Navegando por Autor "Azevedo, Thayanne Percilla Santos de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Percursos da criação poética de uma encenadora-dramaturga: investigações a partir do processo criativo MAURÍCIO(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-29) Azevedo, Thayanne Percilla Santos de; Haderchpek, Robson Carlos; Haderchpek, Robson Carlos; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; http://lattes.cnpq.br/1409091650964761; Moura, Monize Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8651689252671301; Seixas, Rebeka CaroçaEssa pesquisa-participativa de caráter experiencial nasce de uma prática artística que vem sendo desenvolvida há quatro anos por uma artista-pesquisadora que concebe montagens cênicas enquanto encenadora-dramaturga em um grupo jovem de teatro, transpondo a literatura autoral para a dramaturgia e esta para a encenação. Tal pesquisa utilizou como estudo de caso um recorte do processo criativo MAURÍCIO, do Grupo Interferências de Teatro, sendo material de análise a Peça-Experimento Maurício (2018) e a primeira fase da montagem do espetáculo Maurício, que se desdobrou na criação de Maurício: Uma Cena Experimento Virtual (2020). Pretende-se com esta investigação compreender o que é a função de encenadora-dramaturga, o que caracteriza essa função e quais os procedimentos de criação usados na criação poética de uma encenadora-dramaturga, sendo estes aspectos analisados em um contexto de grupo de teatro que atravessa e é atravessado pela pesquisa. Ao fim desta pesquisa, tem-se o registro de um trabalho desenvolvido de forma colaborativa por uma encenadora-dramaturga em um grupo jovem e independente do teatro potiguar.TCC Princípios da criação poética de uma encenadora-dramaturga a partir da cena curta e espetáculo "Provisório"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-25) Azevedo, Thayanne Percilla Santos de; Lewinsohn, Ana Caldas; Haderchpek, Robson Carlos; Santos, Lenilton Teixeira dosEsta monografia compreende os princípios presentes na poética de uma encenadora-dramaturga a partir do processo de montagem da cena curta e espetáculo “Provisório”. Para tanto, este estudo se constitui por três etapas: a primeira relata a criação dos personagens do “Provisório” tendo como base alguns livros de ficção literária autorais, escritos entre 2008 e 2015; a segunda, apresenta a transposição da literatura para a dramaturgia teatral, em 2017; e a terceira, mostra o processo de montagem da cena curta e do espetáculo em 2018 e 2019. A partir de um estudo teórico-prático sobre as poéticas de outros encenadores que atravessam ou corroboram com a poética aqui apresentada, esse texto busca identificar as práticas pedagógicas presentes nesses processos de montagem. Para a realização desta monografia, foram utilizados: os diários de bordo construídos ao longo da montagem da cena curta e do espetáculo completo; as diferentes versões da dramaturgia produzidas entre 2017 e 2019; alguns dos livros de ficção chamados de “Milharais”, escritos entre os anos de 2008 e 2015; os croquis e mapas de palco da cena curta e do espetáculo; registros fotográficos e filmagens de apresentações e do próprio processo de montagem. A importância de se identificar os princípios pedagógicos da poética apresentada nessa monografia é que ela nasce na Graduação em Teatro (Licenciatura) da UFRN, onde se formam professores-artistas cujas práticas são norteadas por um olhar de ensino-aprendizagem. Tanto que, ao final desta pesquisa, é possível compreender como se dá a experiência de aprender e ensinar com a própria montagem de uma cena curta e espetáculo, fazendo desta uma oportunidade de autonomia criativa e de compreensão dos princípios pedagógicos que se fizeram presentes na poética de uma encenadora que é também dramaturga do processo.