Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Azevedo, Micarla Silva de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A caracterização da orientação sobre mamíferos: experiência formativa em aulas de ciências
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Azevedo, Micarla Silva de; Souza, Nathany Morais de; Façanha, Alessandro Augusto de Barros
    Este artigo apresenta um estudo cujo objetivo foi investigar a caracterização da base orientadora sobre o conceito de mamíferos por parte de estudantes do ensino fundamental. Como pressuposto epistemológico, adota o conceito de orientação da ação presente na Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos, em função do qual se estabelece uma experiência didático-formativa nas aulas de ciências. Como resultados, obteve-se a caracterização do conhecimento conceitual desses estudantes em relação ao modelo do objeto e ao modelo da ação para identificar mamíferos e sua problematização em relação ao que se espera de estudantes desse nível de ensino, sendo possível concluir o quão distante ainda se encontra o nível de aprendizado e assimilação desse conceito em relação ao modelo idealizado como referência.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A Geografia no contexto escolar: um olhar para as práticas docentes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Sousa, Izamara Maeli de; Azevedo, Micarla Silva de; Sobrinho, Djanní Martinho dos Santos
    Este artigo apresenta como investigação a necessidade de pensar sobre a compreensão de professores (as) diante dos conhecimentos da Geografia no lócus escolar e tem por objetivo investigar como os conhecimentos geográficos se inserem nas práticas docentes. Para tanto, tornou-se indispensável um levantamento bibliográfico acerca da Geografia na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, que traz enquanto subsídio teórico uma análise para além do aspecto descritivo, inserindo dessa forma, um parâmetro que envolve a análise crítica, política e social do local para o global e também da constituição do próprio indivíduo enquanto cidadão. Na metodologia, utilizou-se de uma pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa, que se desmembrou no instrumento e técnica de pesquisa da entrevista semiestruturada com a utilização de perguntas abertas e de foco determinado, cuja dimensão englobou professores (as) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, sendo consideradas duas instituições escolares diferentes. Os resultados desta pesquisa foram apresentados apoiados nos documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e constatou-se que os professores (as) demonstraram utilizar de alguns conhecimentos geográficos. Todavia, também se apresentaram fragilidades conceituais no que concebe a compreensão dos objetos de conhecimento na sua integralidade. Visto isso, o presente estudo se apresenta enquanto possibilidade para que docentes, pesquisadores e demais interessados na área cogitem acerca de algumas nuances que compreendem a Geografia no contexto escolar.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Recursos digitais no ensino de geografia - manual de orientações para avaliação da aprendizagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-25) Azevedo, Micarla Silva de; Garcia, Tânia Cristina Meira; https://orcid.org/0000-0002-5488-3684; http://lattes.cnpq.br/5331729221953880; https://orcid.org/0000-0002-4013-9272; http://lattes.cnpq.br/5453872257503923; Morais, Ione Rodrigues Diniz; https://orcid.org/0000-0001-6629-8047; http://lattes.cnpq.br/9233980341514642; Santos Sobrinho, Djanni Martinho dos; Braga, Flávia Spinelli
    Os recursos digitais têm sido tema de discussões e reflexões no contexto escolar, especialmente porque, ao assumirem posição de destaque no cotidiano dos estudantes, podem contribuir para a aproximação com os conhecimentos e saberes necessários ao processo de ensino e aprendizagem. Tendo em vista essa dimensão e dado o caráter inerente da avaliação da aprendizagem nesse processo, tecemos reflexões sobre o emprego de recursos digitais para a avaliação da aprendizagem da Geografia Escolar. Considerando esse encadeamento, definimos como objeto de estudo: recursos digitais para a avaliação da aprendizagem no ensino de Geografia - (Ensino Fundamental - Anos Iniciais). A questão central do estudo é averiguar como os recursos digitais podem contribuir para a avaliação da aprendizagem em Geografia? E o objetivo: elaborar um manual de orientações sobre o uso de recursos digitais para a avaliação da aprendizagem no ensino de Geografia, a ser utilizado pelos professores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Fundamentados na abordagem qualitativa, adotamos como procedimentos: 1) A pesquisa bibliográfica, aplicando as técnicas do estado da questão, da revisão narrativa e da revisão sistemática de literatura, sobre a avaliação da aprendizagem, apoiados em Luckesi (2005) e Coll, Martín e Onrubia (2004), sobre recursos digitais e tecnologias referenciados em Alvarenga (2018), Padilha (2016), Chiofi e Oliveira (2014), além de outros autores encontrados a partir das técnicas adotadas. Ao que concerne o ensino de Geografia e a paisagem, categoria em destaque em um dos capítulos deste trabalho, as discussões fundamentaram-se em Nascimento e Steinke (2018), Araújo e Martins Neto (2021), Lopez e Alvez (2019), dentre outros. 2) A pesquisa documental, se apoiou na análise de documentos que orientam a educação básica no Brasil a fim de identificar o tratamento dado aos recursos digitais e a avaliação da aprendizagem no ensino de Geografia, bem como às competências e habilidades relacionadas aos conteúdos da Geografia Escolar para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Como resultados, constamos que os recursos digitais contribuem para avaliação da aprendizagem no ensino de Geografia e o uso de ferramentas digitais, como o Canva, aqui utilizado como ferramenta de experimentação, possibilita um uso didático e pedagógico que contribui para o domínio de conceitos, princípios e saberes geográficos. Os dados da investigação indicam ainda, como fragilidade, pouca produção científica sobre essa temática, que pode vir a contribuir para as práticas no âmbito do ensino de Geografia. Diante dessas constatações, o manual de orientações, pode vir a contribuir para a tomada de decisão referente ao emprego de recursos digitais na avaliação da aprendizagem do ensino de Geografia, possibilitando reflexões em torno de questões de planejamento e de prática docente.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM