Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Bahia, Carlomagno Pacheco"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Avaliação da usabilidade de um sistema eletrônico interativo para auxiliar na reabilitação motora e cognitiva de pacientes com acidente vascular cerebral
    (Universidade de Aveiro, 2019-04-01) Fonseca, Luiza Gabriela de Araújo; Silva, Aline Layze Pereira; Oliveira, Victor Galdino; Pantoja, André Luis Hernandez; Bahia, Carlomagno Pacheco; Dantas, Rummenigge Rudson; Rosa, José Guilherme da Silva Santa; Pereira, Antonio
    Introdução: Os Serious games são cada vez mais usados como adjuvantes para suplementar terapias tradicionais. Uma das etapas mais importantes para sua implementação é a avaliação de usabilidade com uma amostra de usuários. OBJETIVOS: Avaliar a usabilidade de um serious game voltado para a reabilitação motora de pacientes pós-acidente vascular cerebral (AVC). METODOLOGIA: 21 indivíduos avaliaram o jogo digital “O Caçador de Relíquias Perdidas” que utiliza a luva multissensorial “NEDGlove”, ambos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa NeuroErgoDesign, da UFRN. Os participantes foram submetidos a duas sessões de 5 minutos com o jogo. Para análise estatística, utilizamos o teste de Wilcoxon e correlação de Spearman. RESULTADOS: Existem correlações significativas entre o grau de experiência e os aspectos visuais, concentração, adaptação e imersão ao ambiente virtual. Evidenciou-se, também, correlação entre o funcionamento do hardware e software com o desempenho na tarefa. CONCLUSÃO: Os resultados de usabilidade do sistema com indivíduos saudáveis credenciam o sistema para ser testado com sua população-alvo, pacientes em reabilitação pós-AVC
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Effect of chronic stress during adolescence in prefrontal cortex structure and function
    (2017) Folha, Otávio Augusto de Araújo Costa; Bahia, Carlomagno Pacheco; Aguiar, Gisele Priscila Soares de; Herculano, Anderson Manoel; Coelho, Nicole Leite Galvão; Sousa, Maria Bernardete Cordeiro de; Shiramizu, Victor Kenji Medeiros; Galvão, Ana Cecília de Menezes; Carvalho, Walther Augusto de; Pereira, Antonio
    Critical periods of plasticity (CPPs) are defined by developmental intervals wherein neuronal circuits are most susceptible to environmental influences. The CPP of the prefrontal cortex (PFC), which controls executive functions, extends up to early adulthood and, like other cortical areas, reflects the maturation of perineuronal nets (PNNs) surrounding the cell bodies of specialized inhibitory interneurons. The aim of the present work was to evaluate the effect of chronic stress on both structure and function of the adolescent’s rat PFC. We subjected P28 rats to stressful situations for 7, 15 and 35 days and evaluated the spatial distribution of histochemically-labeled PNNs in both the Medial Prefrontal Cortex (MPFC) and the Orbitofrontal Cortex (OFC) and PFC-associated behavior as well. Chronic stress affects PFC development, slowing PNN maturation in both the (MPFC) and (OFC) while negatively affecting functions associated with these areas. We speculate upon the risks of prolonged exposure to stressful environments in human adolescents and the possibility of stunted development of executive functions.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A experiência do usuário idoso no design de jogo digital para a reabilitação neural de pacientes com quadro de acidente vascular cerebral (AVC)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-04-10) Reboucas, Andrei Gurgel de Araujo; Pereira Júnior, Antônio; ; http://lattes.cnpq.br/1402289786010170; ; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; ; http://lattes.cnpq.br/1990509568581125; Pinho, Andre Luis Santos de; ; http://lattes.cnpq.br/7753762932186347; Bahia, Carlomagno Pacheco; ; http://lattes.cnpq.br/0910507988777644; Andruchak, Marcos Alberto; ; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389
