Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Azevedo Filho, Janilson Simões de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    A astronomia observacional no ensino médio integral: uma proposta para o ensino de física
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-27) Azevedo Filho, Janilson Simões de; Ferreira, Flávia Polati; http://lattes.cnpq.br/4209117387967608; http://lattes.cnpq.br/5223752542775710; Costa, Jefferson Soares da; Carvalho, Tassiana Fernanda Genzini de
    Desde os primórdios, a observação do céu despertou fascínio em diversas civilizações, unindo perspectivas filosóficas, históricas e científicas. No entanto, a astronomia observacional na educação básica enfrenta desafios, como a formação de professores e a falta de materiais acessíveis. Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver, implementar e avaliar um produto educacional baseado em atividades práticas para o ensino de física por meio da astronomia observacional. Inspirado nos pressupostos de Paulo Freire e na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, o material inclui atividades que seguem as etapas de problematização, organização do conhecimento e aplicação prática, envolvendo a observação do céu e promovendo uma vivência guiada dos fenômenos celestes. O produto foi aplicado em uma turma da segunda série do ensino médio em tempo integral, com a participação de 25 estudantes. Os dados foram coletados por meio de questionários, que indicaram elementos capazes de demonstrar que a abordagem da observação do céu, por meio de atividades práticas, favoreceu o engajamento dos estudantes, estimulando a curiosidade epistemológica e relacionando conceitos de física com elementos do cotidiano. Espera-se que o produto educacional contribua para novas práticas de ensino de astronomia vivenciáveis, que fortaleçam o aprendizado de conceitos científicos, bem como o desenvolvimento de habilidades críticas e observacionais por meio de atividades práticas.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM