), e a sequência básica aplicada foi com base nas oficinas sugeridas por Cosson (2014). Pinheiro (1995), Pietri (2017), Pilati (2017) e Petit (2008) se posicionam sobre a poesia, a leitura e a escrita do texto literário. Parti da seguinte problemática: diante da dificuldade de leitura, fomentada por diversos fatores, o cordel pode, pelo caráter lúdico que o reveste, servir para que o desejo de ler seja provocado? Como tratar a leitura em sala de aula de modo que o aluno atinja a proficiência leitora? Outras questões a responder: O cordel pode ser ponte para desenvolver ou ampliar habilidades mais complexas nos alunos? Também segui rumos teóricos fundamentados em Candido (1989, 2013), Bosi (2000), Bakhtin (2009), Lajolo (1993,1997), Santos (2008), Freire (1996), Gramsci (1984, 2002), Wallon (1975, 1995), Gasparin (2001), Fávero (2003), Chauí (2009), Ausubel (1980), Jauss (1994), Zilberman (2010), dentre outros. Assim, é possível dizer que os resultados alcançados partindo dessa nossa pesquisa, foram positivos e obtiveram êxito, também foram primordiais para que os nossos alunos possam ver a leitura através de outra óptica. Essa intervenção ampliou minha visão sobre a gama de possibilidades que podemos fazer uso em nossas escolas para então formarmos leitores com criticidade. O produto final gerado trata-se da produção de um curta-metragem da peça teatral produzida pelos alunos. Espera-se que este trabalho tanto contribua com o processo de formação do leitor literário, bem como sirva de parâmetro para novas iniciativas no campo do letramento literário em sala de aula.
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    Dissertação
    Crônicas de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental entre oralidade e escrituralidade: tradições discursivas, leitura e produção de textos
    (2017-06-07) Moura, Aline Lessa Ramos Lima; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; ; ; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; Sousa, Gilton Sampaio de;
    Este estudo analisou, de maneira interventiva, a presença dos parâmetros comunicativos em crônicas produzidas por alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, no contínuo de oralidade e escrituralidade. Através de uma abordagem que alia os pressupostos teóricos do Modelo de Tradições Discursivas aos subsídios da Escola de Genera, foi aplicada uma sequência didática com módulos de leitura e escrita, objetivando fornecer aos alunos oportunidades de aquisição de estratégias e recursos da escrituralidade, ao mesmo tempo em que o processo de produção de texto guiou-se por situações reais de comunicação, envolvendo escola, família, comunidade e o público leitor em geral, resultando em crônicas que tratam do cuidado que o ser humano deve ter com os animais. As mudanças na utilização de estratégias e recursos típicos da escrituralidade, provocadas pelo desenvolvimento da sequência didática, foram comprovadas por meio da análise das diferentes versões de textos produzidos pelos alunos a partir dos parâmetros comunicativos propostos por Koch e Oesterreicher (2007), com o intuito de verificar deslocamentos dessa produção no contínuo de oralidade e escrituralidade. A partir da visão proposta pelo estudo das Tradições Discursivas, observando Koch e Oesterreicher (2007), Kabatek (2012), Longhin (2014), Castilho da Costa (2015), foram analisadas as TDs de conteúdo, de estrutura composicional e as tradições intertextuais e interdiscursivas presentes nas crônicas produzidas pelos estudantes, conforme os parâmetros comunicativos propostos. O gênero textual “crônica” foi abordado sob a visão de Cândido (1992), Arrigucci Jr. (1987) e Sá (1987). A análise da estrutura composicional do gênero em estudo foi baseada nas sequências descritiva e narrativa propostas por Adam (2008). Os resultados obtidos comprovam que houve um deslocamento na produção textual dos estudantes para a escrituralidade.