    O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é atualmente uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. De um modo geral, os sobreviventes de incidentes de AVC passam a conviver com sequelas que impactam bruscamente em suas rotinas e qualidade de vida. No processo de reabilitação os pacientes são submetidos a exercícios fisioterapêuticos baseados em repetição, que podem envolver pouca sensação de progresso e ocasionar, ainda, uma tendência de pouco engajamento do paciente e baixa motivação para a continuação do tratamento. Concentrado nas temáticas da área de Interação Humano-Computador e Imagética Motora, o presente trabalho descreve o desenvolvimento do conceito de um jogo digital voltado à reabilitação motora de pacientes vítimas de AVC de forma lúdica e engajadora. Uma das hipóteses do trabalho é que um jogo interativo digital baseado em Imagética Motora contribui para o aumento do engajamento de pacientes no processo de reabilitação de sequelas de AVC. A pesquisa envolveu 10 sujeitos que convivem com sequelas causadas pelo AVC. Tendo em vista que, segundo o Ministério da Saúde, o risco de ocorrência da doença aumenta com a idade, os sujeitos participantes tinham idade acima de 60 anos. Tendo como referência um estudo anterior com técnicas de Grupo Focal (n=9) e Análise Contextual (n=3), com idosos entre 67 e 84 anos, sendo dois deles com sequelas de AVC, elaborou-se uma lista de requisitos necessários para a conceitualização do jogo digital. Foram utilizados inicialmente protótipos de baixa resolução com dois modelos distintos de interação para o jogo - um deles com uma abordagem direta ao conceito de Imagética Motora e outra com o uso de narrativa com personagens e cenários. O objetivo foi o de verificar a receptividade dos participantes quanto a inclusão de atividades lúdicas à dinâmica do jogo. Os protótipos foram verificados junto a cinco pacientes por meio da técnica de Avaliação Cooperativa, o que viabilizou um maior entendimento em relação às limitações físicas e cognitivas desses pacientes. Os testes apontaram preferência pela opção com elementos de narrativa lúdica, com maior engajamento demonstrado pelos participantes. Com base nesses resultados foram criados protótipos de alta fidelidade, com conceitos aproximados ao do jogo em sua versão final. O protótipo de Alta Fidelidade também foi verificado junto a quatro pacientes por meio da técnica de Avaliação Cooperativa. Conclui-se que os idosos e pacientes foram receptivos à ideia de um jogo digital para reabilitação de sequelas causadas pelo AVC e que para o sucesso de artefatos voltados para esse público deve-se respeitar, acima de tudo, seus contextos, necessidades, expectativas e que o design centrado no usuário é uma abordagem essencial neste sentido.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Plasticidade dependente da experiência induzida por manipulação da matriz extracelular
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-09-05) Sá, Andrea Lima de; Pereira Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/1402289786010170; ; http://lattes.cnpq.br/9347128707918419; Bahia, Carlomagno Pacheco; ; http://lattes.cnpq.br/0910507988777644; Araújo, John Fontenele; ; http://lattes.cnpq.br/3347815035685882; Bevilaqua, Lia Rejane Muller; ; http://lattes.cnpq.br/0449468009607784; Leal, Walace Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/2085871005197072
    O córtex somatosensorial primário (S1), recebe informações dos receptores táteis localizados na periferia sensorial e desempenha um papel crucial na exploração ambiental. No entanto, essa região do SNC adulto, como várias outras, apresenta uma redução expressiva no seu potencial plástico na fase adulta. Esse fato se deve à presença de estruturas e substâncias que impedem a regeneração dos neuritos após a lesão, como por exemplo os componentes da matriz extracelular (MEC) presentes nas redes perineuronais. O amadurecimento das redes perineuronais (RPNs) coincide com o fechamento do período crítico de plasticidade, pois os proteoglicanos da matriz extracelular atuam na estabilização dos contatos sinápticos. A remoção dos componentes desta matriz é uma manobra promissora para o restabelecimento da plasticidade e da recuperação funcional de áreas lesionadas do sistema nervoso central de animais adultos. Na presente tese, realizamos a remoção das PGSCs do meio extracelular do córtex cerebral como terapia para restaurar a plasticidade e promover a regeneração morfofuncional do córtex somestésico primária (SI) após remoção das vibrissas mistaciais durante o período crítico. O tratamento com CABC mostrou-se eficaz para o estabelecimento de plasticidade cerebral com alterações axonais, celulares e recuperação funcional.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM