Navegando por Autor "Azevedo, Maria Coeli Cardoso Viana"
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Artigo Atuação das equipes da atenção primária na identificação precoce do câncer infanto-juvenil(2012) Azevedo, Maria Coeli Cardoso Viana; Lima, Kálya Yasmine Nunes de; Santos, Ana Dulce Batista dos; Monteiro, Akemi IwataDissertação Identificação de crianças e adolescentes com suspeita de câncer: uma proposta de intervenção(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-05-02) Azevedo, Maria Coeli Cardoso Viana; Monteiro, Akemi Iwata; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794971Y1&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/3362117518086810; Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa; ; http://lattes.cnpq.br/3311923741926368; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; Menezes, Rejane Maria Paiva de; ; http://lattes.cnpq.br/5190926575194616Ao contrário do câncer no adulto, em que as células geralmente originam-se de tecido epitelial e que está ligado a fatores ambientais, os tumores malignos na infância são, na sua maioria, de origem embrionária e apresentam uma fase de rápida proliferação. Quando não iniciado o tratamento quimioterápico nesta fase, o tumor aumenta de tamanho, reduzindo sua velocidade de crescimento, diminuindo, assim, a resposta aos quimioterápicos. O câncer infantil representa, no Brasil, a segunda causa de mortalidade entre crianças e adolescentes de um a dezenove anos. Seu impacto no ranking das doenças torna-se significativamente importante para a saúde pública, já que a primeira causa está relacionada aos acidentes e à violência. Muitas crianças ainda são encaminhadas aos centros de alta complexidade para tratamento oncológico com a doença em estágio avançado. A demora no encaminhamento para diagnóstico pode ser da família, ou da dificuldade do acesso ao Setor Saúde, ou ainda das características da doença e do desconhecimento da equipe de saúde quanto à temática de câncer infantil. Diante desta problemática, objetivamos analisar o desempenho das equipes de saúde na identificação da criança e adolescente, sintomáticos de câncer, na atenção primária, por meio da metodologia pesquisa-ação, que contempla o ensino-aprendizagem, seminários, descrevendo a atuação do grupo e discutindo as atividades desenvolvidas após os treinamentos. Este estudo envolveu trinta e sete profissionais de saúde que prestam atenção a crianças e adolescentes na USF Felipe Camarão II , na Casa de Apoio à Criança com Câncer e no Hospital de Pediatria/UFRN, durante o período de março a dezembro de 2010. Os dados foram analisados simultaneamente à avaliação das ações, seguindo o direcionamento da análise das ideias freireanas, tendo como referencial teórico a atenção primária à saúde. O diagnóstico situacional da realidade atual, quanto ao conhecimento da equipe de saúde direcionado para uma identificação precoce de sinais e sintomas levantada por meio da problematização, apresentou temas geradores como: a resistência para a mudança; a conscientização para a necessidade de apreensão de saberes; o conhecimento prévio por meio da mídia; a fragmentação da rede de assistência, interferindo no funcionamento do sistema de referência e contrarreferência; o estigma da morte, dentre outros. Esses temas geradores viabilizaram a escolha do conteúdo para a elaboração de quatro seminários, como implementação de ação coletiva para discussão problematizadora. O processo ensino-aprendizagem permitiu aos participantes do estudo a conscientização do problema e o agir por meio do conhecimento adquirido, interferindo na diminuição do intervalo de tempo entre a identificação de sinais e sintomas de câncer e o início do tratamento especializado. Como dificuldades, deparamo-nos com o diagnóstico de câncer associado a terminalidade e o dificultoso acesso a exames laboratoriais e de imagem, necessários para o diagnóstico de neoplasias. Assim, constatamos que, quando a equipe é envolvida conscientemente no processo de educação desde a identificação da situaçãoproblema, podem ocorrer mudanças significativas no fazer cotidiano por meio da conscientização do ser. Entretanto, percebemos também que aquisição de conhecimento e interesse da equipe não são suficientes, já que, para haver eficácia do atendimento, é necessária uma organização da rede de atenção oncológica atuante no estado no Rio Grande do NorteTCC Mulheres e trabalho do cuidado na hospitalização pediátrica: entre o direito e a apropriação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-01-15) Xavier, Késia Thayza Alves; Madureira, Antoinette de Brito; https://orcid.org/0000-0002-7740-9758; http://lattes.cnpq.br/4066223410344647; Grilo, Rayane Bartira de Araújo; Azevedo, Maria Coeli Cardoso VianaO objeto de estudo deste trabalho são as atividades de cuidado desenvolvidas por mulheres acompanhantes de usuárias(os) hospitalizadas(os) nas Enfermarias Pediátricas e na UTI Pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL/ UFRN. A pesquisa bibliográfica foi realizada de maneira sistemática através de leituras teóricas em torno da Teoria Unitária da Reprodução Social sob a perspectiva do materialismo histórico, que sustentou em termos teórico-metodológicos o objeto. A pesquisa empírica foi desenvolvida por meio de análise dos diários de campo da pesquisadora e a pesquisa documental examinou entrevistas sociais, normativos e produções institucionais, bem como a legislação vigente em torno do tema. Os resultados evidenciaram que a realidade do HUOL traduz em nível micrológico as diferentes maneiras como o neoliberalismo, atual estágio do capitalismo, vem recrudescendo seu impacto sobre o trabalho desenvolvido pelas mulheres, o que se traduz em apreender ideologicamente os trabalhos de cuidado como custo e não investimento. Os dados mostram que o HUOL se apropria de parcela do trabalho não remunerado desenvolvido pelas mulheres acompanhantes, trabalho este que se realiza através do cuidado com as(os) usuárias(os), ao passo que secundariza as demandas de saúde destas acompanhantes no setor de pediatria.