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    Dissertação
    Da leitura de memórias ao registro: o diário de leitura como instrumento de avaliação
    (2019-12-09) Santos, Lizândra Medeiros dos; Aquino, Lucélio Dantas de; ; ; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; Rabelo, Sebastião Augusto; ; Costa, Maria Edileuza da;
    Este trabalho tem como objetivo geral investigar a efetivação das ações de letramento literário no 8º ano do Ensino Fundamental II, a partir do uso de uma sequência básica com o gênero Memórias Literárias e o Diário de Leitura, promovendo, junto aos alunos, situações de leitura que ultrapassaram os muros da escola. Como objetivos específicos, buscamos: analisar a aplicação da sequência básica, com o gênero Memória Literária para promover o contato do aluno com a leitura literária; refletir sobre o desenvolvimento das práticas de leitura literária, a partir da análise da intervenção com estudo de Memórias Literárias e do uso do Diário de Leitura; e, compreender o desenvolvimento da competência leitora dos alunos, a partir dos registros realizados no Diário de Leitura. Esta pesquisa é embasada em questões relevantes para nosso estudo, como o conceito de Letramento Literário, ancorando-nos nos pressupostos de Cosson (2014) e (2017), dentre outros estudiosos e pesquisas que refletem sobre esse assunto. Quanto ao trabalho com Memórias Literárias, utilizamos textos premiados na Olimpíada de Língua Portuguesa de 2016. Diante disso, para corroborar o que discutimos, apoiamo-nos no conceito de Memória Literária conforme o que afirmam Clara et al. (2010)). No tocante ao uso do diário de leitura, esta pesquisa se baseia nos postulados de Buzzo (2010) e Machado (1998). No que se refere a aspectos metodológicos, este trabalho consiste em uma pesquisa-ação que tem como norte os estudos de Thiollent (1996); e, por se tratar de uma pesquisa baseada em uma intervenção, desenvolvida através de uma sequência básica, traremos à luz o que trata Cosson (2009). Na sequência básica, desenvolvemos aulas de leitura a partir de memórias literárias e solicitamos registros em diários de leitura. Estes serviram de instrumento para que analisássemos os resultados de nossa ação, que tinha como escopo formar leitores críticos. Desse modo, podemos afirmar que, embora não tenhamos recebido a quantidade de diários que esperávamos, os resultados alcançados a partir de nossa ação são positivos, visto que percebemos que nossos alunos deram um passo para a criticidade, para a reflexão, bem como, a partir de então, para que tenham um novo olhar para a leitura. Consideramos nossa intervenção como ato de grande importância para nós e para os alunos envolvidos, tendo em vista que a leitura não é uma ação escolar, mas para a vida.
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    Dissertação
    Em busca do tempo perdido: o gênero memórias na perspectiva do letramento literário
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-04) Silva Júnior, João Jailson da; Dias, Valdenides Cabral de Araújo; ; ; http://lattes.cnpq.br/0539133580339820; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; Costa, Maria Suely da;
    Esse estudo é o resultado de uma pesquisa de caráter interventivo que teve como objetivo analisar a contribuição da vivência de letramento literário na formação leitora de alunos de 7º ano de escola da rede estadual de ensino, a partir do gênero textual memórias literárias, além de observar o valor afetivo do gênero memória literárias para a imersão do aluno na experiência de leitura literária e averiguar nas produções dos alunos elementos de compreensão temática e estética do gênero memórias literárias. A problemática do desinteresse dos alunos pela leitura de textos literários foi a base para organizar uma sequência básica de atividades, que teve como lastro o livro Bisa Bia, Bia Bel, de Ana Maria Machado. Durante oito oficinas, ocorridas ao longo de dez aulas, foram realizadas atividades que envolveram não apenas a leitura da referida obra, mas a inserção dos alunos no universo temático que a envolve, através de filme, música, entrevistas e da própria vivência dos participantes da pesquisa. Nesse processo, os estudos de Cosson (2006), Bosi (2004), Bakhtin (1997), Le Goff (1990), Rangel (2005), Candau (2011), Halbwachs (1990), Kéfalas (2012) entre vários outros, foram o norte teórico desse trabalho. Os resultados desse trabalho mostram os efeitos positivos de uma experiência literária viva no interesse dos alunos pela prática da leitura.
