Navegando por Autor "Azevedo, Luana Cristina Oliveira de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Desempenho empresarial e mapas estratégicos: um estudo utilizando BSC no Frigorífico Lojão das Carnes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Azevedo, Luana Cristina Oliveira de; Araújo, Afrânio Galdino de; Ferreira, Antônio Carlos; Fernandes, Leandro TrigueiroO mercado atual nas quais as empresas estão inseridas favorece um ambiente de negócios com concorrência instigada. Organizações que dispõem de um estudo de estratégia tornam-se mais competitivas a capazes para sobreviverem e crescerem. Tomar decisões tem sido uma atividade cada vez mais complexa e difícil a ser realizada nas empresas, assim a importância do planejamento estratégico no processo de decisão gera resultados necessários na qualidade de gestão. Os desafios de mercado enfrentados hoje atribuem à necessidade de maior e melhor aproveitamento dos recursos, identificando o público alvo e a definição de estratégia para fortalecer a missão e visão. O objetivo deste trabalho é elaborar uma proposta de melhoria de gestão e desempenho do frigorífico Lojão das Carnes usando o mapa estratégico a partir do Balance Scorecard, e assim realizar um estudo sobre gestão estratégica, BSC e mapas estratégicos, identificando a missão, visão, opções estratégicas, objetivos e estratégias a partir do Plano Estratégico da organização, como apresentar indicadores que contribuam para alcançar os objetivos propostos e construir o mapa estratégico da organização partindo da proposição de BSC ajustado a gestão estratégica escolhida. Conclui-se que é essencial que seja definido o planejamento estratégico da empresa, com o esclarecimento de seu negócio, sua visão e sua missão. Recomenda-se, no que se refere ao presente estudo, a criação do Balanced Scorecard (BSC) para a empresa. Observou-se que o BSC auxilia a empresa a transmitir a sua estratégia e verificar seus pontos carentes, como também, contribuirá para a melhoria em seus processos internos e em seu relacionamento com os clientes, atendendo suas necessidades e, levando-a a melhoria em seu desempenho no mercado em que está inserida.