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Navegando por Autor "Azevedo, Lorena Mara Nóbrega de"

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    Dissertação
    Enfermeiros pós-graduados: continuidades e rupturas no cotidiano profissional de hospitais universitários
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-11-28) Azevedo, Lorena Mara Nóbrega de; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/4120682351858267; ; http://lattes.cnpq.br/6353680277099788; Oliveira, Josineide Silveira de; ; http://lattes.cnpq.br/5439210347544379; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616; Bosco Filho, João; ; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237; Medeiros, Soraya Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576
    A presente pesquisa teve como objetivo analisar as transformações do cotidiano profissional do enfermeiro do hospital universitário após a realização do curso de mestrado. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, realizado no Complexo Hospitalar Universitário da UFRN, composto pelo Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), Maternidade Escola Januário Cicco (MEJEC), e Hospital de Pediatria Professor Heriberto Ferreira Bezerra (HOSPED) localizados em Natal-RN; e pelo Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) situado em Santa Cruz-RN. A população foi composta por vinte e dois enfermeiros, com título de mestre em enfermagem, que trabalham nessas instituições. Após encaminhamento e aprovação pelo Comitê de ética em pesquisa, conforme Parecer nº 268.498 e CAAE: 13922713.1.0000.5537, as entrevistas foram iniciadas, utilizando-se um roteiro semiestruturado, organizado em questões orientadas em conformidade com os objetivos do estudo. Do material empírico, emergiram as categorias que foram trabalhadas com base na análise de conteúdo temática, tendo como aporte teórico os estudos de Agnes Heller acerca do cotidiano e os de Paulo Freire sobre educação e mudanças, buscando a possível interlocução entre esses autores. Os resultados demonstram que o cotidiano dos enfermeiros nos hospitais universitários, após cursarem o mestrado, modifica-se a partir da própria motivação em cursálo e do apoio institucional recebido. As continuidades e rupturas apontadas estão distribuídas nas categorias: a inércia da cotidianidade, na qual os enfermeiros relatam a dificuldade em mudar seu cotidiano devido à rotina exaustiva e à falta de apoio; reconhecem mudanças particulares, compreendendo a formação de um olhar crítico/reflexivo/analítico, e a qualificação para o ensino e pesquisa; e as rupturas do cotidiano, que se referem às mudanças ocorridas no serviço, como a melhoria da assistência, pela implantação de resultados; e uma prática diferenciada por ter um profissional qualificado. Portanto, considera-se que a realização do mestrado contribuiu para o crescimento do intelectual e profissional do enfermeiro e, consequentemente, para o serviço, no cotidiano do Complexo Hospitalar Universitário, sendo reconhecido pelos enfermeiros o compromisso com uma maior responsabilidade social. Porém, ainda são necessárias reflexões sobre maneiras de minimizar as dificuldades apontadas, como forma de incentivar essa qualificação
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    TCC
    Intervenções farmacêuticas relacionadas a antimicrobianos em crianças hospitalizadas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-11) Barroca, Ilanna Chrisley Pinheiro; Cabral, Cynthia Hatsue Kitayama; https://orcid.org/0000-0002-3677-9699; https://lattes.cnpq.br/5035544833829212; Saldanha, Valdjane; https://orcid.org/0000-0001-5223-5061; Azevedo, Lorena Mara Nóbrega de; https://orcid.org/0000-0003-4674-856X
    INTRODUÇÃO: O público pediátrico é vulnerável ao desenvolvimento de problemas relacionados a medicamentos, principalmente com o uso de antimicrobianos, classe que exige atenção por ser amplamente utilizada e estar relacionada a maior frequência de reações adversas em crianças. Todavia, existem poucos estudos que explorem os problemas relacionados ao uso de antimicrobianos (PRA) na pediatria. OBJETIVO: caracterizar o uso de antimicrobianos em uma enfermaria pediátrica, identificar os problemas relacionados ao uso de antimicrobianos e avaliar a aceitação das intervenções farmacêuticas pela equipe multiprofissional. MÉTODO: trata-se de um estudo descritivo, prospectivo e transversal. Os PRAs foram classificados de acordo com uma versão adaptada do método Pharmacotherapy Workup. Uma análise descritiva dos dados foi realizada e as variáveis estudadas foram expressas em frequência, percentagem, média e desvio padrão conforme apropriado. RESULTADOS: 159 pacientes foram incluídos no estudo, dos quais 53,5% utilizaram apenas um antimicrobiano durante a internação. A média de uso de antimicrobianos por paciente foi de 1,69 ± 0,94. As principais classes de antimicrobianos prescritas foram as cefalosporinas, as penicilinas e os antivirais. 57,8% dos pacientes apresentaram algum tipo PRA e a média por paciente foi de 1,28 ± 1,77. As classes de antimicrobianos com maior risco a desenvolver PRA foram as penicilinas, os glicopeptídeos e os aminoglicosídeos. Das intervenções farmacêuticas realizadas durante o estudo, 89,2% foram aceitas e 10,8% não foram aceitas pela equipe. CONCLUSÃO: O presente trabalho reforça a necessidade de atuação do farmacêutico na pediatria na análise das prescrições, prestando orientações e realizando intervenções junto à equipe
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