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    Dissertação
    Encontro com leitores: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental
    (2017-07-31) Melo, Maria Aparecida Tiago de; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; ; Galvão, Marise Adriana Mamede; ; Sousa, Gilton Sampaio de;
    A frase “Eu não gosto de ler” dita pelos alunos, ao mesmo tempo em que é angustiante é também desafiadora para o professor, em especial o de Língua Portuguesa, haja vista que é constantemente atingido por cobranças para que proporcione às crianças e aos adolescentes um convívio estimulante com a leitura que possibilite a ampliação da leitura do mundo e da leitura da palavra. Essa falta de interesse acontece, muitas vezes, pelo fato deles não saberem ler na sua plenitude, realizando apenas uma leitura superficial na qual decodificam as letras presentes no texto, mas não o interpretam, não enxergam o que está implícito nas entrelinhas. Essa atitude é gerada, dentre vários motivos, pelo fato de que muitos alunos não têm contato sistemático com leitura de qualidade e com adultos leitores que os incentivem. A escola, então, torna-se o único veículo de interação desses alunos com textos, cabendo a ela oferecer oportunidade para o desenvolvimento de atividades de leitura, nas quais a diversidade de textos seja comtemplada, como também a preparação de leitores proficientes e práticas de leitura eficazes que contribuam para a formação de leitores competentes. Entende-se também por leitor competente aquele que, por iniciativa própria, seleciona, de acordo com suas necessidades e interesses, o que ler entre os vários tipos de textos que circulam socialmente. Partindo desse desafio causado por esse não gostar de ler que gera a dificuldade apresentada pelos alunos em realizar uma leitura proficiente e assim chegar à leitura crítica-reflexiva é que propomos, neste trabalho, refletir sobre o ensino de leitura e apresentar uma proposta de intervenção pedagógica pautada na leitura e interpretação de contos literários, realizando a apresentação dinâmica desses contos como estratégia para o desenvolvimento das habilidades de ler e compreender. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma pesquisa-ação, cujo objetivo geral era investigar o desenvolvimento da competência leitora a partir de atividades nas quais os alunos do 9º ano de uma escola pública demonstrem a compreensão de na leitura de contos literários para que possam ler proficientemente, interpretar e dialogar com textos lidos. Fundamentamos nossa investigação nos aportes teóricos de Kleiman (2002), Solé (1998), Schneuwly; Dolz (2004), Cosson (2009), Terra (2012) Koch; Elias (2015), Bakhtin (2006, 2011), Marcuschi (2002), Geraldi (1984), dentre outros, além das orientações contidas na proposta educacional vigente expressa nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Os resultados da investigação revelaram que as estratégias utilizadas pelos alunos contribuíram para o aprendizado significativo da leitura e da compreensão de textos lidos, uma vez que passaram a demonstrar proficiência nas atividades propostas, apontando que a experiência didática promovida pela intervenção oportunizou a formação de leitores proficientes.
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    Dissertação
    Ensino de língua portuguesa e variação linguística: uma proposta de intervenção com o gênero cordel
    (2017-07-28) Teles, Jaçanan de Souza; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; ; Queiroz, Maria Eliete de; ; Galvão, Marise Adriana Mamede;
    A realização deste trabalho promoveu uma reflexão sobre o Ensino de Língua Portuguesa e se constituiu numa investigação acerca das variedades linguísticas no contexto escolar. Desse modo, o estudo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica voltada para alunos 9º ano do Ensino fundamental II de uma escola pública estadual no município de Nova Floresta/PB, haja vista que o objetivo de ensino de Língua Portuguesa é desenvolver a competência linguística dos discentes, permitindo-lhes a convivência com a multiplicidade de variáveis da língua. Nesse sentido, após uma investigação inicial com alunos e professores, apontamos