Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Azevedo, Suele Sanara Santos de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    postGraduateThesis.type.badge
    A Dança do Espontão na Sala de Aula
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-12) Azevedo, Suele Sanara Santos de; Macêdo, Muirakytan Kennedy de; Bueno, Almir de Carvalho; Pereira, Ariane de Medeiros
    A cultura afro-brasileira pode ser trabalhada na sala de aula através de expressões artísticas. No caso presente partimos de projeto de vivência escolar, no qual elegemos a Dança do Espontão da Irmandade dos Negros do Rosário de Caicó-RN, enfatizando os valores culturais dos negros na história local, com a finalidade de possibilitar a inclusão de crianças mediante a dança e os ritos afro-brasileiros, valorizamos nessa experiência a cultura regional, suas tradições e costumes, realçando o protagonismo negro na sociedade brasileira. Para isso se fez necessário uma dinâmica pedagógica em que as aulas fossem atrativas, onde as crianças interagissem umas com as outras. Daí propormos uma metodologia com rodas de conversa e debate sobre o tema, uso de instrumentos musicais étnicos (tarol, caixa e pífano), oficinas de dança e confecção de lanças coreográficas (espontões), visita guiada ao Santuário do Rosário e à casa da Irmandade dos Negros do Rosário. Por fim, a culminância do projeto se deu com a apresentação dos alunos na comunidade escolar do bairro Frei Damião. A bibliografia utilizada baseou-se na produção historiográfica e antropológica sobre as irmandades negras do Seridó (GOIS, 2014; SILVA, 2012; MACÊDO, 2014). Com a vivência escolar realizada, esperamos ter oferecido meios para que os alunos experimentassem uma atividade didático-pedagógica onde aprendessem a história e cultura afro descendente em uma ação que levou em conta a arte.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM