Navegando por Autor "Barbosa, Aldenisia Alves Albuquerque"
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TCC Contribuições da educação permanente para o controle social no Sistema Único de Saúde: uma revisão integrativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Pessoa, Giuliano Silva; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; http://lattes.cnpq.br/2815060787835835; http://lattes.cnpq.br/7999570051015659; Barbosa, Aldenisia Alves Albuquerque; Castro, Janete Lima deIntrodução: Além de implementar ações de educação permanente no cotidiano do controle social na saúde, é preciso analisar o conhecimento científico existente sobre a temática em questão para vislumbrar novas iniciativas que possibilitem o enfrentamento dos desafios ainda existentes. Objetivo: Analisar as contribuições da educação permanente para a qualificação dos conselheiros de saúde, bem como dos processos deliberativos e decisórios dos Conselhos de Saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica. Os artigos foram recuperados da Biblioteca Virtual da Saúde, e suas bases associadas, em julho de 2021. A estratégia de busca utilizada foi definida após diferentes pareamentos e tentativas, sendo composta por um bloco de descritores relacionados à educação permanente e ao controle social. Resultados: Após a remoção das duplicatas, da triagem a partir da leitura dos títulos e resumos, bem como da inclusão de outras publicações mediante a verificação das referências dos artigos triados, 22 artigos foram submetidos à leitura integral e 15 compuseram a amostra final. As congruências identificadas nos artigos foram organizadas em três categorias: 1) O papel do conselheiro de saúde; 2) Desafios encontrados no exercício do controle social; 3) A qualificação para o aperfeiçoamento dos processos decisórios dos Conselhos de Saúde. Conclusão: A ausência de ações de educação permanente, atrelada à baixa escolaridade dos conselheiros, a cooptação política e a falta de transparência por parte do executivo sobre as contas do setor saúde, dificultam os processos decisórios e deliberativos das mencionadas instâncias do Sistema Único de Saúde.Dissertação Implementação de projetos de intervenção: uma visão de atores envolvidos no internato de saúde coletiva do curso de medicina da UFRN no município de São Gonçalo do Amarante – RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-20) Barbosa, Aldenisia Alves Albuquerque; Costa, Antonio De Lisboa Lopes; ; ; Castro, Janete Lima De; ; Cortez, Lyane Ramalho; ; Souza, Georgia Costa De Araujo;Projetos de intervenção são frequentemente utilizados como recurso metodológico para Trabalhos de Conclusão de Curso no campo da saúde, seja na graduação ou pós-graduação. Os Projetos de Intervenção procuram dar conta de um conjunto de propostas que buscam solucionar e/ou minimizar uma problemática observada por estudantes nos territórios que são os cenários de práticas. Na perspectiva de levar os estudantes para vivenciarem o dia a dia das Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Internato em Saúde Coletiva (ISC) do Curso de Medicina da UFRN proporciona essa experiência buscando contemplar também a integração ensino-serviço-comunidade. O acompanhamento dos estudantes do ISC fica sob responsabilidade de preceptores que são profissionais de saúde das Equipes da Estratégia de Saúde da Família das UBS do município. Para a finalização de cada ciclo precisa-se apresentar um projeto de intervenção oriundo de uma problemática local de saúde observada pelos estudantes. A presente pesquisa analisou a percepção dos atores envolvidos no ISC/UFRN quanto a importância de implementação dos projetos de intervenção no município de São Gonçalo do Amarante/RN. Trata-se de um estudo analítico de abordagem qualitativa utilizando-se o estudo de caso. Os dados foram coletados através de questionários semiestruturados, tendo como participantes 10 profissionais de saúde (06 enfermeiros, 02 cirurgiões-dentistas, 02 médicos), preceptores dos estudantes e 02 técnicas da Secretaria Municipal de Saúde (01 fonoaudióloga e 01 nutricionista) profissionais da equipe gestora responsável pela organização do ISC no município. Os dados obtidos foram submetidos a análise de conteúdo de Bardin. A análise do conteúdo possibilitou o agrupamento de resultados em quatro categorias temáticas: fragilidades, potencialidades, papel do preceptor/equipe gestora e efetividade dos projetos de intervenção. A percepção dos atores envolvidos no Internato de Saúde Coletiva do Curso de Medicina da UFRN quanto a importância de implementação dos projetos de intervenção no município de São Gonçalo do Amarante-RN, perpassa principalmente pelo entendimento que seria necessário uma maior orientação através de processos de capacitações para que eles entendam as nuances e peculiaridades dos vários fatores que envolvem o fazer, o para que e para quem fazer os Projetos de Intervenção. Bem como possam entender os benefícios que podem ser alcançados ao inferir em uma problemática local resolvendo-a ou minimizando-a. A fim de atender a esta necessidade sugeriu-se como produto o Curso de formação pedagógica para preceptores da Atenção Primária à Saúde. Mediante o exposto, espera-se que este trabalho possa contribuir para levantar maiores discussões acerca da implementação e concretização dos projetos de intervenção contemplando a interação ensino-serviço-comunidade