alguns caminhos para minimizar a problemática através de atividades sistematizadas em forma de Sequência Didática, utilizando como recursos didáticos os objetos de ensino da Língua Portuguesa (gêneros textuais diversos), tendo como foco o gênero cordel. Para tanto, traçamos como objetivo geral investigar o tratamento da variação linguística nas aulas de Língua Portuguesa e de forma mais específica identificar aspectos linguísticos no gênero cordel de modo a promover a valorização da diversidade linguística, além de analisar como os usos das múltiplas variações linguísticas podem auxiliar na ressignificação do preconceito linguístico. Para o alcance desta meta, apoiamo-nos nas orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997,1998) além das contribuições de teóricos como Preti (1974); Bakhtin (1997, 2011), Bagno (1997, 1999, 2002, 2007); Mollica (2012) Bortoni-Ricardo (2004, 2005); Antunes (2012), Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004), Cagliari (2001), dentre outros. A metodologia utilizada para o alcance dos objetivos propostos configurou-se como uma pesquisa ação e na abordagem qualitativa como a forma de análise dos dados coletados a partir de uma sequência didática realizada com gêneros diferenciados abordando a multiplicidade da linguagem com foco no cordel, destacando sua riqueza de conteúdo, originalidade, ludicidade. Os resultados alcançados revelaram que a proposta de intervenção foi uma experiência didática exitosa, haja vista que proporcionou aos alunos momentos de reflexão e aprendizagem significativa sobre os usos da Língua Materna, favorecendo mudanças na compreensão das variáveis linguísticas como forma de manifestação da diversidade da linguagem, além de ter oportunizado a ressignificação do preconceito linguístico.
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    Tese
    Ensino de língua portuguesa: da formação do professor à sala de aula
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-11-30) Azevedo, Josilete Alves Moreira de; Silva Neto, João Gomes da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708857E2; ; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641; Reinaldo, Maria Augusta de Gonçalves de Macedo; ; http://lattes.cnpq.br/0323008945925363; Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/6767627111553241; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9
    A reflexão crítica sobre a escola e os fazeres docentes tem favorecido a produção e a sistematização de novos saberes alicerçados em fundamentos científicos, notadamente sobre as práticas pedagógicas. No ensino de Língua Portuguesa, as pesquisas buscam compreender o que e como se ensina e se aprende durante a escolarização. Nessa perspectiva, foi realizado um estudo sobre a formação do professor de Língua Portuguesa e suas implicações na sala de aula, procurando observar a atuação dos alunos-mestres no contexto escolar durante a realização dos Estágios Supervisionados. Para tanto, elegeu-se como objetivo geral investigar como o curso de licenciatura em Letras da UFRN/CERES/campus de Currais Novos promovia a formação de futuros professores para atender às expectativas das políticas públicas para o ensino de Língua Materna. Foram tomados como referenciais os PCN, o Projeto Político-Pedagógico do curso e autores da área de ensino de Língua Portuguesa e de Educação, dentre eles: Geraldi (1996), Travaglia (1996, 2003), Antunes (2003, 2007, 2009, 2010), Lomas (2003), Figueiredo (2005), Marcuschi (2001, 2008), Riolfi et al. (2008), Possenti (2003), Alarcão (1996, 2001), Imbernón (2011), Pimenta e Lima (2010) e Schön (1993). O estudo está situado no âmbito da Linguística Aplicada e caracteriza-se como pesquisa qualitativa de natureza interpretativista, a partir de uma abordagem de inspiração etnográfica do ambiente do Estágio Supervisionado. Nos resultados, constatou-se que os alunosmestres privilegiam o ensino prescritivo, fundamentado numa concepção de língua como sistema, direcionando o ensino de língua na contramão da abordagem funcionalista (língua/uso) e distanciando-se consideravelmente da proposta de formar um aluno crítico e agente de transformação. No que diz respeito à visão dos alunos-mestres sobre o curso, foram elencadas algumas questões relevantes, dentre elas: o caráter conteudístico do curso, a distribuição da carga horária dos componentes curriculares, a revisão das ementas, a oferta de disciplinas de inclusão social, a reorganização das atividades de estágio em relação ao acompanhamento e à orientação aos alunos-mestres e, especialmente, a desarticulação entre teoria/prática, que foi considerada como responsável por muitas das dificuldades encontradas pelos referidos alunos na fase de regência de classe nos níveis de ensino fundamental e médio. Desse modo, a partir da análise desses significados construídos pelos alunos-mestres sobre o processo de formação na licenciatura de Letras, constatou-se a necessidade de uma reestruturação do projeto do curso, em virtude de ele apresentar fragilidades que precisam ser revistas em função da melhoria da qualidade do ensino de graduação
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    Dissertação
    A escrita no ensino fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-07) Silva, Fernando Rodrigues da; Medeiros, Maria Assunção Silva; ; http://lattes.cnpq.br/8599075451316548; ; http://lattes.cnpq.br/2219872271669275; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641; Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/7241411335114630
    O ensino de Língua Portuguesa, no Brasil, ainda necessita de grandes avanços quanto ao desenvolvimento de estratégias que possibilitem um bom desempenho dos alunos do ensino fundamental na leitura e na escrita. Pensando nisso, este trabalho surgiu na tentativa de ampliar os estudos sobre os desvios motivados pela variação linguística dos alunos ou por desconhecimento das normas gramaticais que tanto incidem em suas produções escrita. O objetivo é avaliar a presença destes desvios nos gêneros textuais produzidos por alunos do 6º ano da Escola Municipal Manoel Catarino Filho. Visa, ainda, aprimorar a capacidade linguístico-discursiva dos alunos nos mais diversos ambientes de circulação de determinados gêneros discursivos e, consequentemente, à formação de leitores e escritores atuantes. A fim de melhor compreender como se dá este processo, o texto parte da concepção sociodiscursiva de gênero, tendo como embasamento teórico os estudos de Bakhtin (1992) e Marcuschi (2002) acerca deste, bem como a concepção retórica de Aristóteles e Platão. A pesquisa ainda se apoia no que diz os PCN, com relação ao ensino de Língua Portuguesa, nos trabalhos de Callou (2007), Neves (2003), Faraco (2002), Franchi (2006) e Cagliari (2005) sobre o ensino de gramática, variação linguística e também sobre os estudos da sociolinguística. Acerca da fonética e fonologia, buscamos as pesquisas de Oliveira (1990), Seara (2009) e Hora (2009). Para compor o corpus da pesquisa e como forma de estimular a prática de escrita dos alunos e a reflexão crítica sobre a língua, propomos atividades de produção textual de gêneros discursivos diferenciados para analisarmos os desvios apresentados. Este trabalho verificou que houve uma taxa de ocorrência de desvios motivados pela variação maior do que os desvios motivados pelo desconhecimento da norma gramatical. A conclusão a que chegamos comprovou que a oralidade apresenta uma grande influência sobre a produção escrita dos alunos, a qual foi bastante refletida nestas. Por fim, propomos algumas atividades que visam minimizar a ocorrência dos referidos desvios nas produções escritas dos alunos.
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    Tese
    Estágio supervisionado em espaços não escolares: projetos de letramento, agência e transformação social
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-10) Santos, Márcia Regina Mendes; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/2466431637840602; ; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; ; http://lattes.cnpq.br/9947435577598028; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641; Santos, Cosme Batista dos; ; http://lattes.cnpq.br/6911447761779216; Oliveira, Célia Zeri de; ; http://lattes.cnpq.br/7392823829322057
    O estágio é um espaço de investigação, reflexão e (re)construção de saberes e identidades. Foi o objeto de estudo desta pesquisa que procurou ressignificar as práticas docentes, a partir da implementação de projetos de letramento, nos espaços educativos não escolares onde acontecem as ações do Estágio Curricular Supervisionado II do curso de Letras da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Focalizam-se os projetos de letramento utilizados pelos estagiários na referida disciplina, observando o potencial desses dispositivos na ação didática nas oficinas de letramento por eles desenvolvidas em espaços não formais de ensino, e os processos de transformação revelados nesse trabalho docente. Teoricamente, a pesquisa está apoiada nos estudos do letramento de perspectiva etnográfica (STREET, 1984; BARTON, HAMILTON, 1993, 1998; KLEIMAN, 1995, 2000, 2006), nas reflexões sobre o conceito de projeto de letramento, entendido como um dispositivo didático que pode contribuir para o redimensionamento das práticas didáticas e para o reposicionamento identitário do professor (OLIVEIRA, 2008; OLIVEIRA, TINOCO, SANTOS, 2011; OLIVEIRA, 2016) e nos estudos sobre formação e profissionalização docente (NÓVOA, 1995; TARDIF, 2002). Metodologicamente, assenta-se na abordagem qualitativa e interpretativista de pesquisa (MOITA-LOPES, 2006). O estudo sinaliza que a prática dos projetos de letramento aponta para uma mudança de postura acadêmica do professor de Língua Portuguesa em formação inicial, bem como para possíveis ressignificações no processo de ensino-aprendizagem da língua materna, uma vez que os projetos de letramento estão sistematicamente associados à noção de problema e enfatizam o caráter emancipatório das práticas letradas, além da transformação agentiva dos seus participantes (OLIVEIRA, 2010). Com essa visão, o momento do estágio representou também um período de apropriação e reelaboração de conhecimentos, em que a reflexão sobre a prática constitui um movimento de busca do conhecimento teórico que possibilitou novas escolhas pedagógicas ao futuro professor. Foi um momento que favoreceu a elaboração dos saberes necessários à ação docente, considerando-se que é na relação entre a teoria e a prática que eles são construídos e ou reelaborados.
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    Dissertação
    Estratégias de referenciação: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-01-08) Nogueira, Stelyo Rubens de Souza; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; Galvão, Marise Adriana Mamede; ; ; ; http://lattes.cnpq.br/7231302799224412; Matos, Janaica Gomes; ; Dias, Valdenides Cabral de Araújo; ; Custódio Filho, Valdinar;
    Este trabalho tem por objetivo propor uma intervenção pedagógica a partir de uma sequência didática (SD), com enfoque nos processos referenciais anafóricos, sobretudo no papel da recategorização da anáfora direta. Para tanto, apresentamos alguns procedimentos: descrevemos o percurso metodológico para realizar a intervenção pedagógica proposta na sequência didática; detalhamos as etapas de construção da sequência didática para o ensino dos processos referenciais anafóricos na escrita dos alunos do ensino fundamental; explicitamos os usos de recursos didáticos no planejamento e na execução da intervenção pedagógica. Partimos do pressuposto de que os processos referenciais são uma estratégia textual-discursiva que auxilia no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Assim, a fim de cumprir com nosso objetivo, embasamo-nos nas pesquisas de Marcuschi (2008), Cavalcante (2012), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014); Koch (2004, 2005, 2006, 2007, 2013); Bakhtin (2003), Bender e Laurito (1993), Roberto (2005). A proposta tem como foco as atividades pedagógicas que orientam passo a passo o trabalho do professor, para a produção textual, com base na orientação de Dolz, Noverraz e Schnewuly e (2004). Desse modo, centramos a atenção para explicitar as etapas constitutivas de uma Sequência Didática, direcionadas às estratégias fundamentais para a construção dos sentidos da crônica narrativa. O resultado do nosso trabalho aponta para a construção dessa sequência que possibilitará o desenvolvimento das competências e as habilidades no uso de estratégias de referenciação na produção escrita dos alunos.
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    Dissertação
    Um estudo da produção escrita do gênero textual crônica no 9º ano do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-10-11) Oliveira, Edvanilson de; Medeiros, Maria Assunção Silva; ; ; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; Melo, Nádia Maria Silveira Costa de;
    O trabalho com a escrita tem sido cada vez mais difícil em nossas escolas. Nossos alunos, em sua maioria, são oriundos de famílias menos favorecidas e vivem em ambientes com pouco, ou sem nenhum incentivo à leitura, como também à escrita. Esse motivo dificulta o trabalho em sala de aula, pois o desestímulo é bastante presente, razão pela qual encontram dificuldades na aquisição da linguagem a partir destas atividades escolares. Diante disso, entendemos que é a escola a principal instância educacional na qual podemos proporcionar meios para que esses alunos possam minimizar essas dificuldades. Nosso objetivo principal foi analisar categorias como a organização textual e a progressão temática em textos escritos, produzidos pelos alunos do 9º ano do EF de uma escola municipal de Tenente Laurentino. Para isso, fizemos um estudo dessa produção com o gênero textual crônica, através da aplicação de Sequência Didática (SD). Assim, para consecução deste propósito determinamos como objetivos específicos que nortearam o percurso analítico: verificar a organização estrutural e a progressão temática nos textos escritos pelos alunos; identificar as dificuldades dos alunos na escrita de textos do gênero crônica; reconhecer os resultados do desempenho dos alunos alcançados a partir da Sequência Didática. Com relação à metodologia, optamos por uma pesquisa-ação, com uma abordagem qualitativa de base descritiva. Para desenvolvermos esse trabalho, tomamos como referência os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) através da aplicação de Sequência Didática; Dionne, sobre pesquisa-ação (2007); Thiollent (1988) e Moreira (2006) com base na pesquisa qualitativa; Bakhtin (2003) e a Escola de Genebra, para entendermos melhor sobre gêneros discursivos; para a análise dos textos dos alunos optamos pela terminologia „gêneros textuais‟ a partir dos estudos de Marcuschi (2008). Desse modo, durante o processo da produção final vimos que, diferentemente da produção inicial, os alunos apresentaram maior domínio e facilidade ao escrever. Isso resultou numa coletânea de textos, no gênero crônica que denominamos de “Caderno de crônicas: narrando o cotidiano”.
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    Dissertação
    Fabulando em sala de aula: uma proposta para o letramento literário
    (2018-07-18) Chagas, Alane Lívia Rocha das; Paz, Ana Maria de Oliveira; Dias, Valdenides Cabral de Araújo; ; ; ; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; Costa, Maria Suely da;
    Esta pesquisa objetiva compreender de que forma o uso da fábula, trabalhada a partir dos letramentos de domínio dos alunos, pode contribuir para uma melhor receptividade do texto literário em sala de aula. Para isso, elaboramos uma atividade de intervenção a qual foi realizada em uma escola estadual, em uma turma do 8ºano (do fundamental), na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. Metodologicamente, orientamo-nos pela pesquisa-ação (THIOLLENT, 2002) perspectivando produzir conhecimentos e gerar informações suficientes para a transformação do contexto social/ escolar, sendo a colaboração entre pesquisador e pesquisados um dos elementos usados no sentido de buscar soluções democráticas para o problema observado. Com base na análise do problema, elaboramos um plano de ensino que se orientou pela proposta de sequência expandida (COSSON, 2011[2006]), fazendo uso de fábulas de Esopo e dos letramentos múltiplos (ROJO, 2009) – musical, familiar, escolar – integrando-os com as atividades de leitura e compreensão do gênero em questão. No tangente à abordagem, pautamo-nos na análise qualitativa dos dados, analisando as informações e fatos, sem nos deter a interpretação de números (BODGAN; BIKLEN, 1994), sendo nosso corpus os 44 textos, 11 vídeos e 8 fotografias que registram a sequência expandida aplicada. Em termos teóricos, baseamo-nos nos aportes estabelecidos por Cosson (2011[2006]), Kleiman (1995, 2005, 2006) Rojo (2009), Soares (2009), Terra (2014), Bakhthin (2006[1992]), Coutinho (1987), dentre outros. Os resultados indicam que os alunos reagiram positivamente em relação à recepção da fábula na perspectiva – dos letramentos múltiplos e da sequência expandida – na qual foi trabalhada. Consideramos que há necessidade de refletir acerca das metodologias usadas na escola condizente aos conteúdos literários e, também, da eficácia desses métodos, apontando uma possibilidade de ensino centrada nos interesses do educando, por acreditar que essa seja uma saída possível para a melhor aceitação da literatura como proposição de leitura e aprendizagem. Os efeitos dos múltiplos letramentos para o trabalho com o texto literário centra-se na relação conhecimento dominado/ motivação; observamos haver maior aceitabilidade do texto literário quando trabalhado a partir de letramentos que requerem habilidades já dominadas pelos educandos e/ ou envolvem motivações de ordem pessoal atreladas a letramentos outros que não o escolar.
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